FOTOS DO DIA
SÃO PAULO (esse sumiu) – Vale a pena clicar nas três imagens enviadas pelo Fábio Copperfield para vê-las ampliadas, em detalhes. São do conhecido Fitti-Porsche, criação dos Fittipaldi que, para muita gente, está entre os cinco carros de corrida mais belos já construídos no Brasil. Já tinha visto muitas fotos dele, mas essas, para mim, são novidade. O carro está tinindo de novo, e o cenário bucólico do Brasil anos 60 é demais… Vamos ver se alguém identifica o local onde foram tirados os retratos. E vamos esperar algum matusa de alma boa contar um pouco da história dessa belezura.
Flavio Gomes, só agora venho a conhecer seu blog. Cara, bom demais! Suas matérias ,os comentários de colaboradores, enfim ,serei mais um neste universo apaixonante. Flavio, morei na Av Atlantica ( hoje Robert Kennedy) e a foto é mesmo da Carlos Klein, na antiga fabrica de volantes Formula 1, depois mudei para a R. Belchior de Pontes, Sto Amaro, em frente á Concessionária de DKW do saudoso Valdomiro Piesky q corria com um de numero 13. No seu galpão tinha um Carcará q n chegou á pisar em Interlagos. Tempo bão? Bota bão nisto! Abs.
Flávio, esse carro além de muito bonito, era muito rápido na pista.
Tive o privilégio de assistir a sua estréia em Interlagos, numa mil milhas. Durante os treinos ele pulverizou o recorde da pista que durava vários anos, na corrida liderou com folga no início, e depois quebrou… uma pena.
abraços
Ari, eu e o Joaquim é que fizemos a matéria lá no Blog do Saloma e a informação que temos, inclusive, eu e o Joaquim, assistimos esta prova ao vivo aqui em Brasília, é que o motor usado pelo Fitti Porsche seria o motor VW a ar, mas você não esclarece qual motor teria sido usado, pois pelo que eu saiba, não era o motor Porsche.
Posteriormente, quando ele foi assumido por vários pilotos da cidade, inclusive a Tereza Guaraciaba, o motor era Fusca e só foi colocado outro motor (o de opala) bem depois, mas nunca foi usado em provas, pois ele não se enquadava mais em nenhuma categoria da época.
Jovino
FG, o mais impressionante é que são 43 comentários (até agora) de pessoas com informações das mais diversas classes sobre o assunto. Isso mostra que ainda podemos crer que um dia épocas passadas, seja no automobilismo ou em outros segmentos da vida não serão esquecidos ou relegados. Parabéns a você e aos leitores que conseguem “desenterrar” esses tópicos, e a todos que aqui participam com valiosas contribuições.
Parece ser a rua da fabriquinha de volantes( e etc) do Rato e do Tigrão.E a pick up C10 parece ser a que eles tinham pro serviço e tinha a placa de SP, 55777,é mole????(Os dois sempre gostaram do 7 né não?).Um dia fui la sapear e o Wilson,colou no vidro traseiro do meu Fusca um adesivo da Fittipaldi.E estudei com o Rato no saudoso colégio Piratininga, na AV Angelica….Eta hora da saudade.
Bela máquina, mas… É o carro do Speed Racer! :-P
Achei um site onde estão estas e mais umas outras fotos com a historia do carro.
Abraço
http://www.obvio.ind.br/Mil%20MIlhas%20de%201967%20e%20o%20Fitti-Porsche.htm
Muito bonito o carro, só tiraria as aletas frontais, achei fora de harmonia com o conjunto, mas pelo jeito andava muito.
Flávio,
O link abaixo diz contar a história do Fitti-Porsche e que o carro deve ter ido parar em Minas Gerais, segundo quem relata…interessante a história.
http://www.interney.net/blogs/saloma/2008/08/08/fitti_porsche_a_lenda_que_nos_assombra/
Abraços,
Vinicius
Sensacional. Os tempos eram outros e a criatividade, leia-se genialidade, marcava o tom das corridas de carro no país do carnaval. Como já foi postado anteriormente, infelizmente hoje temos que aturar “os bolhas” e o incrível sistema de vigilância 24 hs. Carros de verdade só os velhinhos da Copa Classic (desculpe-me se errei o nome). Abraços.
Andei lendo o que o pessoal escreveu e vou contar mais um pouco da historia, o adesivo na frente é um tigre com uma bandeira quadriculada (Tigrao era o apelido do Wilson), a foto é mesmo na Carlos Klein, a oficina na estrada de Parelheiros só existiu tempo depois quando o Wilson estava indo para Europa e montou lá a Escola de Pilotagem Fittipaldi-Bardhal com o Pedro Vitor Delamare e depois tornou-se a oficina dos Fitti Formula 1, o Ricardo Divila nao participou do projeto do FittiPorsche, nessa época estava fazendo o Snob’s, porém em 1969 eu e ele já na Fittipaldi fizemos algumas modificações, principalmente na parte aerodinamica para os 1000km de Brasilia que infelizmente não terminou com quebra do cambio, e ainda em tempo uma correção , no Blog do Saloma é dito que ele correu os 1000km com motor Fusca, mas nao foi assim o motor Fusca foi trocado uns dias antes da corrida e muitas revistas na época nao deram a informação correta noticiando que o motor era fusca.
Este carro era muito bonito ( mesmo sendo um redesenho do 906) , uma pena não estar em um museu.
Um detalhe que poucos se lembram é que grande parte dele foi feito a mão, na base martelinho pelo Chico Picciuto.
em tempo: Flavio, muito obrigado por não deixar cair nos esquecimento estes marcos do nosso automobilismo.
Oficina dos Fittipaldi’s:
Avenida Senador Teotônio Vilela (antiga Estrada de Parelheiros)
Isso é de uma época que o esporte a motor nesse país não precisava uma categoria ter a alcunha de “terceira maior do mundo”, “não tem nem na Fórmula Um”, ser genérica, ou qualquer outra coisa que não fosse somente da vontade e desejo de pessoas como os Fittipaldi de ir às pistas….
Coisas de uma outra era que muitos viveram, outrtos ouviram e todos ficaram na saudade.
Logo que vc colocou o post, consultei o Google e encontrei um monte de links à respeito deste que foi uma das lindas criações do automobilismo nacional. Esses eram os tempos em que a criatividade estava em alta. Hoje somos obrigados a conviver com ” Estoque ” …
Realmente lindo o carro (so tiraria as barbatanas)!!!
Mais uma faceta do genio de Fittipaldi.
Ah, o outro cara em cima da pick-up é o mecanico Darci.
Essas fotos foram feitas na entrada da fabrica de volantes dos Fittipaldi, na rua Carlos Klein no bairro do Socorro em São Paulo, inclusive quem está em cima da pick-up deve se o Picciuto que fez o carro, vcs podem ver essas e outras fotos da chegada do carro no site da Obvio
http://www.obvio.ind.br/Mil%20MIlhas%20de%201967%20e%20o%20Fitti-Porsche.htm.
A cor da foto nao está real, pq era na verdade um laranja exclusivo que o Emerson/ Wilson haviam mandado fabricar, a pick-up tb.
O que me impressiona mais que a bleza do carro, é lembrar a idade dos irmãos Fittipaldi quando o fizeram: pouco mais de 20 anos.
Admitamos, são ambos um marco do automobilismo nacional, que deve muito a eles.
O famoso carro-madrinha; dava uma volta na frente e depois
saía da pista. O Divila ajudou a criar este carro ou não? abs fred
Flávio, depois te mandarei o restante das fotos do Fitti Porsche, sei que essas fotos foram tiradas na frente da oficina de Wilson e Emerson em 1967 e foram tiradas por Rodolfo Sevecenco
FG, manda um email pro Divila, certamente ele teve participacao nesse carro. O cara parece magico, ele esta em tudo que é bom….
tem um adesivo na frente, na ponta do carro.
será uma logomarca dos fittipaldi?
Flávio, vou te mandar depois as outras fotos desse belo carro que faz parte da história de nosso automobilismo.
Quem quiser conhecer toda a história do FItti Porsche, desde sua origem até o seu final é só entrar neste link do blog do saloma.
Lá tem tudo.
http://www.interney.net/blogs/saloma/2008/08/08/fitti_porsche_a_lenda_que_nos_assombra/
Jovino
Lindo.
O Emerson chegou a estudar desenho e “rabiscou” esse lindo carro.
É a Rua Carlos Klein, no bairro do Socorro, perto da Ponte de mesmo nome, próximo à Represa de Guarapiranga, uma travessa da Av. Robert Kennedy (popularmente conhecida como “Atlântica”).
Tem esse link aki que tem mais fotos
http://www.obvio.ind.br/Mil%20MIlhas%20de%201967%20e%20o%20Fitti-Porsche.htm
“Essas foto é da Móoca, meu!”
Lindo. Tudo o que tenho a dizer.
Zerado!
Esta foi a primeira versão (aberta) e mais bonita. A foto foi feita quando o carro ficou pronto. Há uma outra foto em que mostra a garagem de onde o carro foi tirado, apertadinha, apertadinha. A fente era em alumínio e o resto em fibra. Foi durante anos o carro mais rápido do Brasil, mas só venceu uma bateria da prova Almirante Tamandaré, aqui no Rio. Segundo Jovino, o carro ficou anos em Brasília e está hoje em Betim (MG)
fim de prova torcicolo hein, olha aonde ficava o retrovisor….
É uma beleza mesmo, a não ser pelos retrovisores em cima que deixaram ele parecido com o Chapolim Colorado.
Gustavo
Esse carro é lindo!
Benzadeus
A história eu não conheço, mas parece que precisamos de mais coisas assim por aqui, não?
Maravilhoso e inesquecível Fitti Porsche.
Belas imagens de um tempo que não volta mais, das ruas tranquilas com seus paralelepípedos, emolduradas pelo Karmann Ghia, pelo Fusca e pelo DKW.
Matusas de plantão, que local é esse?
Sensacional …….a chavrolet C-10/ C-14 que está puxando o bixo ( a C-10 sempre aparece nessas fotos)..o melhor carro fabricado pela GM. Retrovisores nos para-lamas ainda, ano de 69 a 71.Vermelha, linda. Teno uma amarela e uma turquesa. A vermelhinha é a próxima
Que carro maravilhoso!
Sem dúvida, um belo Carro de corrida!
Bons tempos aqueles para quem vivenciou essa fase áurea do automobilismo nacional.
Abraço,
RC*
Ah, uma pergunta, é este o carro que no documentário “Era dos campeões”, o Wilsinho diz ter emprestado ao Emerson logo que comprou, e este bateu o carro num poste? Segundo o Wilsinho, o que sobrou do carro foi aproveitado depois em um carro para o Emerson competir. É este?
RESPOSTA DO FG:
Não.
Tem uma cara do bairro de Veleiros, perto de Interlagos. Deve ter um monte de rua assim em SP, mas o casario, estilo anos 50, é bem típico dos bairros de Interlagos, Socorro, Veleiros, Cidade Dutra… Mas estou chutando mais pela proximidade com o autódromo, e pq os Fittipaldi tinham fábrica na Carlos Klein, no bairro do Socorro.
E NAO PODEMOS ESQUESER O FUSQUINHA ATRAS MAS COMO ELES SO ANDÃO EM DOIS TEM OUTRO MAIS ATRAZ
Na segunda foto aparece um pedaço de um “sapo” (Karmann-Ghia) estacionado. Sou doido por este carro.
Parece ser a Rua Carlos Klein, no bairro do Socorro em São Paulo, onde existia a fábrica de volantes Fittipaldi.
Lindão !!! O carro é demais !
Os irmãos Fittipaldi foram um marco na história do automobilismo nacional.
Falar o quê?
O carro era simplesmente lindo!
Tive o imenso prazer de vê-lo correr em Jacarepaguá, pilotado pelo Wilsinho.
Disputou muito com o Fusca bimotor (Emerson) e o Ford GT 40 do Colégio Arte e Instrução.
Eram 3 foguetes disputando uma prova, e outra, simultânea, na mesma pista, lotada de Fuscas, Gordinis, DKWs, Simcas, até Aero-Willys tinha na pista…
Só que os 3 quebraram, na mesma volta!
No final da prova, o Bird Clemente aproximou-se e disse ao Wilsinho que queria experimentar a gasolina – laranja – do Fitti-Porsche. Pegou um galão cheio, abasteceu seu Galaxie brabérrimo, e foi para a pista, com o carro lotado de caronas. Inclusive eu, escondido lá no banco de trás. Muito louco!
Depois, a volta para casa, de carona numa Rural pilotada por… Peroba, o vencedor da corrida, com o Bino Mark II.
Eta tempo bão, sô…