FOTOS DO DIA

SÃO PAULO (esse sumiu) – Vale a pena clicar nas três imagens enviadas pelo Fábio Copperfield para vê-las ampliadas, em detalhes. São do conhecido Fitti-Porsche, criação dos Fittipaldi que, para muita gente, está entre os cinco carros de corrida mais belos já construídos no Brasil. Já tinha visto muitas fotos dele, mas essas, para mim, são novidade. O carro está tinindo de novo, e o cenário bucólico do Brasil anos 60 é demais… Vamos ver se alguém identifica o local onde foram tirados os retratos. E vamos esperar algum matusa de alma boa contar um pouco da história dessa belezura.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Bertan
André Bertan
14 anos atrás

Flavio Gomes, só agora venho a conhecer seu blog. Cara, bom demais! Suas matérias ,os comentários de colaboradores, enfim ,serei mais um neste universo apaixonante. Flavio, morei na Av Atlantica ( hoje Robert Kennedy) e a foto é mesmo da Carlos Klein, na antiga fabrica de volantes Formula 1, depois mudei para a R. Belchior de Pontes, Sto Amaro, em frente á Concessionária de DKW do saudoso Valdomiro Piesky q corria com um de numero 13. No seu galpão tinha um Carcará q n chegou á pisar em Interlagos. Tempo bão? Bota bão nisto! Abs.

Rivalino R. Santana
Rivalino R. Santana
14 anos atrás

Flávio, esse carro além de muito bonito, era muito rápido na pista.
Tive o privilégio de assistir a sua estréia em Interlagos, numa mil milhas. Durante os treinos ele pulverizou o recorde da pista que durava vários anos, na corrida liderou com folga no início, e depois quebrou… uma pena.
abraços

jovino
14 anos atrás

Ari, eu e o Joaquim é que fizemos a matéria lá no Blog do Saloma e a informação que temos, inclusive, eu e o Joaquim, assistimos esta prova ao vivo aqui em Brasília, é que o motor usado pelo Fitti Porsche seria o motor VW a ar, mas você não esclarece qual motor teria sido usado, pois pelo que eu saiba, não era o motor Porsche.
Posteriormente, quando ele foi assumido por vários pilotos da cidade, inclusive a Tereza Guaraciaba, o motor era Fusca e só foi colocado outro motor (o de opala) bem depois, mas nunca foi usado em provas, pois ele não se enquadava mais em nenhuma categoria da época.
Jovino

Washington
Washington
14 anos atrás

FG, o mais impressionante é que são 43 comentários (até agora) de pessoas com informações das mais diversas classes sobre o assunto. Isso mostra que ainda podemos crer que um dia épocas passadas, seja no automobilismo ou em outros segmentos da vida não serão esquecidos ou relegados. Parabéns a você e aos leitores que conseguem “desenterrar” esses tópicos, e a todos que aqui participam com valiosas contribuições.

alexandre
alexandre
14 anos atrás

Parece ser a rua da fabriquinha de volantes( e etc) do Rato e do Tigrão.E a pick up C10 parece ser a que eles tinham pro serviço e tinha a placa de SP, 55777,é mole????(Os dois sempre gostaram do 7 né não?).Um dia fui la sapear e o Wilson,colou no vidro traseiro do meu Fusca um adesivo da Fittipaldi.E estudei com o Rato no saudoso colégio Piratininga, na AV Angelica….Eta hora da saudade.

J. Alves
J. Alves
14 anos atrás

Bela máquina, mas… É o carro do Speed Racer! :-P

Gilson
Gilson
14 anos atrás

Achei um site onde estão estas e mais umas outras fotos com a historia do carro.
Abraço

http://www.obvio.ind.br/Mil%20MIlhas%20de%201967%20e%20o%20Fitti-Porsche.htm

MSM
MSM
14 anos atrás

Muito bonito o carro, só tiraria as aletas frontais, achei fora de harmonia com o conjunto, mas pelo jeito andava muito.

Vinicius Benedetti Cardoso
Vinicius Benedetti Cardoso
14 anos atrás

Flávio,
O link abaixo diz contar a história do Fitti-Porsche e que o carro deve ter ido parar em Minas Gerais, segundo quem relata…interessante a história.

http://www.interney.net/blogs/saloma/2008/08/08/fitti_porsche_a_lenda_que_nos_assombra/

Abraços,

Vinicius

Ike Nodari
Ike Nodari
14 anos atrás

Sensacional. Os tempos eram outros e a criatividade, leia-se genialidade, marcava o tom das corridas de carro no país do carnaval. Como já foi postado anteriormente, infelizmente hoje temos que aturar “os bolhas” e o incrível sistema de vigilância 24 hs. Carros de verdade só os velhinhos da Copa Classic (desculpe-me se errei o nome). Abraços.

Ary Leber
Ary Leber
14 anos atrás

Andei lendo o que o pessoal escreveu e vou contar mais um pouco da historia, o adesivo na frente é um tigre com uma bandeira quadriculada (Tigrao era o apelido do Wilson), a foto é mesmo na Carlos Klein, a oficina na estrada de Parelheiros só existiu tempo depois quando o Wilson estava indo para Europa e montou lá a Escola de Pilotagem Fittipaldi-Bardhal com o Pedro Vitor Delamare e depois tornou-se a oficina dos Fitti Formula 1, o Ricardo Divila nao participou do projeto do FittiPorsche, nessa época estava fazendo o Snob’s, porém em 1969 eu e ele já na Fittipaldi fizemos algumas modificações, principalmente na parte aerodinamica para os 1000km de Brasilia que infelizmente não terminou com quebra do cambio, e ainda em tempo uma correção , no Blog do Saloma é dito que ele correu os 1000km com motor Fusca, mas nao foi assim o motor Fusca foi trocado uns dias antes da corrida e muitas revistas na época nao deram a informação correta noticiando que o motor era fusca.

Adyr Mario Quaglio
Adyr Mario Quaglio
14 anos atrás

Este carro era muito bonito ( mesmo sendo um redesenho do 906) , uma pena não estar em um museu.
Um detalhe que poucos se lembram é que grande parte dele foi feito a mão, na base martelinho pelo Chico Picciuto.
em tempo: Flavio, muito obrigado por não deixar cair nos esquecimento estes marcos do nosso automobilismo.

Antonio Tigre
Antonio Tigre
14 anos atrás

Oficina dos Fittipaldi’s:
Avenida Senador Teotônio Vilela (antiga Estrada de Parelheiros)

Régis Andrade
Régis Andrade
14 anos atrás

Isso é de uma época que o esporte a motor nesse país não precisava uma categoria ter a alcunha de “terceira maior do mundo”, “não tem nem na Fórmula Um”, ser genérica, ou qualquer outra coisa que não fosse somente da vontade e desejo de pessoas como os Fittipaldi de ir às pistas….
Coisas de uma outra era que muitos viveram, outrtos ouviram e todos ficaram na saudade.

CelOM
CelOM
14 anos atrás

Logo que vc colocou o post, consultei o Google e encontrei um monte de links à respeito deste que foi uma das lindas criações do automobilismo nacional. Esses eram os tempos em que a criatividade estava em alta. Hoje somos obrigados a conviver com ” Estoque ” …

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Realmente lindo o carro (so tiraria as barbatanas)!!!
Mais uma faceta do genio de Fittipaldi.

Ary Leber
Ary Leber
14 anos atrás

Ah, o outro cara em cima da pick-up é o mecanico Darci.

Ary Leber
Ary Leber
14 anos atrás

Essas fotos foram feitas na entrada da fabrica de volantes dos Fittipaldi, na rua Carlos Klein no bairro do Socorro em São Paulo, inclusive quem está em cima da pick-up deve se o Picciuto que fez o carro, vcs podem ver essas e outras fotos da chegada do carro no site da Obvio
http://www.obvio.ind.br/Mil%20MIlhas%20de%201967%20e%20o%20Fitti-Porsche.htm.
A cor da foto nao está real, pq era na verdade um laranja exclusivo que o Emerson/ Wilson haviam mandado fabricar, a pick-up tb.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
14 anos atrás

O que me impressiona mais que a bleza do carro, é lembrar a idade dos irmãos Fittipaldi quando o fizeram: pouco mais de 20 anos.

Admitamos, são ambos um marco do automobilismo nacional, que deve muito a eles.

fred
fred
14 anos atrás

O famoso carro-madrinha; dava uma volta na frente e depois
saía da pista. O Divila ajudou a criar este carro ou não? abs fred

Fábio "Copperfield" Mandrake
Fábio "Copperfield" Mandrake
14 anos atrás

Flávio, depois te mandarei o restante das fotos do Fitti Porsche, sei que essas fotos foram tiradas na frente da oficina de Wilson e Emerson em 1967 e foram tiradas por Rodolfo Sevecenco

Ricardo
14 anos atrás

FG, manda um email pro Divila, certamente ele teve participacao nesse carro. O cara parece magico, ele esta em tudo que é bom….

neanderthal
neanderthal
14 anos atrás

tem um adesivo na frente, na ponta do carro.

será uma logomarca dos fittipaldi?

Fábio "Copperfield" Mandrake
Fábio "Copperfield" Mandrake
14 anos atrás

Flávio, vou te mandar depois as outras fotos desse belo carro que faz parte da história de nosso automobilismo.

jovino
14 anos atrás

Quem quiser conhecer toda a história do FItti Porsche, desde sua origem até o seu final é só entrar neste link do blog do saloma.
Lá tem tudo.
http://www.interney.net/blogs/saloma/2008/08/08/fitti_porsche_a_lenda_que_nos_assombra/
Jovino

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Lindo.
O Emerson chegou a estudar desenho e “rabiscou” esse lindo carro.

FABIANO ROCCO
FABIANO ROCCO
14 anos atrás

É a Rua Carlos Klein, no bairro do Socorro, perto da Ponte de mesmo nome, próximo à Represa de Guarapiranga, uma travessa da Av. Robert Kennedy (popularmente conhecida como “Atlântica”).

Ronei
Ronei
14 anos atrás
Nadson
Nadson
14 anos atrás

“Essas foto é da Móoca, meu!”

Milton
Milton
14 anos atrás

Lindo. Tudo o que tenho a dizer.

Dú
14 anos atrás

Zerado!

Cesar Costa
Cesar Costa
14 anos atrás

Esta foi a primeira versão (aberta) e mais bonita. A foto foi feita quando o carro ficou pronto. Há uma outra foto em que mostra a garagem de onde o carro foi tirado, apertadinha, apertadinha. A fente era em alumínio e o resto em fibra. Foi durante anos o carro mais rápido do Brasil, mas só venceu uma bateria da prova Almirante Tamandaré, aqui no Rio. Segundo Jovino, o carro ficou anos em Brasília e está hoje em Betim (MG)

revelador
revelador
14 anos atrás

fim de prova torcicolo hein, olha aonde ficava o retrovisor….

Gustavo Mello
Gustavo Mello
14 anos atrás

É uma beleza mesmo, a não ser pelos retrovisores em cima que deixaram ele parecido com o Chapolim Colorado.

Gustavo

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
14 anos atrás

Esse carro é lindo!
Benzadeus

Daniel
Daniel
14 anos atrás

A história eu não conheço, mas parece que precisamos de mais coisas assim por aqui, não?

Romeu
Romeu
14 anos atrás

Maravilhoso e inesquecível Fitti Porsche.
Belas imagens de um tempo que não volta mais, das ruas tranquilas com seus paralelepípedos, emolduradas pelo Karmann Ghia, pelo Fusca e pelo DKW.
Matusas de plantão, que local é esse?

Mauricio Costa
Mauricio Costa
14 anos atrás

Sensacional …….a chavrolet C-10/ C-14 que está puxando o bixo ( a C-10 sempre aparece nessas fotos)..o melhor carro fabricado pela GM. Retrovisores nos para-lamas ainda, ano de 69 a 71.Vermelha, linda. Teno uma amarela e uma turquesa. A vermelhinha é a próxima

Guzz
Guzz
14 anos atrás

Que carro maravilhoso!

Renato Campestrini
Renato Campestrini
14 anos atrás

Sem dúvida, um belo Carro de corrida!
Bons tempos aqueles para quem vivenciou essa fase áurea do automobilismo nacional.
Abraço,

RC*

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
14 anos atrás

Ah, uma pergunta, é este o carro que no documentário “Era dos campeões”, o Wilsinho diz ter emprestado ao Emerson logo que comprou, e este bateu o carro num poste? Segundo o Wilsinho, o que sobrou do carro foi aproveitado depois em um carro para o Emerson competir. É este?

RESPOSTA DO FG:

Não.

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
14 anos atrás

Tem uma cara do bairro de Veleiros, perto de Interlagos. Deve ter um monte de rua assim em SP, mas o casario, estilo anos 50, é bem típico dos bairros de Interlagos, Socorro, Veleiros, Cidade Dutra… Mas estou chutando mais pela proximidade com o autódromo, e pq os Fittipaldi tinham fábrica na Carlos Klein, no bairro do Socorro.

ALEX-GOIAS
ALEX-GOIAS
14 anos atrás

E NAO PODEMOS ESQUESER O FUSQUINHA ATRAS MAS COMO ELES SO ANDÃO EM DOIS TEM OUTRO MAIS ATRAZ

Anarquista
Anarquista
14 anos atrás

Na segunda foto aparece um pedaço de um “sapo” (Karmann-Ghia) estacionado. Sou doido por este carro.

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Parece ser a Rua Carlos Klein, no bairro do Socorro em São Paulo, onde existia a fábrica de volantes Fittipaldi.

Carlão
Carlão
14 anos atrás

Lindão !!! O carro é demais !
Os irmãos Fittipaldi foram um marco na história do automobilismo nacional.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
14 anos atrás

Falar o quê?
O carro era simplesmente lindo!
Tive o imenso prazer de vê-lo correr em Jacarepaguá, pilotado pelo Wilsinho.
Disputou muito com o Fusca bimotor (Emerson) e o Ford GT 40 do Colégio Arte e Instrução.
Eram 3 foguetes disputando uma prova, e outra, simultânea, na mesma pista, lotada de Fuscas, Gordinis, DKWs, Simcas, até Aero-Willys tinha na pista…
Só que os 3 quebraram, na mesma volta!
No final da prova, o Bird Clemente aproximou-se e disse ao Wilsinho que queria experimentar a gasolina – laranja – do Fitti-Porsche. Pegou um galão cheio, abasteceu seu Galaxie brabérrimo, e foi para a pista, com o carro lotado de caronas. Inclusive eu, escondido lá no banco de trás. Muito louco!
Depois, a volta para casa, de carona numa Rural pilotada por… Peroba, o vencedor da corrida, com o Bino Mark II.
Eta tempo bão, sô…