FRALDINHA

SÃO PAULO (de saída) – Muita gente, Massa inclusive, criticando a estreia de Jaime Alguersuari amanhã em Budapeste. Argumento: idade e inexperiência. O espanhol tem 19 anos e alguns dias. Vai ser o mais jovem piloto a largar num GP, se não for abduzido até domingo. Não é o primeiro a estrear abaixo dos 20 anos. Alonso foi assim, Cheever, Tuero, Vettel, são vários. O problema maior, para mim, é a falta de quilometragem com um carro de F-1. Isso, sim, me parece grave. Ele pode ter corrido do que for. Mas só andou em linha reta com um carro de F-1. É o que me parece temerário.

Os outros moleques tinham pelo menos algumas centenas de voltas de testes. Ninguém aprende a guiar um carro de F-1 direto num GP. Sei lá. Vocês acham alguma coisa? Volto mais tarde para ver o que pensa a blogaiada, porque agora tenho questões automotivas suecas a resolver…

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio
Fábio
14 anos atrás

Caro Flávio e pessoal que é vidrado em automobilismo!!! Esse assunto me fez trazer um questionamento, que de repente aos olhos da maioria é óbvio, mas já discutimos muito entre amigos por várias vezes: uma pessoa comum, que nunca pilotou nada, apenas habilitado, conseguiria completar uma volta com um F1 em um circuito, obviamente não na velocidade que se costuma andar, mas é possível??? Eu acredito que não!!! Meus amigos acreditam que sim… Valeu, pessoal!!!

Valente
Valente
14 anos atrás

Flavio,

Ninguem aqui lembrou que o pai do moleque é presidente da World Series by Renault?
Eu conheçi o homem pessoalmente em Interlagos quando a categoria correu no Brasil.

Certamente “Mr. Alguersuari Senior” mexeu seus pauzinhos para colocar o pimpolho lá. Nada de surpresas pois nesse e em muitos outros esportes as coisas acontecem desse jeito mesmo.
Veja este link:
http://www.inthenews.co.uk/sports/formula-one/sport/general-sport/alguersuari-s-toro-rosso-move-just-rumours–$1311297.htm

J Silva
J Silva
14 anos atrás

So para salientar a atitude bonita do fraldinha Alguersuari em homenagem a Henry Surtees, falecido a semana passada num acidente identico ao do Massa, ao qual desejo de coração suas rapidas melhoras.

Podem ler a noticia clicando em

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/74490

Paulo Queiroz
14 anos atrás

Penso como o Jonny’o: se o cara é bom, ele senta (quase deitado) e manda ver. Os top’s (Shumi, Alonso, Kimi, Hamilton) são fenômenos. É esperar e ver se o fraldinha vai seguir esse caminho ou se vai ser só mais um na f1.
PS: Acho difícil ele fazer merda como estão especulando. Se o cara tem o mínimo de noção sobre corrida de carro, ele não vai fazer merda. O simulador ajuda. Pode me botar lá pra ver se eu não fico no mesmo segundo do Nelsinho. hauhauhau

Vécio Peixoto
Vécio Peixoto
14 anos atrás

Após os primeiros treinos, ele não cometeu erros e conseguiu ser menos de 1segundo mais lento que Buemi e apenas 2 segundos atrás de Piquet.

Jorge Moraes
Jorge Moraes
14 anos atrás

Um perigo de fato. Será que ele conseguirá passar da primeira curva? E sem levar alguém junto?

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
14 anos atrás

Fraldinha com costa muito quente, quentissima !!!
Ja o Bruno Senna disse n querer estrear mais este ano, sera mesmo … ele ta e muito puto porque n foi ele o agraciado com esta vaga, e de graça, humm … quem n queria fieee.
Este Alguersuari das quantas pode n ser muito, mas ja chegou demostrando ter muita sorte, e na F1, sorte e sempre bem vinda. Vide os revezes do Piquet Jr e Rubens em suas atribuladissimas temporadas.
Morram de inveja.

MSM
MSM
14 anos atrás

Algum conhecimento ele tem, pelo menos tem direito a 1 chance.

Marinho
Marinho
14 anos atrás

Eu achoque os pilotos deveriam começar acima dos 25 anos ou igual a 25, muito cedo assim chegar no top e depois? começa cedo acaba cedo.

Jaime Lopes Barbosa Neto
Jaime Lopes Barbosa Neto
14 anos atrás

Flavio, se não me engano, o shumacher também estreou na formula 1 sem nunca ter sentado em um carro da categoria, não é?

Tito Neto
Tito Neto
14 anos atrás

Como é que dão a tal Super Licença para um piloto que nunca fez uma curva com um carro de F1???

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
14 anos atrás

Para os reais fãs do esporte a motor o que resta a fazer é torcer para que o imberbe espanhol não faça algo pior do que andar beeem atrás no pelotão, fazer umas curvas quadradas e coisas nessa linha.
Nunca andou com um F-1 atual com suas limitações aerodinamicas, anda na WS, que é bem mais lenta que os GP2 só para um comparativo.
Essa escolha baseada no marketing…sei não.
Mas uma questão pertinente me vem a mente nesse momento de apreensão com relação a estreia do spanish baby.
São as declarações iradas de certos fãs contra alguns pilotos, por exemplo um veterano brasileiro, ou um cujo pai foi tricampeão do mundo, ou um que parece um personagem dos trapalhões, ou um que é mais escurinho que o resto da turma, ou um que fala pouco e bebe um pouco nas horas vagas…
Se esse moleque tem sua capacidade colocada em duvida, imagine esses fãs…fariam melhor ou pior?

Felipe DOM
Felipe DOM
14 anos atrás

pq esse cara vai correr??????????????????????????

Jonny'O
Jonny'O
14 anos atrás

Tava esquecendo ….

Nas equipes pequenas esse negocio de teste praticamente não existia , a propria minardi quando a grana era muito curta praticamente não treinava ,isso era comum nas equipes muito pequenas dos anos 70 e 80 ,e geralmente seus pilotos eram estreantes , não tenho muita certeza mas acho que o Piquet não deve ter feito muitas voltas no velho Ensing ou com aquele M23 particular antes de fazer seus primeiros GPs .

No fundo até gosto disso .

Earth Dreams
14 anos atrás

Boa, ele já tem apelido. Gostei.
Meu interesse pela corrida da Hungria aumentou depois de saber que o Fraldinha vai andar no andador, quer dizer, F1.

Jonny'O
Jonny'O
14 anos atrás

Acho bobagem !

Se o cara é bom ele senta e manda ver ,vem tempo .

Isso já aconteceu , em Spa em 1991 .

Mas se o cara for ruim aí pode fazer alguma merda,faz parte.

HM
HM
14 anos atrás

ele deve ter grande experiencia em outras categorias e provavelmente muitas horas em simuladores de f1, entao nao vejo um risco tao grande, mas é realmente pouco tempo para ele se acostumar, 3 treinos livres e depois a coisa ja esta valendo… vai ser interessante.

neanderthal
neanderthal
14 anos atrás

desculpem, mas ainda tem mais.

penso que seria mil vezes mais interessante , e genuíno, dar um carro a Sebastian Loeb, que testou um da RedBull e foi muito bem, já no primeiro dia. e o cara declarou que gostaria sim do desafio da F1.

genuíno porque aí sim a F1 seria o topo da elite do automobilismo, com os verdadeiros melhores pilotos do planeta.

na verdade eu acho o fim da picada, num grid de apenas vinte carros, darem lugar a novatos com a frequência que tem acontecido (sempre, nos últimos anos).

neanderthal
neanderthal
14 anos atrás

tanto Schumi quanto Kimi venceram corridas e campeonatos antes de chegarem à F1.
depois, ficou óbvio o grande talento natural dos dois (gigantesco no caso do alemão).

Kimi pulou uma etapa da F3, e foi mesmo temerário permitir um cara com apenas cerca de 20 corridas em monoposto correr na F1, mas aconteceu que nos primeiros testes dele, pela Sauber , a equipe, e principalmente Peter Sauber, ficaram abismados com a velocidade natural e a facilidade em se adaptar à nova máquina.

lembro bem da notícia que li no Grande Prêmio a respeito dos testes do finlandês.
daí aconteceu de eu ir cobrir a etapa do camp. britânico de F3 em Spa, corrida em que o Pizzonia ganhou o tìtulo da F3, para o antigo site da jornalista Estela Craveiro. havia preliminar de f-renault euro, Kimi foi correr, embora só participasse do campeonato britânico, que tinha acabado de conquistar; marcou pole e venceu de ponta a ponta.
foi beneficiado pela disputa entre os 3 pilotos que chegaram atrás dele, que disputavam o título europeu, e não se preocuparam com ele: o holandês Zwolsman, um italiano que esqueci o nome e Massa (que veio a vencer o campeonato).

é esperar pra ver, como disseram acima.
o tal suiço também, muita gente apostou que ia dar merda, até agora cometeu erros normais de estreantes(não que seja admirável, ainda não vi nenhum brilhantismo genuíno nele).

mas não confio no discernimento dessa equipe B das latinhas, a questão financeira-mercadológica tem um peso grande demais a meu ver.

há agora uma diferença que conta bastante, eu penso: mais do que nunca os engenheiros atuam em tempo real durante a corrida, então é de supor que, se o objetivo for terminar a prova, basta seguir à risca as ordens na sprimeiras corridas, o que facilita um bocado as tarefas de pilotagem.
se o garoto quiser provar muito desde o começo, aí não quero nem ver…

Mari
Mari
14 anos atrás

Tb acho temerário, mas parece ser a tendência com tantas restrições aos testes. Que coisinha fofa esse desenho!

Sergio
Sergio
14 anos atrás

Se o Barrica consegue, ele consegue também.

JT
JT
14 anos atrás

Lembro-me que, na época da estréia do Kimi Pingão, também houve uma bateção de bumbo parecida, pois ele vinha direto da F-Renault, por isso acho que não tem problema.

Celso Silva
Celso Silva
14 anos atrás

Imagina se ele maluco faz barbeiragem a prova toda, vai ser uma vergonha medonha.

Silvio Roesler
Silvio Roesler
14 anos atrás

Nao estou seguro, mas creio que o Schumacher nunca havia pilotado um F1 antes de estrear na Belgica, creio, e fazer o 7. tempo na classificacao

Seven
Seven
14 anos atrás

já viram a posição do piloto num F-1?

http://3.bp.blogspot.com/_HVS53EyKz5E/SmjzZMI8SQI/AAAAAAAAAIs/9AJ8NJ6QsJk/s1600-h/Dessin04.jpg

Se algum de vocês consegue dirigir assim, passa lá na Place de La Concorde, que tem uma super-licença te esperando!!!

morpetx
morpetx
14 anos atrás

capaz de dar merda…

Black_Kamen_Rider
Black_Kamen_Rider
14 anos atrás

Ridículo, não to secando ninguém mais esse moleque aí (isso mesmo, MOLEQUE) vai arrebentar o carro na primeira curva e vou dar risada. É essa F1 mania que tomou conta da Espanha, então as empresas espanholas ficam pagando pra colocar piloto espanhol na categoria a qualquer custo, só pq eles agoram acham que são os estrelas. Enquanto isso nada de piloto francês na F1 o que é um enorme de um absurdo! Quero que esse Alguersuari vá se danar.

Luciano Sampaio
Luciano Sampaio
14 anos atrás

Tudo o q dissermos até ele entrar na pista são só conjecturas… ele pode ser um Yuje Ide ou um Alonso…
Mas não vi ninguém falando sobre isso: e os motores dele? Ele “herda” os motores usados pelo Bourdais ou os motores pra ele são zerados? Pq se for é uma baita vantagem…
(Aliás, como tá pra cada piloto isso, tipo, quantos motores cada um já usou?)

Henrique Pinheiro
14 anos atrás

Eu sei que um F1 é o supra sumo dos automóveis. Não está ao alcance de qualquer mortal… mas será que é tão difícil assim?

A Renault não está oferecendo uma voltinha em seu bólido? Sim, deve ser uma versão mais light, com limitador, mas sendo a Touro Vermelho impulsionada pelos motores da marca, será que não é esta versão que estão oferecendo pro pimpolho?

:D

Junior
Junior
14 anos atrás

O absurdo é a FIA dar a licensa, vai ser perigoso.

Julio
Julio
14 anos atrás

To torcendo pra esse muleque andar bem e deixar a maioria dos caras mais velhos com a lingua queimada, ta certo que é uma possibilidade remota, mas existe!

greyhound
greyhound
14 anos atrás

Absolutamente absurdo !!! Essa F1 de hoje dá nojo. Por isso que às vezes penso que o Bourdais vai ser feliz é agora. Na MOTOGP o estreante não pode nem andar numa equipe de ponta.
Como concederam a super-licença para este rapaz ?

Alan Ruggero
Alan Ruggero
14 anos atrás

Flávio, o Alguersuari tb testou com a STR no circuito de Algarve, em Novembro do ano passado. Foram algumas voltas, mas já é alguma coisa…

Ronald Paloschi
Ronald Paloschi
14 anos atrás

Sei lá…Mas na boa… aconteceu várias vezes na F1. Na verdade o cara sabe pilotar carros, com uma Toro vai andar no fundão mesmo, ótima oportunidade pra aprender. Completar a prova sem errar é o objetivo, vejo desta ótica.
A única coisa que não gosto é essa invasão de moleques que me cheira mais a marketing do que qualquer outra coisa (posso queimar a língua como em outros exemplos). Outra opinião pessoal: Piloto deveria ter experiência e idade mínimas para a F1. Seria uma forma de evitar isso e fortalecer as categorias de acesso, Valorizar mais o restante do automobilismo.

[]s

Nini
Nini
14 anos atrás

Eu acho que ele não passa da primeira curva, pelo menos nos 2 primeiros GPs.

Gilson
Gilson
14 anos atrás

se o carro dele não apagar e ele consiguir largar com os outros (andando junto)…. vai da m¨$# na 1a. curva! rsrs

Luiz Eduard
Luiz Eduard
14 anos atrás

Concordo com a preocupação dos pilotos, tendo em vista que nunca andou em um Formula 1. Todos os pilotos falam que pilotar um Formula 1 é totalmente diferente dos carros das demais categorias.
A FIA deveria deixar que as equipes testassem, porém só com jovens pilotos de testes.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

Pelo visto é mais fácil conseguir uma superlicença da FIA do que uma carteira de habilitação no Brasil. Será que o Jaiminho sabe fazer uma baliza?

Raphael Gallo, dono da GWS
Raphael Gallo, dono da GWS
14 anos atrás

Eu só fico pensando como a FIA dá superlicença a um moleque que nunca fez um teste com um F1 na vida…
Agora eu vejo o quanto a FIA preza a segurança no automobilismo

dcoelho
dcoelho
14 anos atrás

Esse negócio de comprar vaga é que f*de tudo na Formula 1. E ainda permitem pilotos sem quilometragem de testes correndo.

PS.: Saab na área, Gomes?

Tiago S.
Tiago S.
14 anos atrás

Acho um pouco loucura, mas sei lá, até hoje nenhum dos novatos fez cagadas tão acentuadas, tirando as primeiras do Kova.

Mas acho que cedo ou tarde vai dar merda, ai sim os caras vão ver direito uma tolerância mínima pra correr.

Roberto Neves
14 anos atrás

se for mesmo um cara diferenciado, coisa que nao acho, pode arrebentar e classificar o carro bem a frente do seu parceiro
Schumy praticamente nao testou a Jordan e chegou em Spa e arrebentou, Schumy é Schumy. Ja Jaimito Roda na Reta Alguem Soares é um filhinho de papai que ate hoje nao emplacou na WSR aonde disse que seria campeão, ja que era mais facil que a GP2

VillaVelha malhou o cacheceiro Kimi em 2001 . Disse que era um absurdo alguem com 19 corridas num carro com 180 cavalos entrar na F-1 Sob toda pressão Kimi conseguiu a super licença definitiva e entrou pra história . Os casos mais emblemáticos são Schumy e Kimi o restante nao emplacou .
Jaime fara o mesmo que fez Bourdais .
Que venha a chuva na Hungria e viva a GP2! :-)
[]´s

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Eu acho um absurdo colocar alguem para pilotar um F1 sem que ao menos essa pessoa tenha testado o carro. Ao meu ver, caso haja algum acidente no qual ele esteja envolvido, vamos todos culpar a equipe.

Abs.

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Acho que a quilometragem fala mais que a idade, pois ate no playstation se vc vai direto a corrida não faz grandes coisas….

Celso Silva
Celso Silva
14 anos atrás

Quanto a idade não é nenhum problema, o garoto poderia ser até mais novo, mas…. o Massa tem razão ao dizer que o cara é muito inexperiente com um F1 e pode se queimar fácil, salvo que o cara é um talento absurdo e vai guiar como um genio, estou presentindo que vamos ver ele na caixa de brita muitas vezes nesses próximos finais de semana.
Mas se ele aceitou correr assim, sem nunca ter sentido o poder de um carro com 800cv, ele que aguente o rojão, botou o próprio na “reta”. valeu…

Sandro Freitas
Sandro Freitas
14 anos atrás

vai rodar na primeira curva…

Dalton Cota
Dalton Cota
14 anos atrás

É dificil acreditar que os mandatários do circo F1 aceitem correr um risco desses. Penso que eles não colocariam em perigo a segurança de equipes e pilotos que promovem um dos maiores movimentos financeiros do planeta. O cara deve ter talento.

Marco Doria
Marco Doria
14 anos atrás

O Kimi, apesar da idade maior, não foi um caso parecido com relação à falta de experiência? Apesar de obviamente ter tido oportunidade de testar antes de estrear.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Só mesmo o Senna, ou Schummy (que não me lembro se testou antes de estrear em SPa), para sentar num F1 e andar mais que os titulares. Esse Alguersuari deve ter mesmo muito$ talento$, fala-se da Repsol. Vou acordar as 5 pra ver o treino, afinal de contas ninguem faz grande coisa no inicio então ele deve entrar logo na pista para rodar e mostrar a que veio. Para um sul-americano sair da F3 direto pra F1 HOJE (Senna e outros há vinte anos atrás não vale) só fazendo chover!! Ganhar todas as corridas do kart, F3 daqui, F3 inglesa, italiana, Macau, prova dos campeões em Zandvoort etc, aí quem sabe aparece um convite pra testar digamos, um Force India ou STR. Tomara que apareça alguém antes que o Massa encerre a carreira daqui 4 ou 5 anos, quem sabe. O RB para ano que vem por falta de opções. E eu quero continuar assistindo F1 com brasileiros que tenham ao menos alguma chance de vitórias pelos próximos 40 anos!!!

FG: Só pra chatear, ainda que vc nem ligue, nem uma palavrinha sobre os tempos da TOP V6 em relação aos estoques?? Os hermanos foram só +-6 segundos mais lentos pelos tempos que vi aqui no site em relação aos da V8 da última prova 15 dias atrás.

neanderthal
neanderthal
14 anos atrás

Eu penso que é muito sério sim.
A diferença de situação entre agora, em que não se permitem testes, e antes, é fundamental. Massa foi elegante em dizer que o garoto pode se ‘queimar’; o que preocupa mais, a meu ver, são os riscos de se ferir ou ferir alguém.
Obviamente automobilismo é muito . peculiar dentre os esportes por causa dos riscos inerentes.
A superlicença o piloto pode ganhar depois de passar pela F3 – bem, antigamente acho que só os campeões é que recebiam a superlicença automaticamnete, ao ganhar o título. Agora parece que mudou.
A FIA deveria abrir exceção para novatos e permitir um mínimo de testes. As equipes não teriam como obter grandes vantagens, eu penso, pois um novato não será muito eficiente num primeiro contato com o carro, anão ser que tenha um talento enorme.
E se poderia exigir utilizar um carro sem novidade técnica alguma para esses testes.