MAGIARES (7)

SÃO PAULO (a corrida, mesmo…) – E não é que a McLaren voltou a vencer? Com Hamilton largando em quarto. É apenas a quarta vez em 24 GPs da Hungria que o vencedor não largou entre os três primeiros. Em 1989, Mansell partiu em 12º; em 2005, Raikkonen largou em quarto; em 2006, Button saiu de 14º para a vitória; e, agora, Lewis.

O inglês começou a construir sua vitória ao passar os dois rubrotaurinos nas primeiras voltas. A presepada da Renault no carro de Alonso, que estava na pole, nem era necessária. Hamilton já estava bem mais rápido que o espanhol, e muito perto, quando Fernandinho foi para os boxes.

Boa corrida também fez Raikkonen. Não sei se vão puni-lo, mas se o fizerem, acho sacanagem. O cara buscou posições na largada, não tirou ninguém da corrida. Precisam acabar com algumas frescuras na F-1. Webber, em terceiro, acabou ficando decepcionado. Foi derrotado pelo KERS, no fundo. Aliás, foi a primeira vitória de um carro com KERS na F-1, e o dispositivo ajudou muito tanto Hamilton, quanto Raikkonen na largada.

Barrichello teve qualquer chance de bom resultado comprometida pela má posição de largada e pela má largada em si. Mesmo se fizesse uma parada apenas (o que é quase impossível com os pneus de hoje), não chegaria mais à frente. Terminou em décimo. Button, sétimo, pingou mais dois pontinhos na conta, mas a situação da Brawn está longe de ser confortável. A boa notícia para a turma do marca-texto é que a McLaren e a Ferrari podem ajudar a tirar pontos da Red Bull a partir de agora, como aconteceu na Hungria.

A diferença de Jenson para Webber, terceiro hoje, é de 18,5 pontos. É bom abrir o olho. A Red Bull vem chifrando. Para sorte do inglês, Vettel teve um fim de semana apagado que acabou com um abandono ainda não explicado.

Destaque para Timo Glock, 13º no grid e sexto no final, com estratégia igual à de Barrichello: esticar o primeiro stint e deixar a segunda parada para o finalzinho. Com ele, deu certo. Outro que merece menção honrosa é Rosberguinho, quarto, cada vez melhor em corrida.

No mais, Jaiminho Alguersuari não fez nenhuma bobagem e pode se dar por satisfeito por ter terminado sua corrida de estreia. Não deve ter sido fácil. Nelsinho foi o 12º na prova que pode ter sido sua despedida da Renault. As consequências de seu tiroteio com Briatore, porém, devem ficar mais claras nos próximos dias. Hoje não sai nada, creio.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fred
Fred
14 anos atrás

Nelsão assume a Renault com dinheiro do Bernie, manda o Briatore embora e contrata o Bourdais. Piquetzinho marca pontos em todas as corridas a partir de Valencia, por conta da estratégia do pai. Alonso na Ferrari a partir da próxima corrida, dando tempo para o Massa recuperar-se a vontade e sem pressa. Caso aconteça, quero um emprego no GP…rs

Força, Massa. E quem não tem humor negro, não acesse o Kibeloco.

MSM
MSM
14 anos atrás

Escrevi no comentário que o Alguesuari corre na F3 britânica, mas ele corre na World Series, que aliás vai continuar correndo também.

MSM
MSM
14 anos atrás

Escrevi no comentário que o Alguesuari corre na F3 britânica, mas errei, ele corre na World Series by Renault, que são carros com maior potência, aliás ele correrá nas duas categorias.

Otto Lima
Otto Lima
14 anos atrás

Desculpem o atraso. Vamos eleger os craques e a baranga do GP da Hungria:

Craques: Lewis Hamilton, Kimi Raikkonnen e equipe McLaren-Mercedes

Baranga: equipe Renault

JP
JP
14 anos atrás

Corrida maulca! Acidente com o Massa e pane nos computadores.
Até agora a McLaren estava lá atrás. De repente ganha uma corrida…
Qual vai ser a próxima equipe a ter o melhor carro? Torço para a BMW de Kubica e Heidfeld.

Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Nelsão assumindo a Renault?
Será que ele aguenta as viadagens do circo atual?

Ou assumiria a Williams?

Silvio Roesler
Silvio Roesler
14 anos atrás

Uma coisa pouco comentada foi o nó que o Nelsão Piquet deu no Briatore.
O piloto sempre é o elo mais fraco nos contratos (vide Pupo Moreno, definido como louco pelo mesmo Briatore para ser demitido para entrada do Schumacher).
Só mesmo o Nelsão para dar um nó no Flavio. Se bobear, ele assume a Renault….

FredScali
FredScali
14 anos atrás

Muitas vezes, já compararam um formula 1 a um avião. Então não está na hora de fazer uma cabine para o piloto?

ROMULO
ROMULO
14 anos atrás

O Hamilton ja mostrou que é um vencedor e continuara sendo, ganhou a corrida como campeão que é, só não fez bonito ja na corrida passada porque foi surpreendido com problemas no seu carro.
A Brawn que se cuide pois a RBR vai batalhar ate o fim do campeonato por este titulo, o carro da Brawn ja não é mais o mesmo do começo, a sorte deles é que a Mclaren e a Ferrari vão tirar muitos pontos da RBR.
E o Pezinho de Chinelo? Como sempre inventando estrategia que nunca da certo. Eu não entendo! Se a Brawn tem um carro que esta entre os primeiros, porque estas estrategias camicazes?Sera que é por ordem do Ross ou invensão do Barrica?
O Nelsinho coitado, vai continuar sua saga de gato e rato com o chefe Briatore. So torço para ele fazer bonito em uma corrida, um podio quem sabe, para calar a boca deste chato e fanfarão do Briatore e sumir de vez da Renault e ir para uma equipe que o ajude mais..

vitão
vitão
14 anos atrás

Toyota sai, piquezinho vai para a Williams junto com o motor Renault.

MSM
MSM
14 anos atrás

Corrida fraca, como é o padrão na Hungria ano após ano. A largada foi bem interessante, com o destaque para o não toque entre Kimi e Vettel. Eu também achava totalmente desnecessária uma punição para o Kimi, ele veio rápido com o Kers e desviou do carro da frente indo para o meio da pista, mas não houve o toque entre os dois, o toque só foi ocorrer na 1ª curva e assim mesmo coisa de corrida, bem diferente do Webber em cima do Barrichello, esse sim, intencional.
Alonso estava bem na fita até o erro no box, embora o Hamilton estivesse mais rápido, de todo o modo pelo menos conseguiria um 3º ou 4º lugar. Já com o Piquet jr. fez outra corrida apagada, até que antes do 1º pit ele estava entre os ponteiros, mas depois voltou a realidade e qd o Alonso parou e a tv mostrou o Briatore fora do pit wall com mala em mãos antes de terminar a corrida, já foi um recado para o Piquet Jr, que poderá até continuar na F1 no ano que vem, já que teremos outras equipes no grid, mas no saldo final em 2 anos, está abaixo da média.
Bela vitória do Hamilton, fez uma bela largada, mesmo abrindo demais na 1ª curva e tomando um x do Webber não desistiu de ir para cima. A Mclaren finalmente fez um carro bom, lembrando o carro do ano passado e até o Kovalainen fez uma boa corrida e pontuou tb. Agora, além de voltar a mostrar o pai dele várias vezes na transmissão, apareceu também a namorada-canguru com vários pulinhos no box.
Na Red BUll, até certo ponto decepcionante, quebra do Vettel e o Webber não conseguindo ganhar ou pior nem chegar em 2º. Mesmo que não tivesse o erro no pit stop, ele não conseguiria manter a posição a fente do Kimi, pois a Ferrari abriu com facilidade após a parada.
O Nico continua fazendo boas corridas, será muito bom ir para a Mclaren no ano que vem, terá mais estrutura para pelo menos brigar por vitórias.
A Brawn caiu mais um pouco, se não mudarem o carro neste intervalo de 3 semanas, o campeonato vai para o espaço, e olha que tiveram sorte com o resultado ruim da Red BUll, imaginem se tivesse acontecido o 1-2. Button ainda consegue fazer o que pode (parece o Alonso na Renault) mas o Barrichello não ajuda, classificou mal, largou pesado e se arrastou na pista, no final nen conseguiu passar o Nakajima e o Trulli.
A Toyota voltou a fazer uma boa corrida, principalmente o GLock que vai mal na classificação, mas na corrida consegue aliar estratégia e velocidade para chegar aos pontos, se conseguisse classificações melhores, poderia chegar mais a frente, embora o carro da Toyota peque pela falta de rendimento durante a corrida.
Decepções da BMW outra vez e a Force India que não manteve a melhora de rendimento.
E na Toro Rosso, muitos estavam preocupados com a falta de treino do Alguersuari, não tiveram do que reclamar. O garoto fez uma estreía decente: pegou um carro modificado, na 2ª pista mais cansativa da temporada e ainda terminou a frente do colega de equipe, sem cometer erros. Quem assiste a F3 britânica pelo Speed, vê que ele está sempre disputando a ponta, e a equipe não colocaria um qualquer para pilotar um F1, de qualquer forma precisa de kilometragem e deverá aproveitar os gps restantes para conseguir a vaga em definitivo.
E para terminar, depois do lamentável acidente com o Massa, só nos resta esperar e torcer para a sua completa melhora, só o tempo e o total repouso dele, é que as coisas voltarão ao normal, sem pressa e com o tratamento adequado. Pelas últimas notícias não corre o perigo de morrer e, mal menor de ficar cego. SAÙDE para ele.

Penelope Charmosa
Penelope Charmosa
14 anos atrás

Corrida chata…Hungria….Como eu já previa, a Brawn não leva o título de pilotos…. E se não tomar cuidado, nem o de construtores … Vettel campeão….

petrafan
petrafan
14 anos atrás

e o Alguersuari não chegou em último hein….
olha, é muito cedo, mas diria que o rapaz começou bem.

Marco
Marco
14 anos atrás

Só acho uma pena que tenha ocorrido a “presepada da Renault”, como bem escreveu o FG. Digo isso porque, numa época em que tanto se fala em criar uma nova ordem na F1, com corte de gastos, novas equipes, etc., nós talvez tivéssemos, caso o Alonso permanecesse na prova, um interessante pódio formado por duas equipes bastante tradicionais (Mclaren e Ferrari) e outra (Renault) que, se não é tão tradicional quanto as outras duas, pelo menos já tem uma história maior do que Red Bull e outras tantas. Mas, enfim, os tempos mudam, e é preciso se adequar a eles.

ataíde
ataíde
14 anos atrás

a má vontade com o Rubens é impressionante, já que iam parar duas vezes por causa dos pneus ,porque encher o tanque até o gargalo? porque deu algum resultado com a toyota,?porque os especialistas em F1não admitem que ROSS BRAWN fodeu a temporada do rapaz,?e tomara que a pitbull ganhe com qualquer piloto.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Flávio, tenho um questionamento.

Não sei se mudando o regime de giros, ou enriquecendo a mistura ar combustível ou sei lá. Em fim não intendo tecnicamente como funciona mas pode-se aumentar a performance do motor diminuindo a durabilidade. Hoje, durante a transmissão fiquei sabendo que Button usou mais motores que os outros. Seria essa a chave pra entender a Braw no campeonato?

luisfernando
luisfernando
14 anos atrás

gostei de ver hamilton vencer a corrida,tratou de passar quem estava na frente em vez de ficar choramingando,igual ao sr rubens.o raikkonen tem de levar punição,ou a ferrari faz o quer?

Landyr
Landyr
14 anos atrás

Flavio , falam tanto em segurança em corridas de automoveis … nao seria o caso ( em detrimento da estetica e da aerodinamica) de se exigir por regulamento a implantaçao de PARA BRISAS nos bolidos ?Tudo quanto é porcaria … Pneus … molas .. braços de Suspensão vão direto pro capacete dois pilotos !!!!!!!!!!!! Acidentes como o do Henry Surtees , Massa e até do Ayrton poderiam ter tido desfechos diferentes.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Esse tal de Wolfpack (http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/07/26/magiares-7/#comment-3327770) exalta o “espírito humano” do Hamilton, porém deseja que a mola tivesse atingido Kimmi…
O cara consegue defecar na Internet via teclado.
Acho que fututamente eles devam disponibilizar aqui uma ferramenta de regulação, semelhante a do youtube. Assim posts desta qualidade receberiam pontos negativos e poderiam ficar ocultos.

Demétrius Cintra
Demétrius Cintra
14 anos atrás

Olá, hoje eu acompanhei a 2ª corrida da GP2 onde Lucas Di Grassi chegou em 3º, no podium quando vi a bandeira do Brasil eu assustei, pois a bandeira estava na vertical e o centro da bandeira ( ORDEM EM PROGRESSO ), estava na horizontal, mudaram a bandeira do Brasil e niguém me avisou!

JackSpeed
JackSpeed
14 anos atrás

o Rubinho foi patetico como sempre,eterno capacho parou so para o butão ganhar mais um pontinho.corrida chata,nao entendo termos pistas como silverstone ameaçadas e a hungria lá todo ano.

LHC
LHC
14 anos atrás

Caso seja necessário substituir Massa, quem tem mais chances: Badoer ou Schumacher?

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Independente de ser frescura ou não, a punição ao Raikkonen deveria ocorrer sim, por uma questão de igualdade de critérios. Refiro-me à punição ao Webber na última corrida.
Igualdade de critérios, diga-se de passagem, cobrada por você com relação à não punição do Grosjean na GP2.

Dynastes Neves Marinho
14 anos atrás

Ola Flávio

Olha o que achei nesse site:
http://kibeloco.com.br/kibeloco/2009/07/25/proibido-para-menores/

o twitter do maluco eh http://twitter.com/kibeloco

Estou ouvindo e vendo muita besteira e essa foi a maior de todas.
Uma brincadeira de muito mau gosto e sem respeito com as pessoas envolvidas.

O direito de liberdade de expressão está diretamente ligada ao respeito ao ser humano e sua própria condição.

Indignado !!!

Dynastes N. Marinho
Brasília – DF

Z F1 Clássica
Z F1 Clássica
14 anos atrás

Respeitem o Lauda.

Flávio
Flávio
14 anos atrás

1º – O Fila tocou no no Vettel, após a 1ª curva e não na largada, quando Hamilton espalha, Zé Muleta contorna por dentro e empurra o Nórdico para cima do alemãozinho.
2º – Massa retornará, porém não logo. Renault “fui”. Alonso com um pé no cavalinho e Piket Jr em outra. Conclusão, a chamada da Vênus será: O Brasil é Rubinho. A Brawn vai precisar dele para o mundial de construtores.
3º – Corrida sem ultrapassagem é um …. O Timo comemorou sem passar ninguém.
4º – Gomov, tem como alguém do GP narrar a corrida ao vivo?

petrafan
petrafan
14 anos atrás

acho que a FIArrari está se livrando de novo.

Júlio Previero
Júlio Previero
14 anos atrás

Legal foi ver o Briatore indo embora antes da corrida acabar. Simpático ele.

Roberto A. Silva
Roberto A. Silva
14 anos atrás

Este campeonato vai termuita reviravolta.

Se McLaren e Ferrari começarem a ocupar as primeiras posições e o Button ficar marcando 1 ou 2 pontos, iremos ter um final de campeonato emocionante.

Edimervaldo
Edimervaldo
14 anos atrás

Maurice comentou o que eu ia dizer. Vai ver o Briatore tá caindo fora (acho meio difícil, mas vai saber – difícil alguém da posição dele ir embora antes da corrida acabar).

Se bobear o Nelsão assume.

E vale lembrar que o Jaiminho terminou na frente do Buemi, coisa q o Bourdais penava pra fazer.

70 pontos (de button) não são suficientes pra ganhar um campeonato, na nova pontuação. Não me surpreenderia ver Hamilton com chances de título (ainda q pequenas) nas últimas corridas.

Fernando
14 anos atrás

E nisso tudo como ficou o 69?

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
14 anos atrás

1- A mãe do Jaiminho foi buscar ele na saida, mostrou ela toda orgulhosa do pimpolho durante a transmissão.
2- Os toques do Raikkonen tanto no Hamilton quanto no Vettel ao meu ver foram coisa de corrida, não vi maldade ou imperícia.
3- Quanto a reação do Galvão em relação ao comentário do Lauda, pô foi só uma opinião…o Galvão emite opiniões a torto e a direito sobre tudo…só ele pode fazer comentários???

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
14 anos atrás

Briatore indo embora antes de recolher o circo? só pode significar que ele não é mais o chefe da equipe. Alonso na Ferrari, como andam dizendo? Piquet também fora da equipe? Ué, acabou a Renault. O Piquezão disse que o Piquezinho já está garantido em outra. Esperem para ver, disse. Será a Williams, onde o pai correu?

Quanto ao Massa, nem perco tempo com especulações. Vai ficar bom e pronto. Férias na F1. Até 23/08 já estará dentro do carro (Ferrari). Deus quer assim.

Filippe
Filippe
14 anos atrás

a imagem do domingo: Após o hino, enquanto 1 e 3 colocados agitavam a champagne para o banho, o primeiro movimento de Raikkonen foi levar o gargalo à boca.

valter
valter
14 anos atrás

Vejam as palavras de ordem para a campanha “FORA BRIATORE”:

COMPANHEIROS, NÃO COMPREM RENAULT CLIO!!!

NELSÃO PARA A CHEFIA DA EQUIPE RENAULT JÁ!!!

Leonardo Felix
Leonardo Felix
14 anos atrás

Impressionante a postura do narrador ao comentar a entrada do Alguersuari na categoria.

Concordo que foi um risco colocar alguém sem o mínimo de experiência. Mas o espanhol demonstrou qualidades. Andou em um ritmo bom para quem não tinha nenhuma experiência com um F1. Com a experiência que deve adquirir nas corridas desta temporada, pode entrar forte ano que vem.

E, o mais impressionante é que ele não cometeu quase nenhum erro. Teve uma escapada no qualifying, e acho que só.

Sua estreia foi bem melhor, por exemplo, que a do Nelsinho Piquet na Renault ano passado, que já tinha boa quilometragem num F1.

Agora fica a pergunta: fosse um piloto BRASILEIRO estreiando nas condições do Alguersuari, o narrador daria esse chilique todo???

Dú
14 anos atrás

Depois do Velho Button, quem está comendo pelas beiradas é o Webber. Campeonato maluco.

Matheus
Matheus
14 anos atrás

É lamentavel o ocorrido com o Massa, mas é mto bom ver o Hamilton vencer.Q vença todas, da-lhe Hamilton.

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
14 anos atrás

Legal os comentários “Magiares”… mas cadê o resumo de sua disputa ferrenha com o Trovão Azul, na tarde super-hiper-maxi-molhada de ontem ???

Edgar Lepri
Edgar Lepri
14 anos atrás

Concordo com a não punição para o Raikkkonen. Pra mim foi diferente do Webber na corrida anterior. Ele teve q ir pra direita pq tinham carros a sua frente ou à sua esquerda. Na largada, o Webber tava na frente dele, então ele escolheu um lado pra tentar a ultrapassagem. Na curva 1 não lembro quem estava ao seu lado qdo ocorreu o toque na asa de Vettel.

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

O evolução de Ferrari e McLaren mostra a importância de se ter uma grande estrutura nestes tempos de testes proibidos durante a temporada.
A tendência é o rendimento da Brawn cair cada vez mais, por não ter essa mesma estrutura. Além disso, Barrichello, que a despeito de ter algumas limitações, é peça fundamental no desenvolvimento do carro, já não tem o mesmo comprometimento com o time e está com a cabeça em outra: outra equipe ou outra profissão.

Wolfpack
Wolfpack
14 anos atrás

Dos três na entrevista, o Hamilton me pareceu o único vivo e com espírito humano, Kimi é nórdico e o Webber desde o tempo do Pizzonia mostrou seu carater. Sua saída dos boxes jogando o carro pra cima do Kimi mostra o jeito desse cara. E a mola bate na cabeça do Massa e não na desse cara. Tudo pode neste campeonato menos ver esse idiota campeão. Button têm que se recuperar assim como o Vettel.
Ainda penso que o Massa teve muita sorte e por alguns milimetros essa mola maldita não o teria tornado cego. Agora vêm as férias e acho que dá pro Massa se recuperar e correr na próxima corrida. Pela primeira vez concordei com o Gavião (por sinal transmissão limpa, excelente da Globo, com o Reginaldo Leme nos boxes é outra coisa). O Niki Cara de Espantalho Lauda têm que ficar quieto. Qdo. abre a boca só sai merrrddaa. Falar nesta altura do campeonato que o MAssa deve ser substituído pelo Schumacher é uma estupidez enorme. Outro fator bom, Alonso fora, e fora da Renault pelo jeito. E acho que Briattore deve ser demitido também pela cupula da Renault, se eles ainda querem alguma coisa nesta categoria para o ano que vem, senão que fechem a porta que eles ganham mais. Equipe mediocre.

patrick
patrick
14 anos atrás

Bem acredito que se a redbull manter este ritmo e webber agir friamente igual tem feito sem fazer muita graça não perdendo oportunidades ele podera ser campeão sim o cara nunca teve um bom carro por isso não mostrou serviço e alias ele ja dava coro a tres anos no fraco david couthard

sandro karam
sandro karam
14 anos atrás

Nem precisa mais de tiroteio de frases, o desprezo do Briatore pelo Nelsinho ficou claro com a imagem do menino correndo e ele nem no pitwall estava!! Não há o mínimo clima para se trabalhar lá dentro!!

Seven
Seven
14 anos atrás

é oficial – a culpa é da viseira…

Seven
Seven
14 anos atrás

acho que foi a primeira corrida do ano que assisti do começo ao fim,

Lucius
Lucius
14 anos atrás

Segundo o Galvão, Nelson pai vai anunciar alguma coisa nas próximas semanas…
Glock foi o destaque da corrida.
Agora vai começar a MotoGP. Este domingo promete…

Marcelo Alvarenga
Marcelo Alvarenga
14 anos atrás

Vettel,após a primeira para ficou em sétimo lugar na frente do Webber,só que duas voltas depois caiu para nono e com o bico quebrado.A tv não disse o que aconteceu ,alguém sabe???
POr isso que voc^achou o abandono estranho…

ideraldo
ideraldo
14 anos atrás

Vitória de Hamilton de ponta-a-ponta, fácil e Webber torna-se candidato fortíssimo ao título. E a punição a Raikkonen?
Notícias, às vezes contraditórias, sobre o estado de saúde de Massa.

tevez
tevez
14 anos atrás

é isso….Massa vai sair dessa, mais que tava mal tava…vai dizer o contrario?