MAGIARES (8)

SÃO PAULO (vixe) – A FIA suspendeu a Renault porque não avisou Alonso que sua roda, no primeiro pit stop, ficou solta. O time não corre em Valência. Rigor demais? Acho que sim. Punir, ok. Mas há outras formas, como multa, cesta básica, sei lá. Tirar da corrida como se a Renault fosse formada por um bando de irresponsáveis?

Nunca vi punição desse tamanho para algo semelhante, que acontece de vez em quando. Se bem que depois das coisas que aconteceram no ano passado, os comissários despirocados completamente, punindo todo mundo, nada mais me assusta.

E já corre à boca-pequena… Alonso dá um pé na Renault já e estreia na Ferrari no lugar de Massa?

É bem difícil mas, como disse, acredito em tudo. Disco-voador, mula-sem-cabeça, ET de Varginha, nada me mete medo. Só tenho medo de barata nojenta e asquerosa.

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
murilo ferraz
murilo ferraz
14 anos atrás

A FIA ACERTOU EM PUNIR A RENALT AQUILO FOI UMA IRRESPONSABILIDADE GIGANTE E SE A RODA SOLTA NA CURVA A 200 PO HORA E MATA O PILOTO O QUE VC DIRIA AQUI.
E SE A RODA ACERTA OUTRO CARRO OU UMA PESSOA E A MATA .
TA MUITO CERTO A FIA SIM

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Pôxa Mário, na hora que ia agradecer envaidecido o troféu limão a minha internet deu xabú…… mas como esta va dizendo vou salvar seu comentário nos “meus documentos” porque se uma mola consegue se soltar do carro de um brasileiro e exatamente ir fuder a vida de outro brasileiro, por que você não pode ganhar na mega sena? vou usar como prova. sabe com é, né? rico é tudo ingrato e esquecido…..

Marluws Costa
Marluws Costa
14 anos atrás

Se há essa punição para a Renault, é em consequência aos últimos acontecimentos no automobilismo. Creio que se não ocorresse a morte de Surtees e o acidente de Massa, não teríamos mais do que uma multa para Briatore e Cia.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Obrigado Mário Mesquita, já vou salvar o seu comentário nos “meus documentos” afinal se uma mola que eu nunca soube que existia voou do carro do R

porsche 917
porsche 917
14 anos atrás

Nossa, a FIA é de um extremo rigor, menos com a protegida, que quando se envolve num incidente, tem o fato investigado e avaliado e quase sempre inocentado, após a corrida. Até quando vai perdurar esse protecionismo?Até quando as montadoras vão aceitar essas manobras da FIA? A Renault tomou punição na carona do ocorrido na F2; puro jogo de cena. Agora, os manipuladores, tal qual urubus, querem por o choronso na preferida, se aproveitando da situação do Massa. A F1 só vai melhorar quando esse fdp do ecclestone cair fora, não vejo a hora! E viva a Mclaren!

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

Um piloto tri chegou prum mecanico, e perguntou; quanto ganhas para ferrar o carro do segundinho; Resposta $x$x$x– Pago o triplo pra mudar de carro— resposta – Feito!!`Lá se foi a roda! E tome punição, severa!!! Não perca o próximo capitulo de ; Ficção e especulação depende de criação. Escrito e redigido por GP. Proximo assunto; Dom quixote troca Rocinante por Cavalino Rompante.

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
14 anos atrás

Acredito que isso possa acontecer sim… você reparou no detalhe: no vídeo que os pilotos fizeram para Massa, Alonso fala em italiano…

Mattheus Zíngaro
Mattheus Zíngaro
14 anos atrás

E na bunada da Brawn, necas?

Na minha desnecessária opinião, a punição para a Renault deveria ser a suspensão vitalícia de Briatore. Com isso, ele poderia usar seu tempo vago e disposição à base de comprimidinhos azuis para se associar a Orcar Maroni e reabrir o Bahamas Racing Bitches….

Por trás dessa necessidade de se apresentar como o Casanova contemporâneo, expressa também em sua última entrevista, assim como outras celebridades pútridas aqui do 5º mundo, camufla um desejo incofessável de liberar a Cicciolina contida em seu âmago.

E viva o Brasil das putas, de terno e gravata ou travestidas de admiráveis!

Side Show Bob
Side Show Bob
14 anos atrás

Não vejo nenhum absurdo em Alonso pilotar a Ferrari já em Valência.

Considerando a gravidade do acidente de Massa, bem como pelo fato dele já não ter qualquer chance de título, Alonso já ganharia quilometragem na Ferrari e em 2.010, Alonso e Massa seriam os pilotos da Ferrari.

A FIA poderia manter a punição à Renault (em relação a Valência) a prova continuaria com apelo popular, bem como o campeonato.

Além disto a própria Renault poderia dizer adeus à F1 no final do ano sem, maiores prejuízos e podendo responsabilizar a FIA.

Por fim, Massa teria bastante tempo para recuperação, sem atropelar etapas e quem sabe correr a prova do Brasil já no lugar de Raikonenn.

José Roberto Askinis
José Roberto Askinis
14 anos atrás

FG,

Vejo por outro lado, pelo fato de ser a Renault, este problema não podia ter acontecido, ou pelo menos ter sido minimizado com o aviso pro Alonso.
Penso assim, pois me veio o pensamento o fatídico final de semana em Ímola, lá teve o acidente do Rubens, depois as duas mortes, parece que veio num crescendo….(guardadas as proporções), teve este negócio da mola que pelo que o Rubens disse eles já haviam percebido, e não fizeram nada? Até que ponto esta redução de gastos compromete a segurança, já li aqui que a Brawn tem grana só pra esta temporada!
Creio ser melhor pecar por excesso, agora se for colocar a pólítica no meio, isto perde o sentido. E a punição do Raikonen?

abraços

Verde
14 anos atrás

E nenhuma palavrinha da FIA a respeito do Raikkonen e seu “will be investigated after the race”?

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Ruben Gonzales:

Como nos bons tempos da F1, vc mereçe o troféu limão aqui do blog. Como gosto dos seus comentários, endosso.

Vou jogar na mega. Se eu ganhar, eu reformo o seu chateau. Com 25mi é mole, faço até um “extreme makeover”…

Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Disse um conhecido meu, é a mais pura teoria da conspiração:

Piquetzão + Bernie + punição = supensão da punição + acordo para Nelsinho até o fim do ano

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Se fosse assim teria que punir a Brawn também !!!

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
14 anos atrás

Valência sem Alonso é punição para a torcida espanhola!

Vão deixar a roda voar poucos dias depois do acidente do Surtees? Punição merecida!

Anderson
Anderson
14 anos atrás

Fosse o carro do Nelsinho e os pachecões já estariam falando em sabotagem.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
14 anos atrás

Melquíades, judicioso o seu raciocínio. Onde assino?

Melquíades Strada
Melquíades Strada
14 anos atrás

Punição justa. Houve negligência. O piloto tinha que ser avisado para parar. E qdo finalmente viu que a roda estava se soltando tinha que ter parado. Merece punição também.

Se a Renault tem uma defesa consistente que apresente o recurso e prova que não teve culpa.

Denise
Denise
14 anos atrás

Flavinho,

Primeiro, também detesto baratas! Tenho nojo só de pensar… arggg!!!

Segundo, essa punição não pode ir adiante. Afinal, qual será a reação da torcida se a corrida em Valência acontecer sem a presença do todo-poderoso Alonsito??? Você não acha que os caras vão ter que voltar atrás??? A não ser que queiram mesmo ver o circo pegar fogo…

Beijos pra você!

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
14 anos atrás

São fatos novos que agora finalmente agitam de vez a silly season… Vamos a um exercício de teoria de conspiração: essa punição a Renault parece premeditada, considerando o acidente do Massa. Explico: há uma vaga na Ferrari, há um GP na Espanha que é o próximo e há um piloto espanhol que atrai todo o público nesse mesmo GP. Os comandantes da F-1 arrumam um pretexto para punir a equipe do espanhol (que anda mal das pernas, sem chance de ser competitivo), deixando-o livre para substituir Massa acidentado, numa equipe melhor e que também é o provável destino do espanhol no ano que vem. Com certeza dariam um jeito para liberá-lo do contrato da Renault por pelo menos essa corrida e não deixar o GP ser um fiasco de público.
Acredito que seja impossível que o Alonso não corra em Valência. A segunda hipótese é a de que voltem atrás na punição (mais provável, vide GP da Austrália deste ano), a Renault ganhe apenas uma multa e Alonso cumpra integralmente seu contrato até o fim do ano. Neste caso, Marc Gené com certeza seria o substituto de Massa em Valência (mais um agrado ao público local), podendo Badoer assumir o posto na corrida seguinte (um revezamento como o feito pela McLaren em 2006 na saída de Montoya; Wurz e De La Rosa se alternaram). Essa segunda hipótese seria a mais óbvia e mais digna para com o acidentado Massa. Como disse o Luiz Sibut acima, seria uma “paunocuzisse” sem tamanho, muita desconsideração para com o Massa decretar sua invalidez assim tão rapidamente. E se a Renault for excluída mesmo desse GP, talvez nem termine a temporada…

Levi Davet
Levi Davet
14 anos atrás

Niki Lauda devia ser internado num hospício, pois dizer que Schumacher é o melhor pra substituir Massa é a pior burrice que poderia ser dita neste momento… O cara tá a quase três anos sem correr de F1 e acham que ele vai voltar no pique dos demais? Todo esportista que fica parado muito tempo precisa de um período de recuperação pra voltar às suas atividades. Duvido muito que Schumacher estaria pronto em três semanas.

Acho que Massa deve ficar pelo menos três GPs fora, por precaução. O substituto óbvio seria um dos pilotos de testes. Mas, em 1999, quando Schumacher se machucou, a Ferrari optou por colocar Mika Salo no assento em vez de Luca Badoer (que já era piloto de testes na época). Portanto, tudo é possível.

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

No período que o Massa ficar fora o seu substituto poderia ser o Bourdais. Imaginem a reação do Raikkonen e as declarações do Gola Profonda…

JP
JP
14 anos atrás

E a Brawn? Não vai ser punida por desleixo e um quse homicídio culposo?

renato
renato
14 anos atrás

rubem rodriguez gonzalez,,,

NOFFFFFFFFFFFFFAAAAAAAAAAAAA, que braba.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Aos profetas e pitonisas de plantão: o prêmio de 55 milhões da mega sena saiu, mas o próximo na quarta vai sortear 25 milhões, por favor me mandem os números porque estou precisando fazer uma reforma básica na casa e essa merreca ajuda e como sou desprovido desse dote tão abundante para alguns aqui como prever o futuro, resolvi pedir ajuda aos mais “afortunados” pelo criador.

Aparece de tudo nesta hora, desde os eventuais substitutos do Massa até os mais especializados ou PHD’s em futorologia que conseguem precisar quanto tempo o Massa vai se recuperar, eu ainda me lembro como o amigo Roberto Froés que me preparava para saber aonde o Niki Lauda seria sepultado e após duas etapas voltou todo sequelado para defender seu titulo, na época o sensacionalismo era menor e a falta de internet atrapalhava demais a vida e o meio de manifestação dos izspessialistaz e futurólogos, mas a síntese era a mesma, pessoas sem o menor embasamento mas com um veículo de comunicação a mão travestidos de ESPONE ( especialistas de porra nenhuma ) falando merda à vontade, mudam as épocas ou as moscas mas a merda é a mesma, o defeito do brasileiro é que em 10 minutos ele vira neurocirugião, psicólogo e íntimo da família. todo mundo têm um cara que conheçe o primo do vizinho de um amigo de infância de uma diarista que trabalhava na casa da vizinha da tia do Massa, normalmente é da sua cabeça fértil e dessas infomações “avalizadas” que ele tira as suas conclusões.

Tenho certeza absoluta que o Massa não corre a próxima etapa, o resto é especulação de tudo e de todos, pode ser que daqui a duas corridas ele esteja de volta ou só no ano que vêm ou nunca mais, existe a hipótese também de voltar para o Brasil para concluir o tratamento em um airbus da Air France e o mesmo cair no oceano, existe também o risco de morrer que é apenas maior que o nosso em face ao acidente em que foi vítima, pois afinal esse risco só é extinto quando efetivamente morremos.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
14 anos atrás

Quanto à punição achei correta. Tem que haver mais resposabilidades quanto à segurança.

Sempre quando ocorre acidentes, eles Veêm um atrás do outro.

Então… por mais que a Renault não são “irresponsáveis” não pode ocorrer o que ocorre, muito mais após uma semana atrás do acidente lá do rapaz na F2.

Quem vai substituir o Massa??? boa pergunta. Se não for o Schumacher, pode aparecer o Alonso!

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
14 anos atrás

É claro que não vai acontecer nada assim, mas já imaginou, se o Briatore, num momento de alucinação total resolve, que, já que a Renault não correria a próxima, o Nelsinho podia falar tchau pro resto da equipe via Twitter.
E aí, por conta da não participação, o Alonso resolvesse dar um pé na bunda da equipe e fosse substituir o Massa na Ferrari até o final do ano, pra substituir o Raikkonen no próximo ano. Será que a Renault chegaria até o final do campeonato pra dizer que estava fora no próximo?

Silvio Roesler
Silvio Roesler
14 anos atrás

Essa é a reação da FIA “pra mostrar que está preocupada com a segurança”.

Lamentavelmente não é de hoje esta toma decisões ridículas!

vitão
vitão
14 anos atrás

até parece que o mecânico montou a mola da Brawn e depois foi montar a roda na Renault.Para quem se considera o ponto supremo do esporte, até de forma arrogante, foram erros sérios.

Tom
Tom
14 anos atrás

Para mim o Massa não volta mais,e se voltar vai tomar tempo da galera,só ví um piloto que continuou andando rapido depois de um acidente assim, o Mika em 95..,que continuou sentando a bota.O Kimi é um cara de sorte vai continuar na Ferrari .

Alfredo
Alfredo
14 anos atrás

Alonso na Ferrari é a combinação mais esperada da F-1. A melhor equipe, o piloto mais veloz do grid, o carro perfeito. É muito semelhante ao evento Senna-Williams. Dúvido que Alonso enbarcaria nessa de substituir o Massa. Colocaria tudo a perder em termos de glamour. Seria nojento, desrespeitoso e covarde.

MSM
MSM
14 anos atrás

Ridícula essa punição, o mais certo é multar a equipe. Pelo menos cabe recurso.
Quanto a ida de Alonso para a Ferrari nesta ano, acho meio difícil, o mais certo é colocar o reserva.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Como tem marmanjo com medo de barata aqui… Pô, vcs são homens ou pés de couve???

Falando nisso, alguem aqui já teve uma barata entrando voando dentro do carro em movimento? Eu já, umas duas vezes. Uma delas encaixotado dentro de um Bianco.

Quase que o carro vai pra casa sozinho…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Como essa galera da FIA viaja na maionese! A atuação da Renault já é uma punição pra equipe, se for punir toda equipe por conta de erro de aperto de porca e tal, vai ter corrida que nem vai ter carro… bobagem sem tamanho dos comissários, exagero dos grandes, assim como acho que seria exagero punir o Kimi. Porque, ao contrário do Webber, ele tava encaixotado e tentando sair do bolo. O Webber foi muito mais DESCARADO e ACINTOSO na manobra, até porque era só ele e o Barrica, não tava pressionado no meio do bolo.

Quanto à história do Alonso na Ferrari, sei lá, plausibilidade o boato tem, por conta do tempo de recuperação do Felipe, que pode ser longo demais para a temporada, e pela carroça que já deve ter deixado branca as sombrancelhas da espanholita chorona das Astúrias… ia ser bem louco o Briatore demitindo um e tomando uma demissão do queridinho dele, hehehehehe…

E as baratas? Aplico a seguinte filosofia: você (barata) fica quietinha aí que eu fico quietinho aqui. Um não incomoda o outro e tá tudo bem. Mas se vier pro meu lado, ou o chinelo vai voar na cabeça ou… vazo do recinto, hahahahahaha…

Roberto Fróes
Roberto Fróes
14 anos atrás

Massa fora da Ferrari? Duvido (mas alguém aí em cima interpretou assim).
Alonso na Ferrari já? Pode ser, e não vejo nada demais nisso. Acho que depende de quanto tempo levará a recuperação do Massa.
Se for coisa de 1 ou 2 corridas (lembram-se do Niki Lauda?), Alonso só fica vermelho em 2010.
Mas se for algo mais demorado – espero que não – até o final do campeonato ou algo próximo disso, aí sim, acredito em Alonso vermelho já!
Mudando um pouquinho de assunto:
A maioria aqui assistiu o filme Grand Prix. Eu assisti mais de 40 vezes, perdi a conta…
O acidente do Massa me lembrou demais o problema sofrido por Sarti em Monza. Realidade e ficção… ainda bem…

J. Alves
J. Alves
14 anos atrás

Como tenho coisa mais legal a fazer do que ler o regulamento da F1, não sei se a punição à Renault foi exagerada ou não. Talvez. Mas não é de se estranhar, considerando que um moleque morreu semana passada em circunstância muito semelhante (só que naquele caso completamente acidental).

Por que não a Brawn também? Pelo que entendi, a Renault *sabia* (ou pelo menos foi o que os comissários concluíram) que algo não estava bom no pit e liberou o piloto (que aparentemente não sabia, tanto que especulou sobre pneu furado) mesmo assim. O carro da Brawn quebrou. Se alguma investigação que porventura aconteça, o que leva tempo, mostrar que a quebra foi por negligência também, aí sim seria caso para uma punição.

Barata nojenta E asquerosa (só um não serve) para presidente!

Mário Salustiano
Mário Salustiano
14 anos atrás

quer dizer que para a FIA houve dolo no erro dos mecanicos? ou seja fizeram de propósito?? e por isso tem de arder no fogo do inferno, já não basta tanta babaquice desse chamado mundo politicamente correto agora mais essa, errou não basta mais voce já ter todo o prejuizo de perder, PQP para os comissarios

Marcelo D
Marcelo D
14 anos atrás

Quero lembrar que as moscas carregam em suas patas nojentas e asquerosas muito mais bactérias que as injustiçadas baratas…

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

O rigor da punição se deve às circunstâncias: dois acidentes recentes e graves, um deles fatal, envolvendo peças que atingem a cabeça de pilotos.
Confesso que me deu um frio na espinha quando vi aquela roda se soltando.
E se o Alonso achava que era um pneu furado e a equipe omitiu a verdade a ele, é motivo de sobra para o espanhol fazer um escarcéu, talvez até rasgar o contrato e já ir de mala e cuia para a Ferrari.

Rafael Palacio
Rafael Palacio
14 anos atrás

Provavelmente devem colocar o Marc Gené.

Mas eu queria ver o Alemão aposentando o Kimi!

Rafa
Rafa
14 anos atrás

Flavio Gomes, vc viu a camisa do rubinho hoje na saida do hospital??????????? O desenho do Bruno Mantovani!!!!!
A foto esta na noticia do GP:

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/images/15/15/15/5437368.rubens_barrichello_no_hospital_aek_na_hungria_grande_premio_320_500.jpg

Penelope Charmosa
Penelope Charmosa
14 anos atrás

Punição exagerada….

Henrique
Henrique
14 anos atrás

F1 virou esporte de dondocas…
Se espirrarem na hora que acharem errada, punição até o fim do século

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
14 anos atrás

Calma Flavio, escrevi em tom de brincadeira, quando falo “noticia” é em uma coisa jocosa, basta ver a menção aos “grandes” Nelson Rubens, Leão Lobo e Sonia Abraão, “jornalistas” que gostam de fazer essa linha de “jornalismo”, entendeu?
Ou será que o “medo” de baratas está lhe roubando o bom senso e o deixando estressado?
Escrevo usando aspas para que dessa vez não haja um mal entendido.

Huller Moreno
Huller Moreno
14 anos atrás

Tão de sacanagem na Formula 1 só pode… Nem tenho paciencia pra comentar mais alguma coisa. Só espero que o Massa se recupere.

Ricardo - OR
Ricardo - OR
14 anos atrás

Pra nao deixar de lado as noticias “oficiais”, achei muito interessante quando o galvao informou que o medico do massa tinha dado a declaracao confirmando o comunicado o que a globo ja tinha feito “oficialmente”.
Nao e o maximo

pauloaidar
pauloaidar
14 anos atrás

Concordo que foi um exagero punir a Renault, parece que estão jogando para a torcida aproveitando a comoção dos acidentes de Surtees e agora o de Massa.

Como tb foi um absurdo mostrar o Briatore de malinha na mão indo embora do circuito quando ainda faltavam umas quinze voltas para acabar a corrida, demosntrando o quanto ele está andando pelo Piquet Jr.

Alonso seria uma boa na rossa, mas Schumi tb .

E pra concluir..tb tenho medo de barata.

G. Steigert
G. Steigert
14 anos atrás

Até o fim do ano:
– Alonso vai pra Ferrari,
– Nelsinho vai pra Williams,
– Fisichella se aposenta, junto com o Rubinho,
– Kimi vai pra Brawn,
– Red Bull ganha o campeonato de construtores,
– e Webber é campeão mundial.

Thais
Thais
14 anos atrás

Acho que a F1 tá ficando chata demais…
Os pilotos não podem disputar posição que levam penalidade. Então, dessa vez, achei bom o KR ter saido “ileso”, especialmente pq ele estava no meio de dois carros, não tinha como sair!

Punição exagerada para a Renault…

Sei lá, tá chato.

marcio
marcio
14 anos atrás

Logo vamos ver o Nelson pai cahamando o Briatore de Gaga, como fez com o comendador Enzo Ferrari… e com razão, pois hj ficou claro q a Renault é uma das piores equipes do grid, pois mesmo trabalhando para um unico piloto consegue fazer m…