MOCO

SÃO PAULO (mas em P&B) – Quando visitei a fábrica da Ferrari, anos atrás, pude entrar no casarão do comendador Enzo ao lado da pista de Fiorano. No seu gabinete, onde assistia às corridas pela TV e tinha uma boa visão do circuito particular ferrarista, havia (há, porque a sala está preservada como se fosse um pequeno museu) dezenas de fotos de carros e pilotos. E só uma de um piloto brasileiro: José Carlos Pace, neste protótipo com o qual defendeu o time de Maranello no Mundial de Marcas.

Baita honra.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bellissimo
Bellissimo
14 anos atrás

“Bela foto, bela “macchina”, Ferrari 312 P, GRANDE piloto!!!”
Alias….Super piloto…

Luciano Rizzi - Sertãozinho, SP
Luciano Rizzi - Sertãozinho, SP
14 anos atrás
Luciano Rizzi - Sertãozinho, SP
Luciano Rizzi - Sertãozinho, SP
14 anos atrás

Bela lembrança. Quanto a miniatura, existe da fabricante Ixo na escala 1:43, saiu em uma coleção de revistas na Europa sobre Le Mans, senão me engano da Altaya.

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

FG, é esse escritório do Comensador que está hoje no museu “Galleria Ferrari” em Maranello?

Pantaneiro
Pantaneiro
14 anos atrás

Para mim o melhor piloto brasileiro…. saudades….

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Pra quem é dessa época, me tira uma dúvida:

O Pace era o melhor piloto brasileiro da época?
Se não fosse a fatalidade de sua morte, seria o melhor piloto brasileiro de todos os tempos?

Antonio Seabra
Antonio Seabra
14 anos atrás

O Moco desde o primeiro treino com a 312 P se deu bem com o carro. Ja neste treino de meia hora igualou o recorde da pista de Fiorano.
Esta é uma 312 P com traseira longa tipo Le Mans (naquela epoca ainda pão havia chicanes na reta de Hunaudieres…). O Moco nunca venceu com este carro, embora tenha sido um dos pilotos mais rapidos com ele (o famoso azar dele…) . Talvez uma de suas melhores provas com o carro tenha sido no velho Nurburgring, quando deu um grande trabalho para o Ickx, que, com carro igaul e primeiro piloto da Ferrari no SP, era o rei do Inferno Verde.

O Moco se destacou pela velocidade com este carro, sendo sempre um dos mais rapidos, tendo como seus companheiros de equipe Ickx, Redman, Peterson, Reutemann, Andretti, Merzario, Schenken.

O Moco era mesmo muito veloz e habilidoso. Mas era muito azarado. Pareo duro para o Chris Amon.

Antonio

claudio  cesario
claudio cesario
14 anos atrás

é uma pena que estes carros sejam somente uma lembrança , é uma pena tantas categorias morrerem por que sempre se achou que elas colocavam a f1 em risco

chico rigo
chico rigo
14 anos atrás

e nada do rubinho tartaruga!!!

RESPOSTA DO FG:

Rubinho chegou à Ferrari 11 anos depois da morte de Enzo.

Everson Abreu
Everson Abreu
14 anos atrás

Belo carro. Época mágica.

Caca
Caca
14 anos atrás

Essa aí, número 16, chegou em segundo lugar no geral em Le Mans. Moco pilotou-a junto com Arturo Merzario em 1973.

Interessante que, alguns dias atrás, digitalizei mais de 30 fotos desse mesmo carro para enviar aos EUA. Um fabricante de miniaturas está para lançar uma 312P em escala 1:18. Prontamente entrei em contato perguntando se haveria uma versão desta do Moco. O dono me respondeu pessoalmente que, caso eu pudesse fornecer material fotográfico suficiente, teria enorme prazer em confeccioná-la.

Aguardem, ela sai no fim de 2010!

renato powell
renato powell
14 anos atrás

josé carlos pace 4ever

Zé Maria
Zé Maria
14 anos atrás

Bela foto, bela “macchina”, Ferrari 312 P, GRANDE piloto!!!
Com certeza é Le Mans, pela traseira alongada e pelo par de faróis instalado entre as tomadas de ar para os freios, no nariz da barata!! Saudades de um piloto de verdade!!

Dú
14 anos atrás

O Luizinho tem uma historia da primeira prova do Moco pela Ferrari.
http://tinyurl.com/l9thfu
Naquela época o Comendador que escolia os pilotos!

Ney
Ney
14 anos atrás

Puta carro lindo, mesmo banheira!