O FIM DO PARQUE

SÃO PAULO (que não acabe) – O Shopping Eldorado requisitou a Maurício de Sousa a área onde hoje fica o Parque da Mônica, raro espaço para diversão da criançada em SP. Estou acompanhando a história pelo Twitter (sempre ele…) do autor, @mauriciodesousa. Quando meus meninos eram pequenos, menores, eu ia sempre lá. Num dos brinquedos, a Casa do LOUCO (que não é doido, ele se chama Licurgo Ourival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, e as iniciais é que formam o apelido…), tem uma Vemaguet azul pendurada.

Que já foi retratada em quadrinhos do Maurício. Com requintes de crueldade mecânica, diga-se. A folga do eletrodo é coisa que só a turma dos dois tempos sabe direito… Tomara que levem a Vemaguet para o local onde for erguido o novo parque, porque pelo que estou entendendo, a ideia é essa, fazer um novo.

Maurício gosta de DKW e é gente boa. Quando comecei a trabalhar na “Folha”, nos idos de 1986, seus estúdios ficavam no prédio anexo, o mesmo onde funcionava “A Gazeta Esportiva”, na Barão de Limeira. A gente vivia se esbarrando nos corredores. Ele trabalhava duro, todos os dias. E sempre foi simpático e atencioso. Depois, acho, os direitos de publicação de seus gibis foram negociados com a Editora Globo e ele se mudou de lá.

A Mônica de verdade, mesmo, essa eu nunca vi lá no prédio.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
florencia
florencia
14 anos atrás

eu também estudei na escolinha da monica e não me lembro se conheci voce, meu nome é florencia e era da classe da vanda e da valéria gemeas filhas do mauricio!!!!!

João Rodolfo Linares
João Rodolfo Linares
14 anos atrás

Concordo com algumas opiniões de que o Parque não está a altura dos incríveis personagens do Maurício, apesar de ser esta a “minha” opinião, minha filha adora . Espero sim que a mudança seja para melhor, e como dkwmaníaco desejo que o novo espaço continue contando um pouquinho da história dos automóveis pioneiros da nossa indústria.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Gosto muito de lá, é da minha época. No dia que o Senna morreu, eu estava no Parque da Mônica, me divertindo pacas, tinha 11 anos. Não estava comemorando a morte do Senna, mas eu era criança e claro, nunca imaginaria que ele iria morrer, talvés por minha ingenuidade. Não me esqueço dos cheques e dinheiro falsos do Banco Nacional que eles davam na saída. Fazer o que né, espero que o novo parque seja melhor ainda, mas aquele era nota 10 mesmo.

Lim Mesquita Campos
Lim Mesquita Campos
14 anos atrás

Moro em Taubaté, e já fui ao parque uma vez (Em 1995, prézinho) como prêmio de gincana escolar. Lugar bacana.
Uma pena que o Mauricio tenha que mudar o Parque de lugar justo quando completa 50 anos de carreira… Aprendi a ler com os gibis dele (Na minha opinião, as melhores histórias da Turma são as de 1994 até 1998 – hoje as histórias são mais zoadas: as piadas sobre o Xaveco ser “O Personagem Secundário” são repetidas incessantemente).
Agora leio o mangá da turma que ele tá fazendo, e os roteiristas colocaram de professor o Louco; ou melhor , Prof. Licurgo; e um “Dr. House” como médico da escola – Impressionante, aquele médico ranzinza junto dos personagens de nossa infância. Gostei da referência.

Vinny
Vinny
14 anos atrás

Por falar em Barão de Limeira … eu trabalho no Senai da Barão e tem um Lada a Venda aqui q se vc ver vc se apaixona ! hahahahaha

Antonio Valdoski
Antonio Valdoski
14 anos atrás

Ué, hoje em dia não tem mais folga no eletrodo da vela não??

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Levei minha filha ao Parque e me decepcionei. Pelo que as revistinhas representaram para todos nós, a turma da Mônica merecia um parque melhor. Tem coisa quebrada, suja, e é o máximo da claustrofobia paulistana, um parque fechado, dentro de um Shopping.

Mas outro dia levei ela no Simba Safari (nem sabia que ainda existia, tem outro nome), e ela ficou maravilhada (apesar do medo da girafa, que veio pegar uma folha que estava na mão dela para comer).

Espero que façam um parque novo, em algum lugara berto (e fora de São Paulo). Eu adorava os gibis. Gostava muito do Chico Bento e da turma do Penadinho. E achava a Tina uma gata.

Paulo Mina
Paulo Mina
14 anos atrás

Que merda, levo meus filhos lá com frequencia, a molecada vai ficar triste.

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
14 anos atrás

O estudio ate 2007 ficava ou fica ainda na Rua do Curtume esquina com a Ermano Marchetti no predio que era ocupado pela Editora Abril,aonde esta o estoque e o depto de assistencia tecnica da Audi, meu local de trabalho por 6 anos.Pra quem gosta de DKW ser vizinho da Audi vai bem!

Marcello
Marcello
14 anos atrás

Na minha opinião a fase mais legal da “Turma da Mônica” era no começo quando tudo se passava nos bairros de São Paulo, o pessoal morava no Limão, cada personagem tinha um time (grande Cebolinha Palestrino!), e por aí vai…

Não sei também se ainda tem, mas tinha umas histórias do Astronauta e do Horácio que eram até emocionantes, bons tempos.

Mauricio de Souza, uma obra espetacular!!

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
14 anos atrás

Concordo com o blogueiro DEX. Tenho dois filhos e o Parque da Mônica é uma opção muito bacana para eles, principalmente naqueles finais de semana chuvosos ou nas férias escolares de julho, quando o tempo está meio frio e fica difícil levar ao Zoológico, por exemplo.
Frequento bastante o Shopping Eldorado e, apesar de já ter feito muitas compras por lá e eles nem saberem da minha existência, farei um pequeno protesto contra este absurdo, que é passar a boicotar este Shopping. Não sou tão tolo a ponto de ignorar que a grana fala mais alto nestas horas, mas isso cria uma imagem de antipatia tão grande pelo Shopping (pelo menos para mim, que sou fã da Turma da Mônica desde a época em que eu era moleque e os gibis saíam pela Editora Abril), que não dá mais nem vontade de voltar lá. Vou procurar um lugar onde as crianças sejam melhor tratadas.
Tomara que o Maurício de Sousa consiga levar o Parque para um bom lugar. E estarei lá, junto com meus filhos, quando tudo estiver funcionando.

Alex
Alex
14 anos atrás

Hoje o Estúdio Mauricio de Souza fica na Lapa, próximo a Av Ermano Marchetti, trabalho bem ao lado!

Mari
Mari
14 anos atrás

Fui algumas vezes no parque qd era criança (tenho 21 hj), é um ambiente bem gostoso mesmo. Não lembro da Vemaguet, mas a casa do Louco era o mais legal kkkk.

DEX
DEX
14 anos atrás

Chatinho, ultrapassado ou não é bem verdade que a metropole têm poucos parques/atrações para as crianças. o pior de tudo isso é uma das desculpas do parque: o novo foco dos frequentadores com a construção do Eldorado Bussiness tower.!!! Voltamos ao auge dos Yuppies??? E as crianças como é que ficam??? O parque mal ou bem era uma boa atração para se levar a criançada… merecia uma reforma… mas ainda era gostoso ver os pequenos brincando… Area disponível tem uma em São Bernardo do Campo… aonde era o Best Shopping uma area enorme ali perto do Km 18… e por falar em SBC a atual prefeitura está esquecendo de reabrir a cidade da Criança…. apesar de ter uns brinquedos meio campengas era um parque com muito verde…. enfim.. a criançada não tem vez nessa megalopole… O mundo parece que fica cada dia mas chato… e limitado a PSP/nintendo reality shows….

Dú
14 anos atrás

Lembro qdo. a área do Eldorado era campo de Várzea e Circos eram instalados lá.
Tomara que resolvam também o problema de segurança. Afinal é o Shopping onde mais pessoas morrem e quadrilhas assaltam no estacionamento.
Grande MS

Stein
Stein
14 anos atrás

Folga de 0,7 centímetros?! Haja faísca… LoL

Fábio Peres da Silva
Fábio Peres da Silva
14 anos atrás

A Mônica era até pouco tempo atrás a diretora desse parque … me parece que ela administra os negócios junto com o Maurício … e é a Marina que cuida das revistas, se não me engano.

lucas c costa
lucas c costa
14 anos atrás

mas o filho da monica conheço

Germano
14 anos atrás

notícia triste…lembro que cheguei a ir logo após a inauguração…

Juliana Ferrari
Juliana Ferrari
14 anos atrás

Eu estudeio com a irmã da Mônica e a conheci na escola que o Maurício tinha na Rua Auriflama, uma travessinha entre a Av. Rebouças e Rua dos Pinheiros, que se chamava Escolinha da Mônica (lógico), e eu estudei lá…ela era naquela época muito bonita…mas isso já faz bastante tempo.
é uma pena tirar o Parque de lá…fez parte do fim da minha infância…tomara que não acabe.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Logo agora, que o Mauricio está fazendo 50 anos de carreira…

Sergio SP
Sergio SP
14 anos atrás

Na boa, esse parque é muito ruim.

Nilton Thomaz Firmo Jr
Nilton Thomaz Firmo Jr
14 anos atrás

Boa tarde Flavio, falando em DKWs, mando imagens dos tempos em que haviam corridas de carros aqui em BH, mais precisamente nos arredores do Mineirão…Olha só quantos Volkswagens, DKWs, e outros da epoca…vale a pena dar uma olhadinha…eis o endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=5RKA0VkVjm4
Abraços!

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Levei minha filha lá há uns dois meses. Me decepcionei com o parque, mas ela se divertiu. A idéia é muito boa, mas o parque nao está a altura da turma da Monica, talvez pela idade, Espero que ele faça outro melhor e mais moderno, pois seus personagens são referências culturais brasileiras e merecem.

Mario Martin
Mario Martin
14 anos atrás

FG, fui com meu filho lá outro dia e tirei a fota da Vemaguet em questão. Vou baixar a foto e te envio em seguida.

Abraços.