MENU

domingo, 30 de agosto de 2009 - 12:37F-1

BELGICANAS (9)

SÃO PAULO (a ver…) – Longe de mim duvidar de uma informação do Reginaldo Leme. E a que ele deu na transmissão da TV é das mais graves. Resumindo, para quem não ouviu. O comentarista da Globo (e colunista do Grande Prêmio e d’”O Estado de S.Paulo”) contou que a FIA abriu uma investigação independente sobre o GP de Cingapura do ano passado. Na ocasião, Alonso tinha acabado de fazer seu pit stop, ele que largara lá atrás, quando Nelsinho Piquet bateu. Assim, todos pararam aproveitando o safety-car e Alonso, que já tinha trocado pneus e reabastecido, apareceu de repente em primeiro.

Na época, a batida foi tratada com ironia e curiosidade. Fernandito jamais venceria se não fosse o rabo danado de um safety-car ter sido acionado logo depois de sua parada. E justamente causado pelo companheiro de equipe…

Suspeitar de que foi de propósito, na época? Não me lembro de nenhuma desconfiança séria, apenas comentários, como disse, irônicos. E não tinha sido a primeira batida de Nelsinho no ano, afinal.

Agora, surge essa informação: Briatore teria ordenado que o brasileiro se arrebentasse no muro naquele momento e naquele lugar. Assim, Alonso teria chance de vencer, como venceu. Disse o Reginaldo que depoimentos chocantes já foram tomados pelos investigadores.

Nelsinho Piquet não se pronunciou pelo Twitter, como costuma fazer. Aliás, assim que a informação foi ao ar na Globo (estranhamente causando espanto até no narrador Galvão Bueno, que aparentemente não sabia de nada), Piquet-pimpolho desapareceu do miniblog, depois de dar uma zoada básica em Grosjean, seu substituto, que bateu na primeira volta.

E foi pelo Twitter que recebi outro vídeo (desculpe, não sei quem mandou) daquela corrida. Na volta de apresentação, Nelsinho rodou de maneira parecida. Não bateu. Teria sido um ensaio? É conspiração demais, não? De qualquer maneira, apimenta a história toda.

O que é essencial, agora, é ouvir o piloto. Antonio Pizzonia, também pelo Twitter, contou que jantou com Nelsinho ontem e disse que uma bomba vai estourar na F-1 “hoje ou segunda-feira”. Seria essa? “Isso e muito mais”, escreveu Pizzonia. Mas Nelsinho seria capaz de bater de propósito sob ordem da equipe?

É tudo muito pouco verossímil. Uma coisa é dar passagem ao companheiro de equipe, segurar um rival na pista, essas atitudes menos dramáticas e mais corriqueiras. Mas se jogar no muro para obedecer ao chefe?

No fim da tarde, a FIA confirmou que uma prova de 2008 está, sim, sendo investigada. Se houve algo, Briatore será elevado à condição de capeta dos capetas. Mas é preciso que se diga, como bem lembrou meu amigo Teo José. Se isso aconteceu, Nelsinho está no mesmíssimo barco.

Vamos aguardar. É caso que vai dar pano pra manga, como se diz. E muito sério.

142 comentários

  1. aspassos disse:

    Estratégias e trapaças fazem parte do jogo, qual foi a pior delas para nós brasileiros nos últimos anos? Austria 2000 ou Cingapura 2008?

  2. Rubens Cavalcanti disse:

    Tenho uma idéia: Piquet-pai é um demente, vingativo;

    Em 1988, Senna tirou uma com a cara dele, e ele espalhou o maior boato de todos os tempos…

    Em 1995, Barrichello saiu fora da Arisco, deixando Nelsão com uma grana preta “a voar”, e ele passou a humilhar o piloto…

    Em 2009, Briatore demite o filhinho e ele solta essa…

  3. A. CESAR PARDINI disse:

    Parece pum dentro do elevador; Todo mundo de cara feia, um olhando pro outro com olhos acusadores, e ninguem foi. Mas o cheiro é prova irrefutavel do ato. Pena que ninguem lembrou de colher uma amostrinha para servir de prova.

  4. A. CESAR PARDINI disse:

    O Fangio listou os picaretas de plantão na época da Benetton. E o Senna acabou pintando como uma vitima, talvez pelos desmandos que ocorriam no passado. Não consigo esquecer de uma cena filmada por alguem, focando um dos mecanicos da equipe Willians, que chorava desesperadamente apos a morte do Senna. Se fosse um mero acidente, não haveria tanto desespero. Que será que houve???

  5. José Maria disse:

    O Nelsinho se bateu propositadamente não colocou qualquer outro piloto em risco, e deve ter agido por ordem e pressão do Briatori, inclusive sob ameaça de demissão. Agora por que não puniram Senna e Prost quando bateram de proposito um no outro no Japão em 89 e 90. E o Schumaker no Hill na Austrália em 94. Com o agravante que nestes casos todos saíram em decorrência dos acidentes provocados , como campeões do mundo !

  6. José Carlos Araujo disse:

    Acho que a equipe mecheu alguma coisa no carro ou via radio e o Nelsinho estrepou o muro.

    O briatori é um mafioso, filho da puta e mal-carater. Ele não vale nada.

    E com certeza o Alosno tá no meio.

    è lógico que foi o Nelsão que espalhou merda no ventilador e sabe que o Nelsinho é inocente. Ele quer é ferrar o Capo.

    Vamos ver a apuração dos fatos e ver o que se confoirma e o que não é verdade.

    Mas que vai dar merda, isso vai, e das grandes!!!!!

  7. Wyllison disse:

    O Briatore como chefe de equipe, tem história de deslealdades. Lembram-se das histórias da Benetton, no ano de 94, que deu o título a Schumaher, muita coisa ficou mal contada naquela época.

  8. Paulo Aidar disse:

    Pra quem gosta de teorias conspiratórias (percebeu como sempre tem brasileiro no meio ?)..é um prato cheio.

    Esquece.

  9. Gute Corrêa disse:

    Olha FG, o negócio é o seguinte:
    1- Aonde tem fumaça tem fogo;
    2- Se tem fogo, tá na cara que Piquet pai quer vingança;
    3- O Galvão sabia, e fez de besta quando soube ao vivo, quem ele quer enganar ?
    4- Tem mais lenha pra queimar ainda;
    5- Além de péssimo piloto, com essa história o Nelsinho vai mostrar que é um cara sem personalidade e que não tem nada do pai, que aliás desconfio que o próprio Nelsão está fazendo o papel de cavalaria nesta história.Quer dizer literalmente aquela frase “vou chamar meu pai pra você” .

  10. Fangio disse:

    Será que ninguem em sã consciencia desconfiou a época que o Schumaker bateu e continuou na pista no primeiro titulo???
    para quem assiste corridas a 40 anos sabe que pela ordem,briattore,ross brown,frank willians são alguns dos grandes picaretas da Formula um.

  11. Mateus Leite disse:

    E caso a vitória de Alonso seja desclassificado…muda alguma coisa no resultado do campeonato de 2008..?

  12. Enio Peixoto disse:

    Lógico que o Piquet não bateu por querer. Ainda mais, um porrão de traseira, com aquela violência. E que poderia ter consequências graves para sua coluna.
    Mas o Briatore pode ter sugerido para ele encostar o carro em alguma curva e simulasse uma pane qualquer.
    Aí devem podem ter ficado discutindo, o Briatore berrando no microfone e ele pode ter perdido o controle daquela forma.
    Se houve mutreta, foi algo assim. Porque do contrário, o Piquet também seria culpado e não teria vantagem nenhuma em expor esse assunto agora.
    Mas a punição, ao contrário do que a maioria está dizendo, não deve ser muito severa para ninguém. O máximo que deveria acontecer, é a desclassificação da equipe desta corrida. A perda da vitória e pronto.
    Para Piquet, no máximo, a perda de posições em largada, mas como não está correndo, fica com direito a suspensão da pena.
    Para Alonso, a perda daquela vitória.
    Para a Renault, multa em dinheiro e perda da vitória.
    Para Briatore, nenhuma punição por parte da FIA. A Renault é que tem que ser punida. E ela, se quiser, que puna seu empregado, por má conduta e por expor a marca dessa maneira.

    Schumacher bateu de propósito em Mônaco, para garantir a pole e só perdeu o tempo de classificação, tendo que largar em último.
    Por que agora tem que banir equipe?

  13. Robson disse:

    Se de fato Nelsinho fez isso, é motivo suficiente para ser banido do esporte a motor.

  14. Francisco Meireles disse:

    Segue o vídeo dá rodada!!! EStranho pacas….
    http://www.youtube.com/watch?v=JszDb-j4NGI

  15. morpet disse:

    Assistindo de novo não dá pra acreditar que foi de propósito. Ele podia ter se machucado muito feio naquele acidente.

  16. Eumar Junior disse:

    Existe alguma razão para os meus comentários não serem aceitos? Nunca desrespeitei ninguém que comenta e muito menos o dono do blog. Não entendo isso!

  17. charly disse:

    É claro que esse idiota mirim não tem culpa pela mangueira enroscada no carro do Massa, mas talvez se não tivesse batido, a história poderia ter sido outra, a Ferrari não ficasse tão atrapalhada e consequentemente não teriam problema com a mangueira, e o Massa quem sabe poderia ter sido campeão mundial de 2008

  18. André disse:

    Se o Nelsinho se jogou de propósito no muro foi caso de tentativa de suicídio.

  19. Francisco de Paiva disse:

    Flávio, vi o vídeo da volta de apresentação e reparei que um carro (acho que BMW) que está 4 posições na frente do Nelsinho, quase roda quando acelera na curva. Parece que há alguma coisa ali (óleo ou sujeira). Também acho muito pouco provável um piloto se arrebentar num muro por querer, e ainda por cima ter a certeza que vai obrigar a entrada do SC e não vai se arrebentar.
    Mas, como acontece de tudo na F1, vamos esperar essa investigação.

  20. Vécio Peixoto disse:

    Na F1 tudo é possível. Não sei o porquê do espanto. Pode sim ter sido jogo de equipe. Austria 2000 foi um jogo de equipe desnecessário, e todo mundo reclamou do Barrichello.
    Piquet pode ter batido de propósito, e quanto as consequências do acidente pode ter sido meio que calculada, uma vez que ele não tinha pilotos por perto, e bateu na parte interna da pista.
    A rodada do vídeo na volta de apresentação pode também ter sido um ensaio, sem o risco de bater no muro interno por ser a entrada dos boxes.
    Do mesmo jeito que Barrchello era pressionado pela Ferrari, Piquet pode sim ter sido pressionado pela Renault, e como ele foi enxotado da Renault, pode sim ter denunciado a armação. As consequencias? Alguém será multado, e talvez até demitido (Briatore), e a F1 continua do mesmo jeito.

  21. Pedro Jungbluth disse:

    Jorge Ferrari: desculpe falar, mas sua comparação entre os pilotos brasileiros é ruim. Piquetzinho não é nem nunca foi o melhor piloto estreante brasileiro na F1, pois seu desempenho, erros sozinho, distância para o companheiro são inquestionáveis. Se fez muitos pontos, foi mais por causa da pontuação maior nos atuais regulamentos, além de um segundo lugar conseguido na pura sorte, sem nenhum desempenho bom em relação a ninguém.
    Se ano que vem eu estrear na F1 com um timaço que tenha carro 3 segundos mais rápido que os demais, com comanheiro de equipe trabalhando pra mim, eu faço mais de 19 pontos, mas dificilmente conseguiria ganhar uma corrida, eu rpovavelmente ropdaria sozinho e ia bater feito um condenado, mas na sua opinião eu seria o melhor!

  22. Duque disse:

    O blogueiro Pedro Jungbluth definiu tudo !!! Como, depois de uma temporada ridícula, bucéfala e estapafúrdia, como foi a do Piquet Junior em 2008, ele conseguiu a renovação de contrato por mais um ano ??? Tá na cara, né ??? O pimpolho cumpriu fielmente as ordens de Flavio “Don Corleone” Briatore e ganhou um contrato bonitinho para correr em 2009 !!! É bom lembrar aos ingênuos aqui do blog, que bater no muro de um circuito estreito, muito parecido com um circuito de rua, é bastante fácil e não há risco nenhum para o piloto !!! O carro se despedaça como um isopor, mas a célula de sobrevivência permanece indestrutível !!!

  23. Duque disse:

    Flavio Gomes, não se faça de ingênuo, que de ingênuo vc não tem nada !!! Vc sabe muito bem que Fórmula 1 é uma confederação de GANGSTERS e muitas histórias ainda precisam ser contadas !!! Quer um exemplo ??? A incrível “entregada” do Lewis Hamilton nas três últimas provas de 2007 (Interlagos inclusa), em que ficou claro que o Ron Dennis fez um acordo com a Ferrari para não deixar o Hamilton ganhar o título com um carro condenado pela FIA por eespionagem !!! O Hamilton, claro, obedeceu e concordou em entregar um campeonato ganho, pq ele mesmo se convenceu do grotesco que seria ganhar seu primeiro título mundial de pilotos, dirigindo um carro condenado pela FIA !!! E tem mais, o Alonso também concordou e não forçou a barra em cima do Massa e do Raikkonem em Interlagos, se acomodando num medíocre terceiro lugar !!! Essa história é verdadeira e muito mais BOMBÁSTICA do que essa do Briatore……. que também é verdadeira !!!!

  24. Bruno Camargo disse:

    Eu acho o nelsinho mal piloto.

    Mas, não acho que tenha sido ele que divulgou nada do genero, afinal o cara está procurando emprego.
    E ninguém coloca traira como qualidade pessoal no curriculo.
    Me passou pela cabeça, não pode ter sido o alonso?
    Afinal ele não traiu a mc laren em 2007, em troca de anistia e para poder quebrar o contrato e ir embora?
    Com uma vaga sobrando na ferrari, não me assustaria se a vaca sagrada espanhola repetisse o feito.
    Entregava a renault, quebrava o contrato alegando inocencia. Ia para ferrari continuar achando que é genio, e que está acima do bem e do mal.

  25. MSM disse:

    Quando o Reginaldo contou esta história no ar, onde pelo que entendi, o trio só falou de punição em relação ao Briatore, falei para mim mesmo: ” o Piquet Jr. vai se dar mal também” afinal apesar de ter sido mandado pelo chefe, ele acabou aceitando a ordem e executando-a para favorecer a equipe e ao Alonso.
    Portanto, se essa história é verdadeira (e em se tratando do Briatore, tem tudo para ser) deverá vir uma punição fortíssima para o chefe, para a equipe e para os 2 pilotos, já que o Alonso se beneficiou do acontecido. Sinceramente, eu faria assim: afastaria o Briatore da F1; multaria a equipe e tiraria todos os pontos deste ano; e daria 1 ano de afastamento para os pilotos.
    A F 1 se tornou um negócio, infelizmente o esporte foi jogado para o lado e ultimamente vimos casos exclusos envolvendo equipes burlando o regulamento e agindo de má fé. Portanto só com uma dura punição, poderá tirar estes vícios da categoria. Infelizmente, não foi o que vimos ultimamente.

  26. LHC disse:

    Concordo com as críticas ao Téo José. Jornalista (?) muito fraco, sem carisma nenhum e pior ainda como narrador ou redator. Os textos que ele produz são – em sua grande maioria – compostos por obviedades e erros de português. Quando assisto à Indy (ou Cart, sei lá), deixo a TV sem áudio. Se ele desaparecesse de um segundo para o outro, ninguém notaria sua falta.

  27. Fernando Gusmão, filho disse:

    O que mais me espanta nisso tudo é você ser amigo do Teo José

  28. JC Simonassi disse:

    Tudo muito estranho …

    O que me surpreende é a possível participação do Nelsinho nesse esquema … Desde o início na equipe ele sempre foi criticado pelos maus resultados e se submeter a bater o carro de propósito e queimar mais ma vez o filme pra uma POSSÍVEL vitória do Alonso !!! Será ???

    Qto ao Briatore e Alonso … esses dão nó até em pingo d água !!

    O Briatore é um picareta das antigas ,,, lá na distante época do Schumi na Benetton fez das suas (o carro andava abaixo da altura mínima permitida) e a equipe foi punida.

    O Alonso participou ativamente da espionagem da MacLaren … sabia até em que volta os carros da Ferrari parariam e depois ainda ameaçou a equipe e acabou saindo como vítima na história !!! Safado !!!!

    Agora é esperar pra ver !!!
    Abraço a todos
    JCS

  29. Alexandre Buratti disse:

    O mais engraçado foi o Galvão fingindo não saber de nada quando o Reginaldo falou. É um fanfarrão mesmo….kkkkkkk

  30. Fernando de Paula disse:

    FG e Amigos.., a poucas semanas atrás escrevi aqui sobre o caracter do ” São Alonso das Asturias”. Pô , o cara guia bem, ninguem duvida disso. Mas é sujo. Briatore é sujo, desde de sempre.Os primeiros titulos de Michael foram maculados por coisas deste tipo. A investigação da McLaren no ano passado já envolvia o nome do asturiano. Tá na hora de parar achar que por que se guia bem, há um aval às todas demais atitudes. Chega !!! Isso é coisa de tupiniquim mesmo, o povo brasileiro deixa seus politicos mentirem com a cara mais deslavada do mundo, e estamos fazendo o mesmo com esses caras. Se falamos que Michael é Dick, é porque é mesmo. Isso não tira dele a habilidade de guiar, mas os dois adjetivos lhe cabem bem, e ao Alonso também.

  31. MARCOS JOY disse:

    ISSO VAI SER UM REBOSTEIO QUE NÃO QUERO NEM VER

  32. Pedro Jungbluth disse:

    ótima análise, Gomes.
    Na época, ficou beem esquisito bater daquele jeito naquela hora. Mas fico imaginando o que afinal pode gerar uma investigação agora. Depoimentos? de quem? se fizeram isso, só as pessoas que se comprometem podem falar alguma coisa…
    Isso definitivamente acabaria com a carreira do Piquet Jr, e explicaria finalmente como ele conseguiu uma renovação depois de um ano que nem chegou ser ridículo de tão ruim.

  33. Alberto Júnior disse:

    Olha, essa é de cabo de esquadra. Se for verdade é uma das coisas mais absurdas que ouvi sobre a F1. Tanto o Briatore como o Nelsinho deveriam ter punições severas.

  34. J. Alves disse:

    Essa história é tão louca que pode até ser verdade… Ainda assim é bem difícil acreditar. Não que o Briatore não fosse capaz de ter uma ideia dessa e pedir. Difícil é acreditar que Piquet Jr. aceitaria. E se fizeram mesmo tudo isso, deixariam rastros para alguém agora provar? Passaram recibo, foi? Duvido. Se fizeram, foi tudo verbal e combinado antes da corrida e não precisariam do rádio.

    Ô, temporada louca, essa! Está afetando até anos passados… :-)

  35. amn disse:

    Olha, olha! o nelsinho bateu forte no Briatore e este nao respondeu nada. ai tem coisa!

  36. Patrick disse:

    bem vi os dois videos do youtube o da rodada na volta de apresentação e o do acidente bem se isso realmente for verdade o nelsão pai ta pagando com a língua vivia metendo o pau no rubens e agora seu filho não deu em nada na f1 pelo menos na renaut e ainda teria aceitado a cometer um acidente já dizia o velho ditado aqui se faz aqui se paga!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. Celso Silva disse:

    É tudo que a Renault precisa pra pular fora da F1, que venha essa punição por que a Renault tem pressa pra sair da categoria.

  38. Vamos com calma gente, vamos esperar os fatos todos virem à tona antes de ficarem tacando pedra e fogo no Nelson Piquet Jr. Vocês irão se surpreender com o mundinho da F1.

  39. Eudes disse:

    A telemetria bidirecional foi banida da F1 antes de 2008, porém se teu engenheiro chega pra vc e diz, altere o diferencial para tanto … isso pode fazer o carro rodar ou na entrada (na hora do freio) ou na saída de uma curva ( na hora da aceleração) como aconteceu. A Renault pode ter decidido isso e induzido ao erro. O piloto muitas vezes obedece cegamente o seu engenheiro, como acontecia na Renault onde ele por várias vezes disse que a equipe sinalizava para um aecrto contra sua vontade. Se foi isso que aconteceu alguém bateu com a língua e alguém denunciou – buscar a lista de demitidos da Renault que trabalhavam com Piquet. Se ele foi conivente imagino que algo muito forte foi usado para pressioná-lo … senão vai ser difícil se explicar.

  40. 000 em Spa disse:

    Alguém em sã consciência imaginaria um tipo de diálogo como esse?

    NAP: Pai, o chefão mandou eu bater no muro para dar uma chance ao Alonso.

    NP: Para que? Para ficar com fama de piloto incompetente? Dar moral pro inimigo? Lembre-se que seu maior inimigo na F-1 é o seu companheiro de equipe.

    NAP: Ele garantiu que se eu bater vai renovar o contrato e me dar igualdade de condições na temporada que vem.

    NP: Tá bom, meu filho, já que eu não tenho nenhuma influência e nenhum trânsito com Bernie, Frank ou BMW, é melhor você garantir seu emprego no ano que vem. Bata.

    Parece que se esqueçem que Nelsão Piquet deixou a Williams como campeão, para não ter que ficar fazendo jogo de “esconde” com a equipe que beneficiava o Mansell, e ao ser convidado pela pontencial adversária (e futura campeã) McLaren disse ao Ron Dennis: Prefiro correr contra você do que para você.

    Quanto a uma suspensão eterna do Nelsinho. Muito engraçados esses que são contra a família Piquet, xenófilos declarados, todos achando que o Nelsinho deve ser afastado, e o principal beneficiado, logicamente sabedor do “acerto” se tivesse acontecido algum, não teria culpa e seria inocentado. Alonso, filho querido de Briattore, SABERIA de uma decisão dessa. Como diria o Robin: Santa pasmaceira. Acham que a F-1 queimaria o retorno publicitário que o Alonso garante? Os pilotos poderão até serem punidos, no caso de Nelsinho ter feito isto sem o conhecimento do Nelsão, mas não será Ad eternum.

    Dentro de tudo isso, a possibilidade do mafioso italiano ter mandado alterar as configurações no carro do Nelsinho, de forma que ao fazer um ajuste aerodinâmico (solicitado pela equipe após o pit-stop do Fernando), que deixasse o carro instável e inguiável me parece bem mais provável e isto com o conhecimento do Alonso, mas não do Piquet que não vai arriscar a se machucar batendo no muro. Diante do passado mafioso e conhecido do Briattore, esta possibilidade é menos fantasiosa do que a participação do Nelsinho nesta falcatrua.

    O Nelsinho, e futuramente o Nelsão poderiam ter sido alertados para isso por um mecânico que participou desta alteração de configuração depois desta confusão toda e aí o Nelsão andou conversando com o Bernie e com a FIA. Isto é mais provável que um piloto bater no muro a mais de 150 km por hora, por mais que o carro seja “seguro” por obediência a equipe.

  41. Felipe Marcos disse:

    Aí já é brincadeira né… provocar a rodada de um carro de F1 pelo rádio? Só se jogar um rádio na cabeça do piloto!

  42. Otto Lima disse:

    Com um pouco de atraso, vamos eleger o craque e a baranga do GP da Bélgica…

    Craque: Force India, pela pole de Fisichella e por ter conquistado seu primeiro pódio e seus primeiros pontos. Tudo isso, apesar de tantos e tão graves problemas financeiros e jurídicos.

    Baranga: Jenson Button, apagado neste fim de semana. Nem parece o outrora senhor absoluto da F-1 do início desta temporada.

    Destaque também para a reação da Ferrari, que se consumou com a vitória de Raikkonnen neste fim de semana, e para a corrida de recuperação de Rubinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>