COISA BOA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 26 de agosto de 2009 - 14:10Automobilismo brasileiro

COISA BOA

SÃO PAULO (vai levar tempo…) – Ontem à noite recebi em casa um lote de fotos originais, todas em preto & branco, de corridas e carros dos anos 60 e 70 correndo pelo Brasil. Lote adquirido depois de longa negociação com um blogueiro/ouvinte/leitor, mas valeu a pena. Tem coisas como essa aí, da oficina de Camillo Christófaro no Canindé. Aos poucos, vou digitalizando as melhores e pingando aqui. Vocês vão gostar.

25 comentários

  1. Tramontini disse:

    O JK como todos Alfas, mexe com o coração dos apaixonados por carros, sendo preparado para competição, na oficina do Camilo com ele sorrindo….Foi demais!!!
    Forte abraço a todos

  2. David ''FNMFan" Porto disse:

    FNM? FNM!!

  3. Claudio Aun disse:

    Rua Olaria,,,, A TOCA DO LOBO DO CANINDÉ ,,,,,,,,ABRAÇÃO

  4. Antonio Luiz Siqueira disse:

    Flávio, segundo meu irmão que era frequentador assíduo da oficina do Camilo, essa foto provavelmente deve ser da garagem que ele tinha na casa dele, que também era no Canindé. Eu me lembro vagamente da oficina próxima do colégio que foi citado e ela não tinha estas prateleiras lá. Em todo o caso a foto é espetacular, pois captura exatamente o clima da época….e o Camilo de saudosa lembrança. Mais rara ainda, pois essa foi tirada provavelmente na primeira oficina do Camilo.
    Verdade seja dita, toda a minha paixão por automobilismo se deve a essa figura da foto…..depois veio Emerson e toda a história, mas o começo, a semente, foi com ele.
    Saudades.

  5. Joaquim disse:

    A foto é do período de 1960/62, quando Camillão andou dividindo o volante de um JK com o tio Chico Landi e com o Jean Louis Lacerda. Chegou até a a ganhar umas 12 Horas de Interlagos de 1962, com Chico Landi. A foto talvez desminta a lenda que o carro corria oficialmente pela fábrica FNM.

    Aguardemos, ansiosamente as outras…

  6. joao plata disse:

    nada como um alfão!!!! coisa linda

  7. Luis Nunez disse:

    Só temos que lhe agradecer em compartilhar estas preciosidades conosco.

  8. Dionisio disse:

    Pouca gente sabe o que é um JK…

    Flavio, o Camilão ainda tá vivo?

    Abraço, responda se souber.

    RESPOSTA DO FG:

    Não, nosso Camillão infelizmente morreu alguns anos atrás.

  9. Jorge Roberto - kart 59 disse:

    Oficina de verdade!!!!!

  10. Egon Kniggendorf Jr. disse:

    E saudade!…
    Lembro que em minha infância/juventude; fiz a cabeça do meu pai pra comprar um JK, mas já não era fácil encontrar como gostaríamos.
    Como fiquei incumbido da tarefa da escolha, caprichei:
    Achei um Maverick, 4 portas, V-8, câmbio na mão e 3 MARCHAS!!!
    Era de um médico que o encostou e os filhos o venderam…
    Dá pra imaginar isso?… V-8, câmbio na mão, 3 marchas e todo original… com aqueles pneus magrelos…

  11. Helder disse:

    FG: Eu moro a 2 quarteirões de onde era a oficina do Camilo (hoje virou um restaurante, preservar história pra quê?) e lembro quando era criança e ia encher o pneu da bicicleta no posto que tem ao lado, via vários carros que ficavam na rua, Dodges, Mavericks e afins, sem falar na oficina, cheia de motores, carros de competição, etc. Era fascinado por tudo aquilo, o local transpirava competição. É uma pena que essas coisas ficaram somente na lembrança e nas fotos.

  12. Humberto Corradi disse:

    Bom demais!

  13. PAULO TREVISAN disse:

    Que foto maravilhosa! Vai ter mais ainda?

    RESPOSTA DO FG:

    Paulo, é um material maravilhoso. Que um dia, depois de saborear bastante, será doado ao “nosso” museu, claro! Aproveitando, como anda o #96?

  14. Irapuã disse:

    Mas como aos poucos vou digitalizando? Vamos com isso! Manda mais uma ainda hoje…
    Maravilha!!! Mal posso esperar pelas demais. É por isso que eu frequento esse blog, sempre tem assunto bacana!

  15. Ze Rodrigo disse:

    mostar é ótimo.
    mostra que é melhor.
    :-))

  16. Ze Rodrigo disse:

    Sensacional! Olha só, o espelho interno do JK fixado no painel, o volante original de duas cores e os freios a tambor. Cambio na coluna e banco inteiriço na frente.
    Mostar o resto logo.
    :-)

  17. Paulo Arnaldo P.A. disse:

    Olá Flavio!

    Que bacana essa foto! Só por curiosidade.
    Eu não tenho a idade dessa foto, mas morei muitos anos no Canindé e estudava num colégio ao lado da oficina do “Camilinho”. Conheço um dos mecânicos que trabalha lá há muitos anos! E eu, numa dessas andanças por Interlagos e fazendo visitação nos boxes, tive o prazer de sentar num carro da Stock Car Light (na época) da escuderia Lobo.

    Por isso adoro automobilismo. Carros, ronco, garagem, graxa e quanta coisa legal! Como foi bom, ser praticamente vizinho, desse pessoal que vive para o automobilismo!

    Um grande abraço!

    P.A. – Paulo Arnaldo

  18. Roberto Martinez disse:

    História pura…

  19. GERALDO CASSELLI JÚNIOR disse:

    Isso que eu acho incrível na internet , começa a aparecer material em tudo que é lugar ! Sabe-se lá o que deve ter de fotos (como a preciosidade acima) , filmes Super 8 , VHS etc , mofando por aí ! Aproveitando a oportunidade , fotos de linha de montagem da Vemag . Tirando as imagens do You Tube , fotos aqui na rede , só duas ou três e olha lá ! Existem mais registros ?

  20. vitão disse:

    por falar nisso, na despedida do #96 – Moema Raceway – v.sa. também ficou com um pasta que estava em uma certa mala que falava de um certo “covertão” . Que fim levou o material ?

  21. ferreirovitch disse:

    O Lobo do Canindé.
    No teto do Alfa-Romeo está escrito A.P.V.C. (Associação Paulista dos Volantes de Competição).
    Ainda existe?

  22. Vicente disse:

    Parabéns pela aquisição. Aguardamosas demais fotos.
    Apenas a título ilustrativo, os tambores dos freios dianteiros dos primeiros JK, no chão da oficina na foto, eram fresados na CBV (atualmente FMC) tradicional fabricante de equipamentos para indústria de petróleo, bem no início da Via Dutra (RJ).

    http://pep.org.br/fmc1.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>