ESCORT NA TELINHA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 26 de agosto de 2009 - 13:41ESPN Brasil

ESCORT NA TELINHA

SÃO PAULO (sol, enfim) – No ar, no site da ESPN Brasil, a materinha que fiz sobre o Escort do Brasileiro de Marcas e Pilotos descoberto pelo Nenê Finotti, chefe da nossa equipe na Classic Cup. O sempre atento Danilo Gaidarji acha que o carro foi do Andreas Mattheis.

Minha careta no frame congelado está engraçada…

ATUALIZANDO…

Tudo indica que esse carro é o “flechinha” do Mattheis. Desconfio que um emocionante reencontro entre criador e criatura está para acontecer.

60 comentários

  1. Marilia Compagnoni Martins disse:

    ok, adorei que o Indi voltou aos quase 10min, e a gente ainda infarta o JC Albuquerque…

    agora uma dúvida: que carro é aquele vermelho, que na imagem congelada, tá na esquina da outra rua?

    agradecida…

  2. Aurélio Neto disse:

    Linda matéria. A Copa Shell era o que de mais belo havia no nosso automobilismo.
    Equipe Greco, o Mattheis, Chico, Ingo, Athila Sipos… Lembro do acidente do Amadeu Rodrigues em que o carro dele incendiou..
    E o Jegue Voador!! Rogério Santos, grande bota de Pernambuco que anda meio sumido…
    E a CBA acaba com tudo isso….

  3. ALEX B. disse:

    Opa! “Vá se catar!”

  4. ALEX B. disse:

    Valeu Gomov! Queremos mais, muito mais! O João Canalha que váse catar! :)

  5. Claudio Aun disse:

    QUEM PODE DIZER SE O SCORT É DO ANDREA MATHEIS ,COM MAIS CERTEZA É O TREVISAN

  6. Pedro Jungbluth disse:

    pra mim, a melhor matéria dessa série que você já fez. Mostrou os carros da classic, que saudades deles, mostrou o finotti, figuraça, falou sobre o brasileiro de marcas, uma categoria que iria bem hoje m dia, que mesmo com crise muidial as empresas vendem bem aqui, e, como dono de um escort, que foi fabricado quando esse fazia a última corrida (o meu é hobby, 1.6, CHT), fiquei bem emocionado, pela primeira vez vejo alguém se referir ao meu carro como “antigo”, não velho…

  7. Marcelo (1 Carioca em SP) disse:

    Aylton Hoenen,

    obrigado pela resposta.

  8. disse:

    Paulo, seria legal em Londrina 18/19/20 de setembro o Nenê levar ele e vc. subir o seu. Desfile histórico na pista. O Luizinho vai tbm.
    Aline, nem acreditou né?

  9. Rodrigo Santos disse:

    Há um tempo atrás vi umas carrocerias de F Palio abandonadas em um galpão aqui em Curitiba , estas pertenciam ao piloto de rally Sady Bordin que usava antigamente estes veículos em sua escola de pilotagem na terra. Neste mesmo galpão tinham também umas carrocerias de opalas que eram usadas no campeonato paranaense de velocidade na terra , não sei se poderiam ser daquelas antigas e perdidas da stock que alguns falaram no blog.

  10. Andresovisk disse:

    Salve Caríssimo Flávio !
    Tudo bem ? espero que esteja tudo ok !
    Com todo o respeito aos fãs e admiradores, mas graças a Deus, não sou viciado em drogas ! Escort’s e Fiat’s ! Aleluia ! Rsrsss…

  11. Carlos disse:

    Rapaz…esse carro deve ter pedigree mesmo. Só ver o painel: conta-giros STACK, manômetros e termômetros Smiths no estilo dos usados nos F1 da velha guarda, pedaleiras parecem ser tilton, daquelas com regulagem de distribuição de força de frenagem, o santantônio com vários pontos de fixação. Com certeza o 1° dono do carro tinha grana e conhecimento pra montar um carro assim.

  12. Arquimedes disse:

    Muito show!!! Tomara que corra mesmo, já tem um torcedor rsrs.

    Curto muito o Escort. Tenho um LX 89 que, no momento, está sendo restaurado.

  13. zé carlos disse:

    pronto, agora o joão não falará mais das suas matérias depois do meu email de ontem, hahaha.

  14. EDU H@RMEL disse:

    Com certeza corri contra este Escort nas provas do Paulista de Força Livre no final da década de 90. Lembro dos dois Patrocinadores (Tecman e Planac).

  15. Victor disse:

    Perguntei ao Jason Voguel, ele com certeza sabe. Lembro do Escort prata… O Escort era tão bom que o Brasileiro de Marcas virou monomarca praticamente, no início dos anos 90. Mesmo quando veio o modelo novo, que viria a ser vulgarmente chamado de “europeu”, o velho ainda era mais rápido a ponto das equipes demorarem um bom tempo a migrarem para a carroceria nova, mesmo sob pressão da Ford.

    Aliás, interessante que o desinteresse pelo automobilismo não foi por parte das fábricas e sim por causa da CBA. A Ford tocou o Brasileiro de Marcas sozinha por um bom tempo, sem falar na F-Ford. A GM teve a Stock por mtos anos e a F-Chevrolet, a Fiat tinha a Formula Uno, que chegou até a correr de Palio e teve inclusive Uno Turbo.

    Bons tempos……

  16. Flavio… preciso enviar isso agora pro meu Pai!!! O Flechina prateada!!! Presentaço esse!!! Muita saudade!!!! que legal!!!! Parabéns!!!!

  17. Marinho disse:

    O Feioso faz ataca novamente!

  18. PAULO TREVISAN disse:

    Aos Finotti(pai e filho) aviso que tenho aqui o Escort amarelo nº11 campeão da Copa Shell em 94 com o Egon Herzfeld/Daudt e em ponto de bala. Se um dia andarmos com os dois Escorts juntos não pode ser em Interlagos porque vocês conhecem demais e dominam todas as manhas dessa pista…

  19. roberto "puma gt " simão disse:

    Belíssima matéria , FG, essa é uma das pérolas do final dos anos 80 e início dos 90 ! Show de reportagem !
    O carro é lindaço e muito bem montado …. De AP devia ser um rojão !
    Aguardamos anciosos o Nenê rasgando a reta de interlagos com a barata !!!!!! Pena que não se enquadra na Classic Cup ! Abraçossss !!!!!!!!!!!!!

  20. Gabriel Marques disse:

    O proprietário deste Escort se chamava Euripes Costa, proprietário da empresa que aparece no carro TECMAN, telefonia. Ele corria no Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos em parceria com o piloto Almir Donato (criador dos protótipos Aldees). Tinham bom desempenho, mas como eram em duplas o Euripes não era profissional. O Euripes correu com outros parceiros no Paulista de MArcas. Depois correu alguns anos na Força Livre . A pintura sempre foi esta mas no fim tinham coberto o tecman com adesivo e estamparam novo patrocinador, Planac Informática. Esse carro se não me engano era com motor CHT adaptado para o regulamento do paulista de marcas que liberou os aps 1.8 para os escorts. Na força Livre ele era preparado pelo Amadeu ROdrigues Hot Car (mas isso não é certeza. Vou ver minha papelada e ver se acho mais dados.

  21. Sensacional o escort… Realmente oportunidades dessas não se pode deixar passar…

    E os outros carros onde foram parar? Fiats? Vw? GM?
    Assim como os Divisão 3 simplesmente sumiram? seria bom ver eles andando…

    Abraços

  22. Aylton Hoenen disse:

    Aquele carro vermelho que aparece ao fundo é um Mercuri 1947.

    Foi restaurado pelo Luis pai do Nenê,.Originalmente ele éra preto,mas a pedido do atual dono, ganhou a côr vermelha.
    A mecanica não é mais a original,é do Galaxie,tornando-o muito gostoso de dirigir.

  23. Levi Davet disse:

    Muito legal a matéria.

    Ainda teve participação especial do Meianov!

  24. Leonardo disse:

    Tenho um amigo que possui um Escort tambem do Brasileiro. bem parecio com este. Porem, com pintura toda amarela. Tem os selos da CBA em varios locais. Está parado a uns 10 anos.

  25. Roberto Martinez disse:

    Pela construção muito bem feita e amarração dos tubos, só pode ser do Andreas Matteis.
    Pelo número , poderia ser do Pousa, mas este andava de Voyage Varga. Só se foi comprado mais no final da categoria, não sei.
    Saudades daquelas belas tocadas do Girotto, Egidio Micci “Chichola” , Matteis, Toninho da Matta e até mesmo a Cristina Rosito , que andava muito e encarava todas feras.

  26. Flavio ALmeida disse:

    FG, automobilismo não é só pista, acho que vc esqueceu de dizer do pessoal do Rally…né. Olha que tem uma enorme gama de otimos pilotos andando na terra e até carros classicos tb…

    Abraços

  27. Valter Prieto disse:

    Legal demais. Tive XR-3 e básicos também, um bom carro para a época. pena não ter tido um motor mais moderno para vender mais. Pelo menos era bem robusto nessa parte.

  28. Guilherme disse:

    Bela matéria, gostei muito!

  29. Marcelo Frajola disse:

    Bela matéria FG!!!
    Marcas e Pilotos da década de 90 era duca…..!!!!
    Várias empresas do ramo automotivo apoiavam.
    Tenho imagens em VHS de algumas etapas que assisti ao vivo em Interlagos.

    FG quero ver ainda a Classic, mas quero ver dos boxes. Me ajuda ai!!

    Abraços

  30. Thiago disse:

    Aliás, FG, você tá a cara do Vladimir Putin.

  31. vitão disse:

    na América do Sul tem campeonatos de marcas em vários paises, inclusive as mesmas marcas daqui correm lá. Acho que na Argentina o forte é o Focus e o Civic. Seria muito bom ter isso por aqui . E bela repostagem , deu saudades de um monte de coisas.

  32. Angelo Gomes disse:

    Pela etiqueta da vistoria, o número do carro era 72, número do Andreas Mattheis/Paulo Judice. Provavelmente pintaram o carro depois. Alías, linda a pintura, cheia de detalhes, coisa que não se vê mais hj em dia.

  33. Danilo Gaidarji disse:

    Caros,
    A brecha para descobrir o proprietário do carro foi simples: quando o Flavio fala sobre a última corrida do carro, mostra a etiqueta da vistoria. O # do carro aparece claramente – 72. 72 = Andreas Mattheis/Paulo Judice.

  34. Roberto Hackmann disse:

    Muito boa a reportagem !!!!

    Acho que se o Nene der mais uma boa vasculhada pela Saúde e por Interlagos, acaba encontrando mais coisas.

    Eu morava não muito longe daonde é a oficina da LF e passava por aí de bicicleta direto e reto e tinha muito carro antigo e de corrida espalhado pelas ruas. Na Traituba ficava um 147, na General Camisão tinha uma Equipe de Karts e Mini-fórmulas da Meatlúrgica Máximo, na Caramurú minha rua tinha uma garagem com Karts da Equipe Fúria, fora os meus carros espalhados, que os vizinhos “adoravam”. Hoje me “adoram” aqui em Sorocaba !

    Subindo o outro lado do Bosque da Saúde ficavam os carros e os terrenos do Nilo e seus amigos, fora os ferro-velhos e carros abandonados. Era uma festa para nós molecada do bairro.

    Me deu saudades a sua reportagem. Obrigado !

    Abraço a todos

  35. f.ericsson disse:

    Por que não consigo ver os vídeos da ESPN? É para assinantes? Aqui de Portugal não vejo.

  36. disse:

    Rodrigo, pode ser, pois o Pousa anda c/ o 13.
    Vou lavar o carro aqui na porta p/ ver se alguém pergunta se quero comprar um carro de corrida!
    Grande Nenê.

  37. Antonio Parras disse:

    Flávio:

    Tive 5 Escort’s, todos XR3 (dois pretos, vermelho, prata e amarelo), carrinho “bravo” que adorava uma estrada sinuosa.

    O pessoal do site da ESPN é que não conheceu o carro. Olha como escreveram Escort:

    “Conheça mais o Scort que participou da tradicional copa Shell que reuniu grandes pilotos na década de 80.”

  38. Fernando Carmona disse:

    Eu ia a Interlagos ver essas corridas com o meu pai.
    Acho que você faz trabalhos muito bons no rádio e na TV.
    Abraços

  39. Fernando Carmona disse:

    Eu ia a Interlagos ver essas corridas com o meu pai.
    Acho que você fas trabalhos muito bons no radio e TV.
    Abraços

  40. Arthur Cerri disse:

    Bah!

    Lembro muito dessa época, o escort era o canhão!

    De quebra, ainda a Pampinha amarela, bonitaça!!

  41. Rodrigo Moraes disse:

    Podiam consertar o “scort” que tá escrito lá na página da ESPN. É um programa sobre automóvel, poxa… Ah, e parabéns pela posição em relação ao imbroglio lá no Canindé!

  42. rafael jorgens disse:

    É o Brad Pitt.
    Pena a Portuguesa.
    Fui……..

  43. Carlos Pimenta disse:

    Acho que não, o escort da dupla era prata, ou não? E nunca vi um carro tão bem acertado como aquele carro, tô falando o modelo antigo, o novo depois não sei como foi nas pistas, mas o antigo, que carro que pegou um acerto, nossa.

  44. Marcelo (1 Carioca em SP) disse:

    Abstraindo-me da careta do FG na imagem congelada, vejo um simpático carro vermelho no fundo da imagem. Que carro é aquele?

  45. Cláudio Pessoa disse:

    Mais uma bela matéria do Indiana Gomes. Acho que vale a pena pesquisar mais sobre a história desse carro. Pela construção caprichada deve ter algo mais a revelar. Poder ser vencedor de algumas corridas ou até mesmo um campeão, quem sabe? Se descobrir algo mais Flávio, vale uma pequena matéria complementar no Limite.

  46. Soube por intermédio de um conhecido que o carro é o da dupla Rodolfo Pousa/Cláudio Girotto.

  47. JULIO DIAZ disse:

    Melhor marketing para as marcas, corrida de carros fabricados em série, fideliza muito mais o proprietario, pois envolve paixão. Pena que as montadoras não se importem com os consumidores. Pensem : GOL, ASTRA, FOCUS, CIVIC, COROLA, MEGANE, C4, LINEA ! Todos 2.0 disputando um nacional de marcas e pilotos, era autodromo cheio, marcas em destaque, era só uma tv abrir espaço.

  48. Assis disse:

    engoooooooooooooooooooooooooooooooole joão !!! nós temos gasolina nas véia !!

    Pow Flávio, faltou rodar com o bichinho :)

    PS. Feliz “coincidencia”, Ford ka, Ford Pampa e Ford Escort juntos ali hein ? ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>