Brasília, 1974. GP extracampeonato, vencido por Emerson Fittipaldi. Um cenário meio desolador, militarizado, muito louco. Não tenho a menor ideia de qual é o carro que vem ali. Essa passarela ainda existe? E da blogaiada, quem é que viu essa corrida ao vivo?
essa passarela neim existe mais e ali ta com cara de ser a pista dos boxes
Morava em Goiânia na época, sai de lá com uns amigos em um Marverick, infelizmente 6 cilindros, a corrida em si não foi grande coisa, mais valeu a “festa”.
Com certeza é um Surtees-Cosworth de José Carlos Pace.
Nessa corrida, o Nelson Piquet trabalhou para limpar o carro do Carlos Reutmann(não lembro como escreve), sete anos depois tirou o título do Argentino……………………………
FG,
eu fui e tava com um isopor cheio de latinhas de skol do aniversário de 15 anos da minha prima (fui a pé, é pertinho 706 Norte).
O Surtees Fina TS 14 azul e branco # 28 é do José Carlos Pacce, te mando mais fotos da prova direto pro fg@warmup.
E quem detonou a passarela foi o Nelsão para os já citados carros alegóricos passarem.
carretera
Engraçado, né Gomov? O cenario tambem lembra o de alguns paises detras da cortina de ferro, não? :)
Surtees TS 16!
Militarizada sim pois ‘guardinha’ nunca foi fiscal de pista, que é quem deveria estar naquele lugar, entrada de box.
A passarela não existe mais, foi mutilada para dar passagem aos carros alegóricos das escolas de samba de Brasília… Coisa de doido, mesmo porque em ninguém fica Brasília durante o carnaval!
O carro, sem dúvida, é um Brabham.
O PM está, “certamente”, naquela passarela circular da Praça das Bandeiras, no centro de São Paulo.
O autódromo está bem parecido…inclusive essa torre de cronometragem bem zuadinha….
A passarela….esquece….
Essa passarela não existe mais, acreditem, era um arco que passava por sinal da pista e ligava os boxes às tribunas, então acreditem, foi cortada para que fosse feito o desfile de escolas de samba no autódromo, (não, não estou enganado foi isso mesmo), depredaram, cortaram o arco do autódromo para que os carros alegóricos pudessem passar com suas torres pirotécnicas sem serem ATRAPALHADOS pelo arco. Mais uma para constar nos autos das depredações de nossos autódromos.
Morei seis anos am Brasília, era criança e nunca fui ao autódromo.
Uma das minhas maiores decepções.
O carro parece um Surtees (acho que é assim que se escreve), aquele que o Pace pilotou.
Aparenta um Brabham pelo bico, mas é um Surtees TS alguma coisa… era azul com patrocínio FINA
Brabham BT-44 Piloto Carlos Reutemann
O carro pode ser um Surtees (Jochen Mass) ou uma BRM (Pescarolo), que nesse ano corria sem patrocínio (Marlboro tendo ido para McLaren) e era pintada de verde escuro, cor tradicional de equipes inglesas. Meu palpite é que é um Surtees.
Aspecto “um tanto” desolador foi a mesma definição usada numa nota da revista Grand Prix noticiando a conclusão das obras. Mas é um autódromo belíssimo, e tem tudo a ver com a original arquitetura da capital federal.
graças a deus q era militarizado…..ja pensou se n fosse, era péga de lada, laika. um tal de trambant la da alemanha oriental, e os cacos de cuba!!!!!!!!!!!!!!!!!!meu pai tinha um sinca chambord e depois galaxie 500……………..quem n gostar q va morar em cuba ou na coreia do norte ou no raio que o parta…………
graças a deus q foi militarizada……..senãoa corrida seria de Lada/BuicK com charuto/Laika e outro q tem um nome parecido assim( treband )…uma joça da alemanha oriental…….graças a deus que a coisa era verde!….e meu pai tinha um sinca Chambord e depois um Galaxie 500….vivia-se melhor!
Militarizada só porque o guardinha usava capacete???
12 carros alinharam… como já disseram, a passarela onde o guardinha está foi demolida, permanece o podium.
Dentro do autódromo existe até hoje um cine drive-in, que no final de semana da F1 em 74, recebeu o pessoal da categoria. Destaque para Lord Alexander Hesketh, que assistia o filme super animado sentado no châo fora do carro. O Hesketh F1, era pilotado na época por ninguém menos que James Hunt
Quem quiser ter uma pequena idéia dessa corrida(que na verdade é só a volta depois da bandeirada) , é só entrar no You Tube como : GP BRASIL 1974 (BRASÍLIA)
O carro é uma Brabham.
Está praticamente igual a foto em P&B.
A escada espiral para o podium em forma de taça não está mais lá, e só restou o pé da passarela demolida para o Carnaval. Essa passarela aparece bem naquele filme que o FG postou outro dia, ligava os boxes à tribuna de honra em frente, e acho que só serviu para a prova de F1 em 1974.
As tres edificações que aparecem: sala de imprensa, torre de controle e cronometragem permanecem originais.
Estive em Brasilia a trabalho em Junho passado, e aproveitei pra ver se funcionava na capital federal a ilegalidade que normalmente pratico na capital paulista, pelas madrugadas e… Funcionou! E em plena luz do dia, de Astra alugado e devidamente batizado no velho asfalto original.
Que traçado! Deixa Interlagos atual no chinelo, maravilhoso de andar. Adorei.
Estou mandando as fotos desse local e outras ao FG, se quiser ele publica o “antes e depois”.
Naturalmente cortei a placa do Astra alugado… Devem ter estranhado os pneus moídos e o freio no osso…
Ué? ….Militarizado? Desolador? Parece do lada, digo do lado de lá do muro ?!?!?!?…………
Estive presente na inauguração do autódromo em 74. Eu e uns amigos fomos na madrugada de sábado e pulamos a cerca, mas antes de abrir o sol, fomos gentilmente colocados para fora pelos PMs apoiados por gentis Pastores Alemães. Mas lá pelas 8 da manhã, pulamos novamente a cerca e entramos.
Antes da prova, no sábado, estive nos boxes e fiquei com algumas velas tiradas do carro do Emerson, um maclarem, e as guardei por muito tempo. Neste mesmo ano, uns meses depois, foi inaugurada a pista para corridas nacionais no dia 21 de abril com o retorno dos mil quilômetros de Brasilia, inclusive, fizeram uma homenagem ao Chico Land e lhes entregaram um trofeu. O Reuteman largou na frente e abriu quase que uma reta para o Emerson e perdeu por quebra do carro.
Quem esteve na tribuna de honra foi o Presidente, não lembro se foi o Médice ou o Geisel, mas o Emerson recebeu o trofeu das mãos de destes presidentes.
Jovino
Pegando essa última frase do comentário do amigo Frederico Maia:
“Pelo que estão fazendo aqui em Brasília na gestão atual, só vão reformar se for pra transformá-lo um condomínio comercial ou residencial.”
Digo: Está bem parecido com o autódromo do Rio de Janeiro, que um certo “Maia”, tentou e conseguiu, destruir com uma idéia bem parecida com essa que você comentou.
É uma BRM
Não sei qual é o carro, mas a passarela posso te dizer que morreu. Tá só um cotoco do que era ela.
Presente de novo aqui , Flávio ! Sou de São Paulo mas estive lá em Brasília. Era moleque e assisti a primeira corrida da minha vida em Interlagos em 1974 (F1) vencida pelo Emerson. Dias depois,estava eu lá (meu pai trabalhava na Goodyear e isso facilitou as coisas).Fiquei hospedado num hotel chamado “Eron´´ (não sei se ainda existe) que por sinal era o mesmo onde estava a tchurma da F1. Não foram todas as equipes para Brasília, a Lotus e a Ferrari por exemplo ! Mas apesar do regime daqueles tempos, a cidade estava superfestiva . E o legal era sentir como o ronco dos Cosworth e BRM ressoavam pela cidade , aquilo era coisa de louco ! Vitória do Fittipaldi mas acredito que contou mais foi o evento em si . Pequenas lembranças , como algumas fotos e canhoto de ingressos são meu registro daquele período que curti muito ! Quanto ao bólido aí em cima , parece ser o “Iso´´ de Arturo Merzario.Valeu a oportunidade!!!
Sim, o Eron ainda existe. :)
Saber que mudam os uniformes, e o automobilismo brasileiro continua na mesma. Neguinho não larga a casaca.
O carro tá parecendo um Brabham.
Até essa entrada dos boex já mudou também…
Flavio, a passarela foi cortada quando tiveram a brilhante ideia de fazer o desfile de carnaval no autódromo no final dos anos 80. Na época falaram que após o desfile iriam reconstruir a passarela mas vc já conhece esta conversa. Ainda colocaram uns postes para iluminar a pista que ficaram por uns anos até tirarem. Acho que era o único autódromo onde se o carro saisse da pista encontrava um poste.
Agora estão falando em reformar o autódromo. Pelo que estão fazendo aqui em Brasília na gestão atual, só vão reformar se for pra transformá-lo um condomínio comercial ou residencial.
Prece muito com a Base Aérea San Julián em Cuba, só que as instalações da fota são mais caprichadas.
O carro??? é uma Surtess, com o patrocinio da FINA.
Abraços
Imperador Ricardo Bigliazzi