FOTO (MINHA) DO DIA
SÃO PAULO (esse é o cara) – Para minha honra e alegria, o grande e lendário Ferreirinha me deu a chance de sentar no igualmente grande e lendário HEVE hoje em Interlagos. É um protótipo histórico, com uma pintura que nos joga sem escalas nos lindos anos 70.
Ele está andando, com motor e câmbio, peças todas originais, uma graça. Quem tiver histórias do HEVE para contar, que conte aqui!
Ah, a foto foi tirada pelo meu manager Luiz Salomão.
ola é com grande orgulho que vejo este site em PORTUGAL, falar dos irmãos ferreirinhas como profissionais,porque como pessoas só quem priva com «TONINHO FERREIRINHA» conhece o homem e è muita gente. com «HERCULANO»falamos e ouvimos de uma outra maneira (saudades tio e tias)
OLÁ FAMILIA FERREIRINHA É O MAIOR PRAZER FAZER PARTE DE VOCÊS TIO TONINHO CONTINUA TRABALHANDO PORQUE E MESMO BOM ,TIO HERCULANO ESTÁ TOMANDO QUANTA DE NÓS JÁ SABEMOS BEIJOS DE TODOS CARLOS ,MARIA, CRISTINA FERREIRINHA
Valeu Julio Cesar Gaudioso!Obrigado!
Flavio Silva:
Acredito quando dizem ter visto o Don Oreste Berta tirar 186 HP. Ele tem capacidade de sobra para isso. Agora, nossos preparadores da época chutavam muito, falando em 300, 350 HP com gasolina verde (de avião), coisa que nenhum comprovou. Era mais na base do “este motor é muito forte, acho que tem uns 300 HP”. Até por uma questão de marketing pessoal, precisavam citar valores grandes. Sem ver planilhas de dinamômetro, fica difícil acreditar que componentes adquiridos “pelo correio” das lojas americanas permitissem resultados fantásticos. Como houve corridas em que Avallones com Chrysler 318 original (215 HP SAE) apresentaram resultado de reta (onde conta a potência) bem inferior aos preparados, penso que estes realmente tinham “em torno de 300HP” e os Chevvy “uns 250HP” e não mais que isso.
olha a alegria estampada na cara do menino….
momento Kodak total
Carcaça bolha…
Um dos detalhes mais legais sobre este carro em particular é que até ele rodar na abertura dos 500km de Interlagos em 2006 ele era zerinho! Para quem acha que ele foi restaurado, eu conto que ele foi mesmo completado – artesanalmente. Por questão de disponibilidade de peças ele não está equipado com o motor VW do projeto original, mas se apertar ele acelera forte.
Eu cheguei a comentar com ele algo sobre as críticas de pessoas desocupadas sobre a pintura do cigarro, mas ele disse com a firmeza que sempre lhe foi caracterísca que aquilo era a história do carro e enfim, ele estava certo e o trabalho tem recebido mais elogios do que qualquer coisa.
E pelamordeDeus Bob Cox!!! O meu pai está vivo e vendendo saúde e creio eu que é o preparador em atividade há mais tempo no Brasil – 46 anos de profissão.
Quem nos deixou em 1992 foi o meu tio, o irmão mais novo Herculano Ferreirinha, que construiu o carro.
E Flávio, vc está nos nossos corações. Valeu pela homenagem
Como dizem em Goias… Enraaaa!
Obrigado pela resposta Julio Cesar Gaudioso. Como você deve ter lido neste blog eu tinha esta dúvida.Sei que na D4 os “mais fortes” (geralmente Avallones)usavam motores FordV8,Chrysler e Chevrolet 6 cilindros.
Ja que o FG não respondeu, eu te pergunto novamente: Você tem idéia de quanto tiravam de potência desses protótipos mais fortes?
Obrigado.
Na época, dizia-se que esses impatíveis VW 2000 a ar tinham “cerca de 150 HP”; no site da óbvio consta 152 HP e que teriam um exemplar preparado pelo mago de Alta Gracia com 186 HP, nunca usado em corrida, para não tirar a graça…
Que brilho, não do carro, mas da testa… heheheheh
Eu tive o prazer de pilotar o Heve do Sr Trevisan….lá em Passo Fundo.
Foi um dia de sonho.
Olá Flavio, foi um prazer conhecer você nesse final de semana especial.
Quero convida-lo para visitar o meu blog, focado no kartismo.
http://samukart.blogspot.com/
Grande abraço e sucesso na classic
só temho estas palabras a dizer muito , muito obrigado!!!!!
Ferreirinha
meia hora de papo com o Ferreirinha vale uma vida, e muitas risadas.
Ainda bem que deixaram vc somente sentar e não acelerar, para não manchar a carreira do carro!
Andre Gerbaudo, e Ju.
Ju, sabemos que não é propaganda.
O que Seu Pai, Ricardo Achar e o Grande Luizinho fizeram foi o motivo simplesmente de estarmos aqui teclando!
Sem Eles, e o Émerson, nada disso existiria. Pode Ter A Certeza.
Da série brinquedinhos da Internet que nos fazem perder um monte tempo mas são muito legais…
Que tal esta bela foto vista no Seadragon podendo usar zoom, mexer com o mouse, aumentar para a tela toda e outras firulas?
Ela fica assim http://seadragon.com/view/373
Tenho muita honra e o orgulho de carregar o sobrenome Ferreirinha, sinônimo de competência e honestidade no automobilismo.
De onde estiver, meu tio Herculano deve estar bem feliz em ver o Heve ainda fazendo sucesso, rs!!!!
Temos muito orgulho da nossa história.
Com relação a pintura, não é propaganda, não! É simplesmente a réplica da pintura do Heve que correu nos anos 70, só isso!
Agradeço a todos os posts, e principalmente ao Flavio pelo carinho de sempre com meu Pai.
Abraços,
Ju Ferreirinha.
É isso mesmo, o carro é lindo, fez muito sucesso e sei o quanto esse carro significa para o Ferreirinha, a lembrança do irmão Herculano e o orgulho de fazer parte desse projeto.
Hoje pela tarde, fui até a oficina do Ferreirinha dar uma forcinha para descarregar o HEVE. Isso mesmo, sou o genro dele e vocês não imaginam a quantidade de histórias e fotos da gloriosa época do automobilismo brasileiro e mundial que ele possui.
BOB COX,
Não diga um absurdo desses, está mais vivo do que nunca e com uma saúde de invejar a muitos “jovens”.
FGomes,
Obrigado pela homenagem, pelas reportagens e por estar sempre por perto.
A família Ferreirinha agradece!!
Um abraço a todos!!
Andre
Lindo carro. Flávio tenho duas dúvidas e agradeço se você me responder neste blog mesmo. Então vamos lá:
-O motor desse bólido era o VW 1600 a ar né?
-Que potência os preparadores tiravam desse motor, neste protótipo especificamente?
Agradeço se você me responder, afinal tu ja ta me devendo um monte de respostas, nunca responde nada,ha,ha,ha.
Um abraço.
Vai do #69 para o #77, Kamarada?
GERALDO CASSELLI JR.
Legal vc. ter lembrado o Luizinho.
Show!! Pena que eu já tinha outros compromissos…
Fala Flavio,poxa acompanhei sua corrida com o MEIA NOVE e vi vc disputando a entrada d “S”…muito emocionante….antes tirei uma foto com vc, obrigado muito simpatico, diferente de outras pessoas”pilotos” que estavam la… se der mande um abraço pra mim e a minha filha Laura de 1mes no LIMITE… minha mulher enche o saco mas sempre interrompo a novela p\ assistir….
abraços Vinicius de Osasco…
Que nem eu quando ganhei meu pedalinho-ferrari quando era pequeno!
Parabéns Flávio Gomes !
Do Meianov para o Sucesso.
Qual a usina de força embaixo do capô?
Esse carro, nas mãos do Mauricio Chulan, foi o bicho papão da saudosa Div.4 nos tempos em que nada era politicamente correto, mas se criava e como se criava naquela oficina da Estr. dos Bandeirantes(RIO)… No grupo até 2 litros não tinha p’ra ninguém e foi tetracampeão na sua categoria. Carros com capacidade cúbica mais elevada sempre foram “incomodados” pelo HEVE da Hollywood
Lindão o carro mesmo Gomov! Bem capitalista! Será que o Saloma podia enquadrar melhor a foto? PÔ! :)
Essa merecia entrar para a série: Faça sua legenda. Jesus, apague a luz… o que ia aparecer de legenda bão tá no gibi (cada uma melhor que a outra)…rsrsrs (vou ali “fumar um cigarro hollywood que é o cigarro do sucesso”…)….rs.
Abs.
Me faz lembrar quando, eu era oficce boy, e as vezes matava o dinheiro do taxi e tinha um cara na praça Perola Byngton que tinha umas quatro rodas usadas desta epoca cada categoria tinha um piloto que era tambem colunista , as fotos dos carros eram de mais, parabens Flavio pois tenho certeza que você tambem sonhou em correr em um carro deste quando era mais jovem
Em destaques: Fabio Grecco , Marinho e Christian Heins (Bino)
Prolixamente falando, um belo carro duma bela época onde
aspirações e sonhos corriam soltos e derrapavam nas curvas
das ilusões. Equipe Hollywood ,Mercantil-Finasa e Itacolomy-Safra eram as ponteiras, belas disputas dos Mavecos com os Opalas. No final da década de 70, houve uma tentativa de Vtial Machado correr com um carro asa, alguém sabe onde foi parar
aquele modelo? Aproveitando o ensejo gostaria de citar alguns nomes de meus ídolos para serem reverenciados: Ciro Cayeres,
Edgar de Melo, Pedro Victor de Lamare, Edson Yoshikuma, Francisco Lameirão, Mauricio Chulam, Alfredo Guaraná, Bird Clemente, Chico Landi, Reinaldo Campelo, Marcos Troncon, Clovis de Moraes, Alex Dias Ribeiro, José Pedro Chateaubriand
Tite Catapani (o inglês no filme de Roberto Carlos), Antonio Carlos Avalone ( o italiano no mesmo filme) , Luis Pereira Bueno e muitos outros para os próximos posts.
Belo carango! Tô muito curioso pra ouvir o som da usina dele.
Para mim, que sempre ligou Hollywood com a PacWest do Mauricio Gugelmim, é muito bonito esse carrão!!!
Nossa que pintura fantástica, não vivi os anos 70 mas as cores na época eram muito mais vivas!
Uma belezinha!!
Que inveja! Que saudades!!
Não teria como montar um evento de exibição em pista desse carro e de outros da Divisão 4, além dos D3?
Seria show!
O carro é lindo e você é muito feio….. (risos)…..
E eu morrendo de inveja aqui!!!!!!!!!
LINDO, LINDO, LINDO, LINDO, LINDO!
A moçada de hoje em dia não tem idéia do quanto a gente fez protótipos maravilhosos nos anos 70.
Uma pena eles terem sido esquecidos…
esse carro flavio gomes pareçe os carros da can an que correram na decada de 70 com o saudoso paul newman, o jackie stewart correu umas provas de can am, o jackie oliver que foi dono da arrows ate 1996
Demais. Só pra lembrar que o grande rival do HEVE era na verdade o POLAR. Os Manta nunca andaram junto e os Avallone eram de outra categoria, com motor 6 ou 8 cilindros e 5mil cc. Os Polar e Heves todos usavam motores até 2 mil cc. Era de ouro do automobilismo nacional da qual quem viveu e acompanhou, morre de saudade. Sempre fico na esperança de que algum dia os protótipos vão renascer no automobilismo nacional, em especial em datas como hoje, dos 500km de Interlagos, e no entanto, você vai ver o grid de largada e nada, só frustração. Que dê o prototipo da DiMEP? que dê o Tubarão?, e o protótipo Eclipse do Souza Ramos? Tudo bem ele tá de GT40, thanks. Mas onde estão os tantos MC Moro? Só tem 1 inscrito que aliás, fez a pole!!! Esses Spyders, já pre-históricos, não se renovam? É difícil…
O carro é lindo mesmo. Podia dar uma matéria com o Indiana Gomes!
Que honra e que orgulho sentar aí, hein FG?!?!
Tô aqui ‘mordendo os cotovelos’ de inveja.
Abraço
mas se andou no carro flavio gomes ou só sentou, lindo esse carro pareçe os avlaones da decade de 70 que o saudoso antonio carlos avalone construia e corria com eles em provas de longa duração
Demaaaaaaaais, essa foto, Flavio Gomes. Esse (Luiz Salomão) é o cara. hahah. Tenho (também) te ouvido. Tá elegante. Percebi que hoje chegaram belas palavras e você se manteve fino. Muito bem. São uns canalhas (do mal). Beijo,
Maria Eduarda.
HEVE quer dizer Herculano Veiculos, do Herculano Ferreirinha, o “Ferreirinha” a quem o Flavio se referiu. Nao confundir com o irmao dele (creio que ja falecido) Antono Ferreirinha, grande preparador de motores. Ambos grandes personagens, cheios de historia. Eu conheci os dois e nao so sei de varias historias engracadas bem como participei de algumas nos anos 70.
puta merda!
direto no coração gomes. além da inveja que dá de vc sentadinho aí…
praticamente se acabaram essas categorias aqui no brasil, não é?
Lindão.Aspecto impecavel,com a pintura original.Nada de “Politicamente correto´´,uma beleza!.Se não me engano é esse que Tite Catapani pilotava. E o “Berta´´ (o protótipo) que o“Peroba´´ pilotava,ainda existe?
Para o Luiz Fernado, do post acima, HEVE é a abreviatura de Herculano Veículos, a marca do Ferreirinha.
Abraços