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quarta-feira, 12 de agosto de 2009 - 22:25Indústria automobilística

IDAS E VINDAS

SÃO PAULO (grife tem) – Depois de a Porsche dar um susto no mundo e comprar a VW, transformando todos os Fuscas do mundo em Porsches, a VW deu o troco e vai comprar a Porsche, transformando todos os Porsches do mundo em Fuscas. Eu nunca entendo essas fusões, mas o que importa no caso desta é que parece cada vez mais próxima a possibilidade de ser recriada, pela VW, a marca Auto Union. A informação foi passada por Vitor Matsubara-san.

Já falamos disso aqui alguns meses atrás. Falamos de novo. E quem sabe um dia eu compreenda esses negócios. Como é que pode a firma que tinha sido comprada comprar a compradora?

O mercado é muito complicado.

32 comentários

  1. MARCIO disse:

    auto union voltará?

  2. MSM disse:

    Só espero que nessa brincadeira, as duas não quebrem de vez.
    Quanto a volta da Auto Union, seria difícil manter nos dias de hoje, o caminho que fizeram no passado. Os carros de hoje são descartáveis e as montadoras visam somente lucros em detrimento da qualidade oferecida aos consumidores.

  3. Rodrigo Duarte disse:

    Igual às mulheres, impossíveis de entender.

  4. Rafael Portugal disse:

    Olá Flávio,

    Conhece o site abaixo?
    http://www.neatorama.com/2008/02/18/evolution-of-car-logos/

    Breves histórias de alguns logos como o da Auto Union.

    Abraço
    Rafael

  5. Seven disse:

    Alexandre, meu discípulo… aprendeu tudo comigo e com a Maria da Conceição Tavares…

  6. Alexandre Iervolino disse:

    Vamos falar de cinco agentes na historia:
    a) Duas empresas: Porsche e Volks
    b) Dois tipo de acionistas: os antigos da Volks (excluindo a Porsche como acionista) que vamos chamar de “V” e os acionistas da Porsche que vamos chamar de “P”.
    c) Bancos (divida).

    Sabemos que a Porsche detem hoje 50% da Volks (na verdade eh 50.6% mas isso nao importa nesse momento).

    Supondo que a Volks vale no mercado 10 salsichas e supondo que a Porsche vale 4 salsichas.

    Os V tem 50% da compania da Volks, portanto possuem 5 salsichas.

    Dado que das 4 salsichas que vale a empresa Porsche, 2 sao o valor do business porsche + 5 salsichas que vem dos 50% da Volks e (-3) salsichas eles devem pros bancos. Portanto os P valem 4 salsichas que eh o valor da Porsche.

    Entao:

    A Porsche quer comprar ainda mais salsichas da Volks, mas infelizmente o banco nao quer dar mais credito pois a divida sobre ativos 3/(2+5) tah alta demais … entao:

    Os V e os P se juntam numa fusao e decidem colocar todas as salsichas na panela. No total serao: 5 dos V + 5 dos P (da parte da volks) + 2 dos P (do business Porsche) -3 dos P (divida). Total sao 9 salsichas que nada mais eh do que os 5+4.

    Ou seja, apesar dos P terem 50% da Volks antes da fusao (nao foi compra), depois de colocar a divida na panela, sua participacao na empresa toda eh menor do que a dos Vs na proporcao de 4/9 (44%). Jah os V teriam 5/9 (55.5%) a grosso modo (to chutando os valores). A fusao fez com que a divida fosse diluida proporcionalmente pois a empresa final eh maior do que antes.

    Ainda tem o investidor arabe que colocaria 1 salsicha, diminuindo a divida de 3 pra 2 e elevando o valor liquido para 10.

    Acho que foi mais ou menos isso… sei lah…

  7. Marinho disse:

    Uma vez eu trabalhava em um ecritório de contabilidade, tinha um cliente que era dono de uma recauchutadora de pneus, ela era mal administrador acho e estava em dificuldades financeiras, vendeu a firma para um outro cara pegou uma grana e tal, passado uns meses ele voltou comprou a empresa de novo e o outro pegou a grana da venda desta e montou outra resultado, os dois ficaram com empresas, o primeiro saiu da divida, o segundo da multi que trabalhava e foi ser patrão e os dois viveram felizes para sempre! Vai entende este mundo dos negocios!

  8. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Flávio, o mundo corporativo é uma fraude. trabalham no sistema de pirâmide, quando a merda desanda é só iniciar do começo só que de forma diferente, entendeu? sei que não…. mas não era pra entender mesmo.
    É assim que funciona o mundo corporativo, alianças e uniãos. bônus milionários e cartões corporativos para esses “gênios” que não entendem absolutamente nada do que estão fazendo com toda a certeza, mas como o bolo é sempre empurrado para a frente só se descobre a cagada lá na frente, aí o patrimônio e o corpo tecnico da empresa servem de aval para mais papagaios bancários novas fusões e rearranjos corporativos. No final fica tudo igual, os operários engenheiros e tecnicos carregando a empresa nas costas e esse bando de parasitas que nada fazem além de brincar de deuses enchendo rabo de dinheiro e se preparando para fazerem novas cagadas. Honestamente daria um doce para saber o que o Henry Ford faria com esses executivos se ressucitasse hoje……

    só para lembrar:

    “O ECONOMISTA FOI CRIADO PARA RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS QUE NÃO EXISTIRIAM SE NÃO HOUVESSEM ECONOMISTAS”

  9. Rafael Drumond disse:

    sim, complicado mesmo, ainda mais quando se trata de mercados de automóveis. Acredito que a maioria dessas fusões têm o objetivo de especular o mercado para ver em qual setor ou setores, a reação é maior e mais lucrativa. Enfim, vai entender esse capitalismo financeiro.

  10. Verde disse:

    Limão, abacate e açúcar. Recomendo.

    Fico meio ressabiado com fusões. Não sei porque, gostava delas quando criança, sonhava ver uma única empresa controlando tudo no mundo, no melhor estilo Pepsico, Unilever ou Dupont.

    Ver a SAAB, a Oldsmobile, a Buick, entre outras, indo para o saco me deixou cético quanto a fusões.

    Fora que não gosto da marca Volkswagen, apesar de ter cogitado comprar um Gol uns dias atrás.

  11. antonio stricagnolo filho disse:

    Economias a parte depois de 100 anos de falencias,uniões vendas,compras de ações o que interessa é que somando Fuscas,911,Wanderer’s,Audi’s,Horch’s e DKW’s ninguem lembra de NSU e hoje o produto é resultado da mistura de um NSU com DKW com uma pitadinha de Mercedes no motor pós 2T ,alias esse conceito construtivo de carro popular da DKW/NSU vingou e é seguido hoje pela maioria dos veiculos.

  12. luidhi disse:

    Por causa de financiamento FG… Pode ser que a VW consiga financiamento mais fácil do que a Porsche. Claro pode ser outros fatores.

    Acho legal reviver a Auto-Union. Porque, aliás, todos os carros pós era “a ar” da VW atualmente tiveram origem na Auto-Union não?

    []‘s

  13. Filipe Araújo disse:

    Seven,
    Jackie

    Tacos, guacamole e tequila com limão e sal…vamos?

  14. Decio disse:

    Seven, mas alguem vai ficar com o abacaxi.
    Será os operarios?
    investidores?
    governo?
    Quem? esta formula sempre sobra alguma coisa para alguem ?

  15. Marcelo Liberatori disse:

    Ações meu caro Gomes, ações.

  16. jose carlos disse:

    ouvi de um executivo de automoveis a uns 8 anos
    iriam ficar no mundo somente 6 grupos automobilisticos que seriam 2 americanos
    2 japoneses
    2 europeus
    e que nos nao comprariamos automoveis e sim o direito de usar o veiculo apos um periodo contratado devolveriamos o casco e receberiamos um casco novo com design a gosto,a base seria reciclavel pois do jeito que esta andando a industria de automoveis o desperdicio impera
    um motor fire tem que durar no minimo 30 anos e e projetado para somente 8 anos
    em suma estamos jogando fora um montao de dinheiro
    palavras ao eter
    jc sete lagoas

  17. A. CESAR PARDINI disse:

    DKW novinho??! Vai ser DKH.

  18. A. CESAR PARDINI disse:

    O mercado é assim mesmo; dá muitas voltas, algo bem compativel com argolas entrelaçadas!!

  19. Marilia Compagnoni Martins disse:

    FG, eu tb não entendo lhufas, mas depois da explicação do Seven, só tenho a pedir:Seven pra ministro da economia!

  20. Levi Davet disse:

    Gostei. A Volks é muita areia pro Cayennezinho da Porsche, mas a Porsche não é tanta areia pro Touaregzinho da Volks.

    Falando em Fuscas, ontem segui um 911 Carrera S pelas ruas de Curitiba, desses novos. Maravilha de carro.

    DKW novo não sei se ia rolar… Não conheço muito eles, mas parece que o charme dos carrinhos era o motor de dois tempos. Se a Volks ressuscitasse a DKW ia ter um risco de quererem usar a marca pra desenvolvimento de “tecnologias alternativas” (leia-se carros elétricos) e aí seria horrível.

  21. arnold disse:

    Eu só quero saber quem roubou os meus limões e meus abacates……

  22. Alfredo Aguiar disse:

    Eapaz nem eu consigo entender essas coisas muito bem. Aqui nos USA há algum tempo atráz a rede KMart estava a beira da falência, de repente compraram a rede SEARS, bem maior que eles. agora as duas estão bambas quase caindo, vai entender!

  23. Seven disse:

    Quanta bobagem em um post só!

  24. Seven disse:

    Um amigo meu acabou de inventar um motor que é 2 T ou 4T, dependendo da necessidade. Não entendi muito bem não, uma hora ele me falou que era 4T, depois ele falou que era 2T. Mas ele estava meio tonto e eu também.

  25. YPVS disse:

    FG, apenas pra completar um pouco o comentário do Nasser. De fato, o “acionista” estatal da VW “teria” o poder (por lei) de participar de qquer decisão de mudança de controle da VW. Independentemente disso, a Porsche, com a ambição de comprar a VW, se endividou. No entanto, explodiu a crise. As dívidas da Porsche (dizem inclusive que ela teria feito mtas aplicações em derivativos) ficaram maior que os ativos, o que fez com que ela se tornasse tecnicamente incapaz de pagar. De quebra ainda se arrebentou, pq o valor das ações caem. Nessa a VW veio pra cima. Melhor momento de compra é sempre estar capitalizado na crise…
    Bom, com relação a AutoUnion por mais que marca renasça não alimento grandes esperanças. Será mais um símbolo em cima de alguma plataforma comum, como Skoda, Seat…. No fundo, tudo Polo, Passat, Golf. cada um com um logo. No entanto, essa onda retrô está trazendo boas oportunidades de lucro para as empresas.
    Agora, já pensou se ainda pudesse ter um 2 tempos…. Aí sim, a coisa mudava de figura…

  26. Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !! disse:

    Seven se ficou majoritário eu não sei, só que fiquei com muita vontade de comer Guacamole !!!
    Hummm delícia !!!

  27. Flavio Almeida disse:

    Legal, isso poderia acontecer por aqui, pra deixar de lado o pessoal arrogante da Porsche….tá louco como são intragaveis….
    Queria ver a cara deles quando uma carreta cheia de Kombi chegasse a suas revendas cheias de pompom… imaginen uma kombi no show room ao lado de uma Cayenne….seria o maximo. Sem duvida a vedete seria a kombi é claro.

  28. Seven disse:

    apareceram mais 3 abacates na sua conta, aí é que está o mistério das altas finanças.

  29. Seven disse:

    Eu tenho 10 limões e você tem 10 abacates. Hoje, um limão vale dois abacates, então eu compro 6 abacates seus e te dou 3 dos meus limões, ficando majoritário no negócio, com 7 limões e 6 abacates. Amanhã, meu limão vale meio abacate, você pega 3 de seus abacates e compra 6 de meus limões, aí você fica majoritário, com 9 limões e 4 abacates.

    Sacou? Nem eu, mas é mais ou menos isso.

  30. roberto nasser disse:

    para entender. as empresas são controladas pela mesma família, e a vw tem um sócio estatal que complica as coisas. tudo daria certo se não houvesse a crise que modificou a situação e fez com que o negócio porsche assumindo a vw fosse extremamente onerado em impostos. ao contrário, se houver, terá menores custos.
    interessante a volta da auto union. seria o nome da nova holding ?

  31. Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !! disse:

    Já pensu que lindo um DKW novinho !!

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