O FIM DA ULBRA
SÃO PAULO (crime) – Estão marcados mais dois leilões dos carros do museu da Ulbra. Acontecem nos dias 20 e 27 de agosto. Os primeiros lotes já foram vendidos. É a coisa mais triste que aconteceu no antigomobilismo brasileiro, ao lado da destruição do museu de Roberto Lee. Não tenho nem ânimo para ver quais serão vendidos agora. Depois que mandaram mais de 50 paus num 2CV, desisti de olhar.
E pergunto aos blogueiros do Sul: o que será feito do prédio do museu? O que está acontecendo ali? Ainda há carros lá dentro? Está tudo tomando poeira? Vidros quebrados? Estado de abandono?
É uma verdadeira desgraça.
Olá sou ex-aluno deles,sinceramente creio o ensino deles é muito fraco…NUNCA MAIS SE DEUS QUISER QUERO VOLTA FAZER ALGUM CURSO COM ELES…não boas coisas a comentar sobre a ULBRA principalmente de Pato Branco PR alias se algum Pato-branquense vier a ler está reportagem,deixou aqui conselho não faça curso nenhum na ULBRA…
Sou jornalista e fiz várias matérias no museu da Tecnologia da Ulbra. Trabalhei na universidade e me formei por lá, de 1995 até esse ano. Triste ver tudo isso desabar. Fã de carros antigos que não puderam conhecer esse museu, fica meu pesar. Além de bem organizado e muito bonito, o Museu vai deixar saudades.
O problema é que é um museu particular e foi arrolado como patrimômio para saldar dívidas da universidade. A comunidade canoense está se mobilizando contra os leilões, não sei se há alguma forma jurídica de bloqueá-los. Talvez fosse o caso do Ministário da Cultura assumir a sua manutenção em troca de alguma isenção nas dívidas. Só quem conheceu sabe a dimensão da perda. É irreparável, absurda e anacrônica. Um patrimônio cultural assim não pode ser considerado “simples dinheiros”. Lamentemos.
Não visitei o museu, adiava, adiava, pois estava tão perto que não tinha pressa. Agora não dá mais.
Porém conheci vários dos carros, pois antes de inaugurar, quando a coleção estava sendo montada o reitor mandava o seu pessoal comparecer aos encontros de carros antigos em Porto Alegre (vi as corvettes), São Lepoldo, Novo Hamburgo e outras cidades adjacentes, vi vários carros e comentavam que era para o futuro museu.
Quanto ao orgão de tubos que foi citado vale conhecer o da igreja São José, na rua Alberto Bins, defronte o Hotel Plaza San Raphael – Porto Alegre – em várias missas é tocado e quem tiver interesse procure o reponsável pelo orgão que ele mostra explica o funcionamento e ainda leva para uma voltinha por dentro do orgão onde estão os tubos.
A gente mora na cidade e na maiora das vezes desconhece estas maravilhas.
Espero que Canoas se mobilize e consiga reverter esta situação.
Pena que o Reitor sobe fazer o museu (é obra dele) e não sobe mante-lo por mera ganância.
E por aí vão os sarneis da vida.
Abraços
Ahhhhhh se eu tivesse grana…
Será que o Sarney não daria um jeitinho lá também?
O Clube Porto Alegre de Rally está começando uma campanha para preservação do museu.
http://www.cpr-rally.com.br/index.php?nid=101
Completamente fora do tópico: Gomes, era você ontem que o Titio Marco Antônio citou ontem na Kiss?
O que pessoas que militam nessa área há muito tempo (Nasser,Pozzoli por exemplo),poderiam falar sôbre essa situação?Da minha parte,sinto um aperto no peito.
Para quem não sabe a ULBRA (universidade) quebrou ao adotar os “palpites” de uma consultoria para escolas de ensino superior. No MEC todos conhecem o consultor e sua consultoria. O museu, que tive o prazer de conhecer, por fazer parte do patrimônio da universidade, consequentemente foi para o vinagre. Infelizmente.
Flávio, você que ama raridades, precisava conhecer o órgão de tubos da capela do campus da ULBRA, tão lindo quanto os carros do museu.
Onde está exposto o #96????
RESPOSTA DO FG:
No Museu do Automobilismo Brasileiro em Passo Fundo (RS).
Triste, lamentável, deplorável…….!!!
Foi um dos museus mais belos que eu já visite nesse nosso Brasil.
Fará muita, muita falta.
Flávio, alguma noticia da Pensk do Emerson e da Mercedes do Senna que estavam lá?
Será que forão pro chapeu?
E a nossa Generosa Petrobras pagando 600 milhões ao museu do Sarnei…
Hare Baba 1000 vezes.
Que pena. Penso nas outras coisas, alem dos carros. Bem, no e-bay tem 3 trabants, inclusive na versão perua. Um por $ 1.000, um por $4.500 e o outro por $ 700. Acho que com toda a papelada e os impostos, ainda fica mais em conta que o da Ulbra, que com certeza os “coyotes” vão deixar o preço bem mais alto.
Lamentável…
Sabe meu caro Gomes, o que me deixa mais frustrado ainda é observar em outros blogs sobre esta triste noticia, comentários do tipo “tem que vender mesmo e pagar as dividas” ” é um monte de lata velha” e outras asneiras mais. Pessoas sem nenhuma identificação com sua Pátria e com sua história.
Que ráio de Pais eles pensam em construir?
E esse reitor? que deveria ser feito com ele?
Não é Souza Cruz e sim Vera Cruz!
Realmente, de bonito só tem o nome Vera, que é o nome da minha mãe!!!
rsrsrs!
Abraços!
Parabéns mais uma vez pela lucidez!
Se eu tivesse grana comprava o MG MGA 1956 e o apache sem pestanejar …
FG, vc tem algum site onde se possa ver a sua coleção?
Eu queria a GMC Sonoma – Safety Car, utilizada quando a Indy acelerou por aqui nos anos 90.
Nasci filho de bancário e não de banqueiro !!!
O destino do ULBRA é o mesmo que enfrenta outros segmentos no Brasil.
Acho que se tudo continuar seguindo assim, este será o destino do País. Lamento.
Porra, por 45 paus, melhor ir pra Alemanha, escolher um bom Trabi por lá e importar.
Lamentável…
Sempre achei que havia algo errado lá. Eu alugava, as vezes, alguns carros para produções de época e haviam boatos que um cara concorria a locar carros com autos do acervo do museu. Diziam que foram “cedidos” a custo zero, mas o sujeito cobrava e recebia pelo aluguel dos veiculos. E ganhava quase sempre pois dava preço melhor e tinha um “pacote” que era dificil de competir. Quando esses rumores surgiram, eu questionava se a faculdade sabia que carros do seu acervo estavam “trabalhando” de graça em produções de tv e cinema. Pelo jeito, havia mesmo algo de podre no reino da Dinamarca…
Estive lá em agosto 2007, o prédio todo tocava Elvis (era próximo do dia de sua morte). De todos os carros, sou muito curioso sobre o destinos dos carros do Emerson (penske, camaro e pontiac) e uma MB SL600 impecável que foi do finado Senna, seu documento estava exposto ainda no nome dele.
É uma pena …
O que acontece na ULBRA é o que acontece, normalmente,em todo o país: sonegação de impostos, desvio de dinheiro público, ligações com partidos políticos (no caso o ex-vice-reitor, filiado ao PT, agora é prefeito de Canoas). Fora isso ainda tem a incompetência adminitrativa entre tantos outros problemas.
A ULBRA era uma boa universidade e conseguiram destrui-la. Funciona aos trancos e barrancos agora.
O reitor da universidade, o tal Becker, andava com um Audi R8.
Não estou acreditando nisso!!!
Sinceramente, estragou o dia………….. P*@# M@#@#!!!!
Há 2 anos fui passar férias em Santa Catarina e dei uma esticada até Porto Alegre e Gramado, passei em Canoas/São Leopoldo, bem em frente ao Museu da Ulbra, deixei pra outro dia, pois, a vontade de conhecer Gramado falou mais alto ( entenda-se: minha esposa), afinal, não voltei no outro dia, nem nos outros… era a minha chance, e agora acabou. Rutz que parilss
“RESPOSTA DO FG:
Ora, ora, que rapaz desatualizado…”
Quer dizer então que foi você que o arrematou??? hehehehehe…
Não há muitas notícias. Todos esses leilões sempre são confirmados na última hora, pois há várias ações tentando cancelá-los. Nos hospitais, algumas UTIs foram reabertas para tratar de casos do H1N1 e a universidade ainda “funciona”. Como o prédio fica bem no meio do campus, não corre risco e o que estiver lá dentro também. É triste. Se fosse um monte de carroças e o pessoal andasse de bombacha e chapéu lá dentro, talvez as “autoridades” se importassem mais em preservar.
Já dizia o maior dono de capitania hereditaria brasileiro,”a vida media da empresa brasileira é de 20 anos”.Começa com grana BNDES se arrasta sonegando imposto e declarando prejuizo,deposita o que fatura em algum lugar lá fora e quando quebra fica ligada na UTI do BNDES de novo.
Eu ficaria com o protótipo GM. Chance única de ter uma exclusividade, que antes que digam, de Monza não parece ter nada…..
Deixa eu ver.
O museu da Ulbra se não me engano é em Canoas-RS não é?
MEU DEUS QUE ABSURDO!
Fui lá uma vez em um passeio para as serras gaúchas. Antes de voltarmos para Porto Alegre passamos por lá. Foi um passeio maravilhoso. Até minha esposa que não era fã de carros adorou!
Que tristesa. Cada vez mais estou desacreditado nesse país. Pior que um dia desses comentei sobre esse passeio com um amigo meu é o mesmo ficou todo entusismado.
Cada vez tenho mais vergonha de ser brasileiro. Por essas e outras que torço para pilotos como o Vettel , o Webber, o Button. São de países que amam e respeitam sua história. E assim que formamos grandes nações. Sem história não somos NADA.
Está havendo uma mobilização na cidade de Canoas – onde se situa o museu – para tentar achar uma solução. Vamos torcer para que tenham sucesso. Visitei o museu há cerca de dois anos e era maravilhoso. Sobre a mobilização, saiu nota no jornal Zero Hora desta terça-feira. Segue o link:
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2604736.xml&template=3898.dwt&edition=12846§ion=1003
Essa notícia realmente entristece. Estive lá em 2006 e saí maravilhado, falando que todos os brasileiros deviam conhecer aquilo, pois a chance de ter algo assim no Brasil era mínima….agora, menor ainda. O que será feito da Mercedes que era do Senna? E da Penske do Emerson? Ah, se eu tivesse muito mais grana…
O negócio vai ser recordar o museu olhando as mais de 200 fotos que tirei lá da última vez que visitei.
Triste, triste demais esta situação.
Agora, se neguinho tá mandando 45 muil num Trabi, imagina os valores que serão levantados com os Corvettes (eram quatro, se não me engano), principalmente o ’63 Split WIndow preto…….
Acho que alguns destes carros (que foram garimpados pelo reitor Becker inclusive fora do pais) serão expatriados………
E aproveitando, e os troços do Emmo que tava lá?
Porque nossas indústrias automobilísticas não se unem pelo menos uma vez na vida (ou a segunda, depois da AL) e criam um museu, abrigando os modelos das próprias e de finadas empresas, que provavelmente tiveram relações com as atuais?
Dissiparia os custos, traria ganhos para todas em termos publicitários. No mínimo seria referência mundial.
Faz um troço desse em Interlagos pô. Chega a ser uma obviedade ululante.
Ou não seria tão óbvio assim? Eheheheh
Dá até desânimo de lêr uma notícia destas , e o pior é saber que os responsáveis por essa situação jamais serão punidos, que inveja da China e seu exemplar tratamento para corruptos – uma bala na nuca a ser paga pela família e a venda dos orgãos do filho da puta- esse é o retrato (mal) acabado deste país, esforço pela cultura aqui se resume a lavagem de dinheiro por empresas em patrocínios superfaturados das Ivetes Sangalo, e até os Caetanos e Gilberto Gil da vida…..
A memória automobilistica é cultura também , não é elitismo nenhum. e assim vão indo para o limbo mais um pedaço importante da nossa história…… se bem que as autoridades aqui só se interessam por aquilo que dá voto ou dinheiro e neste caso um leva ao outro.
pode ser um bom investimento pra quem é multi milionário.
esses carros nao pagam impostos e tendem a se valorizar.
o Edsel já foi vendido ?
Ainda bem que consegui ir umas três vezes antes da crise.
Mas e o museu guarda outras preciosidades além dos carros. Eles tem uma imensa coleção de rádios e vitrolas antigas além de muitos trofeus de Emerson Fittipaldi. Se não me engano o que ele recebeu pela vitória no GP da Áustria de ’72 estava lá. Isso é claro, além do Penske que ele ganhou em Indianápolis 1993. Espero que ele tenha pegado tudo de volta.
Eu fui. E me senti no primeiro mundo.
Tive a sorte de ir numa 3ª feira, fora de temporada, ou seja, o museu era meu e de minha mulher. Não vi mais nenhum visitante, apenas alguns empregados.
Já que estava só, senti-me à vontade para observar cada detalhe dos carros de muito perto, mas sem tocar nos mesmos. Cheguei a me deitar no châo para ver detalhes de chassis e outros segredos escondidos sob os carros.
Com isso, fui visto pelo circuito interno na sala da direção do Museu.
E eis que de repente surgem o Diretor – do qual não lembro o nome – e o Joe, também da diretoria.
Encurtando a história, sentei-me em vários carros, abri portas e motores, ou seja, fiz a festa, sob a orientação deles.
Uma pena que isso nunca mais será possível…
Você tem um sonho? Realize-o logo, pois amanhã poderá ser impossível…
nunca fui la, e sempre tive vontade, acho que uns 2 meses antes de começar a merda todo tive a oportunidade de ir mas nao fui :(
que droga…
mas era de se esperar, no brasil as coisas boas nao duram muito mesmo, os aproveitadores matam tudo.
FG ,pode ser sua ultima chance de ter um Trabant !
Venda estas coisas VW que vc ter aí na sua garagem e leve pra casa um dois tempos do tempo em que imaginar derrubar o muro de Berlin era coisa de maluco!!!
Ao Trabant ,já !!!!!!!!
RESPOSTA DO FG:
Ora, ora, que rapaz desatualizado…
Muito triste , principalmente pq eu sempre tive vontade de conhecer , mas não tive a oportunidade . Agora é tarde . Uma pena .
Vandalismo não há, pois o lugar é cercado e com boa segurança. O pecado aí é tirar uma grande quantidade da história que poderia ser visto por todos e fragmentá-la em porções que ficaraão escondidas em garagens…
Triste mesmo.
Sei-lá, aqui no Brasil, quem se interessa em preservar a história, seja ela qual for, acaba meio que sozinho na sua jornada.
FG, no link http://www.absolutoleiloes.com.br/ulbra20e27ago1830 estão os carros que vão a leilão. Tem um Trabant 1989 azul, lindo de morrer…..avaliado em…R$ 45.000,00!
Que dó!!! É a história se dissipando em fragmentos. Tem cada carro……
Agora, te digo uma coisa, FG: Esse Trabant ficaria bem na sua garagem!!
Gomes, estudo ali e é aqui perto de casa… é triste e há meses o museu está lacrado, acho que fui um dos ultimos a entrar no museu, antes da explosão da crise. Os salarios ainda estão atrasados e mtas dividas pipocando a torto e a direita. Existe ainda uma oficina/deposito no final da propriedade com N carros aguardando repros e restaurações… é triste demais e o pior mesmo é sber que o safado não pode ser condenado já que tem mais de 70 anos… O complexo inteiro está “condendo” já que outros empreendimentos com o esporte e os hospitais estão em coma e algumas coisas já em morte cerebral…
Um grande pena mesmo…