“PANCA” CLÁSSICA

SÃO PAULO (sobreviveram todos) – Não estive em Interlagos para ver a Classic Cup sábado, porque não ia correr e fico meio deprimido quando não posso participar de uma prova da nossa categoria. Soube que tivemos 36 carros no grid, o maior do ano, e a prova terminou sob bandeira vermelha. Motivo: a pancada de Ricardo Malanga, que voltava a correr com seu Puma Transformer depois de alguns meses, já que batera no início do campeonato, também.

O carro ficou destruído. Malanga, pelas informações que tenho, felizmente só teve uma pequena luxação no braço. Isso mostra que o carro é (era) seguro e chama a atenção para tal necessidade em qualquer automóvel, em qualquer competição. A batida aconteceu no muro da Subida do Café, quando Malanga fazia, ou tentava fazer (não vi a prova, repito), uma ultrapassagem por fora, possivelmente na parte mais suja da pista. Quem esteve lá pode relatar aqui exatamente o que aconteceu.

Ganhou na geral o Sebastião Gulla, conquistando o título antecipado da D3. Agora a gente só volta a correr em Interlagos em novembro, depois da F-1. Mas, antes, vamos a Londrina entre 18 e 20 de setembro.

Ah, a foto é do Dyonysyo Pyerotty Junyor.

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Side Show Bob
Side Show Bob
14 anos atrás

Perguntar não ofende.

Por acaso Ricardo Malanga é o Andrea Di Cesares da Cup?

Rachel Coelho
14 anos atrás

Apenas uma correção ao fato da pancada do Malanga. Não foi o carro patrocinado pelo “restaurante árabe”, como disse um amigo ai em cima, e sim do passat #57 do Chambel que estava próximo ao puma verde. Apesar de o Fabio ter “jantado” todo mundo, o nome “Estrela do Oriente” não é o de um restaurante árabe, e sim uma empresa de distribuição de alimentos, muito tradicional, com excelentes produtos que podem ser encontrados em qualquer supermercado, inclusive no tão conhecido MERCADO MUNICIPAL.
Visite o site: http://www.ipanemacomercial.com.br.

Luiz Antonio Straforini
Luiz Antonio Straforini
14 anos atrás

Essa parte da pista de interlagos vem acontecendo varios acidentes sérios,ex.o sperafico,a porsche 911 no 500km de interlagos ,agora na 8 etapa do paulista.Bom sera que não há nenhuma forma de minimizar isso,como colocar luminozos piscante como os ovais da Indy para avisar aos pilotos sobre acidente,obstrução da pista a frente,pô é a parte mais emocionante do circuito, só faltava inventar uma modificação na pista para reduzir a velocidade!!!!valeu e boa recuperação do 69.

Herico Gomes
Herico Gomes
14 anos atrás

Amigo Gomes.
Como você é um jornalista importante e reconhecido pelos seus colegas e admirado pelo público, vejo-me na obrigação de orientá-lo no sentido da LUXAÇÃO.
Além de amante da velocidade, sou Fisioterapeuta e trato atletas das mais variadas modalidades, inclusive pilotos de automobilismo.
Pois bem. Luxação acontece quando alguma articulação do nosso esqueleto perde a conecção, ou seja, imagine seu joelho onde o fêmur está à direita e a tíbia à esquerda, totalmente sem encaixe. Isso é luxação. É um erro muito comum os reporteres esportivos se referirem à luxação como um trauma leve. Engano grave. Luxação é um diagnóstico grave e em determinadas ocasiões temos a necessidade de cirurgia para reversão da lesão.
Meu objetivo não foi de repreendê-lo e sim de orientá-lo.
Um grande abraço.
Herico

Dú
14 anos atrás

Leandro Tulli, o que é “será pago ou é no vasco?”
Seria um ingresso X 3 pessoas?

Claudio - Campo Grande(MS)
Claudio - Campo Grande(MS)
14 anos atrás

Caro Flávio e integrantes da Classic. A propósito das férias de Interlagos e da prova de Londrina, nós aqui de Campo Grande (MS) também torcemos pelo sucesso da categoria onde inclusive temos como representante o piloto Paulo Sousa do Porsche 914. Nosso autódromo está sendo reformado e brevemente (03 e 04/10) será reaberto com uma prova da Stock. Estamos em contato com a nossa FAMS e antecipamos aos amigos da Classic o interesse em recebê-los em nossa pista. Se puderem entrar em contato ou tiverem interesse em nos fazer uma “visita”, serão bem vindos. Aguardamos contato. Abraços Claudio

FLÁVIO SILVA
FLÁVIO SILVA
14 anos atrás

Aliás quando é que o “suruba”…ops… me desculpe,repito o “69” sai da UTI?

FLÁVIO SILVA
FLÁVIO SILVA
14 anos atrás

Só em Londrina? Quando é que vamos ter o prazer de ver esses bólidos aqui em Curitiba?

leandro tullii
leandro tullii
14 anos atrás

eu quero saber se em londrina será pago ou é no vasco?

Carlos Eduardo Szépkúthy
14 anos atrás

Vi as fotos no Vellocidade online, foi feia mesmo…
Ainda bem que não aconteceu nada mais grave com ele… já com o carro… Acredito que arrumar este vai ficar inviável… Mas espero que ele retorne logo…

Fabio Coelho
14 anos atrás

Meu grande amigo Flávio Gomov, sentimos sua falta!!
Queria falar q o Tadeu Destro relatou exatamente o que aconteceu na panca do Malanga. Graças à Deus, não aconteceu nada mais grave com ele…. pois ficamos todos apreensivos..
Apesar de tudo, não podemos negar que a corrida foi a mais disputada entre os quatro primeiros… Não me lembro de nada parecido nos últimos anos… E o legal é que eu estava lá no meio dos caras… Foi uma pena o “meia 9” não estar presente…Mas vamos para a próxima..
Um abraço
Fabio Coelho #75#

LUIZ FORJAZ
LUIZ FORJAZ
14 anos atrás

LUXAÇÃO É UMA DESARTICULAÇÃO
PORTANTO MUITO GRAVE O CORRETO É CONTUSÃO DE OMBRO

Marcog
14 anos atrás

Seria esse o mesmo Puma de uma matéria muito legal na OFICINA MECÂNICA, de uns 20 anos atrás, sobre a preparação dos VW 2300 ? A matéria foi feita com um Gordini de preparação semelhante, mas lembro que o Puma era mais forte.

André Mello
André Mello
14 anos atrás

Na corrida de sabado eu travei uma disputa muito legal com o passat do Rogerio Tranjan, o Trovão Azul. http://www.youtube.com/watch?v=4HOzsaHNlqs

Disputamos a posição por pelo menos umas 5 voltas e ele de maneira limpa e muito inteligente sempre deixava a parte de fora da pista para mim, pois na reta meu carro leva vantagem por ter um motor mais forte do que o passat e em uma dessas tentativas de ultrapassagem exatamente no Café eu coloquei por fora e quando pisei na sujeira deu pra sentir a frente do carro apontando para o muro, é realmente traiçoeiro aquele ponto da pista pois tratas-se de digamos uma “reta curvada”, onde fazemos com o pé em baixo mas se você sair da tangencia e for pra parte suja da pista o carro fica solto demais e é ai que os acidentes acontecem com os carros indo parar no muro.

Fiquei assustado quando passei pelo local pois tinha peças do carro espalhadas por todo lado, roda pra cá, peças do motor pra lá, farelos da carenagem jogados em tudo que é canto e quando passei vi o Malanga ainda dentro do carro sendo atendido, no parque fechado a preocupação era geral pois não tinhamos ainda noticias sobre o estado de saúde dele, só o Gulla com seu egocentrismo comemorava, pulava e gritava(praticamente sozinho, diga-se de passagem) como se nada tivesse acontecido, o Gulla é o autentico campeão na pista em 2009 porém esse tipo de atitude egoista não contribui em nada para uma categoria tão bacana como a nossa.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Ainda bem que o MALAnga não se machucou feio! Esperemos que na proxima ele esteja de volta, dando aqueles passadões em certo bolido que veio do frio! ;)
Boa sorte MALAnga!

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
14 anos atrás

Que bom que está tudo bem! Me lembrou do acidente no ano retrasado com um Karman Guia vermelho, que o banco acabou sendo arrancado do assoalho tamanha a panca no S do senna. O cara passou direto na primeira perna. E foi de cara na barreira de pneus.
O piloto só não sofreu mais danos porque o hans salvou. Lembro de vê-lo em outras etapas com o pescço umas três vezes maior que o normal.

E parabéns ao nosso grande Rodrigo Ruiz que mais atento não pode ser! As fotos são sensacionais.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Estava sob o heliponto, onde quase todos ficam pra ver o miolo e parte da reta. A panca foi feia, assustou ! Depois soubemos que o Malanga estava ok !
É aquela coisa, quem esta na frente não alivia , quem esta atrás não tira o pé, aparecem retardatários (parte do jogo) no meio, última volta, e pronto, prato cheio para uma dessas. Pelo visual da batida e o que restou do carro, foi milagre !
Fora isso, foi um corridaço, com um pega entre os dois Pumas foguetes e os dois Passats acertadinhos e bem guiados.As Pumas disparavam nas retas, com mais motor, menos peso e melhor aerodinâmica, mas tomavam um pau feio dos Passats em todo miolo.
Na minha modesta opinião, se os pilotos dos Passats estivessem guiando essas Pumas, sumiriam na frente…
mas do jeito que esta deu um bom pega.

Rodrigo Ruiz
14 anos atrás

A coisa foi bem feia e anda se repetindo com frequência no café…

O Malanga umas três voltas antes beliscou a grama do lado de fora do Café. Eu estava bem naquele ponto e fiquei preocupado, afinal o histórico dali não é muito bom.
Estava voltando para os boxes para fazer a chegada da prova com a câmera mirada para o começo da reta quando acontece. As fotos não são muito nítidas e não dá pra ver o que houve, mas dá pra ver o carro se acabando e depois quando cheguei no local, deu pra ver o que sobrou do recém-reformado, afinal era a primeira prova depois da última panca do Malanga nem lembro em qual etapa…

Mas no site tem todas as fotos, não só da panca, mas de toda a bela disputa dos quatro primeiros durante a prova e durante a última volta, que com certeza foi uma das mais emocionantes dos últimos tempos, com direito a rodada dupla no laranjinha, panca no café e o vencedor terminando com o carro capengando e sem o vidro dianteiro… e aproveitando…

Com o resultado da prova, acho que o Gulla não tem mais como ser alcançado no campeonato e com isso se sagrou campeão da divisão 3 com 2 etapas de antecedência.. se confirmar.. parabéns pra ele!!!

Dú
14 anos atrás

Bernardo, da luxação não sei, afinal o Malanga tem bagagem no automobilismo, e não seria uma dor no cotovêlo do braço pelo que vi e fiquei feliz qdo. desceu do Medical, o qual ele mexia que o deixará de voltar.
O duro foi o carro. Vamos torcer. para que faça outro ou conserte o Puma e volte logo.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Bom, pode até ser que luxação não seja tão simples como dito aí, mas entendi no sentido que poderia ser muito pior, e não foi.
E quanto ao III GP do Café, Londrina na espera. Por onde anda o Ajinomoto?? Vimos o Meianov no estaleiro e a primeira volta do Gomes no PacMan. O que teve de piloto rindo…

Benardo
Benardo
14 anos atrás

Luxação não é tão simples assim Gomes! É grave, dói muito e pode ser demorada a recuperação!
Quem pensa assim são aqueles repórteres de futebol que quase comemoram quando um jogador sofre uma luxação! (“Ele está bem só teve uma luxação no ombro”, e aí o cara fica meses sem jogar!)

Tadeu Destro
Tadeu Destro
14 anos atrás

Oi Flavio, a batida foi comigo, estava subindo o café acompanhando pelo retrovisor a aproximação do passat do Chambel e do puma do Malanga, logo que o passat me ultrapassa sinto uma panca que quase perdi o controle, a puma bateu atrás da roda dianteira do meu fusca (tem foto no velocidade on line fusca # 87) a puma rodou, bateu primeiro do lado interno no início da reta quando soltou a roda que pegou na frente do fusca, depois atravesou quase me acertou e bateu novamente do outro lado da pista, foi feio o negócio.

Fui procurar o Malanga para saber se ele estava bem e ele comentou ” puxei pra esquerda, o passat defendeu a posição, puxei pra direita….. aí não tinha mais volta e te acertei”.

Ainda bem que estava no final da prova, não sei se terminaria a corrida, na pancada aconteceu algum problema na frente do meu fusca, me arrastei até o parque fechado.

Ganhei na minha divisão, pode citar a equipe e quem me ajuda?
( Wessler Preparações, Guia da Embalagem e Bill Dog)

Obrigado

Abraço, até a próxima.

Tadeu Destro
Fusca #87

Anselmo
Anselmo
14 anos atrás

Estive lá em Interlagos e não vi o que aconteceu…

Estava assistindo a prova no S e fiquei preocupado com a bandeira vermelha. Graças a deus não ocorreu nada.

Apesar disso, a corrida estava bastante interessante na ponta. Os dois Passats e os dois Pumas trocaram bastante de posição, o que deixou emocionante a corrida! Assim como a disputa entre o Trovão Azul e um Chevette vermelho do qual o numero eu não lembro…

Melhoras ao Malanga e ao Puma verde “Kawasaki”

Dú
14 anos atrás

Eric!
Junto com o Della Barba, c/ os boxes fechados, após ter visto o Malanga descer andando do Medical.
Estávamos vendo o quanto resistiu o carro, e o que pode ser melhorado para a segurança.Não que seja engenheiro, mas dá pro risco.
Não creio que se tenha de expandir aquele pedaço pelas arquibancadas, mas sim dar uma matada no trecho de encher motor na subida, dificultando a 2ª tangência após se completar a da junção.
Se não está boa a resposta, por que não apareceu para tomarmos umas brejas hahahaha. Abração.

Roberto Seixas
Roberto Seixas
14 anos atrás

Caro Flavio

Uma obra que estara sendo realizada, para a Formula 1 deste ano, será justamente neste trecho. Estaremos levando o muro da arquibancada para bem mais perto da pista, substituindo assim a barreira de pneus existente e tonando este trecho bem mais seguro. Conforme sugestão da Fia

marcos vale
marcos vale
14 anos atrás

Flavio, Maximo Bueno, já saiu do hospital??

Eric
Eric
14 anos atrás

O que o Dú tava xeretando ali???hauahauahauaahaua

Estimo melhoras ao Sr Malanga e que volte logo a categoria.

regi nat rock
regi nat rock
14 anos atrás

No parque fechado eu o ouvi dizer que pisou no óleo na tentativa de superar o passat e ganhar a corrida. Considerando que o Puma, de reta é um canhão, certamente ganharia a corrida ali ó. Mas como tentou por fora, pisou onde não podia, e o carro escapou. Vi de uns 200 mts de distancia e o visual da panca foi assustador.
Menos mal que foram só prejuizos materiais. Isso tem conserto.
A corrida foi muito legal com pegas o tempo todo. Destaque especial aos fuscas do Della Barba, Deram show.

Rafael Magalh]ães
Rafael Magalh]ães
14 anos atrás

A Pacanda foi violenta! Eu estava no autódromo para assistir a Super Classic, e neste dia tinha decidido assistir a corrida das arquibancadas, e não nos boxes, como sempre faço, estava no famoso setor A. Bom, este Puma verde, do Ricardo, estava “endiabrado” por que estava andando muito, mas também, cometia alguns erros. Ele já havia perdido algumas posições ao tentar ultrapassar o Gulla, e um dos Passats. Na última volta, ele estava em segundo, muito perto do Passat (não me lembro o número, só lembro que era patrocinado por um restaurante árabe). E com certeza na subida do café e na reta ele o ultrapassaria. O Passat estava na linha da esquerda, e havia acabado de ultrapassar um retardatário, um fusca branco, este ficou na linha da direita, quando que derepente, o Puma verde, veio no vácuo,e tentou ultrapassar o passat pela direita, só que pelo o que deu para perceber, ele não viu que o fusca ainda estava lá. No que ele puxou para a direita, a traseira sele pegou na dianteira do fusca. Não teve jeito. foi uma batida violentissima! Deu umas 4 ou 5 rodadas na pista, destruindo a frente e a traseira do carro. No momento da batida, o Puma 99 parou ao lado para ajudá-lo, lembrando muito aquela treino em Spa, quando o Senna parou o carro, para ajudar um outro piloto que havia batido forte também. Felizmente, após alguns minutos de engústia, o Ricardo saiu do carro, abraçou o piloto do Puma 99 e foi para o Medical Car.
Bom, foi isso. A corrida foi muito boa, um pega do começo até o final entre a o Ricardo, o Gulla e os dois Passats. Sensacional, pena que com um fim assustador.

Abraços!

juca vasconcelos
juca vasconcelos
14 anos atrás

que carro é esse preto aí, que está “olhando” o puma?

morpet
morpet
14 anos atrás

Na subida do café sempre tem acontecido uns acidentes feios. Não dá pra fazer nada para melhorar não???

Squa
Squa
14 anos atrás

Por mais seguro que Interlagos seja, acho que está na hora de repensarem este trecho do autódromo. Pode ser coincidência, mas depois que colocaram aquele guard-rail por dentro na entrada dos boxes, a coisa ficou meio esquisita.

sergio rocha
sergio rocha
14 anos atrás

Essa puma nao é um prototipo disfarçado ?????????
Nao devia andar na forca livre?

André Buriti
André Buriti
14 anos atrás

O mais importante numa competição automobilística é a segurança primeiro do carro e depois da pista, não necessariamente nessa ordem.
Graças a deus hoje as pessoas tem consciência disso, e é relativamente fácil fazer uma gaiola resistente a impactos, melhor que décadas atrás que tinha gente que fazia santantonio de PVC pintado como se fosse tubo de ferro.