PARECE TÃO FÁCIL

SÃO PAULO (tudo igual) – Este filme é de 1937, produzido pela GM. Dica do Décio Oliveira, vemagueiro dos bons. Apesar do início meio bizarro, foi feito para explicar como funciona o diferencial de um carro. OK, dá para entender tudo. Mas sempre me pergunto… Como é que um engenheiro pensou nisso? Quem foi o primeiro? Putz, se o mundo dependesse da capacidade de raciocínio e invenção de gente como eu, ainda andaríamos a pé, nem a cavalo. Morro de medo de andar de cavalo.

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André Micheloto
André Micheloto
13 anos atrás

Vi um protótipo em madeira de um diferencial na exposição sobre Leonardo da Vinci no Ibirapuera, há uns 4 anos atrás. Duvido que exista uma idéia mais antiga.

Como engenheiro mecânico (trabalhei 6 anos com desenvolvimento de eixos traseiros de veículos comerciais), fiquei extasiado.

Bruno Otto Fritsch
Bruno Otto Fritsch
14 anos atrás

Muito bom o video.. parabéns Flávio Gomes, ajudou uma penca a entender como funciona esse treco. que fazia uma diferença em alguma coisa só nao sabia como e pq…

Abraços

Everson Abreu
Everson Abreu
14 anos atrás

Tenho uma Quatro-Rodas de 1979, com uma matéria sobre automodelismo na qual lembro bem de um italiano chamado Francesco Quadrelli tinha implantado um mini diferencial num auto-modelo, que proporcionava excelente estabilidade. Alguém saberia informar se existe algum kart dotado de diferencial? Vídeo excelente.

Janus
Janus
14 anos atrás

Michelangelo?!? Hmmm …

Enfim, excelente material, perfeito para curtir agora, sábado a noite.

Guzz
Guzz
14 anos atrás

O inicio é bizarro mesmo e me fez lembrar os filmes da sessão da tarde quando eu era criança.

A didática é muito bacana, conheci o funcionamento de algo tão comum, mas que nunca imaginei como funcionasse, na verdade nunca nem imaginei porque existia um diferencial…

Agora, se o diferencial é assim, imagina como era feita a compensação no virabrequim quando os motores de F1 usavam o controle de tração que “desligava” um pistão.

abraço

JP (Eu, de novo)
JP (Eu, de novo)
14 anos atrás

A mecânica sempre exerceu, em mim, muito mais fascínio que a eletrônica ou a computação.

Marco
Marco
14 anos atrás

Se eu não me engano quem primeiro pensou nisso foi o pintor de Monalisa o grande Michelangelo que tambem fez um estudo da anatomia humana que é utilizada ainda hoje em dia.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

ESPETACULAR!!!

A azia pode correr solta, mas os Americanos são especiais mesmo.

Obs.: todo engenheiro é um doido genial.

Imperador Ricardo Bigliazzi
Economista.

JP
JP
14 anos atrás

Não sei quase nada de inglês, mas entendi todo o vídeo!

marcojetta
marcojetta
14 anos atrás

FG,

…. andar a cavalo e não andar de cavalo !
Abs,
Marco Antonio.

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
14 anos atrás

Melhor ainda quando colocaram nos carros o motor e a tração na mesma extremidade (dianteira ou traseira) eliminando o eixo que atravessava todo o carro. Simplificaram mais ainda o processo.

Este vídeo é um show de didática.

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

A invenção existe faz tempo, mas não tinha ainda visto uma explicação tão simples to mecanismo. Muito bom!

Ronei
Ronei
14 anos atrás

Muito bom !! o dificil é fazer o fácil !!

Seven
Seven
14 anos atrás

Breno:

um escritor que também era desenhista, piloto e inventor (Antoine Saint Exupery) disse: ‘Atingimos a perfeição não quando nada pode acrescentar-se a um projeto, mas quando nada pode retirar-se’.

Felipe
Felipe
14 anos atrás

Muito bom mesmo!
Nunca tinha visto uma explicação tão didática para o diferencial

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
14 anos atrás

Pô, e não é que é fácil….agora, depois de ver essa aula.

Mas eu curti mesmo as motos do início.

Fernando Passos
Fernando Passos
14 anos atrás

Se o meu professor da faculdade tivesse levado este vídeo nas aulas de elementos de máquinas em 1999, provavelmente não teríamos ficado 3 semanas pra entender exatamente o funcionamento do diferencial…

Emmanuel Deiró
Emmanuel Deiró
14 anos atrás

Incrivel o vídeo, muito bem bolado. Faz a gente pensar com a concepcao do automóvel (eu falo os automóveis de hoje) é antiga. Claro, isso se deve também à elegancia e funcionalidade de solucoes como o diferencial, que atravessam o tempo. Tecnologia e propaganda para o bem e para o mal. Isso me lembrou o documentário que eu assisti essa semana sobre a invencao da gasolina com chumbo, desenvolvida pela GM na década de 20. A GM também descobriu seus malefícios, mas os encondeu pois a gasolina com chumbo se tornou extremamente lucrativa ao permitir o aumento de potência dos motores e consequente desempenho dos carros da empresa, além de favorecer as gigantes do petróleo.

Marcio
Marcio
14 anos atrás

Ótimo! Mesmo sendo fã de carros e de automobilismo até hoje eu não fazia idéia que era essa a função de um diferencial. O legal é que o vídeo foi feito para leigos como que eu, que precisam ver desde a exibição de motocicletas até a um complexo conjunto de engrenagens para entender o porque da necessidade de um diferencial nos carros.

Episcopo
Episcopo
14 anos atrás

Sensacional este filme !
Pela primeira vez consegui entender o funcionamento daquele monte de engrenagens ! Muito didático !

Rodrigo Dutra
Rodrigo Dutra
14 anos atrás

Espetacular!

Seria excelente ver outros vídeos do gênero

Breno Peixoto
Breno Peixoto
14 anos atrás

Muito didático!

Como diz meu chefe: “A simplicidade é a sofisticação máxima”.

Seven
Seven
14 anos atrás

O início é bizarro, mas depois faz sentido.

Outro vídeo de treinamento bacana: http://www.youtube.com/watch?v=4ElEf6cvwh0 – motor Wankel NSU

YPVS
YPVS
14 anos atrás

Sensacional!!!
Lembro que uma vez, meu professor de Dinâmica 2 da UFRJ colocou uma questão que a gente tinha que calcular a rotação do satélite ou qquer coisa assim. Foram mais de 2 páginas só de cálculo!!! Arrebentou a galera!

Klaus Starck
Klaus Starck
14 anos atrás

Flavio, EXCELENTE!

Desse jeito as aulas de elementos de máquinas da FEI teriam sido mais fáceis!! hahaha

Vini Weiss
Vini Weiss
14 anos atrás

Obrigado pelo video! finalmente entendi! hehehe!

AAS
AAS
14 anos atrás

Absolutamente sensacional!!! Alguém por acaso conhece outros arquivos cheirando à nafatalina do gênero? Abs!

Glauber
Glauber
14 anos atrás

Aleluia, entendi finalmente como essa geringonça funciona !!!

Aylton  Hoenen
Aylton Hoenen
14 anos atrás

Com certeza,o cara entrou no cacete no S do Senna com a pista molhada, e deu um tremendo rodão.Saiu do carro,e disse:
Assim não dá;esse eixo rigido me fudeu!!
E foi assim que ele inventou o DIFERENCIAL.
Parece tão facil, e é!!!!!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Vivendo e aprendendo, sempre! Valeu Gomov! aprendi mais um detalhe mecanico que somente intuia como funcionava! Agora, quem descobriu isto era genial mesmo!

Milton
Milton
14 anos atrás

… e pensar que esta firma ja teve a vanguarda da engenharia…e hoje produz cada coisa…

Mas, de fato FG, eu também nunca havia entendido direito como essa coisinha de jesus chamada Diferencial funcionava…e esse video é de 1937…ta vendo que os anos 30 não tiveram somente Auto Union Type C/D e MB W25/125/165??

Lisandro
Lisandro
14 anos atrás

Muito legal!
Dá até pra fazer uma coluna fixa no gênero Flávio!
Abraço
Lisandro

Arthur Cerri
Arthur Cerri
14 anos atrás

Muito bom!

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Eu que gosto de ler e estudar, sempre fico encantado com a capacidade humana.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

É de 37, mas até hoje não fizeram uma explicação melhor. Nem no How Stuff Works, que também é um negócio bem bacana pra gente que é engenheiro, ou apenas curioso.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

O inicio é meio bizarro mesmo, mas achei mais interessantes as peripécias desses cabras do que as aberrações do “circudusolé”…

… apenas aproveitando o gancho “malabaresco”, minha esposa ganhou dois convites para assistir a uma das apresentações do “Cirque du Soleil ” no Brasil… agradecemos mas não demos as caras…. achamos aqueles troços a “mó aberração”…

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
14 anos atrás

Sensacional!!![
Mais didático é impossível.

Daniel
Daniel
14 anos atrás

De fato é um componente bem complexo (e antigo):

“Seu funcionamento foi elaborado pelo francês Onesiforo Pecqueur (Chefe de Oficina no Conservatório de Artes e Ofícios de Paris) em 1827”

fonte: Best Cars Website