POR QUE NÃO? | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 20 de agosto de 2009 - 15:12Automobilismo brasileiro, ESPN Brasil

POR QUE NÃO?

SÃO PAULO (começando o dia) – Engraçado, esse negócio de blog e Twitter. A gente fica algumas horas fora do ar, na “vida real”, e se sente na obrigação de dar explicações… Estamos todos ficando loucos, isso sim. Bom, hoje foi dia de gravar matéria para o “Limite” da semana que vem. Foi uma matéria meio caseira, porque gravamos na LF, a oficina da minha equipe na Classic Cup. É que na semana passada caiu no colo do Luis “Nenê” Finotti um Escort que correu na antiga Copa Shell de Marcas & Pilotos.

A foto ao lado foi devidamente “emprestada” do ótimo Blog do Sanco. É muito parecido com o carro que vamos mostrar na TV. São raras as referências na net a esses campeonatos. Pesquisas devem ser feitas em revistas de época ou na memória de quem corria.

Esse carro estava parado havia dez anos numa garagem. Tem uma etiqueta no santantônio mostrando que sua provável última corrida no Brasileiro foi disputada em Goiânia em 1993. Depois ele passou por algumas modificações e chegou a correr na Força Livre em SP, até ser aposentado de vez.

A Copa Shell, nome que o Brasileiro de Marcas ganhou a partir de 1987, chegou a ter 50 carros no grid no auge, em 1984, única temporada em que as quatro grandes montadoras instaladas aqui participaram oficialmente. Corriam Uno, Escort, Gol, Passat, Voyage, Apollo, Chevette, Oggi, muitos com apoio de fábrica. Os pilotos? Vamos lá, sem forçar muito: Ingo, Paulo Gomes, Mattheis, Serra, Giudice, Travaglini, Toninho da Matta, fora a numerosíssima turma do Sul — deixo para os blogueiros a tarefa de lembrar mais e mais nomes.

Os últimos anos da categoria, começo da década de 90, foram fracos, com cada vez menos gente no grid, apesar da frequente participação de pilotos locais quando as provas saíam do eixo Rio-SP. Foram momentos de glória em Tarumã, Guaporé, Goiânia, Cascavel, Curitiba, Brasília, Interlagos, Jacarepaguá…

O problema é que como sempre acontece no automobilismo brasileiro havia muitos interesses em jogo, os regulamentos viviam mudando, tinha muita roubalheira e reclamação, e aos poucos as montadoras foram perdendo o interesse por um campeonato que a CBA nunca conseguiu organizar direito, porque sempre foi ocupada por gente mal-preparada e pouco chegada na lisura.

Uma pena. O Brasil tem hoje, instaladas aqui, GM, Ford, Fiat, VW, Peugeot-Citroën, Renault, Toyota, Honda, e é incapaz de realizar um campeonato multimarca. Ficam as lembranças dos anos 80/90 e a memória silenciosa gravada no Escortinho que o Nenê encontrou.

62 comentários

  1. marcos disse:

    seria possivel voce fazer uma reportagem com os quatros populares juntos o palio 1.0 2p o corsa 1.0 2p o fiesta 1.0 2p eo gol 1.0 2p todos do ano 1998 mostrar os motores o ronco deles mostrar o interior dos carros mostrar os porta malas

  2. Bruno Cossie disse:

    oi,me chamo Bruno e tenho 15 anos,sou de teresopolis-RJ.Sou fã de escort,todos,mais um em especial,um bólido,Ford escort rs cosworth,sem duvida um super esportivo,mais aki no Brasil teve para venda,somente 2 unidades,elas foram importadas pela Autolatina,um azul para ser pace car da formula ford copa shell,a revista 4 rodas chegou a fazer uma reportagem com ele em 1993.Mas nunca vi nada sobre ele ser o pace car,nem foto nem nada.E tambem um vermelho,pra fazer teste,mais nao tem nada dele….Alguem sabe se esse cosworth azul foi realmente pace car,ou tem fotos ou video que aparece ele?Eu seria muito grato,pois gosto muito mesmo deste carro!
    abraços!

  3. Roberto Puma disse:

    FG, que saudade desse campeonato ! Eram fantásticas as disputas , principalmente por ser multimarcas .
    Durante anos fiquei sonhando com uma categoria no Brasil , no estilo da extinta Superturismo Sudam , já nos tempos mais modernos ….. Mas, a saudade mesmo era do Escort amarelo da Escuderia Greco , que eu vi correndo várias vezes e disputando freadas com os APs – WV ! Hoje , só a Classic Cup pra resgatar essas maravilhas !
    Esse Escort irá participar ? Tenho um 91 , 1.6 L com 58.000 Kms originalíssimo e ficaria na torcida de ver esse da LF voando !!!!!!!!!!!!! Abraços .

  4. Fernando Ferrão disse:

    Aquelas disputas, Unos, Escots, Passats, turbo x aspirados, Fiat, Ford, VW, GM – Por onde anda, meu conterrâneo piloto Pernambucano dos Rogério dos Santos? Atilla Sipos, Toninho da Matta, Fabio Sotto Mayor, Fabio Greco, Sílvio Zambello, Vinícius Pimentel, Paulo Gomes…

  5. Riba disse:

    O escort da foto era pilotado pela dupla carioca Guga Ribas e Silvio Crema e ele estreou na segunda etapa do campeonato brasileiro de marcas de 92 em Curitiba e parece ter sido a unica prova desse carro pois nas demais etapas a dupla usou o Voyage.

  6. Boosterze disse:

    Ao Mateus Longo.
    O Pierre ganhou o Campeonato Gaucho de Marcas e Pilotos em
    1995 com um Voyage.Alíás eram dois Voyage, o outro era do Délcio Dornelles. Bons tempos aquele. E eu era apenas um dos mecânico ajudante.Época das vacas gordas.

  7. E.Martinez disse:

    Carrinhos de casca com chassi e motores padrão, queimem no mármore do inferno!!!!!

  8. Fábio da Silva Aguilar disse:

    E uma pena que não tenha um campeonanto multi-marcas altuamente

  9. Ronaldin disse:

    ô Flávio, coloca fotos do escortinho no blog.

  10. msottili disse:

    Olá Flavio:
    Eu possuo um Escort desses aí que participaram do marcas.
    Acabei comprando ele do Ronaldo Ely, hoje está guardado, mas até 2005 sempre utilizei ele para provas de Endurance aqui no sul.
    Agora está na garagem, devez em quando levo ele para “passear”.

  11. Mateus Longo disse:

    Pois eu sei de um piloto que correu de marcas em 1995 e foi campeão de algum campeonato, o qual eu não sei e esse tópico veio em muito boa hora pois fiquei curioso em saber o que ele ganhou em 1995.
    O nome é Pierre Kleinubing, e é, assim como eu, natural de Erechim, RS. Acho que em 1996 ele foi pros EUA e de 1997 até 2004, acho, ele chegou sem falta a ser campeão ou vice de um campeonato de turismo na terra do tio sam chamado World Challenge Tourng Cars. ( http://www.world-challenge.com/ )
    Aqui um link para a página do Pierre no sítio da equipe dele, que corre com Acura ( http://www.realtimerl.com/content/pierre-kleinubing ).
    Pelo que eu me lembre, a família dele era proprietária da concessionária VW lá em Erechim, então ele sempre corrida de Gol ou Voyage pelo que eu li.
    Mais dados da carreira dele dadas aqui, eu agradeço.
    abraços a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>