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quinta-feira, 20 de agosto de 2009 - 15:12Automobilismo brasileiro, ESPN Brasil

POR QUE NÃO?

SÃO PAULO (começando o dia) – Engraçado, esse negócio de blog e Twitter. A gente fica algumas horas fora do ar, na “vida real”, e se sente na obrigação de dar explicações… Estamos todos ficando loucos, isso sim. Bom, hoje foi dia de gravar matéria para o “Limite” da semana que vem. Foi uma matéria meio caseira, porque gravamos na LF, a oficina da minha equipe na Classic Cup. É que na semana passada caiu no colo do Luis “Nenê” Finotti um Escort que correu na antiga Copa Shell de Marcas & Pilotos.

A foto ao lado foi devidamente “emprestada” do ótimo Blog do Sanco. É muito parecido com o carro que vamos mostrar na TV. São raras as referências na net a esses campeonatos. Pesquisas devem ser feitas em revistas de época ou na memória de quem corria.

Esse carro estava parado havia dez anos numa garagem. Tem uma etiqueta no santantônio mostrando que sua provável última corrida no Brasileiro foi disputada em Goiânia em 1993. Depois ele passou por algumas modificações e chegou a correr na Força Livre em SP, até ser aposentado de vez.

A Copa Shell, nome que o Brasileiro de Marcas ganhou a partir de 1987, chegou a ter 50 carros no grid no auge, em 1984, única temporada em que as quatro grandes montadoras instaladas aqui participaram oficialmente. Corriam Uno, Escort, Gol, Passat, Voyage, Apollo, Chevette, Oggi, muitos com apoio de fábrica. Os pilotos? Vamos lá, sem forçar muito: Ingo, Paulo Gomes, Mattheis, Serra, Giudice, Travaglini, Toninho da Matta, fora a numerosíssima turma do Sul — deixo para os blogueiros a tarefa de lembrar mais e mais nomes.

Os últimos anos da categoria, começo da década de 90, foram fracos, com cada vez menos gente no grid, apesar da frequente participação de pilotos locais quando as provas saíam do eixo Rio-SP. Foram momentos de glória em Tarumã, Guaporé, Goiânia, Cascavel, Curitiba, Brasília, Interlagos, Jacarepaguá…

O problema é que como sempre acontece no automobilismo brasileiro havia muitos interesses em jogo, os regulamentos viviam mudando, tinha muita roubalheira e reclamação, e aos poucos as montadoras foram perdendo o interesse por um campeonato que a CBA nunca conseguiu organizar direito, porque sempre foi ocupada por gente mal-preparada e pouco chegada na lisura.

Uma pena. O Brasil tem hoje, instaladas aqui, GM, Ford, Fiat, VW, Peugeot-Citroën, Renault, Toyota, Honda, e é incapaz de realizar um campeonato multimarca. Ficam as lembranças dos anos 80/90 e a memória silenciosa gravada no Escortinho que o Nenê encontrou.

62 comentários

  1. francesco disse:

    É ….Realmente deixa saudade……..Era gostoso ver essas baratas andando……..Fazia frente com a Stock……….E chamava muito a atenção dos fãs do automobilismo, pq eram os mesmos carros que encontrávamos nas ruas……..Sem falar que tinha muita gente que tentava deixar o visual do carro de rua parecido com os de pista, digo rodas, altura de suspensão e até preparação de motor e escapamento, onde era muito fácil encontrar alguém que tinha colocado o mesmo escapamento dos carros da Marcas e Pilotos, ou ainda quem levava o carro pra dar uma afinada em mecânicos que preparavam carros de corridas…….Reparem na traseira meio caida….Quem tiver a oportunidade de ver uma foto de algum Passat vai entender melhor……..Era pra melhorar a distribuição de peso e melhorar o chão……..No caso dos motores AP 1.6 a receita era comando 049 G com enquadramento diferente, Webber mini progressivo, camisas arrombadas 1mm, pistão 0,50, anéis sobre medidas…..Nos Ford´s CHT era motores do XR-3, iguais aos usados pela turma da F-Ford ( monoposto)

  2. Valter Prieto disse:

    Que saudades desse torneio.
    Flávio, fale com o Bob Sharp. Voc6e deve se lembrar que ele foi gerente de competições da VW nessa época. Lembra de muito detalhe.

  3. AM disse:

    Basta acompanhar alguns programas do Speed Channel para ver o quanto o automobilismo Argentino é mais bem sucedido e estruturado que o nosso, eles tem várias categorias multimarcas de turismo. Sempre grids e arquibancadas cheias.

    Deveriamos baixar a nossa bolinha e importar regulamento, ideias e know-how deles, acho que se juntássemos forças daria para montar campeonatos locais e sulamericanos de excelente nível.

    Melhor que eles só temos a F-Truck e a Superclassic, o resto é bolha..

  4. Marcos Aldred Ramacciotti disse:

    Um vez uma feira agorpecuária em S. Carlos, estava com meu pai e havia um Passat azul, pneus lisinho.

    Conversando com o expositor, consegui entrar no carro.

    Cinto de 4 pontos, banco de competição, inteiro tubulado, nunca mais esqueci. Pena que não tirei foto, na epoca a camera fotografica de casa era grande.

    Abraço a todos.

  5. Gabriel F. Gago disse:

    puxa que bonito que ficou esse escort!

    me dói no coração quando vejo um todo acabado na rua…

  6. Eric disse:

    Atila Sipos,Fabio Sotto Mayor,Aloisio Andrade,Hisgué…..

    Esse tempo era bonito de mais de ver….os motores turbo….andavam para carai….

    Eu tenho uma foto em casa,no quadro,com 9 anos de idade ao lao do Escort do Greco…HG-Nakata….

  7. cavalheiro disse:

    o dia que a classic ou classic light aceitar um desses, estarei no grid pronto para entortar as varetas do cht!

  8. Vaaalney disse:

    Se revivessem esse antigo campeonato com os carros de hoje em dia, seria muito legal.
    Civic’s, Polos, Palios, Vectras, Focus, Corolla’s (tá não são os carros mais bonitos do mundo) correndo lado a lado, mas para isso teria que ter interesse das montadoras e principalmente dos patrocionadores.

  9. Eu lembro que em 1991, 1992 ou 1993 passava na Rede Manchete. A 4 Rodas cobria.

  10. Carlos Galto disse:

    Assistí a muitas provas em Jacarepaguá… Sempre sensacionais!!

    Agora, acho que FG engoliu barriga em colocar o Apollo. Nunca ví no brasileiro de marcas.
    Aqui no Rio tinha um Chevettinho que era o catiço no início das provas mas abria o bico no final.

  11. Rafael Favoreto disse:

    Essa sempre foi para mim a verdadeira “corrida de carros”. Os carros que eu via na rua, que as pessoas comuns usavam, disputando lugar na pista para ver quem era melhor.

  12. ANDRE GAETA disse:

    MEU PAI TRABALHOU NA EQUIPE DO ESPANHOL QUE TINHA O TUCANO E CHICHOLA COMO PILOTOS
    ESTOU PROCURANDO FOTOS E MATERIAS SOBRE O CAMPEONATO

  13. Hernani TI4 disse:

    Caraca…Copa Shell de Marcas e Pilotos…dos meus tempos de moleque…rs…pra mim o campeonato mais bacana que tinha…era o único que podiamos ver nossos sonhos de consumo se pegando nas pistas…domingo a noite era obrigatório gravar no VHS o VT da corrida que ia ao ar no Esporte
    Espetacular, que na época entrava após o
    Fantástico…e se não me engano onde foi o começo das narrações do Kléber Machado…Valeu pelo post…

  14. Rivalino R. Santana disse:

    Flávio, as corridas desse campeonato eram muito legais.
    Não lembro o ano, mas inclusive o Emerson chegou a participar, pilotando um Fiat Oggi. Tinha também o pessoal da equipe do
    Grecco, que andava com um Escort muito rápido, patrocinado pela Mercantil Finasa. Bons tempos, que infelizmente não têm muita change de voltar.

  15. juliano calliari disse:

    copa shell passava sempre no esporte espetacular, depois do fantastico. a proposito, este eh turbo? O sucessor deste escort, o mod93 tomava pau feio deste modelo ai…

  16. Rodolfo Gaspar disse:

    Gomes, tenho um Escort Hobby e nunca, nem em sonho, imaginei que havia corridas com carros dessa categoria (tenho 22 anos).
    Então imagina minha surpresa ao dar de cara com um “escortinho” no estilo de “Relampago McQuen”.
    Ótimo Post!

  17. RobertoPE disse:

    Pois é. Gomes, por quê não fazer a partir do seu blog ou do site, um movimento pra recriar um campeonato assim ?

  18. Renato Passos disse:

    Infelizmente me atrasei pra nascer e não presenciei essa época áurea…

  19. lello lentini disse:

    PESSOAL AQUELE CAMPEONATO QUE FOI CANCELADO PELO AUMENTO DAS ALICOTAS DE IMPORTAÇÃO BLABLA LEMBRÃO ?
    OS CARROS ERAM 2.0 E ALGUNS ESTAVÃO PRONTOS NAS OFICINAS POR AQUI,EXISTE FOTOS DESTES CARROS ?

  20. Daniel Bronzatti disse:

    Em 1985 o Fábio Greco com o Lian Duarte foram campeões do certame de pilotos pilotando um Escort preparado pelo Antonio Greco e a Ford. Bons tempos, dava gosto de ver os fabricantes investindo forte em prol da competitividade. Hoje no Sul tem algumas iniciativas semelhantes, mas praticamente só há volkswagen, sem patrocínio oficial.

  21. Alexandre Martins disse:

    tempos bons esses, seria muito legal a Petrobras investir em uma categoria nacional ao inves de investir na Argentina, quem sabe uma Copa Patrobrás de Marcas, com as marcar investindo.

    Bom pilotos de SC Guna Volmer foi campeão, de passat e voyage se não me engano.

    Ereneo Boetger que hj tem equipe na Estoque era o proparador.

  22. vitão disse:

    FG, troquei algumas histórias bem interessantes dos Escorts com o Mestre Joca. Bem edificantes, por sinal.

  23. Escort dos meus amigos Guga Ribas e Silvio Crema!

  24. ricardo disse:

    Nao podemos esquecer que era o unico campeonato com uma prova de longa duracao , tinha as 12 horas de goiania, comecava a meia noite e acabava ao meio dia o autodromo aqui lotava, muita gente passava a noite acampado era muito pequeno mais ia com meu pai que trabalava com uma firma de autopecas que patrocinava seus proprietarios se nao me engano refricentro tinha dois gol quadrado

  25. jose carlos disse:

    etapa do brasil de rally cerca de 20 inscricoes
    etapa mineiro de rally cerca de 8 inscricoes
    copa peugeot com patroc da fabrica nao mais que 20 inscricoes
    ACABARAM COM A GRANA NO BRASIL
    por isso que os hermanos sao melhores que nos,as fabricas destinam um percent de 1,5% pra investir no automobilismo argentino
    a fiat nos anos 70 vendia um peladinho pronto pra correr com macacoes e jogo extra de pneus por menos da metade de um carro de rua ,isto quer dizer que um palio sairia por cerca de 10 paus.
    MR FG,
    o negocio e comecar a cobrar do seu PINTEIRO uma atitude pra nivel nacional pois mesmo sem grana no pais e uma coesao das fabricas fariam um grid beleza
    o unico lugar no mundo onde industria automobilistica nao teve crise foi no brasil,haja visto os nros de vendas da industria nacional
    nossa terra e o melhor lugar do mundo pras multis pois nao oferecem nada e levam tudo visto os produtos europeus que rodam no brasil sao resto da europa
    SOMOS MUITO CONIVENTES COM TUDO
    JC SETE LAGOAS

  26. Zezão disse:

    Bem, tem o Attila Sipos que correu com essa turma toda citada no post, correu de F-Uno, F-Fiat 147, Campeonato de Marcas e Pilotos com um Escort…um grande piloto.

    Bem, virou advogado, mas continua sendo uma grande pessoa e sempre com grandes histórias da época das pistas!

  27. Heldo Gugelmin Cunha disse:

    Flavio, pergunto a você: existe, hoje, com a atual composição da CBA, chances de surgir no cenário nacional um novo campeonato brasileiro de marcas? Vocês que estão no meio automobilístico não têm notícias, boatos ou informações sobre a vontade política/esportiva desse pessoal organizar um campeonato super-bacana como esse?

  28. Artur Semedo disse:

    Flávio eu não quero nem pensar as coisas(boas)que o “Nenê”vai fazer desse Escort,tenho a certeza que vem por ai mais um brilhante carro para as nossas pistas,nossa esses fazem falta mais ainda feitos (refeitos) por quem tanto sabe…fiquei muito feliz com essa noticia.

  29. Glauber disse:

    Ninguém lembra da corrida que o Rogério dos Santos (acho que era este o nome dele) venceu com um glorioso Passatão praticamente em branco, sem patrocínio algum. Lembro que foi uma vitória heróica do rapaz, e na corrida seguinte o carro ganhou algumas cores.

  30. Faruko disse:

    gomes, parabéns pelo “post”, estava com saudades deste tipo de materia. Sem querer ofender, e me desculpa por dizer, mas as vezes tem umas matérias no teu blog, argh, de doer…
    Aprecio muito o automobilismo como este citado no post, valeu! Abração.

  31. Stein disse:

    À lista de pilotos, pode adicionar Jorge Freitas, Gunnar Volmer, Guga” Ribas, Sílvio Crema, Egon Herzfeldt, Walter Soldan, Fabio Greco, Clemente Faria, Vinicius Pimentel, entre outros…

  32. GERALDO CASSELLI JÚNIOR disse:

    Eu não sei como funciona os “bastidores´´ do Automobilismo Brasileiro , só conheço as consequencias e que essa bagunça toda é muito antiga. Basta lembrar dois “pequenos´´ exemplos como Interlagos fechado muito tempo nos anos 60 e , quando chegaram a proibir corridas duas vezes nos anos 70 por “ economia de gasolina´´. O tempo passa e só muda os personagens , mas a essencia parece ser a mesma. Autódromos pedindo um trato , categorias pouco divulgadas (a não ser em sites ou em blogs e revistas especializadas ). Olha a Estoque como tá ! Sei não…

  33. Peixe disse:

    É uma pena que não tenha um campeonato de carros de verdade hoje em dia aqui no Brasil. Carros atuais, que fique bem claro.

    Parece ser algo tão simples, mas ninguém tem vontade.
    A CBA só quer ganhar dinheiro, e as montadoras acho que tem medo de um campeonato desses porque todo mundo ia ver as porcarias de carros que são fabricados hoje em dia.

  34. Stein disse:

    Tenho uns 3 ou 4 VHS com provas gravadas da extinta TV Manchete…

  35. roger V disse:

    Pois é disto que falo desde o dia que acabou a ‘Marcas’!!!
    -Simplesmente sensacional para não dizer outra coisa!
    Pega um regulamento FORTE de motor 1.8 (ou 1.6), santo-antônio, elimina forrações,estipula-se peso minimo, suspenção ‘deacordo’ e pneus radiais.
    Cada fábrica com 5 carros oficiais, duas baterias!
    Temos condições de colocar 10 fábricas na parada direto!
    E…ainda se fala em Stock Car

  36. Aylton Hoenen disse:

    Não podemos nos esquecer do LUIZ EVANDRO ÄGUIA”senão ele vai ficar bravo !!!!…

  37. Roberto Martinez disse:

    Realmente bela época.
    Até Emerson Fittipaldi andou de Oggi em 1984 !
    O Titônio Massa também andava.

  38. Angelo Gomes disse:

    luciano leal, a foto é em Curitiba, reta que antecede o S de alta.

  39. EDU H@RMEL disse:

    Li que a CBA está pensando em fazer um “Brasileiro-de-um-só-final-de-semana” como comumente se faz nos karts, com um regulamento baseado nos regionais mais fortes.

    Enviei um e-mail sugerindo ao menos 4 provas, em finais de semana que não tenhamos corridas regionais e junto com feriados,… ai quem sabe os pilotos podem viajar e disputar estas corridas.

    De qualquer forma, seja qual for o formato, eu torço para que dê certo.

  40. Emerson disse:

    Esses carros se enquadram em alguma categoria da classic?

    RESPOSTA DO FG:

    Pelo ano de fabricação, ainda não.

  41. duda disse:

    falvio
    sabe se o nene vai usar o carro, ou recuperar e vender ?

    RESPOSTA DO FG:

    Neste exato instante, ele está apaixonado pelo carro. Vai botar pra andar em Londrina, “amistosamente”.

  42. Daniel disse:

    Flavio,

    Realmente era um campeonato muito competitivo. Lembro somente um pouco; entre 92 a 95 era transmitido pela Manchete (se não me engano). Nesta época, o grid era “dominado” por Escorts e assim como era a Stock, eram duplas por cada carro com pilotos do naipe de Egon Hezerfeld, Vicente Daudt, Gastão Weigert, etc..

    Foi uma época de ouro do automobilismo brasileiro… F-3, F-Ford, F-Chevrolet, Copa FIAT, Marcas e Pilotos, etc… grandes campeonatos!

  43. Daniel disse:

    Flavio,

    Realmente era um campeonato muito competitivo. Lembro somente um pouco; entre 92 a 95 era transmitido pela Manchete (se não me engano). Nesta época, o grid era “dominado” por Escorts e assim como a Stock, eram duplas por cada carro com pilotos do naipe de Egon Hezerfeld / Vicente Daudt, Gastão Weigert, etc..

    Foi uma época de ouro do automobilismo brasileiro… F-3, F-Ford, F-Chevrolet, Copa FIAT, Marcas e Pilotos, etc… grandes campeonatos!

  44. Tarso Filho disse:

    Quer organizar/promover um Campeonato Brasileiro de Marcas “ultimate”???

    Chama o Toninho Safadeza. Aquele cupincha do Scaglione especialista em grids com 5 carros, sendo 3 da “escolinha”.

  45. Renato Campestrini disse:

    De fato FG, é lamentável não existir um campeonato de marcas e pilotos no Brasil.
    Dia desses, comentava isso com um amigo. Tantos carros legais com motor 1.4, 1.6 que daria um bom pega.
    Quem sabe um dia, quem sabe…
    Abraço,

    RC*

  46. Mark Kweirotz disse:

    É, hoje em dia é facil esquecer que tem um mundo real ensolarado e belo fora do mundo virtual que a net nos oferece…

    Bom…. aproveitando o post, apesar de nada ter a ver com esse em especifco, tem relação com o tema “Globo/Estoque” que sempre pega fogo por aqui.

    Num dos posts sobre a Estoque cometei que a blogaiada deveria assistir “MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE”, um documentário britanico sobre a Rede Globo e sua concentração de poder.

    A notíca de hoje é que a Record comprou os direitos sobre o domumentário e vai transmití-lo, conforme essa noticia do site da Folha: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u612350.shtml

    Independentemente dessa briga ridícula entre Record e Globo, esse documentário é bem legal e vale muito a pena. Vamos torcer para que a Record não edite e estrague o documentário.

    Para quem nunca viu, é quase obrigatório. Para quem já viu, esse sim “vale a pena ver de novo”!

  47. MILTON ELLER disse:

    BONS TEMPOS AQUELES… E ESTA FOTO MOSTRA COMO ERAM AS CORRIDAS, E TAMBEM COMO OS DIRIGENTES SÃO INCOMPETENTES, POIS TEMOS 8 MONTADORAS E NÃO TEMOS UM CAMPEONATO.

  48. Dener disse:

    foram bons anos que eu não vivi.
    sempre sonho em ver corridas disputadas com carros de turismo digamos, populares.

    Aqui no sul tem, mas correm na terra, no campeonato estadual de velocidade na terra, mas como as provas são realizadas muito pro interior, e não no litoral, até hoje não tive oportunidade de assistir alguma, mas, quando eu tiver condições com certeza vou correr atrás.

    em Rio grande do sul ainda existe o estadual de marcas e pilotos e é de bastante sucesso, tem bastante carros no grid, e pelos vídeos, é uma corrida muito disputada (mesmo tendo variedade de carros como de um passat a um peugeot 206…

    infelizmente isso não se estende para o país inteiro.

  49. DIVINO CESAR MARINARI disse:

    Flavio Gomes aqui em Goiânia tem deste Escort,Opala,Formula 3,Omega,Passat além de outros que não lembro no momento.Sabe onde?.No galpão oficina que o Laércio(que Deus o tenha) e o Ananias Justino montaram para preparar seus carros.Justiça seja feita os irmãos Justino deram uma grande contribuição para desenvolver e divulgar o automobilismo goiano a nível nacional.Sem esquecer de Alencar Jr.,Cairo Fontes e Edmar Ferreira.

  50. luciano leal disse:

    A foto retrata os tempos aureos do belissimo autodromo de Cascavel, cidade que eu nasci e amo de paixão. Hoje o autodromo está largado as baratas fruto da ganancia de um grupelho de endinheirados da cidade que estão mais interessados em trocar de BMW todo ano do que abrir mão em favor do poder publico para que este possa dar um jeito no nosso autodromo. Este ano não teremos nenhuma prova de renome aqui… uma pena.

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