R8 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 28 de agosto de 2009 - 15:15Automobilismo brasileiro, ESPN Brasil

R8

SÃO PAULO (demais) – Gravamos hoje a materinha para o “Limite” da semana que vem. É sobre o Renault R8 Gordini que pertence ao amigo Alfonso Abrami, colecionador, piloto e profundo conhecedor de automobilismo. O que é mais legal, além de ser um carro único no Brasil: ele pertenceu à equipe oficial da Willys e, depois, foi comprado por Marivaldo Fernandes, que correu com ele até 1967, estima-se.

Marivaldo estava no avião que caiu e matou também José Carlos Pace, em 1977. Eram muito amigos. O carro foi resgatado pelo Abrami há uns dez anos e passou por restauração bem criteriosa. Voltou ao motor de 1.100 cc de 90 hp, um espanto, com dois Solex 40, câmbio de 4 marchas e freios a disco só na frente. No fim de sua vida nas pistas, ele já tinha motor de 1.300 cc, 5 marchas e disco nas quatro, como os últimos R8 fabricados na França.

Esse carro foi importado pela Willys em meados dos anos 60 — ele é 1965. Foram duas unidades que vieram para corrida. Só essa sobreviveu, pelo que se sabe. Luiz Pereira Bueno, Carol Figueiredo, Chiquinho Lameirão e Bird Clemente estão entre os que o pilotaram antes de Marivaldo.

Abrami melhorou algumas coisas, como as suspensões e o sistema de refrigeração, colocando radiador na frente. A primeira pintura era a da Willys, amarela com faixa verde. Marivaldo, que sempre usou o número 45, pintou de azul escuro, depois. Quando foi encontrado, estava pintado de chumbo. Abrami decidiu voltar à cor original dos R8 de corrida na França, o azul claro que era a marca dos carros do país em competições.

Funciona lindamente, ronca que é uma beleza e, o que é melhor: preserva em suas entranhas as histórias desses pilotos fabulosos que com ele correram pelo Brasil afora.

Semana que vem, no “Limite” da ESPN Brasil.

29 comentários

  1. silmara disse:

    Gostaria muito de ver o opala que foi do Fábio Sotto Mayor,adquirido e modificado pelo Orlando .Quero ver as fotos quando estiver pronto , eu particularmente gosto de carros antigos, (modificados, …..tunados,….. ou não) o que inclui os opalas. Com certeza , o novo brinquedo está ficando ótimo, pois o Orlando tem muito talento pra isso.Ah, e não se esqueça de dar um toque quando voltar às pistas.Abraços

  2. Orlando Salomone disse:

    Morei em Campinas/SP, até agosto de 2009. Um dia, entro em um café, e lá está, na parede, uma foto do Marivaldo Fernandes, encimada pelo emblema da Alfa-Romeo, com uma dedicatória do presidente da empresa. Perguntei à mocinha do caixa, o que aquela foto fazia lá, e qual não foi minha surpresa quando ela me respondeu: Marivaldo era meu pai. Quase caí sentado. Acabei fazendo amizade com a D. Vera, viúva do Marivaldo. Também sou piloto, um “pilotito de mierda”, segundo um amigo, querendo voltar para a pista, ainda este ano, com meu Opala, todo modificado (quando ficar pronto, te mando uma foto). Detalhe: Meu número também é 45, e quando voltar pra pista, vou fazer uma homenagem ao Marivaldo. Saudades dele e do Môco. Abraços.

  3. Ricardo disse:

    Flavio , esse carro depois do Marivaldo , foi do Emerson Malluf tenho foto dele participando de uma prova em Interlagos e depois quem comprou do Emerson foi o Vahe , mas acho que esse nunca correu .

  4. Conde disse:

    Marivaldo Fernandes : 45 . Até os carros de rua que ele usava em Santos tinham 45 nas placas . O último que vi era de uma das filhas , sempre com 45 . Tinha um Thunderbird Vermelho 57 lindo demais , placas 4545 .

  5. Paulo Franco disse:

    Que lindo esse carrinho!!!
    Mas, acho que ele está com um ar meio tristonho…
    Deve ser falta de pista.
    Esse bichinho PRECISA correr!!!
    Paulo Franco

  6. Só falta o João me falar “hãhã, matéria comprida essa, hein”

    1100cc com 90hp? Fantástico!

  7. marcelo chamma disse:

    será que encontrei?
    é uma lembrança recorrente, eu e meu irmão atravessando a pista na subida para o box e de repente surge da junçaõ , atrás do mato o R8 verdeamarelo do Marivaldo, Escapamos por muito pouco.
    Me lembro até hoje do ronco , do susto, do vento, do R8
    Saudades das aventuras na velha Interlagos

  8. Romeu disse:

    Tambem tive o imenso prazer de ver esse R-8 da equipe Willys, correndo em Interlagos, pilotado pelo Bird.
    Depois, já pintado de Azul Noturno com o numeral 45, pilotado pelo Marivaldo.
    E mais recentemente (2007) no evento “Classicos de Competição” já restaurado com a cor atual.
    O carro é lindinho e uma verdadeira raridade entre nós.

  9. Gabriel Marques disse:

    Esse carro era do meu tio (na verdade ele é primo) Luis Manzini, quando moleque ia na oficina dele e brincava neste carro, até meus 18, 19 anos ainda estava lá guardado. Aprendi com ele e meu pai a ser Gordineiro e Williseiro de carteirinha. Bom que está assim, ressucitado. O Luiz é um grande gênio da mecânica e estimo ele demais…

  10. Rafael disse:

    Flavio, viaja nesta corrida: Mineirão 1969 – Puma de Marcelo campos e Opala 21 do Toninho da Matta: http://www.youtube.com/watch?v=5RKA0VkVjm4
    Saca o tanto de espectador… Pena o audio..

  11. Rolando disse:

    Pena que estas rodas são indecentes.

  12. antonio stricagnolo filho disse:

    Vieram 2 só para corrida? Eu lembro que o Marivaldo tinha um novo e original de uso diario.Sera que esse de uso diario virou de pista?

  13. Marilia Compagnoni Martins disse:

    Matéria de 10min? Ou já posso mandar email pra ESPN pra reclamar q foi pouco? Andou com o carro? Vou assistir ao programa com o check-list em punhos!

  14. pedro belfort disse:

    Flavio, ví esse carro correr com as cores gloriosas da Equipe Willys.
    Soube que o mecânico que está refazendo a minha Berlinette, o Luis Manzini, foi dono desta jóia.

  15. SergioCJr. disse:

    Se não existir mais de um nessa mesma configuração, tive oportunidade de ver esse carro de perto e até (que o dono não veja isso) sentar no “comando”… Banquinho concha bem das antigas…

    Isso, se for o mesmo carro, foi a uns dois anos atrás, quando ele estava na oficina do mecânico que prepara meus carros, o Mingo da Acecar.

    Pra se ter uma idéia das maravilhas que o Mingo tem/tinha, ele foi dono de um Uno Sx que foi PaceCar da F1 aqui no Brasil. Vendeu acho que pra um ex-diretor da Fiat a uns dois/três anos tb.

    Motor com dupla webber da Dino e coletor Vaccari… Andava barbaridade.

    Pena que na época não tinha a grana pra arrematar esse uninho.

  16. Alfredo Gehre disse:

    Um belo carro para participar da “Copa Clássicos de Competição”…
    AG

  17. Ivan Violin disse:

    Vcs. sabem que acho que era este carro que vi em uma corrida de rua em Piracicaba, que o Marivaldo andava atraz das Alfas. A Gta, ele não consegui passar, mas a Giulia, deu uma cortada numa esquina que foi de cinema. Depois vi uma foto dele em Piracicaba tb ´´voando nas quatro´´. Parabéns.

  18. Luis Fernando disse:

    Esse Indiana Gomes está se superando a cada dia. Primeiro foi o Escort, que me fez lembrar dos meus domingos em Interlagos, agora esta maravilha das pistas. Infelizmente nos seus dias de glória eu ainda não havia nascido, mas tudo de bom que resgate nossos automobilismo é simplesmente sensacional. Esse tipo de matéria tem que ser pelo menos de 30 minutos. Parabéns!!!

  19. Aylton Hoenen disse:

    Eu tive a sorte de ver este carro, andando no circuito antigo do TEMPLO,pilotado pelo Marivaldo Fernandes com a sua côr azul escuro.Acreditem, ele fazia a curva 3 de pé embaixo.
    Parabens ao Abrami, pela linda restauração.

    Abraços

  20. Dionisio disse:

    AH !!! Esse é o mesmo carro que APARECEU ONTEM COM A MENINA PELADA NA JANELA SEGURANDO O ODORICO PARAGUAÇU !!!

  21. Gustavo disse:

    MENTIRA! Um carro de corrida corretamente restaurado e preservando suas características de época? Que coisa mais linda!

  22. GERALDO CASSELLI JÚNIOR disse:

    Manda bronca !!! Vamos fuçar que aparece mais ! Oportunidade de vivenciar uma época que não vivi ! Saudações à Peróba , Marinho & Cia !!!

  23. fusca 72 no twitter disse:

    será que os solex 40 são os mesmos que irão me equipar?

  24. Irineu disse:

    Ta aí uma matéria do cacete. Essa eu não perco (não que tenha perdido as outras…). Se tiver comentários mais profundos sobre a preparação do motor então…

  25. disse:

    Sensacional. Isto é fazer a coisa voltar no tempo.

  26. Vaaalney disse:

    Próxima semana não da pra perder o “Limite”, esse deve ter história pra contar.

  27. Seven disse:

    Quantos minutos vai ter a edição final?

  28. ALEX B. disse:

    Que maravilha, Gomov! Queremos mais Indy Gomov! E com este bolido, todo quadradinho (babastes, né?), vai ser otimo! Ah, João Canalha, engole esta! :) :0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>