MENU

terça-feira, 4 de agosto de 2009 - 19:27ESPN Brasil

SAAB NO “LIMITE”

SÃO PAULO (grande carro) – Um pouco da história do e da SAAB será contada hoje no “Limite” da ESPN Brasil, às 22h. Esse da foto é o protótipo do primeiro carro da marca, de 1947, que daria origem ao modelo fabricado até 1980, primeiro com motor dois cilindros dois tempos, depois três cilindros dois tempos, por fim V4 quatro tempos. Para quem não sabe, a SAAB, com esse bichinho aí, ganhou duas vezes o Rali de Monte Carlo e três vezes o Rali da Grã-Bretanha. Não percam!

32 comentários

  1. Georges Dafas disse:

    Flávio,

    Tive o prazer de ter um Saab modelo 93 Viggen ano 2000. Fiquei com ele por 5 anos antes de voltar ao Brasil. Foi o melhor carro que tive. Motor 2.4 turbo “apenas” 240 cv e fazia 0/100 em 6.5 seg. Mesma plataforma do vectra (europeu). Deixei muuuiiito BMW comendo poeira. Sou um dos socios fundadores do Clube Saab espanha (www.clubsaabspain.com) – ´na entrada do site o único azul com placa amarela é o meu. Em tempo Viggen em sueco significa trovão azul e é o nome do mais famoso avião-caça fabricado pela Saab. Os Viggens (carros) foram produzidos exclusivamente em numero de apenas 3.000 por ano para todo o mundo. Fui um dos felizardos e tornei-me um dos “saabistas” espalhados por aí.

    Valeu!!!! essa matéria me trouxe maravilhosas recordações do meu azul.

  2. Carlão disse:

    Parece um Fusca dos Jetsons….

  3. Marilia Compagnoni Martins disse:

    FG, linda matéria, lindo carro, excelentes informações de meteorologia.

    Só não gostei do comentário que o Indiana Gomes é muito longo, eu acho até q poderia ter mais tempo pro quadro. A matéria da moto DKW, por exemplo, sem a leitura do teu blog, não saberíamos a história toda!

    :)

  4. ALEX B. disse:

    Design do prototipo = 10! Os outros, arrgghhhhhh!

  5. Marcio Vieira disse:

    a matéria é de excelente qualidade, mas acho que, no caso desta última, poderia dar uma reduzida nos detalhes mecânicos do carro e poderia falar mais da crise mundial que quase fechou a Saab, falar também da indústria sueca, e das suecas.

  6. Maurice Stambouli disse:

    INDEPENDENTEMENTE DAS QUALIDADES DESTE AUTOMÓVEL, E TODA A SUA HISTÓRIA, HÁ MUITO QUE NÃO VIA UMA FOTO TÃO LINDA COMO ESTA. O SOL, A PAISAGEM O DESIGN DO CARRO..ETC. LINDO , LINDO.

  7. tony goncalves disse:

    Vi a reportagem.
    Lindissimo carro, lindo mesmo.
    A proposito faz muito frio na Suecia, sabiam?

    RESPOSTA DO FG:

    Foi sua irmã que me contou…

  8. Eric disse:

    Esse carrinho é show.

  9. YPVS disse:

    Fg, não deixa a galera do Limite enurtar o Indiana Gomes não, hein?
    Vi o seu companheiro dizendo que era longo demais o quadro, mas é o melhor quadro do programa disparado.
    Na realidade, assisto mais o Limite pra ver o Indiana Gomes.

    Abs

  10. Carlos Rossi disse:

    Assisti o `Limite´e vi a matéria espetacular(Indiana Gomes)sobre o seu Saab Monte Carlo.O que me chamou a atenção além do ronco do motor 2T,foi o painel de instrumentos que é de extrema beleza e bom gosto.

    Ter vencido o Rallye de Monte Carlo por tantas vezes é impressionante tanto pelo carro como pelo excelente piloto!

    Vida longa à Saab!

  11. Renato Passos disse:

    Sou um admirador dos Svenska, grande celeiro de inovações.

    Pena foi seu insucesso no Brasil e a crise que atravessa no cenário mundial.

  12. Samuka disse:

    Caro Flavio :
    O motor que passou a equipar o saab a partir de 68, realmente foi o V4 Ford que era produzido nas versões 1.2 e 1.4 e equipava os Ford’s 12M apartir de 68 também !!!

  13. Valter Prieto disse:

    FG, belo carro, melhor ainda andando.
    Em breve o 900 Turbo estará disponível. Estou arrumando um vazamento de água.
    Abraço.

  14. Fabio Mantovani disse:

    Bela matéria.
    E o João Carlos acha os “Indiana Gomes” muito longos…

  15. Jackie Fã # 1 (O(###)O) DKW #96 !! disse:

    Caramba que carro lindoooo !!!
    Gostei !!!
    Adorei !!!

  16. Fábio Costa disse:

    Cadê as fotos do seu SAAB, tá devendo…..

  17. Claudio Aun disse:

    ESTE É O TATRAPLAN ? QUE VIAMOS POUQUISSIMOS NAS RUAS NOS ANOS 60.

    RESPOSTA DO FG:

    Caramba. É um SAAB. S-A-A-B. Eu escrevi Tatraplan em algum lugar?

  18. Uma bela reportagem. Acredito que o SAAB vai estar presente ao Blue Cloud deste ano, cujo tema é “O mundo em dois tempos”. estou certo?

  19. Augusto Sanchez disse:

    Por que será que naquela época os desenhistas faziam carros tão bonitos?

  20. Roberto Martinez disse:

    Bem arrojado para época.

  21. Pacheco disse:

    A reportagem foi muito boa. O carro, o repórter, o camera, boas tomadas e boas palavras. Só isso. Muito legal mesmo!

  22. YPVS disse:

    Lindo, lindo, lindo!!!
    Dei maior sorte. Na hora que eu cheguei e liguei a TV estava justamente começando a matéria.
    Parabéns pela máquina e pela matéria, claro!

    P.S: adorei o ronco da criança!

  23. Excelente matéria! E o carrinho é um show (e que estado de conservação!!!!).

  24. Peixe disse:

    Boa a matéria com o Saab! Só uma dica Flavio.
    Não repita três vezes que faz frio na Suécia. Isso todo mundo sabe!

    E que tal uma matéria sobre o Mini algum dia? Foi outro carrinho que assombrou nos ralis, além de ter sido usado nas pistas também, e ter virado ícone dos anos 60!

    Só não precisa falar três vezes que na Inglaterra chove!

    RESPOSTA DO FG:

    Faz frio na Suécia.

  25. Antonio Carlos disse:

    (só pra ilustrar) O SAAB era o carro do Jerry Seinfeld..

  26. Gomes, acabei de ver a matéria do seu Saab, o carro é lindo, de um azul espetacular.
    Não pude deixar de reparar que o carro tem placa de Osasco e vou mandar uma perguntinha meio pessoal. Esse carro mora por essas bandas daqui (sou de Osasco)? Gostaria de fazer uma sessão de fotos com ele, rola?

  27. L.Georg disse:

    Flávio, vc. sabe a diferença na prática de motores dois tempos e motores quatro tempos ? Mudaram da áqua para o vinho.
    Motores dois tempos são excelentes em performance, a melhor moto que eu tive foi uma Agrale 27.5 Explorer.Mas motores dois tempos requer uma manutenção minuciosa, coisa que não serve para leigos, para eles o melhor carro do mundo foi o fusca.
    ( Queima platinado, condensador, bobina, tampa do distribuidor, estoura cabeçote, correia do dínamo, quebra cabeça de porco, pé de coluna, preciso me aprofundar mais ? )

  28. Alan disse:

    Flavinho, Você sabia que nos livros, somente nos livros, 007 dirige um SAAB?

  29. Anselmo Coyote disse:

    FG e amigos,
    Esse carro é muito curioso. O desenho é ímpar…parece inspirado em barata dágua com besouro… interessante é que provavelmente naquela época esse carro não causava o menor frisson, a não ser, claro, pela inovação tecnológica dentro do capô…

    A vitória do utilitarismo triunfando sobre a arte contida no belo desenho do carro. Viajei (mas não muito, acredito).

    Abraços, FG.

  30. jose carlos disse:

    o meu esta na reta final de funilaria fina e deve andar em 90 dias mas o coracao e um 1200 mexido igual ao porsche 356 mas a cabine,direcao e eixo e original.estou na fazenda e aqui nao tem cabo mas com certeza estara no tubolino
    tre grandes paixoes automobilisticas
    porsche,saab,volvo pv 444
    parabens pela lembranca e sugiro uma reportagem do pv 444
    jc sete lagoas

  31. Mário Mesquita disse:

    Gostei do visual “disco voador”. Como o Belcar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>