MENU

sábado, 22 de agosto de 2009 - 11:01F-1

VALENCIANAS (7)

SÃO PAULO (já levou) – A vitória de Hamilton na Hungria não foi casual. E ele mostrou isso agora há pouco em Valência. Das equipes grandes que começaram o ano de forma ridícula (a saber: Ferrari, BMW Sauber, Renault e McLaren), só mesmo o time prateado trabalhou direito. O resto ficou remendando os carros. Algumas, como a BMW Sauber, nem isso.

A McLaren entra na briga por vitórias até o fim do ano, o que é bom para a Brawn. Os marca-textos têm apenas de se preocupar em ficar perto da Red Bull, e isso já aconteceu em Valência. Apesar do grande carro, os rubrotaurinos ainda enfrentam certas oscilações. A de hoje foi de Webber, apenas nono no grid. Vettel se virou e larga em quarto, com Button em seus calcanhares. Barrichello foi o melhor deles e ficou em terceiro.

Kovalento ter feito o segundo tempo é o sinal mais claro da volta da McLaren ao palco dos protagonistas. A Ferrari segue coadjuvante, apesar do sexto de Raikkonen mais do que razoável. Badoer, coitado, foi patético. Último. Mas nem é tanto culpa dele. O fato é que hoje, para guiar um F-1, o cara tem de estar em plena atividade. Alguns meses parado, e tchau. Luca não guiava havia oito meses. A Ferrari terá de repensar a questão do substituto de Massa nas próximas corridas. Já estou achando que Schumacher não encara. Gené pode ser uma opção. Mas eu iria atrás de gente que está correndo (ou estava), como Bourdais e Nelsinho.

Alonso abriu mão do brilhareco e ficou em oitavo. Grosjean foi o 14º. Passou tranquilo pelo Q1, até porque teve a vida facilitada pelas presenças quase certas de Badoer e Alguersuari na primeira degola, e no fim não fez muito mais do que faria Nelsinho. O Q1 também mandou para o espaço Nakajima, um piloto fraquíssimo, Trulli, de uma Toyota que despencou, e Fisichella, que precisa parar de correr.

O Q2 despachou Heidfeld, que terá problemas para achar vaga em 2010, Sutil, que vem andando bem com a Caminho das Índias, Glock, Grosjean e Buemi. E o Q3 foi um show prateado, com Lewis fazendo sua primeira pole no ano, 1min39s498. Quem chego mais perto, Kovalainen à parte, foi Barrichello, 0s065 atrás. Vettel, o quarto, ficou a 0s291 de Hamilton.

O campeão do mundo é claríssimo favorito à vitória amanhã. No ano passado, Massa largou na pole e liderou a corrida toda com grande facilidade. A pista valenciana não é grande coisa para ultrapassagens. Deve ser uma corrida sem grandes emoções. A Brawn vai ficar marcando a Red Bull de Vettel e não creio que lutará para ganhar. Button só vai se preocupar, daqui para a frente, em abrir alguns pontinhos de Webber e Vettel, ou então não deixar que eles diminuam demais a diferença.

Gola Profonda, meu informante secreto da Ferrari, ainda não telefonou para falar de Badoer. Estou aguardando.

48 comentários

  1. fernando monteiro disse:

    O carrinho azul que me refiro é o METRA GT

  2. fernando monteiro disse:

    Flávio que beleza esse carrinho azul hein!!! Não sei quanto a traseira, mas a dianteira ficou muito bem resolvida, uma beleza , linhas limpas e elegantes, bem que a Chamonix podia lançar uns carrinhos assim não acha? Um modelinho roadsters( ñ sei se escreve assim) cairia muito bem, com um pequeno motor transversal traseiro 1300cc ficaria bem legal… A proposito gosto de fazer adap´tações em veículos e coloquei um distribuidor de motro AP em um niva para um amigo meu e um carburador weber miniprogressivo, o carrinho ficou uma beleza, como faço para colocar algumas fotos da adaptação no blog? Desde de já grande abraço…

  3. Marcelo disse:

    Flávio
    Será que esses carros da Red Bull sofrem do problema de serem “perfeitos demais” e o piso irregular de Valência atrapalhar o desempenho deles? Parece algo provável em um carro de Newey….

  4. Silvio Roesler disse:

    Alonso deu mais um mediocrereco. No Q2 foi oitavo. Se assumirmos que este é o limite do carro, como ele mesmo disse, e olharmos para o Q3, ele deveria ter se classificado mais à frente, por estar mais ele.

    Mais uma vez, pilotou abaixo do limite do carro quando é pra valer. Muito fraquinho….

  5. Silvio Taka disse:

    Rapaz, ficou bem ruinzinha a mudança no blog…

  6. Alexandre Gomes disse:

    Hããã… Acho que o Rubens vai dá trabalho…

  7. Anselmo Coyote disse:

    “Alonso abriu mão do brilhareco e ficou em 8o. Grosjean foi o 14º. ”

    1. Claro que ninguém pode exigir ou esperar nada do Grosjean, por questões óbvias.

    2. Mas se o Alonso não abrisse mão do “brilhareco” teria ficado a 13 posições do estreante, o que seria muito ruim para o chefe. Isso foi uma ajudinha muito mais para o Briatore do que para o Grosjean.

    Abs.

  8. Enio Peixoto disse:

    Qualquer iniciante da F3, F2 ou da GP2 seria melhor q

  9. Edil Barbosa disse:

    Depois de ver os pesos não concordo com você. Acho que o Rubinho é o grande candidato a vitória. E que as McLarens não ficam nem no pódio. E é claro, todas as ultrapassagens serão nos boxes. Eta F1 chata. O bom é que hoje tem Nascar para a nossa diversão.

  10. Julio Batista disse:

    Sobre a Ferrari usar um piloto com experiência de pista, como o Nelsinho, o Rubinho já havia dito isto antes de você.

    RESPOSTA DO FG:

    Sério? Puxa, é um visionário.

  11. Jorge Ferrari disse:

    Acho que o time do Hamilton tá mais pra cromado do que prateado!

  12. disse:

    Fabio, tem saudades do Barão, o escute aqui: http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/05/28/a-cor-do-som/
    Agora, só quero ver a famosa troca de posições amanhã, se o Sr. Rubens estiver a frente do Button. O Ross não perde este campeonato por nada.

  13. Roney Rodrigues disse:

    FG e pessoal, coloquei um abaixo-assinado online em http://www.petitiononline.com/Piquet/petition.html para pedir o Piquetzinho na Ferrari até o Massa voltar. Quem estiver a fim de dar uma força… Valeu!!

  14. Será que as flechas prateadas da McLaren vão ser páreo para as Brawn e para os rubro-taurinos na balneária (e portuária) Valência?

  15. Glaucio Branco disse:

    FG, respondendo a mim mesmo… peascado do BLOG FDO CAPELLI

    ” Segundo levantamento feito pela BBC e enviado pelo Jeff Paiva via Twitter, é um dos maiores fiascos da Ferrari na história. Nunca um carro vermelho havia sido último colocado num grid de largada sem que houvesse problemas como quebras ou desclassificações. ”

    LAMENTAVEL

    AXÉ

  16. Glaucio Branco disse:

    FG

    O Alguessuari tem BEM MENOS EXPERIENCIA que o badoer… nunca pilotou F-1 consegue ficar 1,5 na frente dele…. nao esperava isso e acho que nem a ferrari. uma decepção enorme.. ferrarim sem problema nenhum em ULTIMO..

    Alguma vez já aconteceu isso ??? sem punicao ou problema ?

    AXÉ

  17. Marilia Compagnoni Martins disse:

    achei que estava sonhando ao ouvir o “parece video game” mas lendo os comentários aqui no blog, a pérola existiu mesmo…

    a propósito, alguém tem o celular do Galvão? Amanhã eu tb quero mandar uns torpedos nele…

  18. André Frej disse:

    Não creio que será um passeio dominical de Hamilton. Rubens largando mais pesado tem condições de vencer a corrida de amanhã.
    E Galvão Bueno tava demais hoje.
    Record, por obséquio, adquira logo os direitos de transmissão da F1.

  19. EdisPJ disse:

    Olha, não gostei do cara mesmo, pra falar a verdade – desde que ele chegou com aquela arrogância no outro piloto, perguntando quem era, depois de provocar um acidente – mas esse francês de meia-tigela vai acabar fazendo um esparramo na largada, vindo lá de trás. Nas ultimas corridas que fez na GP2, só fez caca…cuidado aos que vão na frente!

  20. Max Mosley disse:

    Resultado óbvio. Se o Badoer fosse veloz, já teria sido elevado à condição de titular há muito tempo atrás.

    O Hamilton deve passear na liderança até a bandeirada final, a menos que o Rubens consega beliscar a ponta na largada. Bem, mas aí, como sempre, ele fará três paradas ou vai acontecer qualquer coisa estranha.

  21. gaucho@docontra disse:

    o RB é o mais pesado dos 6 primeiros!!!
    pode ter sambadinha…

  22. josé disse:

    Só mesmo gostando muito do esporte para aguentar a RG e seu insubstituível narrador oficial,não bastasse as bobagens que temos que aguentar,as piadas engraçadíssimas e os auto elogios agora começou uma verdadeira veadagem entre o sempre bobo Barriquello,Massa,Burti e alguns puxa sacos de plantão.
    Será que um dia o Barrica vai se dar conta do palhaço que é?Quantas corridas que ele usou a cor original de seu capacete sem escrever bobagens querendo homenagiar alguem(Senna,Massa,Tony k.a natureza a pqp,ora quem gosta de automobilismo gosta de carros,de pilotos de verdade,de disputas e não de palhaçadas de quem parece não ter tido infância.
    Tenho a impressão que a RG está apelando para o lado emocional,sentimental das pessoas para atrair telespectadores,o acidente do Massa,a mulher grávida,a solidariedade do povo brasileiro,a Maurren Maggi,ora que coisa mais ridícula e incoveniente,vamos mostrar o esporte como ele é que já proporciona emoções por si só e não por demagogias e sentimentalismos baratos.

  23. arnold disse:

    carro na f1 é 98% do breguenaiti

  24. Rafaelxic disse:

    Acabei de ver agora que o Barrica ta pesado, a largada ninguém passa as prateadas, e se o barrica largar bem estará tranquilo, pois la ngm ultrapassa não, não vejo a hora de chegar 2010.
    Abs

  25. ALEX B. disse:

    Parceria, vamos dar um tempinho ao Grosjean! O guri pegou um circuito danado pra estrear! Não é nem um Alonso, óbvio, mas demos uma chance ao “garçon”!

  26. ALEX B. disse:

    O Gola deve estar deprimido com o desempenho do Luca! Quie absurdo!

  27. Roberto disse:

    Dizer que o Grosjean não fez nada de mais com a Renault. Ok!
    Mas abrir a boca pra dizer que Nelsinho, via de regra, largava a 2 ou 3 posições a frente é forçar a barra.
    R. Leme, demonstrou uma dor de cotovelo tremenda, pior até que os comentários Pachequistas do Galvão.
    Mania feia essa que esses profissionais da Globo tem de querer secar piloto q “tira emprego” dos brasileiros.
    Vai-te a merda!

  28. Ives disse:

    E falavam que a MacLaren não andava por que não tinha o Alonso pra acertar, mas voltou a andar na frente e o acertador da MacLaren que não faz a Renault andar? Que será? Será que o super-piloto esqueceu como fazer? Ou será que pra acertar um carro primeiro ele tem que ter um mínimo de condições? O Hamilton sabe acertar, só não precisa de um carro certinho demais, ele tem tanto talento que anda com o carro meio selvagem e leva no braço, isso acontece sempre com os pilotos muito bons de braço, não são considerados grandes acertadores pois consertam na mão, mesmo.

  29. Silvio Roesler disse:

    Vou lançar minha teoria aqui: O Hamilton é o maior “projetista de carros do mundo”!!!!

    O Choronso quiz tomar para si o mérito que a McLaren andou pacas quando ele chegou, dizendo que era seu “toque mágico” que transformou a McLaren de carroça em canhão.

    Depois de levar uma lavada do Hamiltou, saiu da equipe chorando e jogando praga que sem seu “toque mágico” , a McLaren voltaria a ser carroça , e a Renault viraria canhão….

    Todos sabemos que Hamilton foi campeão no ano seguinte.

    Este ano, a McLaren começou o ano 3seg! mais lenta que os outros. Teve “viuvas do Alonso” que não se aguentaram e começaram a meter o pau no Hamilton. Já qie não é mais possível ter prazer pelos méritos do Alonso, pelo menos tinham prazer com a desgraça do Lewis – agora os dois estavam na me..

    Agora a Mclaren voltou a ser equipe de ponta,

    A Renault…

    Conclusão:
    Hamilton – o maior projetista de carros do mundo!!!
    Alonso: um

  30. luisfernando disse:

    gostei de ver o hamilton na pole,esse bocão bueno sempre dando seus palpites furados espero sinceramente que ele vença a corrida amanhã,para calar a boca do mediocre”narrador”oficial.

  31. Gilles disse:

    qual a diferença na experiencia ,no preparo fisico e adaptaçao ao carro de ´09 entre Alguersuari,Badoer,Grosjean e Piquezinho?

    Agora me dizem qual deles teve melhor destaque levando tudo isso em consideraçao….

  32. Harlan Rodrigo disse:

    Antigamente vídeo-game se parecia com a realidade, hoje a realidade se parece com o vídeo-game na filosofia Galvaniana

  33. José Brabham disse:

    “O Schumacão deve estar pensando “putz, escapei de uma gelada”. Concordo 100%.

    Ia ficar feio o melhor-de-todos-os-tempos não passar pro Q2…

  34. Luiz Avila disse:

    O fato das duas terem motores mercedes tranformou a Maclaren na equipe escudeira da Brawn….que ironia…..

  35. José Carlos Araujo disse:

    Nelsinho = Grosjeam.

    Carro antes = Carro de hoje.

    Tudo igual, sem carro não temn piloto que faça milagre hoje em dia, já que ninguém acerta carro mais. Hoje é tudo computador…..

    Fora Briatori e fora Galvão e fora Massa. Estaão fazendo o Massinha de palhaço….

  36. Mauricio disse:

    Bourdais dividindo equipe com o Kimi?
    Gola vai surtar!

  37. Ronald Wolff disse:

    Só sabemos de uma coisa: o Rubens tá muito rápido neste fds!!!!

  38. Jean Paul Jones disse:

    Huuuuuuuuuuuuum, esse prato me deu fome, acho que vou almoçar…

  39. Luiz Fernando disse:

    Hoje, em sua eterna torcida contra Hamilton quando o cara deu uma saída da pista, Galvão contou uma “piada” bem nova, dizendo que o defeito era numa pecinha que fica entre o volante e o banco. Aguenta…
    Entretanto, foi ótimo ver o babador oficial engolir suas palavras e perder a aposta para o Massa!

  40. Eduardo Gasparrini disse:

    Flavio…
    Será que Máximo Bueno acompanhou o treino? coitado, deve ter ido parar no hospital denovoo! esse sim eu tenho dózita… ou foi para sua querida espanhar acompanhar a corrida e se livrar do Galvão!
    Más tomara que ele esteja bem, sobrevivido ao treino e que sobrevevirá a corrida, pq não vai ser fácil…
    E claro, tomara que ele reapareça contando como foi seu fim de semana de rotorno das férias…
    desse eu tenho dó… saudações Máximo, apareça por fovorr!!

    Abraços FG

  41. Luiz disse:

    Flavio

    na coluna do bueno vc tem q mencionar a melhor frase do fds!!

    “parece video game , que loucura amigo!!!!!”

    hahhaahah muito bom

  42. Felipe Soares disse:

    Gola gola gola profunda do brasilllllllllllllllll!!!!!

    (Galvão bueno narrando a chegada Gp brasil de 1993)

  43. Flavio ALmeida disse:

    As coisas estão mudando, esse negócio das Mcas…darem a volta por cima esta ficando serio, o Hamilton esta chegando perto daqui a pouco emboca as Braw´s e logo em seguida as Red´s. O fato do Badores não andar nada é facil, não diseram pra ele que era uma corrida e não um teste…ele esta esperando o 4 dia com o carro para poder acelerar…vejam só…1 dia botoes, 2 dia pedais, 3 dia consumo, 4 dia tempo….pena que nos finais de corrida só existam 3 dias…Agora esse negócio do Felipe ficar mandando torpedinho pro Galvão é o fim da picada….daquia pouco ele vai mandar um palavrão do tipo cala o boca Galvão…FG vc que é amigo dos pilotos podia pedir pro Felipe parar de fazer isso e entrar aqui no seu Blog já que tá de papo pro ar mesmo…Amanha será duro aguentar os comentários do Galvão com os torpedinhos do Felipe…haja saco. qto ao Rubinho acho que passou da hora tem de ligar o foda-se ….acelerar e por tudo o que sabe em cima da mesa seja o que acontecer aconteceu é pé no fundo nada de deixa pra proxima….

    Abraços FG.

    Só pra não deixar esquecer….fora Galvão…cade o Edgar de Mello Filho….

  44. Gustavo Terra disse:

    Fabio hoje ele tava mais foda do que que nunca. Cara eu não sei o que esse … pensa

  45. Gilles disse:

    Fraquissimo é o badoer!Nakajima teve problemas na willians e porisso nao entrou no Q1 E Q2.
    Grosjean melhor que Piquet que Alquersuari e que Badoer…eu achei.

  46. prperalta disse:

    E o Briatore? Será que ainda não percebeu que o problema da Renault não é piloto, é carro. E o ano que vem, se o Alonso sair mesmo da equipe, quem ele vai ter com experiencia?
    Bom, agora é passado…

  47. Fabio disse:

    Um parênteses, quanto mais fala o G. Bueno, mais eu tenho saudades do Wilson Fittipadi Sr………PQP !!!!!!

  48. Luiz Carlos Silva disse:

    O Schumacão deve estar pensando “putz, escapei de uma gelada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>