MENU

segunda-feira, 21 de setembro de 2009 - 10:18F-1

CASO ENCERRADO

SÃO PAULO (segue o bonde) – A FIA deu agora há pouco seu veredito. Flavio Briatore está banido da F-1 e de qualquer competição chancelada pela entidade. Não poderá sequer entrar em autódromos. Pilotos que têm suas carreiras gerenciadas pelo italiano (Kovalainen, Alonso, Di Grassi, Webber…) terão de escolher outro manager. Aqueles que tiverem contratos com Briatore não terão suas superlicenças emitidas ou renovadas.

O mesmo vale para Pat Symonds, mas por cinco anos. A FIA considera que o fato de ele ter confessado atenua um pouco as coisas. Flavio, não. A entidade não se conforma que ele mente até agora e nega tudo. Max Mosley conseguiu o que queria: a cabeça do italiano numa bandeja. Tchau e bênção. É uma punição dura. Afinal, o cara está na F-1 há quase 20 anos, foi dono de equipe, empresário de pilotos, uma figura influente.

A Renault foi suspensa por dois anos, mas com efeito suspensivo. Ou seja: até o fim de 2011, não pode mijar fora do vaso. Se fizer qualquer outra dessas, é riscada da F-1. Foi pouco. Pegaram leve. Se pegassem mais pesado, talvez a montadora deixasse a categoria.

Nelsinho não recebeu sanções. Ele entrou num esquema de delação premiada. Em comunicado, diz que se sente arrependido, que terá de começar a carreira do zero, que espera nova chance, que a verdade é sempre o melhor caminho, que sua vida na Renault foi um pesadelo, que mantém a paixão pelas corridas, que será o piloto mais esforçado do mundo se alguém lhe der um emprego.

Alonso disse que não sabia de nada e acreditaram nele. Saiu inocentado.

Daqui a pouco voltamos.

370 comentários

  1. Rodrigo Duarte disse:

    É o Reginaldo não tem como provar, mas ele disse mesmo que o Alonso sabia e que só sendo muito ingênuo para não achar que o Alonso sabia de tudo. E eu assino embaixo, ficou barato pro Alonso, pra Renault e até mesmo pro Nelsinho. Acho que somente o Briatore teve uma pena justa nessa história toda. Ah, o Pat Symonds também.

  2. claudio aun disse:

    O Borpo, assegura que o Helio e o Kanann tem magoas da F1,mas vamos lembrar que se não tivessem optado e dirigido suas carreiras para o mercado americano,bem provavel estaram “queimados” na F1 como outros tantos que ali passaram e nada conseguiram .
    quem sabe mais dois na Stock nacional.
    Em especial o Helio que passou um momento dificil com a receita americana,e seu chefe de equipe Roger Penske deu total apoio e tranquilidade para que ele resolvesse a bucha .
    E quando o Helio estava de volta não deu um pé na bunda de ninguem, manteve inclusive um carro a altura para seu substituto.
    Isso temos que aprender com o Roger,vão para pista e que vença o melhor, se possivel tragam o campeonato.

  3. Carlos disse:

    BOMBA!!! FG, você viu que o Reginaldo Leme falou no programa Bem, Amigos, do SporTV, que o Alonso sabia sim e que inclusive participou de uma das reuniões no sábado (dia anterior da corrida) para discutir a batida do Piquet? A FIA comprovou isso mas preferiu não punir o Espanhol (mesmo benefício do Nelsinho, talvez?). O que acha disso?

  4. Aurélio Neto disse:

    Sobre Nelsão: O post da Barbara Gancia que relata a reação de Piquet pai quando soube de todo o episódio mostra que o que ele fez (delatar o caso ao diretor de provas da F-1, ainda no ano passado e passar 2 meses sem falar com filho) foi a reação que, creio, qualquer pai que ama seu filho faria. Passou um esporro na cria, mostrou a cagada que ele fez mas não deixou que os outros devorassem o filho sem dó nem piedade.
    Foi um mestre de bastidores e, logicamente, o presente de fim de mandato de Mosley e o bastão de chefe mor de Eclestone.
    O filho fez merda e pagará por este erro. Mas o Nelsão, mais uma vez, foi esperto na hora do aperto.

  5. Carlão disse:

    A Renault sabe que Briatore e Saymonds cagaram no pau. Por isso, destrincharam os caras para a PQP. E firmou acordo com Max e Bernie para não arranharem mais a imagem. Com isso, o processo que eles queriam contra os Piquet, não vai pra frente. Agora, chefinho da federação espanhola defendendo o Briatore, quanta palhaçada.
    E Piquezinho, sim deveria ter alguma punição. Se é que já não está tendo: será que consegue uma vaga ainda na categoria ???
    Piquezão com certeza não deveria saber do acordo, pois acredito que não iria concordar. E se arriscou a colocar a carreira do filho na M***A com o episódio. E se falou com alguem da FIA já ano passado, e com Bernie antes de tudo acontecer, quiseram acobertar as coisas. Todos, todos mesmos, tem culpa na história.

  6. Deval Freire disse:

    Meu amigo Flávio, esse veredito da FIA, tem muito pano cobrindo carniça. Te digo, pela minha formação profissional, eu não engulo, essa de Fernando Alonso, não sabia de nada. – Alonso é da escola do Briatori. É tão vagabundo quanto ao seu professor. Eu acho, que tudo isso é revanche do Nelson Piquet, contra o Italiano de cena. Briatori é perigoso, e sr Alonso, levou pesquisas de outras equipes para mclaren. Esse rapaz, é para está era preso. Mas, como é um ídolo espanhol, é protegido. O espanhol, na minha opinião, talvez saibas mais coisas do que o próprio Nelsinho.

    Fortaleza-Ce.

  7. Ricardo R. Nascimento disse:

    Eu faço duas oservações sobre esse assunto.

    Primeiro que naquela vez em que o Rubinho cedeua vitória para o Schumacher e foi muito criticado o Nelson Piquet saiu descendo a lenha nele e disse que se fosse ele desobedeceria a ordem da equipe mas pelo jeito ele não enraizou esse tipo de pensamento na formação do filho dele que se submeteu a algo ridículo.

    Segundo, se o Nelsinho não tivesse sido demitido, pelo menos corresse até o final do ano pela Renault, será que ele teria feito essa “denúncia”????

  8. mauricio disse:

    Se o dirigente de um clube compra um adversário ou um juiz e a manobra é descoberta e comprovada, só o dirigente é punido?

  9. Wagner disse:

    O Briatore não é dono ou sócio da GP2?
    Se for então a categoria vai ser desfiliada da Fia?

  10. Bonesso disse:

    Quem deve ter adorado foi o Nelsão , pois ele tem o Briatore entalado na garganta desde os tempos da Benneton .

  11. MARINHO ARARAQUARA disse:

    foi uma punição exemplar, pois isso não pode acontecer no esporte. Só acho que o BAMBI DO PAPAI (Nelsinho) tambem deveria ser castigado.

  12. carlos coutinho disse:

    Ou seja puniram quem simplesmente foi UM dos cabeças, mas não puniram todos os envolvidos.Mas o pior de tudo isso, é que deveria SER ANULADO todos os pontos obtidos em SINGAPURA. Seguindo essa logica FELIPPE MASSA seria campeão de 2008; ainda teria que ser investigado na telemetria e conversas de radio se GLOCK tirou o pé, para o HAMILTON ultrapassa-lo em Interlagos, para o HAMILTON ser campeão. Se justiça fosse feita na totalidade, FELIPPE MASSA seria campeão; cabe a FERRARI agora entrar na Corte internacional para tirar o titulo de HAMILTOM e considerar FELIPPE MASSA campeão da F1 em 2008.

    • Caique Pereira disse:

      Carlos,
      Então, com o mesmo direito, a McLaren poderia ir até o Tribunal da FIA e recorrer em todas as instancias pelo roubo da Vitória do Hamilton em Spa, que deu ao Felipe 10 pontos, se lembra? O Felipe não perdeu o campeonato por essa prova e sim pelas mancadas da Ferrari e dele ao longo do ano (não marcou pontos nas tres primeiras…).

    • Caique Pereira disse:

      O Massa recebeu 10 pontos eque tiraram na mão grande do Hamilton em Spa…

  13. fernandocarvalho disse:

    ” …..e eu acredito em ” duendes” …
    Para mim ahistória tem ,um de seus inícios, quando Tio Max viu que as montadoras , digamos , mai$$$$$$ atuantes ( Mclarem=Ron = MBenz ; Ferrari=Luca/Todd=Fiat ;
    Renault=Flavio =Renault ;) estavam tomando conta de tudo e entrou em choque com elas. ( Instigado por Titio Bernie , que não sai de cima do muro nem que o muro caia….)
    O revide desta trinca veio no caso ” Sado-Maso-Chicotô ” do ” Hei max ” , que respondeu fazendo ” Sir Dennis ” sair de mansinho ” , o ” Monsieur Todd ” se ” aposentando temporariamente ” e o ” Capo Briatore ” chutado… e Titio Mosley saindo de cena em outubro p/ o ” le enfant Jean ” assumir …..
    Em sintese ; Todos ,sem exceção , fizeram de ” Dick vigarista “um simples trapaceiro ” de jogo de bolinhas de gude…..

  14. Ismael Seixas disse:

    Acompanho a F1 desde 79, mas nunca pensei que uma pessoa filho de um grande campeão e extremamente ético
    como Nelson Piquet aceitase uma coisa dessa.
    Você é ou não é não existe meio termo para ser integro , ético e profissional.

  15. Adriano disse:

    Depois que a Ferrari começou a fazer aquelas jogadas Schumacker/Barrichelo deixei de ver a F1 como algo sério. Tá sempre acontecendo algo que nos deixa uma impressão de que as coisas não são como deveriam ser. O cheiro está subindo!!!!

  16. otho campos disse:

    ímagine a cena. lá vem vem senna, um acidente na frente, nelsinho farsante gritando sofri um acidente, senna passa e ganha a corrida, era acidente ?pensei que ele estava com as mão levantada comemorando vitoria do brasil. senna , senna. que saudade

  17. Mari disse:

    Esse troço de “efeito suspensivo” não vale nada: a McLaren recebeu os mesmos dois anos pela espionagem, aí teve aquela história do Hamilton inventar que foi ultrapassado pelo Trulli com bandeira amarela e ninguém nem tocou no assunto, ele só recebeu uma punição normal e pronto.

  18. Antonio disse:

    A pergunta que não quer calar. Se Briatore tivesse continuado com Nelsinho na equipe, haveria arrependimento dele e indignação de seu pai ? Acho que não. tudo foi movido à vingança e traição. Os hipócritas mais uma vez foram premiados.

  19. Humberto Alberto disse:

    Aos que insistem em chamar de PIZZA nada entendem de Justiça.

    Para pegar grandes criminosos, como os chefes da máfia, no exemplo em questão o Briatore, comandados deles são encaminhados ao programa de proteção de testemunhas, aonde ganham uma nova identidade e uma nova vida para começar, livres, apesar dos crimes que cometeram e em alguns casos eram crimes bem pesados. Tudo em troca do criminoso maior, do Chefão.

    Isto se a FIA fosse um tribunal de justiça. Como não é, o Nelsinho terá que enfrentar sua nova vida sem outra identidade.

    O tribunal da FIA tem mais semelhança com as reuniões de mafiosos, daquelas que muitos fazem idéia apenas pelo filme “O Poderoso Chefão”. No caso da FIA, tem um paralelo com a realidade, nas reuniões feitas com Lucky Luciano (Mosley), Meyer Lansky (Ecclestone) e Bugsy Siegel (Briatore). Quando o Bugsy Siegel ficou ambicioso demais ao fundar Las Vegas, foi “eliminado” pelos outros dois.

    O “crime” do Nelsinho não foi sequer maior do que os que nos acostumamos a ver na MÁFIA da F-1, aonde criminosos foram deixados impunes por interesse da MÁFIA. Por exemplo, na F-1 propriamente dita tivemos os já tão falados crimes do Jones, Prost, Senna e Schumacher.

    Alonso, criminoso reincidente, ainda foi deixado livre, pois é do interesse da Máfia que ele continue atraindo os fãs espanhóis do motociclismo.

    E tem quem ache que a F-1 é para santinhos. Quer torcer para um esporte sem maracutáia? Vá assistir golfe, e olha lá.

  20. Fernandoff disse:

    Pizza, Pizza, Pizza

  21. ATHANASE disse:

    MAIS UMA VEZ A FIA PROVOU QUE É UM MONTE DE IMBECIS , HIPOCRITAS . SEMPRE FAZENDO MEDIAS . DANDO MULTAS QUE NAO VAO SE PAGAR , NAO PUNINDO PROPORCIONALMENTE AS PESSOAS DE ACORDO COM A SUA CULPA, EMFIM UM MONTE DE MALANDRAGENS PARA FAZER O QUE LHES CONVEM, UM NOJO. ESTAMOS NA ERA DO TUDO POR DINHEIRO, E O RESTO QUE SE DANE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>