EMMO, 20
SÃO PAULO (vale cada velinha) – E não pode passar em branco, de jeito nenhum, o 20º aniversário do título de Emerson Fittipaldi na Indy. Aconteceu em 24 de setembro de 1989 em Nazareth. Ainda bem que existe o Rodrigo Mattar para nos lembrar dessas coisas… Um resumo completo daquela temporada está em seu blog. A ilustração é do Bruno Mantovani.
Emerson foi o primeiro não-americano a ganhar o campeonato que, à época, crescia a olhos vistos. E já tinha 42 anos de idade. Uma proeza. Todos os aplausos do mundo ao Rato. Para muita gente, o maior de todos que já saiu desta terra aqui.
Como era bom cerrar os punhos e sair gritando pela casa comemorando, obrigado Emerson e “…aqueles eram tempos felizes”.
Desculpe-me os apaixonados, sennistas e piquetistas, mas nenhum deles e melhor melhor do que o Rato! Quem abre caminhos nunca deve ser colocado em segundo plano e nem esquecido!
Valeu Gomov!
Emo. .O que tinha rodas ele fazia andar e bem.
Não tive o privilégio de vê-lo correr na F1, mas assistia a Indy nesta época por causa dele e tive a felicidade de vê-lo campeão.
E para coroar ainda o vi no ano passado na GT3 aqui no Rio chegando em 2º.
Um dos maiores pilotos do mundo, além de ser uma ótima pessoa, merece os parabéns de nós fãs do automobilismo.
Parabens, Emerson. Já disseram tudo aqui. Vida longa e prospera!
Esse sim, merece uma estátua em cada autódromo brasileiro. Deveriam homenageá-lo sempre. Grande Rato, grande piloto, grande família ligada ao esporte e que coragem ao fazer o Copersucar, carro que diga-se de passagem, muito injustiçado por muito tempo. O F5 era lindo e rápido. Abraços a todos e parabéns ao nosso grande campeão!
Além de pioneiro, um gentleman.
Parabéns ao Emerson Fittipaldi!
O mais importante piloto brasileiro, sem dúvida!
Começou fazendo volante para Fuca, até fazer um F1…
Sucesso Emerson !!!!
Wilson
A América aos pés do Rato! Aquela temporada foi demais, a volta por cima de um cara a quem o automobilismo brasileiro deve – e muito – esse cara mereceria estátua em todos os nossos autódromos, mas infelizmente os poucos que temos de pé não terão uma homenagem como esta porque esse país não tem memória.
Obrigado ao Flavinho pela citação. Sinal de respeito e de reconhecimento. E é recíproco.
Emerson Fittipaldi, meu primeiro ídolo do automobilismo, e maior até hoje. Longa vida ao grande “rato” e que sejam prestadas as devidas homenagens enquanto ele ainda está vivo, pois ele merece. Depois de morto, é hipocrisia. dica: porque a série “grandes entrevistas” não retorna com uma do próprio Emerson? Nada mais propício.
Tenho a impressão que este será o primeiro post unânime aqui. Emerson é o cara!
Tinha 7 anos e lembro perfeitamente desse dia. Apesar de pirralho já era fã de automobilismo por causa do pai. E corintiano, por causa de mim mesmo. Tenho certeza absoluta que o Corinhians enfrentava o São Paulo no mesmo horário, e ganhou, de virada, 2 x 1, gol do MITO Neto. Ficava o tempo todo trocando de canal na TV pra acompanhar o jogo e a corrida… Memória é um troço misterioso! Vibrei demais nesse dia. Duplamente.
Emerson é o cara! Monstro.
E essa historinha que tenho na cabeça é um ótimo presságio, já que estamos na semana do mesmo clássico. Vai ser 2 x 1 de novo. De virada. O gol final pode ser do Edno, que finalmente vai jogar em time grande, depois do perrengue Luseano! hahahaha
Abraços corintianos, Flavio!
O que Emerson fez foi digno de nota sim, mas ocorreu também devido ao amadorismo do automobilismo americano. Foi mais ou menos equivalente à surra que Mansell deu nos gordinhos americanos logo depois (para não falar em todos os “europeus” que surraram os americanos desde então).
Foi como Zico, depois de se aposentar (num 4X1 contra o fluminense), ir ensinar futebol no Japão…
Pablo:
Digno de nota? Amadorismo americano? O cara saiu daqui e com a cara e a coragem foi bi-campeão mundial de F1, quando os carros da F1 eram parelhos. Fez um F1 nacional, foi ridicularizado, mas nunca fez biquinho como o Rubinho. Voltou ao Brasil e recomeçou no Kart, foi para os EUA, ganhou as 500 Milhas e foi campeão da Indy, quando era uma categoria competitiva. Como alguém já disse aí, merecia uma estátua nos poucos autódromos, ou, pelo menos, um autódromo com o nome dele, não uma nota…
Vencer na FFord, F3, GP2, F1 agora é fácil, idem na Indy…Se não tivéssemos tido o Emerson, o resto (os pilotos) não teria existido.
Parabéns ao grande Emerson Fittipaldi!
Quanto às comparações, Emerson, Piquet e Senna foram três pilotos muito diferentes, com estilos muito particulares. Prefiro não comparar os três, mas digo sem medo de errar que estão entre os 10 maiores de todos os tempos!
Concordo com vc. Pena que aqui, no Brasil se alimente rivalidades idiotas. Feliz de quem curtiu os tres.
Não foi o mais rápido, não foi o grande genio dos acertos (embora tenha grandes méritos nesse assunto), mas foi de longe mais inteligente, o mais completo dos nossos tres campeões, aquele que sabia jogar o jogo… como muito poucos!
Tivemos MUITA sorte!
Não poderíamos ter melhor embaixador no topo do mundo automobilistico que EMERSON FITTIPALDI!!
Vivas ao Rato!!!
E que me desculpem, Emmo é coisa de gringo, Emerson sempre foi e será o Rato !!!
Emerson Fittipaldi – Simple The Best
Disparado, o melhor e mais completo piloto brasileiro de todos que foram correr fora do Brasil.
O MELHOR!!!!
Não é Senna, não é Piquet…
Pq pra mim quem ganha títulos de F-1 e F-Indy e ganha as 500 Milhas de Indianápolis não tem nem o que contestar!!!!!
EMERSON FITTIPALDI ETERNO!!!!
O primeiro grande piloto foi Landi, O Emo foi fantastico como piloto,como muitos já disseram desbravador, o Moco tambem foi fora de série, ai vem uma história recente mais conhecida.
Esse é o CARA!!!
Parabéns Emerson, grande piloto e pessoa
O Rato foi o maior de todos, não tenho a menor dúvida. Deve ter corrido (e ganho) até de carrinho de supermercado. Nem Senna, nem Piquet, nem ninguém tiveram a trajetória que ele teve.
Mais um a concordar. Emerson, o maior piloto brasileiro de todos os tempos. Correu de tudo aqui, correu de tudo lá fora, e ganhou em tudo !!!! E que caráter … imagina se iria bater um carro de propósito na reta !!! Longa vida ao desbravador dos circuitos para os brasileiros!!!!
E lembrar que vi o Emerson correndo na rua de Gordini, em Assis – SP !!! Tudo bem que era no início da carreira, depois ele correu de Berlineta ! Grande abraço ao Emerson.
Emerson foi mesmo o maior de todos.
Abriu os caminhos do automobilismo aos brasileiros em varias categorias.
Sem Emerson, acho que nem nós estariamos aqui blogando a esta hora…
Para mim ele foi o maior que saiu daqui, sim.
Grande Emerson Fittipaldi, um P….. dum piloto !!!!!! Sabe tudo.
Casca grossíssima !!!!!
Definitivamente, o mais completo dos brasileiros. Sabia poupar o carro quando era necessário, sabia ser agressivo quando necessário, e desbravou o caminho da F-1 e da Indy para os nossos pilotos. Precisa mais???
Com certeza Emmo foi o maior piloto Brasileiro.
Primeiro Campeão da F1;
Primeiro a vencer a Indy500;
Primeiro a vencer o campeonato da CART.
Enfim, pra quem veio depois as coisas foram mais fáceis.
muito bom o blog do mattar, sempre.
Esse Emerson sofreu pra caramba com o Copersucar, mas soube dar a volta por cima na Indy. E abriu caminho para brasileiros como Tony Kanaan, Hélio Castro Neves (Castroneves é coisa de americano) e muitos outros.
Pioneiro, como poucos. Batalhador, como poucos. Vitorioso, como poucos.
Parabéns, Emmo!
Mais um voto para ele. campeão mais novo da F1, recorde quebrado pelo Alonso.
Idem idem. Emerson, devemos tudo isso a você!!!
Considerem-me como um dos que acredita que foi sim,o melhor a sair desses Interlagos.
Valeu Emerson !!!
Abraço,
J.E.Avila
Se for o Zelão, tô com você. Só quem viu o Emerson sabe o tamanho da fera. Abraco.
Parabéns ao desbravador do automobilismo nacional!!!