MENU

quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 15:58F-1

FALA MORENO

SÃO PAULO (todos nós) – Se tem um cara no mundo que conhece bem Flavio Briatore e a família Piquet, todos ao mesmo tempo, é Roberto Moreno. Amigo de infância de Nelson, demitido por Briatore da Benetton, Roberto mandou um e-mail a Victor Martins, do Grande Prêmio, dizendo que está “de queixo caído” com tudo que aconteceu. Está no blog do Victor. Merece ser lido. Comentários, lá. Se quiserem replicar aqui, à vontade, claro.

40 comentários

  1. Levi Davet disse:

    Piquetzinho não é vítima, mas eu não concordo que seja o grande vilão da história. Talvez seja, isso sim, o mais maculado, mas em matéria de vilania, Briatore e Symonds se sobressaem, porque tiveram a idéia e provavelmente usaram seu poder pra pressionar o Nelsinho a fazer o que fez. E ele foi lá e fez. Depois veio a idéia dos Piquet de usar isso como trunfo. Nelsão estava engasgado com o Briatore por causa de 1991 e decidiu que já estava farto das sacanagens dele.

    Eu não vi o Moreno correr (quer dizer, só na Indy e muito brevemente) mas pelas entrevistas que li dele, o cara é dez. O fulano que desmereceu ele num comentário anterior não sabe o que está falando. Um cara que conquistou um pódio com uma Benetton que não era o melhor carro naquele ano é um piloto de respeito.

  2. Humberto Corradi disse:

    Moreno é amigo dos Piquet e como tal se pronuncia. Nelsinho fez tudo o que fez pra se dar bem. Pra conseguir prolongar seu contrato. Não tendo competência pra continuar na F1 virou fantoche pra sobreviver na categoria máxima do automobilismo.
    Não tem olharzinho pro Briatore, “sorry guys”, etc. Se fosse um pobre coitado daria pra entender. Mas tem um pai 3 vezes campeão do mundo na categoria. Vexame.

    valeu

    • Zé Maria disse:

      Humberto, parabéns!!!
      Em poucas linhas, mais uma vez comprovando o ditado de que quantidade não significa qualidade, colocou o dedo na ferida e deu nome aos bois!! Belas palavras, e que sejam lidas por todos aqueles que ainda julgam que Piquet Jr seja a vítima!!

  3. Cesar disse:

    O brasileiro é assim…

    1. – Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
    2. – Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
    3. – Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
    4. – Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
    5. – Fala no celular enquanto dirige.
    6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
    7. – Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.
    8. – Viola a lei do silêncio.
    9. – Dirige após consumir bebida alcoólica.
    10. – Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
    11. – Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
    12. – Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
    13. – Faz gato de luz, de água e de tv a cabo.
    14. – Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
    15. – Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
    16. – Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
    17. – Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
    18. – Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
    19. – Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
    20. – Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
    21. – Compra produtos piratas com a plena consciência de que são piratas.
    22. – Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
    23. – Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
    24. – Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
    25. – Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
    26. – Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis…. como se isso não fosse roubo.
    27. – Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
    28. – Falsifica tudo, tudo mesmo.. só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado…
    29. – Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem…
    30. – Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

    E quer que os políticos sejam honestos?

    Escandaliza-se com o que Nelsinho fez?

    Sairam do meio desse mesmo povo… ou não?

    Brasileiro reclama de quê, afinal?

    Ou vai dizer que você nunca fez nada dessa lista? Heim?

  4. Giuseppe disse:

    Flávio, só faltou uma coisinha na entrevista ….a opinião sobre o amigo piquet ( o minusculo é proposital) “chantagista”, e o Sr. Moreno coloca “nelsinho piquetizinho merdinha” como vítima.
    ALO, ALO ALO ELE NAO E VITIMA DEU PARA ENTENDER???????

  5. André disse:

    Já falei isso muitas vezes, mas vou sempre repetir. O Briatore acabou com a carreira de vários pilotos na F1. Dentre eles a do Moreno e, sob certo aspecto, a do próprio Nelsão. Agora acabou, ou tentou acabar, com a carreira de um jovem que passou a vida sonhando com a F1. Que tem um pai campeão de F1 o que por si só já é uma pressão enorme sobre ele. Nelsinho vai ser criticado eternamente pela imprensa por este fato. Mas só ele sabe a situação em que se encontrava naquele momento para ter aceitado fazer parte desta fraude. Eu torço muito e de coração para que ele possa voltar a F1 e mostrar que pode ser um piloto top. Todas as pessoas podem mudar durante a vida. Essa é a essência do ser humano. Poder mudar. Agora o Briatore acabou se metendo com o filho de um pai amoroso e protetor. E esse pai vai até as últimas consequências para proteger seu filho. E ele faz isso motivado pelo amor ao filho e por essa o Briatore não esperava. Eu me solidarizo com a família PIQUET. E no ano da França do Brasil acho que a melhor coisa que a Renault poderia ter feito foi a demissão do Briatore. Que não volte nunca mais para a F1.

  6. ALEX B. disse:

    O Moreno só pode estar surpreso com os Piquet, porque com o Bria-salafra?

  7. Paulo Coimbra/Coimbra Motorsports disse:

    Pera aí……..!!!
    Moreno, Gil(De Ferran), Alex, Cordova, e mais um milhão de pilotos brasileiros SEMPRE foram EXCELENTES acertadores de carros para os sempre vilões patrões que só enxergam $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ !!
    Nem todos tiveram pais CAMPEÕES e as vezes nem por isso tiveram retirados de seus ombros o enorme peso e responsabilidade de “mostrar” serviço. Que serviço?
    Já faziam Tudo para a equipe e para os cabecinhas de bagre estrangeiros…ingleses, franceses(que depois choravam lágrimas de crocodilo em velórios, sepultamentos e tinham a CARA de PAU de ilustrar campanhas publicitárias abraçados em capacetes de quem SEMPRE lhes deram caldo!
    Hipocrisia barata!
    Nelsão está certo, Nelsinho também! Essa agora de culpar o mais fraco pelos erros de um play boy safado!
    Balestre, Braw, Todt, Briatore, Mosley, Herd(March, lembram das sacanagens com o Alex, Ingo e cia???), tudo farinha do mesmo saco…
    Até parece político brasileiro…rs

  8. Duque disse:

    Poupe-nos, Flavio !!! Esse Roberto Pupo Moreno sempre foi um demagogo barato e puxa-saco, de olho em alguma vaguinha na Fórmula 1 ou na Fórmula Indy !!! Se achava o máximo em matéria de “acertador de carros”, mas nunca convenceu como piloto !!! Um chato de galochas, enfim !!! E não falou nada que causasse qualquer espanto !! Fraquinho !!!

  9. José Laudir Vefago disse:

    Nesta nossa religião da Igreja da Graxa do Nosso Senhor Santantonio não existem santos, somos todos pecadores. As sacanagens já começaram em 79 nas Lotus John Player Special habitadas por Mario Andretti e pelo sueco Ronnie Petterson. Petterson infinitamente melhor q Andretti era “cortado” por Colin Chapmann. O Campeão impedido de ganhar se dizia na época. Aliás, que saudades de Ronnie…na época eu era garoto.

  10. fernandofn disse:

    O Pupo foi um injustiçado na F1. Depois que saiu da Benetton merecia uma equipe melhor, queriam cobrar para ele andar na Jordan, foi um ótimo acertador de carro. Felizmente teve seu talento reconhecido na Indy, que se preocupa muito menos com a nacionalidade do piloto e mais com a competição dentro da pista.

  11. Peter Cardozo Losch disse:

    Caro Edmilson, não tenho pretensão a nada. Cada um que eduque seu filho da maneira que achar conveniente. Apenas acho que tudo se resume a grandes frustrações: Frustração em ver que seu filho é apenas mais um na multidão; frustração em não corresponder às espectativas do próprio pai e saber, intimamente, que não é tão capaz…

    Lanço luz sobre outro problema, então: imaturidade, tanto do pai quanto do filho. E notem que em momento algum coloquei em dúvida o caráter dos dois, pois acredito piamente que esta não é a questão central de tudo o que anda acontecendo.

    Finalizando, estas coisas fazem parte de uma família normal. Quem ainda não passou por estes problemas? Mas tudo muda quando não se trata de uma família convencional, como é a família Piquet. No caso deles, problemas familiares tem a proporção de um terremoto mundial…

    Este é apenas outro ponto de vista.

    • Edmilson Fidelis disse:

      Tudo bem. Dexemos esta pretensão de lado.

      Mas como assim: seu filho é apenas mais um na multidão?

      Ele pode ser apenas mais um, mas não na multidão!

      Não vi ainda imaturidade de Piquet Pai nesta história.

      Até agora, muito pelo contrário.

      A não ser que fiqeu provado que ele participou de fato ou foi omisso.

      Repito, não é o que parece.

      Irrita ver tantas pessoas acusando e condenando sem saber de todos os fatos e dizer que Piquet Pai não fez nada pela F1.

      Acusar um pai de tentar dar de tudo para um filho? Qual é!

      Quem me dera poder patrocinar os meus! E não é pelo fato de não poder que vou espinafrar quem pode. E pode, até que me provem o contrário, com recursos próprios.

      Podem me chamar de ingenuo, mas prefiro acreditar nas pessoas até prova em contrário.

      Repito: se Piquet não participou do esquema, apoio tudo o que fez até agora!

      Como se fosse fazer alguma diferença! Pretensão minha! Sorry!

    • José Laudir Vefago disse:

      Faço das palavras do Edmilson minhas palavras…O Pedro Cardozo insiste em ensinar os outros a criar seus filhos como se o fillho de um figurão fosse diferente dos nossos. Terromoto Mundial.????? Puro preconceito, provalvelmente ele acha q os filhos dele são inferiores aos outros, pobres filhos.

  12. Cesar Costa disse:

    O Moreno já está bem rodado, pra dar uma de ingênuo, né? Pra falar o que falou era melhor ficar calado…

  13. jbchaves disse:

    Moreno, vc é um cara respeitado no mundo todoe todos os que gostam de automobilismo te admiram, porquê voce é um vencedor, trabalhador, figura humana de caráter e, por um momentâneo “azar”, amigo do Piquet. Preserve sua amizade, mas antes de tudo, cuide-se, pois será fácil se queimar defendendo o indefensável. Abraços!

  14. Valmir Passos disse:

    Desculpem, mas não existe meio caráter. Têm-se, ou não. Aceitar uma barbaridade dessas e só denunciar porque o filho perdeu o emprego, não é prova de caráter, de nenhum deles.

  15. Edmilson Fidelis disse:

    Porque Nelson Pai passou a acompanhar Nelson Filho de perto após os entreveros e a maracutaia de Cingapura com o Briatore?

    Se Nelson Pai soube da maracutaia somente após ela ser realizada, deveria ele logo de cara jogar o filho para os leões?

    (Se você souber que seu filho cometeu uma tremenda burrada, você o entrega no ali ato?)

    Se após tentar deixar a maracutaia debaixo dos panos sofreu ameaças do Briatore ou até mesmo ouviu o que não queria, não seria o momento de livrar a cara do filho e acabar com o Briatore?

    (Se alguém ofende seu filho, mesmo com razão, você deixa barato?)

    Se Nelson Pai participou da maracutaia, passo a régua e vou assistir tênis de mesa, bocha, golf ou coisa parecida!

    • Humberto Alberto disse:

      Bem sensata a sua opinião.

      Nelsão não estava em cingapura e só foi informado pelo Felipe Vargas depois da corrida quando não podia fazer mais nada. Isto segundo o Nelsinho citando as ligações telefônicas como provas a serem rastreadas pelos investigadores.

  16. Sir lorente disse:

    O NELSINHO NESSA SAIU ILESO???,,,,,AGORA QUAIS SERAO AS CHANCES DE RETORNO A FORMULA 1??
    OLHA QUE O “NERSAO” FICARA AINDA MAIS NERVOSO VER O FILHO SEM UMA EQUIPE PRA CORRER ,,APOS ANOS E ANOS DE INVESTIMENTO PRA NAO VER O NOME PIQUET NO CIRCO DA FORMULA 1,,
    SO QUERO VER O GRANDE “”NERSAO”” METER A MAO NO BOLSO ,,ASSINAR O CHECAO,,,,,E MONTAR A PROPRIA EQUIPE “PIQUET F1″ .E SE BRINCAR ,,,,COM ELE , E TIRAR ELE DO SERIO,,,ELE ACABA MESMO E COMPRANDO UMA EQUIPE COMPLETA INCLUINDO O DEPARTAMENTO PESSOAL,,,,
    QUER MAIS?? E SO AGUARDAR!!!!VAMOS VER O RESULTADO DESSE BALAIO DE GATOS.
    COMO O MORENO DISSE,,,,SAUDADES DOS TEMPOS (1970/1980)QUE FORMULA 1 ERA RAW RACING MESMO E NAO ESSE CIRCO QUE E HOJE,,,,,E UMA PALHACADA COM MUITA GENTE CHEIO DOS DOLARES PRA JOGAR FORA…

  17. Sir lorente disse:

    ESSE SUINO CHAMADO BRIATORE E UM GRANDISSIMO SEM VERGONHA,,,SEM CARATER MORAL E PROFISSIONAL. HOJE AQUI NA RADIO DE LONDRES 97.3, O RADIALISTA DAVID MELLOR(David John Mellor QC (born 12 March 1949) is a British politician, barrister, broadcaster, journalist and football pundit) LEVANTOU UMA DISCUSSAO A RESPEITO DO BRIATORE O QUAL E O CHAIRMAN DO TIME QUEENS PARK RANGERS AQUI DA INGLATERRA .
    A DISCUSSAO E DA INTEGRIDADE DO MESMO EM CONTINUAR SENDO O CHAIRMAN DO CLUBE..
    LOGICO,,,AGORA NAO HAVERA CONFIANCA NUM SEM VERGONHA COMO ELE NEM MESMO NO FUTEBOL INGLES,,,TEMEM AQUI QUE O BRIATORE PODERIA ULTILIZAR AS TATICAS DESONESTAS NO FUTEBOL AQUI,,,ENTAO ,,QUEREMOS ELE FORA TAMBEM DO FUTEBOL.. MANDA ELE LA PRAS PRAIAS SICILIANAS E SE APOSENTA ITALIANO SEM VERGONHA!!!!
    VAI DESFILAR DE SUNGUINHA LA PRA SUAS NEGAS,,,
    E COM UM TICKET ONE WAY,,,,,ONLY.

  18. Peter Cardozo Losch disse:

    Todo mundo culpa o Nelsinho, mas acredito que o “X” da questão é a frustração em não corresponder aos anseios de um pai que era o melhor naquilo que fazia. Sim, acredito que um dos grandes culpados nesta historia toda é o próprio Nelsão.

    O Nelsão era um piloto fabuloso, realmente especial. Mas não teve nenhuma sensibilidade na hora de educar seu filho. Ora, como fazer um filho seguir a mesma profissão do pai quando, no passado, você era simplesmente o melhor? A qualidade do Nelsão em pilotar era um dom e dom não se ensina. Ou você tem ou não tem. E não é nada demais você não possuir um dom, já que outros caminhos (lícitos) também podem te levar ao sucesso. Video Felipe Massa ou mesmo Rubens Barrichelo que, se não possuem um talento inato, suaram muito a camisa para serem reconhecidos como bons pilotos que são.

    Simplificando a questão, vejo da seguinte maneira: Nelsinho se espelhando no pai; Papai Nelson dando todas as condições para Nelsinho chegar lá; Nelsinho não consegue, pois não possui o dom do Pai; Nelsão monta condições cada vez mais privilegiadas para o filho chegar lá. Nelsinho não consegue, frustrando-se e frustrando seu herói, que é nada mais nada menos que seu próprio pai. Nelsinho precisa fazer alguma coisa…

    O resto da história vocês já conhecem…

    • Sir lorente disse:

      PETER…YES,,,I AGREE WITH YOU ENTIRELY MATE..
      ESSA E A FRUSTACAO MAIOR DE UM PAI E DE UM FILHO,,,
      VAMOS AGUARDAR,,,,,,SO O FUTURO IRA DIZER..

    • Edmilson Fidelis disse:

      Agora querem até ensinar o Piquet Pai a educar e /ou tratar os filhos.
      Quanta pretensão!
      Daqui a pouco vão chamar o Conselho Tutelar.

    • José Laudir Vefago disse:

      Pode-se questionar a atidude do Nelsinho, condenável como foi as retiradas de pé do Rubens, as batidas “por querer” de Post, Senna e Schumaker, mas questionar a qualidade técnica do Nelsinho já é chutometria. O Renault de Alonso já não era um carro e a sub-Renault de Nelson muito menos, cobrar resultados dessa forma não vale. O Guri foi competitivo em todas as categorias que participou, fez duelo até com o Luiz Amilton na GP2. Pedro Cardoso “Lost” vai cuidar dos teus filhinhos brother!!

  19. Rosemeyer disse:

    o Moreno agora vai esperar um pouco para ver a direção da onda.Dai ele fala novamente,seguindo essa direção.Basicamente sera’,que o Nelsão e’ fodão,etc,etc,etc,isto e’,e no fim so abobra.

    E’ logico que tem historia para contar,briatore -renault-benetton,sempre foi algo nebuloso,que sempre fazia aparecer que estava tudo bem,mas os antigos tem muitas coisas para contar de malandragens mil,e outras tantas sacanagens.

  20. regi nat rock disse:

    Gosto muito do Moreno, mas tem momentos que penso que ele acredita em boi Tatá, mula sem cabeça, papai noel, saci, por aí.
    Tremendo bota, mas ingênuo que só.
    Continuo fã do Nersão “piloto” mas, não mais incondicional.
    Nessa história podre, TODOS perderam.
    O moleque pra mim deixou de existir. É um traíra mal resolvido, talvez, até por excesso de facilidades materiais.
    Uma pena diga-se

  21. Jorge Ferrari disse:

    Moreno e Alex Dias Ribeiro:dois grandes pilotos e muito mais, duas excelentes pessoas, afinal é o que conta mais.

  22. Ricardo Bigliazzi disse:

    O Briatore se fudeu… que maravilha… alguém já chegou a imaginar o que passa pela cabeça dele nesse exato momento???? Do jeito que ele é… ele deve estar espumando sangue… rs rs rs!!!

    Tem que se fuder mesmo… só assim ele aprenderá a ser um “bom canalha”… quando se é um “mal canalha” tem que se fuder… rs rs rs!!!

    Não gosto do Briatore a muito tempo, e pelo jeito não era só Eu… rs rs rs!!!!

    Abraços

    Imperador

  23. Paulo Coimbra/Coimbra Motorsports disse:

    Briatore nunca(!) foi flor que se cheire…
    Para quem tem memória curta, reavivo as sacanagens com o próprio Piquet e também com o Fantástico e sempre injustiçado Moreno…, lembram-se dos favorecimentos a outros pilotos deixando os dois brasileiros de fora da Benetton???
    Aqueles cabelos…, aquele barrigão… que mais esperar de um alcoolatra do jet-set internacional…
    Aos que criticam as atitudes de Nelsinho, lembrem-se também dos milhões de trabalhadores brasileiros subjugados por “patrões” inescrupulosos e que praticam o mesmo discurso: ” se não quiser(ou fizer!) tem uma fila aí fora de olho no seu lugar aqui dentro”…. e por aí vai a PODRIDÃO do ser humano!!!

    • Mário Mesquita disse:

      É isso aí, Paulo. Parem de apedrejar os outros. Quantas mulheres tiveram que “dar” pro patrão pra não perder o emprego. Se descobrem, ela é puta, seduziu o pobre homem… Não achei certo o que Nelsinho fez, mas quem não engoliu uma ordem de chefe, patrão, etc. que atire a primeira mola…

  24. Pedro disse:

    Deviam banir o Briatore do automobilismo afinal ele tem tentaculos também na GP2 e certamente já esta prejudicando outros jovens pilotos.

  25. disse:

    Se o Moreno ficou careca ao ver o desenrolar, imagina o que vem por ai.

  26. plow king disse:

    Simplesmente nao faz sentido o Piquet Sr ter matado a carreira do filho por uma vinganca pura. Por que nao esperar o filho ter arranjado um emprego (em janeiro de 2010) para depois fritar o Flav? Sera que o Piquet conseguiu o que queria e ainda preservar o filhote, dando um volante para ele na F-1 ano proximo? Awesome.

  27. milton disse:

    Flavio,
    Não valeria a pena uma entrevista “definitiva” com o Nelson pai?? Afinal ele já falou com jornais espanhóis e nada da imprensa brasileira ir atrás, que tal…?
    Abraços
    Milton

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>