FIM DE PAPO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 12:14F-1

FIM DE PAPO

crashcingSÃO PAULO (pela porta dos fundos) – As seis linhas do comunicado da Renault divulgado hoje pela manhã dizem mais do que todas as palavras já escritas sobre o caso Cingapura-Nelsinho (ainda não arrumei um nome legal para esse escândalo).

A equipe começa dizendo que não vai contestar as alegações da FIA. Ou seja: foi tudo armado, mesmo. As investigações internas chegaram a essa conclusão.

Depois, informa que Flavio Briatore e Pat Symonds não fazem mais parte da equipe. Nelsinho já não fazia. E são as cabeças dos três que vão, com justiça, para a guilhotina.

A Renault vai tentar tirar o seu pescoço francês da reta. É possível alegar, e é até provável que seja verdade, que a corporação francesa não tem nada a ver com isso. Não foi ordem de cima. Foi decisão de três indivíduos que resolveram fazer aquela merda toda à revelia, por conta própria. Para salvar seus empregos, pode-se dizer. Nelsinho, porque queria ter o contrato renovado; os outros dois, porque a equipe precisava de um resultado marcante, já que a empresa ameaçava puxar o carro da F-1, ou reduzir seus investimentos.

Symonds e Nelsinho entregaram tudo por delação premiada. Não serão punidos pela FIA. Serão pela F-1. Estão acabados. Briatore negou até agora, e tudo que lhe restou, além da justificada fama de mau elemento, foi o acréscimo de “mentiroso” à sua biografia. Está acabado, também.

Não há mais dúvidas de que tudo foi combinado. Há a confissão do piloto, o depoimento de Symonds (que não responde às perguntas mais importantes, o que é uma admissão de culpa) e a demissão de todos pela chefia em Paris.

briasymBriatore é um escroque. Symonds, outro. Nelsinho, um fraco. O que fizeram é desprezível, vergonhoso. A Renault, agora, teria de processar os três, pelo que fizeram com sua marca e reputação. Arrancar as calças de todos. E de outros que, dentro da equipe, possam estar envolvidos.

A FIA deve punir a equipe duramente. Mesmo que tenha sido uma decisão de indivíduos, todos estavam a serviço da empresa. Ninguém mandou contratar escroques. Pode não haver culpa da Renault, mas há responsabilidade. O time deve pagar. Com multa, exclusão, o que for.

Está claro que Max Mosley sai ganhando nessa história toda. Odeia Briatore e as montadoras. Deram-lhe munição para bater no peito e falar: eu não disse? E ninguém poderá tirar sua razão.

Mas há algumas pontas soltas nesse caso todo. A primeira, a posição de Alonso. Ele não pode calar. Por enquanto, está limpo. Pode argumentar que não sabia de nada. Que a estratégia era esquisita, mas já houve outras na história, que não deram certo. O melhor a fazer seria devolver o troféu. E a FIA, mesmo que isso não mude muito a história, deveria mudar o resultado da corrida e dar a vitória a Nico Rosberg.

Alonso sabia? Não sei, e não vou chutar. Acho apenas difícil que, pelo menos, não tenha sabido depois. Ou desconfiado. Mas se foi algo restrito aos três patetas, mesmo, vá lá. Que desfrute do benefício da dúvida.

Massa seria campeão se não fosse a presepada do trio? Difícil dizer. Ele não perdeu a corrida porque parou nos boxes, apenas. Perdeu porque a Ferrari fez bobagem no pit stop. Poderia fazer também mesmo se não houvesse acidente algum. É algo que nunca se saberá.

A outra ponta se chama Nelson Piquet, o pai. Foi ele que procurou Mosley depois da demissão de Nelsinho para acender o pavio da bomba. Provavelmente sabia de tudo antes, mas só resolveu falar quando o filho perdeu o emprego. Por que fez isso? Apenas para cortar a cabeça de Briatore? Será que não imaginava que Nelsinho sairia igualmente queimado? O que será que disse ao pimpolho quando soube de tudo, muito provavelmente bem antes de sua demissão? “Vamos esperar para usar no momento certo”? “Você é um idiota, como faz um negócio desses”?

Nelsão é o maior mistério dessa história toda.

665 comentários

  1. Regis disse:

    O Nelsinho é o menos culpado de todos, é uma pessoa educada, bom caráter, puxou pela Sylvia, sua linda mãe, os tubarões se chamam Briatore e Nelsão, 2 pessoas famosas por usar métodos duvidosos para vencer na vida, o Briatore tem várias denúncias até de prisão na Itália e na África, por golpes, os Benetton ( controle de tração) e depois Renault (suspensão, partida de largada computarizada) tinham irregularidades no seus carros, o Nélson Piquet pai, tem histórias tenebrosas que ele fazia nos carros das divisões inferiores, como adulteração de combustível e carros com peso abaixo do regulamento, até na Brabham havia indícios de trapaças, conforme declarou o Bernie, chefe da equipe, e o Gordon Muray, na Williams o Piquet quando viu que o Mansell era mais rápido fez uma guerra pra dividir a equipe e o pior é que Piquet conta isto para todo mundo debochando das pessoas, o europeu, o japonês e americano povos disciplinados e ordeiros se chocam, mas alguns brasileiros do RJ adoram este tipo de abordagem, e ficam rindo da malandragem carioca do Piquet, por isto que somos tão mal vistos no exterior, nos (brasileiros) somos seguidos em supermercados, não aceitam loca videos para brasileiros etc…fui fã do Piquet, hoje já não sou mais, pois fui descobrindo sujeira atrás de sujeira desta família e vem mais coisa a lavagem de dinheiro dos Piquet é fabulosa, e a polícia federal já está rastreando ele, se pegar 1% das maracutaia dele ele já estaria na cadeia (nos EUA, Europa e Japão).

  2. Gerson Padoan disse:

    grande flávio!
    q tal CRASHGATE?
    1 abraço.

  3. Glauber Baldi disse:

    Piquapura-Gate é um bom nome!

  4. Xande Leite disse:

    Tô pasmo!

    Que o Nelsinho não conseguiu aprender ou não herdou o talento de piloto do pai,isso eu já sabia.
    Mas nem o carater,a postura de um piloto como Nelsão, que sempre lutou por seu espaço a F1 com dignidade,muitas vezes lutando contra chefes de equipe que claramete favoreciam outros pilotos (vide mansell) sem pra isso precisar de acordos sujos,indiguinos,repugnantes

    Ou será que me enganei esses anos todos sobre o nosso tricampeão??

    Não duvido de mais nada

  5. Doutor disse:

    Nelson pai, segundo notícias, denunciu o caso ao Charles e ao Mosley em 2008, ele pode ter denunciado por não concordar com a atitude dos três, Pat, Briattore e Nelsinho.
    Com certeza quando fez a denúncia, sabia que além de Briattore e Pat, iria “queimar” a carreira do filho. Ao fazer demonstrou uma atitude correta. Poderia ter ficado calado, pois não lhe faltaria dinheiro para colocar o filho em outra escuderia em 2010. Louvável a atitude de Piquet pai.

  6. Eric disse:

    Quando dois escrotos inimigos se degladiam,não poderia ser diferente.
    Um se acha o dono do mundo porque é malandro e pode comprar tudo ao filho.

    O outro,devido ao sucesso na F1 como chefe de equipe,não abaixa a bola…..

    O que poderiamos esperar!!!!

  7. Alberto Durand disse:

    Os chefões são tão burros que colocaram na p… tonta a ideia de bater o carro para Alonso ganhar a corrida. Parabéns pelo ‘campeonato’. Ô! Burrice!!!

  8. Luiz Evandro Águia disse:

    Caro Flavinho
    Continuo,,,concordando 100 % com todas as sua opiniões sobre o caso dos “Três patetas” ,, acho que vc alem de um brihante jornalista.. e tbm de um piloto apaixomado pelo antigomobilismo,, poderia sim , ter estudado advocacia…- seria um bom advogado na area esportiva,,,pela sua grande sensibilidade em casos “cabeludos “com este Abraço do amigo
    Aguia ( From Floripa )

  9. Roberto Antônio de Pedri disse:

    Porque continuar falando sobre o assunto? Estão fazendo justamente o que essas pessoas querem, ou seja, sair na mídia. A falta de competência e talento que o piloto Nelsinho Piquet vem demonstrando ha muito tempo é até aceitável, o que não é aceitável é a falta de CARÁTER. E o Nelson Piquet pai, deveria ficar envergonhado, não tomar partido a favor do filho. Para mim, a partir de hoje, nem pai nem o filho tem dignidade. Eu era fã de Piquet, até esse episódio acontecer, Nenhum tem caráter e muito menos vergonha na cara….. Chega…. bando de merda.

  10. Flávio Paz disse:

    Também não vamos pegar o Nelsinho para cristo. Seria demagogia pensar que isso não poderia acontecer na F1. Esqueceram as trapaçadas da Ferrari e o Schumi(as humilhações do Barrichelo tendo que entregar corridas) e os campeonatos de Prost e Senna se digladiando, sem falar em outros que me falta a memória. Qual a diferença entre esses fatos? É nenhuma, todas são anti éticas. O problema é que as outras cacas foram com Senna, Prost e Schumi. Tudo é lama para não falar otra coisa.

  11. ana disse:

    interessante como a midia mundial protege o alonso, e mais ainda esses puxa sacos brasileiros como voce flavio.
    desde o inicio achei muito estranho o alonso largar la atras com pouco combustivel, mas voce que se pressupoe entender de F1 ignorou o FATO.
    Piquet pai, tricampeao foi claro ao dizer que tal estrategia nao existe, ainda mais para um piloto experiente.
    Agora o que voce diz!? Que entende de F1 mais que Piquet ou que voce e um cretino puxa saco que so sabe expor sua opiniao/posicao sem isencao!? manda ai…

  12. Caio disse:

    Um nome legal para o escândalo seria Pigayte… hahaha

  13. Márcio Eduardo disse:

    Boa noite Flavio. Sem querer polemizar. Mas vc não acha que oq estão falando do Nelsinho, q ele não deveria mais voltar a F1 e etc., está sendo muito cruel com um piloto jovem!? Sabemos q ele cometeu um erro muito grave ao jogar o seu carro contra o muro, longe de outros carros e q no caso só ele, naquele momento poderia se machucar. Continuo dizendo q foi grave, q foi errado, mesmo ele fazendo isso por estar contra a parede, coagido pelo chefe e etc. Mas vc não acha q jogar o carro contra outro, como fez Senna, Schumacher, Prost e etc. é bem mais grave!?
    Não estou comparando pilotos, pq não poderia fazer isso. Já q os 3 q citei são monstros sagrados e até mitos da F1. Estou apenas comparando atitudes de seres humanos em certas situações.
    Obrigado.

  14. José Carlos Araujo disse:

    Nelsão é a integridade em pessoa. Ninguém acha alguma coisa dele desonesto com outro piloto. Fez as coias no carro DELE, isso ele fez, mas nada para prejudicar outros….

    Sou NELSÃO desde 1970/1971, quando ele corria de fusquinha aqui no Mineirão, BH. Paixão a primeira acelerada. O maior piloto de todos os tempos, não tenho a menor dúvida disso!!!!!

    Os Sennas e Shumis da vida são merda perto dele….

  15. renato accioly disse:

    flavio,sempre fui fã do Piquet-pai e nunca acreditei no filho mas ele tambem fez das suas…..vc sabia que quando ele começou a correr em Brasilia ele corria com os carros particulares que eram deixados em uma oficina para consertar.Pode confirmar esta história com Alex Dias Ribeiro!!
    Quem iniciou o mal caratismo na F1 foi o alemão e Jackie Stewart cantou o que iria acontecer no futuro com os Jean Todt e etc…
    Hoje assisto as corridas só pela beleza dos carros e autodromos….

  16. Fernandes disse:

    A F-1 é feita para os europeus ganharem, sul americano é lixo.
    Papo furado essa de dizer que vai fazer do massa um campeão. Vai ser capacho do companheiro de escuderia que nem o barrichello foi para o alemão. Vai ser considerado o melhor 2 piloto com o Rubinho,premio de consolação.

    Nelsinho é a 3 pessoa depois do ninguém (alguém conhece)
    O DEBI E O LOIDE – O FILME

  17. CorredorX disse:

    A coluna do Jung dá um nome um tanto sugestivo: projeto cingapura (o da F-1 não… o do Maluf!!)

  18. Marcos Marmota disse:

    “Caso Cingapura-Nelsinho” ainda não arrumei um nome legal para esse escândalo.
    Nelsinho Gayte, que tal a sugestão???

  19. Paulo Lopes da Silva disse:

    Realmente Nelson Piquet é o mistério nessa história. Foi um excelente piloto, só que extremamente arrogante. A vida escreve certo por linhas tortas. Queria vê-lo comentando as corridas qe seu filhinho fez da mesma forma que comentava a perfomance de outros brasileiros.

  20. Pô! Patriotada não… Pachecadas me dão nojo!!!
    Bandeira do Brasil em automobilismo hoje, como ontem, é literamente pra inglês ver.

  21. Naimaier disse:

    Uma curiosidade , essa atitude na corrida de cingapura se nao tivesse ocorrido a historia do campeonato seria diferente, ate mesmo com um titulo ao Massa, ninguem questionou isso ainda ? aposto que se Massa ganhace o campeonato e um ingles perdece por conta deste fato a coisa seria diferente , Massa seria obrigado a devolver o titulo. Mas como foi um europeu fica por isso mesmo ?????

  22. angelo lorenzini disse:

    realmente astear a bandeira nacional no alto do pódio com lisura é para poucos, infelismente um aceita ser segundo e pisa no freio o outro também aceita ser segundo e pisa no acelerador que vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. Humberto Alberto disse:

    Flávio.

    Segundo o site do Tazio http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/13604/

    Segundo o site Piquet disse: “Já havia contado esta história no ano passado para um membro da FIA. Contudo, tive a resposta de que eles não poderia fazer nada. Neste caso, um documento oficial ficou pronto”.

    E diante da informação de que ele ficou ciente dias depois do acidente ocorrido, ao tomar tal atitude, mostra que todos os que falaram mal do Piquet acusando-o de omisso e várias outras coisas deveriam ser humildes em reconhecer que a falha de julgamento não foi de Piquet, mas deles mesmos. Infelizmente palavra proferida não volta, assim como uma batida no muro, e eu acredito que se Nelsão tivesse o poder de voltar o tempo, ele o faria para evitar a merda que o filho fez.

    Creio que ninguém mais precisa perguntar porque os fãs de Piquet pai são fãs dele, porque mesmo com o seu jeito desbocado e malandro, pela sua sinceridade extrema enxerga-se nele mais integridade do que a dos falsos santinhos acusadores que vieram comentar neste blog.

    Então Flávio, o que pensar do Piquet agora?

    Um homem misterioso?

    Ou um pai protetor?

    • concordo com vc Flávio, prost, senna e schumi ganharam campeonatos jogando o carro nos adversários coisa muito mais grave do que o Nelsinho fez e ninguém fala nada e ninguém fez nada, Nelsão é tri campeão sem jogar o carro nos outros, ele sim tem as mãos limpas e vai limpar a sujeira deixada por seu guri, até nessa hora ele se mostra genial, eu queria ter um pai assim

    • prost, senna e shumi ganharam campeonatos jogando o s carros nos adversários e ninguém fala nada, o nelsinho é a maior vítima disso tudo, o pai do hamilton não sai dos bastidores e agora sabemos o porque. mas agora ele está recuperando o tempo perdido, tomou frente da situação e vai cuidar do seu fiote, eu queria ter um assim eheheheheh

    • Luiz com z disse:

      Humberto Alberto: Vc é um puta mala, hein? Por acaso tá recebendo algum prá defender tão veementemente o Nelson Dick Vigarista Piquet? É assessor de imprensa dele ou apenas tiete? Vc vai em tudo qto é blog, escreve, defende, discute, desqualifica opiniões contrárias….Casseta! Tu tá mais é prá Alberto Roberto. Sansonite de rodinha

    • Humberto Alberto disse:

      Luiz

      Estou apenas revoltado com o que gente sacana como você vem fazendo, acusando sem provas. Já viu a declaração que saiu hoje? Que Piquet não sabia e que criticou o filho, mas ainda assim tentou protegê-lo? Coisa que qualquer pai faria, talvez menos o seu e por isso essa sua revolta em relação ao Piquet, porque ao menos ele teve pai.

    • Luiz com z disse:

      Ué…deixei uma resposta e kd? Censura?

  24. Paulo Zschaber disse:

    É verdade, será que o Alonso também não sabia? Penso que o prejuizo foi para a F1, para a equipe Renault, e pro Nelsinho Piquet também. Quem vai querer ele agora?
    Temos que levantar umas questões: bater no outro de propósito também não é correto. Frear na chegada pro outro ganhar, também não! Onde é o limite da desportividade?

  25. Nick Parice disse:

    Os Simpsons já fizeram isso…

  26. OSMAR SENGER JUNIOR disse:

    Já amei a F1. Fazia de tudo para assitir o gp brasil ao vivo.Agora com corridas chatas, circuitos travados e marmelada acertada não dá mais. Só falta colocarem silenciadores nos motores e largar lançado, ai é o fim.

  27. Sérgio Reis disse:

    Será que o piloto vencedor da corrida e maior beneficiado com a história não sabia do acidente?

    Num mundo F1 onde cada vez mais sabemos que não existem inocentes?

    Engraçado isso não ter espirrado para cima do alonso também.

    Não podemos julgar sem provas, mas que deveria ser averiguado deveria. E o Alonso, que considero o melhor piloto da f1 atualmente, deveria também ser punido, caso se confirme essa hipótese.

  28. O Flavio, deixa isso de Nelsinho,Briatore e etc e tal pra lá.
    Moro em Belém – PA e hoje ví uma D K W p/vender, tá a fim???
    Não parei p/olhar, mas é preta e pelo jeito meio ajeitada, se interessar me dá um toque que vou lá p/xeretar ok?????
    abs

  29. Acarloz disse:

    Concordo com tudo, mas acho que Nelsinho não morreu agora pra F1, já tava morto, por isso a falta de receio do Nelsão quanto ao tiro no pé.
    Sua performance pífia já o havia matado 95%. . .

  30. Rodrigo Duarte disse:

    Só mais uma coisa. Tem toda razão quem fala do Schumacher, mas o Schumacher é um caso à parte, injustiça ou não, o fato é que ninguém iria tirar o Schumacher da F1 por maior cagada que ele fizesse. Esse cara foi um fenômeno do automobilismo mundial.

    Sobre o Nelsinho, ele não tem uma carreira sólida, pelo menos não na Fórmula Um, nunca conquistou nada, mas tem nome, ou melhor, sobrenome. Tem seu pai, isso pode ajudar eventualmente em voltar a sentar em um Fórmula Um.

  31. Rodrigo Duarte disse:

    Além do que o Flávio falou, eu acrescentaria que tem 99% de chances do Alonso saber de tudo. Só não bato o martelo porquê não vi e não tenho como provar. Mas tudo indica, principalmente por ele ter largado muito leve, muito esquisito.

  32. Felipe Andrade disse:

    Que tal chamar a treta de “Nelsinho em Cingapuros!” Aí você põe aquela música da Corrida Maluca de fundo.

  33. Diemis disse:

    O Nelsão já tinha dado uma entrevista na época do acidente do Massa dizendo que tinham roubado o titulo do mesmo. Dá para ver porque ele disse isso. Acho que ele chutou o pau da barraca por divida moral e para dar uma lição em seu pimpolho que manchou o nome dá família. Piquet já tinha ódio de Briatore e com esta torrada que ele deu no nelsinho el resolveu chutar o balde.

  34. Mauricio Brabo disse:

    Será que o Nelsão desta vez vai revelar , todos os podres da F1 , ou vai ser o Briatore.

    Mãe Dinah pode saber

  35. Avaré disse:

    Esse Nelsinho Piquet é um frango.

  36. ze disse:

    AGORA TODO MUNDO CONCORDA COM UMA COISA ELE ERA MUITO RUI DE CORRIDA MAS DE BATIDA MUITO BOM RSRSRSR

  37. ze disse:

    VAMOS CONCORDAR COM UMA COISA O NELSINHO ERA BEM RUIM NAS CARRIDAS AGORA NAS BATIDAS OTIMO RSRSRSRSR.

  38. Juan disse:

    Pelos seus comentários, me parece que uma das pessoas mais atingidas com esse acontecimento foi você.
    Tenho notado no Limite e em seus posts que você gosta de falar o que pensa, e isso em muitos é uma qualidade, mas em alguns é só sinal de arrogância, prepotencia e fica parecendo que nada mais é do que uma pessoa que quer ser polêmico, chamar a atenção para si. Uma pena que pessoas assim têm espaço na mídia.

  39. Luiz Henrique disse:

    Uma pena que apenas o Título da matéria é FIM DE PAPO.
    Poderia também ser fim de papo para toda essa sujeira que cerca a F1.
    Em terra de Mosley,Briatore e Ercleston não há outra solução senão FIM DE PAPO.Mas sei que isto é mera Utopia.
    Vamos ter de esperar pela natureza mais uma vez (veja o caso ACM) precisamos esperar a morte do escroque para nos livrarmos dele.Infelizmente o mesmo se aplica ao caso da F1.
    Vamos torcer para que não venha como no exemplo citado acima a herança do mal (ACM neto).E aguardar pela mãe natureza e continuar protestando.

  40. Samuel Oliveira disse:

    Ou juntando as sugestões já dadas aqui:

    “CINGA PURA PIQUEARETAGEM”

  41. Samuel Oliveira disse:

    “TREITAPURA”
    F.G., vai aí a sugestão para o nome do caso Cingapura-Nelsinho.

  42. carlos disse:

    Que tal chamar este caso de “a fábula do inescrupuloso e do idiota”???

  43. carlos disse:

    Que tal chamar este caso de “a fábula do inescrupuloso e do idita”???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>