FOI ELE | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 10 de setembro de 2009 - 11:50F-1

FOI ELE

SÃO PAULO (fim de linha) - Nelsinho Piquet confessou, por escrito, que causou deliberadamente o acidente que deu a vitória a Alonso em Cingapura. A íntegra de sua confissão à FIA está aqui.

Nelsinho isenta Alonso, afirmando que apenas Symonds, Briatore e ele sabiam dos planos. Justifica-se por um “estado emocional frágil”, por conta das incertezas sobre seu futuro na Renault.

Piquet-pimpolho revela-se dono de personalidade frágil, isso sim. Não há justificativa para o que fez. Que pedisse demissão, nem corresse, metesse a boca no mundo. “Ah, é fácil falar”, dirá alguém. É fácil, mesmo. Se ele fizesse isso, não estaria em jogo sua vida, sua carreira, nada. Ao contrário, jogaria luz nas trevas da Renault e da F-1, poderia dormir em paz.

Uma coisa é aceitar fazer o inaceitável diante de ameaças irreversíveis. Perder a casa, a vida, um filho, um braço. Essas coisas de filmes, torturas, mutilações. Outra, bem diferente, é se agarrar a um emprego medíocre cometendo um ato indefensável. O que poderia lhe acontecer de pior se não aceitasse? Perder a vaga? Deixar de correr na F-1? Bela merda.

A carreira do menino acabou. E tenho pena dele. O que fez é desprezível, mas sinto mais pena do que desprezo. De gente como Briatore, Symonds e todos da F-1, que conheço bem, pouca coisa me surpreende. Esses que se fodam, serão punidos, acho que nunca mais aparecerão num paddock. Quem mais vai se sujar nisso tudo, justamente por ter se sujeitado à ganâncias dos patrões que são reconhecidamente maus elementos, é Piquet Jr. Porque de um piloto se espera um comportamento diferente, o que resta de pureza num esporte mau.

Há alguns anos, quando Nelsinho ainda estava na GP2, escrevi um texto sobre ele depois de um entrevero com um piloto turco em Mônaco. Fiquei muito mal-impressionado com o rapaz, a quem não conhecia direito, pois ele estava chegando, vinha da F-3 inglesa, não tínhamos muito contato. Achei-o um merdinha, para dizer o português bem claro.

Mas depois parei de viajar com a F-1, não o encontrei mais, e nos últimos meses ele até ganhou uma certa simpatia da mídia — e do público, por que não? — por sua atuação no Twitter, sempre dando a impressão de ser muito franco e sincero, disponível, interativo nas suas mensagens, revelando algumas inseguranças e esperanças, um jovem em busca de um lugar no mundo. Causava uma certa consternação ouvi-lo, sempre em voz baixa, preocupado com o futuro, sofrendo numa F-1 dura e competitiva, alvo de críticas e incertezas.

O “franco e sincero”, pelo jeito, ficaram na impressão.

336 comentários

  1. Marcos Pilon disse:

    Bom dia. Nós como brasileiros precisamos precionar as montadoras de automóveis no Brasil, pois sempre estão prejudicando os corredores brasileiros, como Rubens na Ferrari, Nelsão na Willians, Nelsinho na Renault. O Sr. Briatore deveria ser espulso da fómula 1, pois está cara que ele mandou o Nelsinho bate anaquela corrida, além de que sempre prejudica os pilotos, por exemplo o Kovalaine, o Nelsinho entre outros. Agora está falando que até um jornalista anda mais rápido que o Nelsinho, vamos colocar o Briatore para dirigir o carro será que consegue engatar a marcha? Queria que você passasse este email também para a Sporttv que falou que o gronjean é mais rápido que o Nelsinho. Cadê o gronjean, não está fazendo nada também. Devemos boicotar os carros da Renault aqui no Brasil. Por que os europeus tem tanto medo de nós? Obrigado

  2. malvadeza disse:

    vc é mesmo uma bixa inrrustida cheia de inveja nè?????

  3. omar disse:

    Hipocrisia pura.
    Senna, Shumi, Prost…..fizeram pior, bateram no adversario para ganhar um titulo. Alem de colocar o seu em perigo, colocou o do adversario por um “simples trofeu”. Rubinho deixou passar com medo do contrato.
    Piquet errou feio, mas deve ser punido como os outros que citei acima.
    Dificil pensar em caracter na F1, onde business is business em 0,001s

  4. Roberto Rigo disse:

    Lembre-se, meu caro….
    Depois de toda essa novela, com investigações conduzidas pelos que formam a “nata” da espionagem mundial ainda não se provou nada; ainda haverá a reunião do conselho mundial; ainda haverá um veredito….
    Você acredita mesmo, que se o Jr apenas não corresse, chutasse o pau da barraca, o balde ou o saco do Briatore, e revelasse tal proposta bizarra sem nenhuma prova, nenhum rastro a ser seguido….. acredita que alguem lhe daria importância ??????
    Ta zuado, Gomes…. Ta zuando mesmo…

  5. Vinaa disse:

    Eu nem vou perder tempo comentando a canalhice porque isso já foi muito comentado… Só quero dizer que a F1 é como um bordel, e isso me dá a certeza que a carreira de Nelson, se acabou, foi por sua incapacidade de ser rápido e atrair patrocinadores. Pelo caráter, a carreira dele não acaba. Se a carreira de alguém na F1 dependesse do caráter, metade dos pilotos e dirigentes não estaria ali. Se ele aparecer com um patrocínio “gordo” de uma dessas empresas árabes, duvido que não arranja vaga. Alguém aposta?

  6. Fernando RD disse:

    Tem uma coisa que ninguem está levando em conta: Nelsinho nao passava de um empregado da Renault. Como empregado e subalterno, que atire a primeira pedra quem nunca teve que se sujeitar as vontades, esquisitices, canalhices, “viadices” de seu patrão, empregador, chefe, diretor, gerente ou quem quer que seja.
    Ou seja, até aí dá para entender o que aconteceu.
    A cagada toda é que ele falou sem ter provas. E, tivesse ele se negado a fazer a caca toda e ainda tivesse como provar isto, sairia por cima.
    Mas, como um assalariado qualquer quis detonar o seu Boss sem prova alguma e vai pagar caro por isto, pois sem provas é o mesmo que ficar falando M… com m maiusculo pedindo a atenção de todos.

  7. norton disse:

    Eu vejo da seguinte forma,se ele tivesse pedido demissao,e nao tivesse feito a batida,nao iriam acreditar nele e nos fas da f1 teriamos que conviver com briatore e tantos outros que fizeram coisas erradas.Assim como aconteceu com a maclarem o Ron Denis caiu fora e agora e a vez dessse parasita do briatore.A globo podia entrar no embalo e mandar o Galvao tbem pro espaço.

  8. Ivan Tadeu disse:

    Fato é: ninguém é bonzinho na F-1. Todos estão metidos em merda. A diferença é só se a merda bate na cintura ou vai até as narinas……. Por um acaso, entregar a vitória pro companheiro de equipe na última curva é tão melhor assim???

  9. UKÁ disse:

    Tem gente dizendo que Piquet-pai fez falta nas corridas em 2008, por isso Nelsinho ficou muito vulnerável.

    Acho que o problema não foi a ausência do pai nos boxes em 2008, mas a PRESENÇA EXAGERADA dele em todos os anos anteriores.

    É isso que difere os 2: Nelsão teve que correr (correr literalmente e no sentido figurado) sozinho atrás de tudo. Nelsinho é filhinho de papai, sempre com um carro já mastigadinho pra guiar, numa equipe familiar.

    Nelsão caiu no mesmo erro que a maioria dos que “sobem na vida” incorrem: resolveu empurrar seu filho, dar as “oportunidades” que ele mesmo não teve, não dizer não. Daí Nelsinho teve todas as oportunidades do mundo, todas as portas abertas sem precisar bater. Virou rapidamente um ótimo piloto, mas com uma enorme fraqueza de personalidade. Na primeira provação, desandou. Tomara que tenha aprendido que não vai ter sempre na vida um pai pra resolver tudo. Mas vai precisar de muita análise. Só Freud pra explicar, mas quem irá salvar?

    Não se fala muito da vida pessoal do Schumacher, mas em 2005 apareceu uma notícia interessante: que ele, ganhando 80 milhões por ano, dava uma mesada de 2 euros por semana para os filhos. E explicava assim:
    “Eles precisam aprender que a riqueza não é automática”, disse o piloto alemão da equipe Ferrari à revista Stern.
    “Eles ganham, assim como as outras crianças, dois euros por semana. Eles podem guardar ou comprar alguma coisa que realmente queiram.”

    Se continuar assim, e se os filhos dele resolverem seguir carreira automobilística, têm chance de se tornar campeões pelas próprias mãos e pés. Chance que Nelson Ângelo Piquet nunca teve…

  10. André disse:

    FG. Na F1 voce sabe que só tem cara mau caráter. A começar pelos pilotos. Piquet jr foi um mau caráter como qualquer outro piloto na F1. Tentou proteger a carreira dele e manter uma vaga na F1. Não deu certo. Tá acabado pra F1 porque um piloto pode ter todos os defeitos do mundo, só não pode admitir perder uma corrida. Outros tiveram mais sorte. Foram desonestos e campeões mundiais (só para citar os mais recentes: Prost, Senna, Schumacher, Hamilton). Como voce bem disse sobre o Piquet, e eu estendo para todo o resto da cambada, são todos uns merdinhas, alguns vencedores e muitos perdedores. Sobre o emprego de merda que voce mencionou. Qual emprego não é de merda? Tem gente que faria até pior pra andar de F1. A F1 é a cara da raça humana. Capaz de desenvolver tecnologias avançadas e jogar tudo fora por cobiça. E vc ainda tem paciência para ficar comentando sobre isso. Acho que vc ainda tem fé no ser humano. Vai cair do cavalo muitas vezes. Boa sorte.

  11. Tem o lado bom disso tudo, já que não deu p/ automobilismo o Dik Vigarista Jr. pode tentar a política, é mais a cara dele.

  12. Pablo disse:

    Acho incrível é o Rubinho vir a publico dizer algo como ‘quem faz isso não merece estar na F1′.

    Ele mesmo abriu as pernas pro Shumacher passar porque A EQUIPE MANDOU.

    Bater o carro pro colega ganhar, deixar o colega passar para ganhar.

    As ações são diferentes, mas significam a mesma coisa.

  13. ALDO GOMES disse:

    Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Eu acho errado o que ele fez, mas seria melhor fazer e ficar calado? esconder pro resto da vida???ou vir a tona revelar tudo??? até parece que somos todos perfeitos, ou vocês acham que essa foi a primeira marmelada da F1????não sejamos hipócritas pois todos erramos mas poucos assumimos os erros dando a cara pra bater depois, ou aqui tem alguem 100% perfeito que nunca mentiu?? pois se tiver que jogue a primeira pedra.

  14. Aliandro Miranda disse:

    Off:

    Caramba, Flavio, este sistema de paginação dos comentários do post ficou horrível, porque se torna lento a medida que os posts vão crescendo. Pede para o pessoal do iG implementar isso em “Ajax”, eles sabem o que é. Vai facilitar muito a vida do povo que lê…

    abraços

  15. Assis disse:

    Meu ouvido já está doendo em pensar como vai ser o galvão contemporizando essa história, livrando a kra do nelson jr ….. aaaaaaaa se a globo mandasse sinal de áudio separado, nunca + ouviria o bueno na minha vida …

  16. luiz reis disse:

    Não creio que manche o automobilismo brasileiro, até porque esse, em minha modesta opinião, não existe mais. Basta ver que campeonatos temos por aqui. Que pilotos? Que perspectivas de pilotos? Chefes de equipes? Engenheiros? Enfim, não vejo futuro a médio prazo. A ação do Piquet Jr é decisão isolada de alguém que não tem a suficiente força de caráter para dizer não, como tantas pessoas que conhecemos por aí em outros segmentos de nossa sociedade. E o Rubinho, dando lição de moral é demais, não?

  17. Nico disse:

    Suzuka 1990. Porrão na traseira da Ferrari de Prost. UM ANO depois a confissão: foi intencional…

  18. Dyl Blanco disse:

    Sem nenhuma intenção de fazer a defesa de Piquet Jr, mas olhando o que esta exposto até o momento, esse “mea culpa” público pode ser o fator determinante para o prosseguimento de uma carreira que não decolou até agora. Sustentar um sobrenome famoso e consagrado não é tarefa fácil em qualquer área de nossas vidas, aliar isso a influências e determinações inconsequentes vindas de seus superiores e ainda saber que suas reais chances de sucesso estão muito limitadas por um equipamento inferior ao de seus concorrentes fariam a cabeça do mais seguro dos mortais ferver. Nunca torci por esse menino pois compartilhava da opinião da maioria, rotulando-o de um filhinho de papai mimado, mas depois disso começo a mudar de opinião e sinceramente gostaria de vê-lo com uma nova oportunidade. Que equipes com melhores intenções ( será que existe alguma ) pensem de mesma maneira que eu.

  19. Igor disse:

    Gomes, uma pergunta: O que o Nelsinho fez é assim tão diferente do que o Senna e o Schumacher fizeram para ganhar seus títulos, ao tirarem os concorrentes da pista?

  20. rodrigo disse:

    FG nao tem com deixar para mostrar todos os comentários em somente uma pagina? esse negócio de ficar passando pagina por pagina é muito ruim.

  21. Pedro Jungbluth disse:

    Seu texto mostra exatamente o que penso.
    Pra mim, nebuloso ainda é a atuação do pai na história.
    Obviamente que p Piqut ligaria para o pai antes da decisão. Se não ligou, tem problemas mentais. Se ligou, o pai sabia e disse o que?
    Coisas que ele jamais revelaria no tal texto.
    Outra coisa: delação premiada nesse caso não deveria ser, pois não averia delação sem o prêmio, não havia suspeita antes. Como poderia ter sido negociada a delação premiada sem a FIA suspeitar de nada? Como negociaram isso?
    Se foi uma informação nova, não há delação premiada, mo máximo um afrouxamento. Mas que ele tem que ser punido, isso sim.

  22. José Fernandes disse:

    Nelsinho foi homem por agora revelar tudo?
    Isso apenas o condena mais ainda.
    Alguém aqui leu ou ouviu um único pedido de desculpas do Nelsinho?
    Ele só revelou tudo agora pq foi demitido. Quiz se vingar..
    Acho até que se vingou, pq tanto Briatore como Symonds estão fudidos, com os dias contados.
    Mas teria sido homem mesmo, se no dia da corrida mandasse esses dois irem tomar no c* e revelado ao mundo o que lhe teria sido pedido.. Essa teria sido atitude de homem.
    Foda-se Nelsinho e todos que tentam defende-lo.. coisa que acho que nem Nelsão faz neste momento.. Esse sim o grande prejudicado nisso tudo.. Aliás, não foi pouco a grana que ele investiu na curta carreira do filho. E ainda é pai e não pode dar um soco na cara do moleque..

  23. José Fernandes disse:

    Porra.. o cara faz uma cagada dessa, e ainda aparece gente querendo defender?
    Dá nojo ler sobre esse caso. Mas dá mais nojo ainda ver alguns caras como “Cassius Clay Regazzoni” tentar distorcer as coisas.
    A verdade é apenas uma: o Nelsinho bateu de propósito para ajudar o Alonso a vencer uma corrida. Não interessa se foi a mando do chefe ou do diretor.. o que interessa é que ele fez.
    E como consequência disso tudo, podemos jogar nas costas dele o fato de hoje o Massa não ser campeão do mundo. Ele não mudou só o resultado daquela corrida, mas sim do campeonato.
    Parabéns Nelsinho, vc conseguiu entrar para a história da F1. Bem diferente da forma como seu pai entrou, mas vc conseguiu.. Será sempre lembrado, sempre haverá um capitulo para vc na história do automobilismo.
    É como já foi dito aqui.. a F1 está acabando. Estão destruindo a F1..

  24. Levi Davet disse:

    Acompanho fóruns estrangeiros e nesses lugares o pessoal tá sendo até light com Nelsinho…

    Tô achando que tem muito torcedor do Senna (e anti-Piquet) enrustido aqui nos comentários, o que é chato. Em todo lugar, discussão sobre esporte descamba pra parcialidade, mas (sem querer soar arrogante) no Brasil parece que isso é muito mais forte. Só ver os comentários dos blogs de futebol da ESPN Brasil e os comentários aqui.

    Uma vez, um homem distinto e sábio me disse que uma ação errada se explica, mas não se justifica. É o caso aqui. É possível compreender por que o Nelsinho fez isso, mas isso de modo algum o absolve. Antes, buscasse o conselho de alguém próximo, como o próprio pai, sobre como lidar com a pressão de Briatore. Não acredito que o Nelsão Piquet iria concordar com isso de antemão.

  25. Erik Cartago disse:

    Sr. Flávio Gomes,

    Vc diz agora q acha o Nelsinho “um merdinha”, mas porque não falou antes cara-pálida ??? No texto da prova de Mônaco você não usou esses termos. Agora que o cara está sendo linchado em praça pública é muito fácil falar…

    ps : Eu já vi o Senna ( várias vezes ) e o Emerson com um bandeirinha no G.P. do Brasil de 1978 também sairem na porrada. Mas só falam do Piquet com o Salazar…

  26. Thomaz Ribeiro Leite disse:

    Flavinho
    Que fique bem claro, não estou defendendo a atidude dele,so estou atacando a sua atidude por levar a condição de grande piloto um cara sujo.Que atè mundo mineral sabe que vez coisas antidestortivas para chegar aonde chegou.Se não me engano meus botoes tentou tirar 2 anos depois Villeneuve da corrida para tentar ser campeão . FoI desclassificado do ano todo.
    Bom cara seu grande pioto

  27. Thiago Azevedo disse:

    É, como disseram, não tem justificativa. Cagada…

    Será um absurdo se a Renault realmente processar o Nelsinho. Fazendo isso ela está assumindo que está ao lado do Briatore e cia., que estes representam de fato todos os anseios da equipe. E é corrente que o italiano nunca foi flor que se cheire.

    Na minha opinião, o melhor que a equipe faz é eliminar tudo aquilo que macula a imagem, não assumir nenhum lado e ajudar a esclarecer o caso.
    Pior será se assumir o lado precursor de tudo. Processar o Nelsinho representa isso.

  28. Abresser disse:

    Que a Renault continue na F1.. Se eu fosse o Ghosn continuaria com Renault na F1 para mostrar que a Renault està acima dessa lama toda. Mas sem Briatore, sem Symonds (em alguns anos serao esquecidos…). E a F1, como um todo, sem aquele merdinha de “estado emocional fragil” do Piquet Jr, (esse serà lembrado pela falta de talento, e mais ainda pela falta de carater).

  29. Thomaz Ribeiro Leite disse:

    Flavio
    Acabar com Nelsinho agora não vem ao caso,sujeira na f1 foram tantas ……… um cara è campeão do mundo batendo no muro voltando a pista e acertando o Damon Hill no meio do carro .
    Engraçado è que voce hoje gosta do cara, elogia toda vez que pode, ele deveria ter sido expulso da f1 naquele ano e nunca seria campeão do mundo,como nunca foi de nada, a não ser de uma categoria que deixou de ser legal justamente por este alemão sujo imundo mojento que voce tanto gosta.
    È uma pena que as pessoas sejam tão iludidas por uma impresa tão tendensiosa . Nelsinho à morte o alemão a gloria
    Tudo isto è patetico .

  30. Minervino disse:

    Eu lembro que no Pânico ele chamou o Hamilton de mau caráter.

    Pura inveja. E agora, pimpolho?

  31. Thomaz Ribeiro Leite disse:

    Flavio
    Acabar com Nelsinho agora não vem ao caso,sujeira na f1 foram tantas ……… um cara

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>