HÁ 30 ANOS
SÃO PAULO (chuva por chuva…) – Bom dia, macacada. Esse vídeo foi mandado pelo Thiago Sabino e traz uma reportagem da RBS de 1979, de uma prova da recém-nascida Stock Car em… Ah, se vocês não souberem a pista, fecho o boteco! Curiosidades: Roberto Thomé, o repórter; Raul Boesel (chamado de “Bésel”), o vencedor; e Paulo Gomes descendo a lenha na direção de prova. Na pista, Opalões.
Não adianta, tem que ser macho pra acelerar em Tarumã e com chuva, aqui sempre saiu corrida dos regionais com chuva e tudo, e quando os caras vem la de cima acelerar aqui, se tiver uma chuvinha ja começa a choradeira, agora me surpreende o Paulão fazendo essa choradeira toda.
show ! sou um colaborador da organização das provas aqui do nosso autódromo e nessa tinha apenas 11 anos e estava do lado de fora da tela . Mas estava na organização da primeira do barsileiro de pickup e da gt3 que assim como a stock debutaram aqui em Tarumã e espero daqui a trinta anos ver um video parecido aqui neste blog ! ! !
Tarumã, sem dúvida
Que generoso TUPETÃO usava o BESEL na época …
É Paulão, agora você é da CBA, quero ver se vai melhorar alguma coisa…
Um dos pilotos entrevistados é o Reynaldo Campelo ,outro piloto que marcou presença forte na Stock.
ah e falando nisso…o senhor já reparou que o na seçao ”Diarios de Despedida” do grande Ingo, NAO CONSTA O RELATO DA ULTIMA CORRIDA EM SAO PAULO?
oq houve, ele nao quis mais postar?? a galera tava super empolgada lendo os relatos do dinossauro-mor!
e já que o FG, como diria meu pai, ”atiçou as bixa”, bem que vc podia postar aqui um video da corrida que o Ingo Hoffmann classifica até hje como a melhor corrida da carreira dele na stock car:
Curitiba, 1994, na epoca dos omegas, uma chuva L-A-Z-A-R-E-N-T-A caindo e ele saindo do fundo do grid, pra ganhar a corrida *—*
ahh FG, posta ae vai! sei que a stock nao anda descendo na garganta ultimamente, mas tem umas corridas que sao foda de se esquecer!
cantadadepedreiro: mas que ”Bela” essa Mengalli!
e como diria uma propaganda do banco Bamerindus, adapitado para CBA:
”…o tempo passa, o tempo voa…só a CBA continua uma merda e se achando numa boa!”
30 anos se passam, e a CBA continua, alem de lerda e burocratica, M-O-R-T-A por natureza para os assuntos do esporte a motor canarinho.
O que eu acho interessante é que os caras falavam naquela época, com ditadura e tudo o mais, de uma forma que hoje em dia poucos tem coragem de falar.
Às vezes eu penso que a verdadeira ditadura é agora…
é verdade. Bêsel, assim como Döenitz é Dênitz.
mas Webber é Wébber mesmo.
http://namethatdriver.com/mark_webber.asp
A primeira vez que vi um Opala da stock foi aí mesmo bem no final do muro dos box,nesta prova,em Tarumã,inesquecível o carrão subindo a reta com aquele ronco furioso,na hora da freada parecia que a frente encostava no chão,isso era stock de verdade,os pilotos pilotavam mesmo,com garra e vontade ,bem ao contrário das bonequinhas apaixonadas por microfones e por cameras de hoje.
Bela.
Sou fã do Paulão, mas a situação era simples: se não quer não corre. Se quer ditar as regras, deve trabalhar na direção de prova e não pilotando um carro. Duvido que hoje ele teria uma reação destas, e se tivesse seria falando diretamente com a organização, não para a televisão.
Tarumã por mais que não seja um autódromo seguro, tem o traçado mais emocionante do Brasil na minha opinião. É muito rápido e com bons pontos de ultrapassgaem.
Nos tempos em que a RBS dava algum valor ao automobilismo gaúcho. Hoje, é só “dupla GreNal”, reportagens-piadinha sobre os atletas gaúchos e ufanismos bestas de estilo global (piorados pelo crônico “bairrismo” gaúcho).
Flávio, manda o nome do padroeiro do automobilismo. Quero rogar a ele pelo gaúcho.
Antonio,o piloto no depoimento final é o Reynaldo Campello.
Tarumã. O Asfalto ainda é o mesmo…
Olha so’ a perola, stock de 1979 no Esporte Espetacular:
http://video.clipta.com//Stock_Car_79_no_Globo_Esporte_-_Luciano_do_Valle__v4b8092a2fa16cd166dfc
Flavio o autodromo tem tudo pra ser o de viamão na grande Porto Alegre!!!
Pérola ! Chamavam o ronco do Opalão de“ Canto de Cisne´´ ! E o Campello , rapazzzz …. Em plena forma !
Um show, naquela epoca já existia controversias quanto a organização de prova e a direção dos cartolas….o tempo passa e os problemas continuam os mesmos.
Essa nem o tempo apagou…
É Böesel… É o mesmo que Böeckel, Döeller, etc… A pronúcia é Bêsel, como Wêber… Só o Mark que virou “Wébber”…
Faz tempo hein? O Raul ganhou alguma corrida de Stock nesse tempo todo? Nunca vi esse cara ganhando nada a não ser o mundial de Jaguar que o carro andava sozinho praticamente. Por isso se tranferiu para as pick ups… Não to falando da categoria… to falando da musica. hehehehe
– O autodromo é Tarumã (se a blogaiada errasse essa era pra fechar o boteco mesmo…rs)
– A Stock sempre foi alvo de reclamações e os organizadores sempre argumentam da mesma forma (“não pode falar mal da categoria porque ela é muito importante”…).
– Saudades dos tempos de Opala.
– Gostei da bronca do Paulão. Dentro do carro tem seres humanos… parece obvio mas nesses tempos de categorias bate-bate parecem que esqueceram disso.
Taruma!! Sem duvida.
Taruma sem duvida alguma.
Conheci Paulo Gomes em 1982 aqui em Jacarepaguá… prova em que ele colocou dois prá fora no final do retão, na curva Sul… apoiou na porta e fora o infeliz!
Curioso pq em 1979 falava em segurança e suicídio!
Se foi a emissora oficial da direita aqui no Rio Grande, só pode ser tarumã.
Vejam os “estoques” na Castelo Branco
http://www.youtube.com/watch?v=EqfGjl0NjIE&feature=player_embedded
Vejam os “estoques” na Castelo Branco
Taruma e brincadeira todos os pilotos o consideram um dos melhores circuitos brasileiros, porem nos gauchos nao o valorizamos tanto assim, deve ser por isso que esta perdendo espaco para o velopark, mesmo assim ainda continuo sempre que possivel ver alguma corrida por aquelas plagas.
muito ruim a garota da TV Stock hein….
e tenho a impressão que Bésel é a pronúncia mais próxima do correto, para o nome Boesel.
se não me engano, inclusive, Boesel tem trema no ö, o que reforçaria isso.
conheço alguns gaúchos e eles sabem um pouco mais que nós a pronúncia correta daquele monte de sobrenomes alemães que há por lá.
É, tem coisas que não mudam mesmo…
a falta de seriedade da CBA (para não dizer incompetência) e os gastos suspeitos do dinheiro público.
Obs.: quando o narrador diz Bésel, quase que ele acerta a pronúncia.
Eu gostei foi da Bela.
Dú:
Quanto aos pneus da época, eram os famosos Pirelli CN36 lixados… Lembra?
Muito bom! E o Paulão falando a verdade que muitos não ouvem.
Também concordo com o comentário do Raul Souza. Vai estudar primeiro, menina. Vê se pelo menos aprende a segurar direito o microfone.
A final da Stock Car de 1979 foi preliminar do GP Brasil daquele ano. Naquela época tinha treino livre na quinta feira (de F1), cobrado a parte, com acesso liberado a qualquer setor.
Assisti F1 e Stock de tudo quanto é canto. Lembro de ficar na entrada da curva 1 e alguns Opalões, o do Paulão com certeza, entravam levemente atravessados .Coisa linda !
Falando nisso, amigos do blig, aquele restaurante no meio do circuito alguma vez funcionou direiro? Costumava assistir corridas ali.
Lindo
Tarumã com muita água!!!!
Pelo jeito desde a primeira prova todo mundo só reclama. Até hoje é assim, a categoria mais “chorona” do automobilismo. É uma pena que eles não consigam se organizar sria um grande espetáculo.
Paulo Gomes era velho desde aquela época!!!!
1 e 36 de baixo de chuva ate que tava bom em!!!
Gostei mesmo foi da bela megali, aquela que aparece introduzindo o vídeo. Tem uma boquinha sugestiva…
1. Que meiga a filha de algum sr. Stock Globo brincando de apresentar programinha. Mas vai estudar, minha filha!!
2. É sempre assim: o caras vem aqui, cai uma chuvinha e já saem cagados. Há uns 4 anos começou a chover no meio da prova e teve “piloto” rodando no meio da reta. E são sempre os mesmos!
3. 30 anos atrás e já tinha reclamação (eles estão lá em Paris gastando o nosso dinheiro). Brasil…
Taruma, nem com chuva da pra enganar
Os cabelos, quanta diferença, mas a CBA continua na mesma.
Imaginem fazer a curva 1 com Opalão e os pneus da época!
O depoimento final – não consegui identificar o piloto – parece que foi feito neste final de semana. Trinta anos e não mudou muita coisa, só os Opalas pelo jeito.
é.. não mudou muita coisa …. a não ser os opalas!
“…Eles estão em Paris gastando o nosso dinheiro. Isso precisa ser investigado…” Confirmando o dito popular: mudam os cães e ficam as coleiras.