MAIS ÁSIA, MENOS PAIXÃO

SÃO PAULO (é primavera) – Bom, já é tempo de retomar o ritmo do blog, depois de um fim de semana de corrida e um início de escândalos. Ontem, junto com o veredito do caso Cingapura, a FIA divulgou o calendário para 2010. Serão 19 etapas, com a grande novidade de uma corrida na Coreia do Sul, em circuito ainda a ser construído. Há anos se fala dessa prova para 2010. Cumpriram, apesar do silêncio dos últimos tempos.

De 19, oito na Europa, o que dá 42% do total. E oito na Ásia, considerando o GP da Turquia, cujo autódromo fica do lado asiático de Istambul. São duas na América (Brasil e Canadá, ainda a confirmar) e outra na Oceania (Austrália).

É muita Ásia para o meu caminhãozinho. A F-1 vive a era dos países pagantes, não mais dos pilotos pagantes. Corridas em lugares que não têm a menor tradição em automobilismo, eventos corporativos, que só servem para encher as burras de Ecclestone (e Tilke, o arquiteto de todos os autódromos).

Não sou contra pistas novas, são sempre legais, desafiadoras, novidades etc e tal. Mas é sacanagem ver países como Portugal, Argentina, México, França e até Estados Unidos sem GPs, para a inclusão de lavanderias como Bahrein, Abu Dhabi e Cingapura, ou monstrengos de arquibancadas vazias como Xangai e Sepang.

Nesses países, não há paixão por F-1. Há negócios, apenas.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo
Paulo
14 anos atrás

Concordo plenamente FG. Metade do campeonato realizado em países sem a menor tradição, em autodromos do Tilke, fica muito difícil. Sem o GP de casa aos poucos os amantes do automobilismo perdem o interesse pela F1e procuram acompanhar outras modalidades que estejam mais acessíveis. Quem prestou um pouco de atenção, pode perceber que mesmo o público japonês sendo fanático por F1, e a prova tendo sido transferida para Suzuka, o autodromo estava com parte significativa das arquibancadas vazias.

Carlos B
Carlos B
14 anos atrás

Um aspecto: a pista de Portimão não teve nem um rabisco do Tilke. Foi tudo projectado por engenheiros e arquitectos portugueses

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Acertou em cheio Gomes. Assisti a duas corridas de MotoGP no Estoril e foi simplesmente maravilhoso, é uma pista fantástica. Autódromos como Monza e Spa vivem lembrando a gente que, independentemente das inovações tecnológicas dos carros, boas corridas dependem quase que exclusivamente de boas pistas. Saudades do Hermanos Rodriguez e da incrível Peraltada, onde Mansell realizou uma das maiores ultrapassagens de todos os temos sobre o Berger (http://www.youtube.com/watch?v=V2g1yrGputA). Também gostaria de ver a F1 em Laguna Seca (apenas para vê-los fazendo a Cork Screw).

MSM
MSM
14 anos atrás

Concordo totalmente com vc, FG. Sair da Europa para ir correr nesses países inexpressivos é de uma imbecilidade tamanha. A ganância por dinheiro é tão grande, que preferem acabar com a tradição para dar lugar a especulação financeira.
OBS. Além dos países que você citou, voltaria com o GP da Austria (achava aquela pista rápida e num lugar bonito pra caramba).

Marcelo Teixeira
Marcelo Teixeira
14 anos atrás

Já repararam a F1 ta ficando igual ao Brasil, cheia de coisas por tras dos panos, fraudes, pilotos ruins, que so diregem por equipamentos

Edson Naga
Edson Naga
14 anos atrás

Olá Gomes 8)

Sou contra o “Campeonato Asiático de F1” ! :evil:

“F1 de Origem” é ser sediada em pistas como Silverstone. Brands Hatch, SPA, Paul Ricard, Estoril, Hockeinhain, Hungaroring, Ímola, Mônaco, Jerez de La Frontera, Monza, Detroit, Long Beach, Montreal, Kyalami, Hermanos Rodrigues, Jacarepaguá, Adelaide e Suzuka. ;)

F1 deixou de ser esporte de marcas! :evil:

Virou “Bussiness Asiático” 8)

Flw chapa. 8)

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

E não é que estão querendo tirar Spa do calendário mesmo?!?! Isso só pode ser coisa de doido. E aquela bosta daquela pista de Mônaco ninguém mexe… Aquilo não dá pra correr nem de velocípede!

Rafael
Rafael
14 anos atrás

A Argentina construiu o maravilhoso Potrero de Los Funes.

Um circuito belíssimo, em volta de um grande lago, com curvas de alta e quase 7km de extensão. E o FIAGT corre lá.

Só o imbecíl do Bernie não vê isso.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
14 anos atrás

Apesar de alguns comentários dizendo que não há problemas no calendário, concordo PLENAMENTE com o FG.

A F1 deixou de ser um esporte para ser um jogo de marketing.

Sinceramente, tô começando a concordar com o “velhinho surubero” em cortes de gastos, carros mais equivalentes etc.

Vocês acham que a Brawn GP estaria onde está se os testes sem fim ainda existissem?

Então, a F1 está deixando de ser um esporte para ser uma jogada de marketing de algumas montadoras. INFELIZMENTE.

Egregora
Egregora
14 anos atrás

Você está certo. Bom mesmo era na época de Fittipaldi, Peterson, Andretti, Regazzoni, Villeneuve, Lauda, etc.
Hoje a qualidade dos pilotos é inferior e tudo é movido apenas por dinheiro, negócios. Ficou feio e sem graça.

Ricardo Bigliazzir
Ricardo Bigliazzir
14 anos atrás

Os Coreanos estão com a corda toda… é um pais de empreendedores.

Povo educado, crescimento vertiginoso e futuro promissor.

Segue o jogo…

Imperador.

Obs.: Portugal tem mesmo um Circuito espetacular, tenho dezenas de amigos por lá e gostaria que a F-1 retornasse para os meus irmãos de “Além-Mar”.

José Carlos Araujo
José Carlos Araujo
14 anos atrás

Tinham que fuzilar esse tal de Tilke, que só projeta pistas burras e burocráticas.

As pistas antigas que eram boas, alguém já as citou acima. Agora estas pistas POLICAMENTE CORRETAS está acabando com a F1….

Acabou ultrapassagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Paulo Franco
14 anos atrás

Já que é para sonhar, por que não Road America?
Acho que é a melhor dos EUA.
Portimão já virou unanimidade no mundo inteiro.
E, concordo com quem disse que Barcelona é boring.
Isso é por conta da maldita super dependencia da pressão aerodinamica.
Abaixo os aerofólios e os pneus largos!

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
14 anos atrás

Cada vez mais a F1 só vai onde há dinheiro pra encher o rabo do Ecclestone.

rafael jorgens
rafael jorgens
14 anos atrás

Gomes, novidade mesmo seria corrida na Coréia do Norte.
Não xingue.
Fui ……

Wanderson
14 anos atrás

Comentário xenófobo.

Gerardo
Gerardo
14 anos atrás

Pois é. Agora que chorem todos que não defendiam o racha! Era a melhor saída para a categoria voltar DE FATO ao que era na era pré-ecclestone. Não quiseram o racha? Mandaram bala em cima das montadoras? Falaram que nunca daria certo uma categoria dessas? Pois é… Se esqueceram que as montadoras são, em sua maioria, Européias, que o prestígio seria transportado para a nova categoria e que, muito provavelmente, as equipes independentes que escolheriam permanecer na F-Berne, digo, F-1, iriam se juntar a nova fórmula mais cedo ou mais tarde. Enfim… A Fórmula 1 não rachou, a nova categoria (que teria muito mais a ver com a F1 original) não vingou. E o Ecclestone e o Mosley continuam fazendo vocês todos (eu inclusive) de otários. Parabéns seus trochas. Pelo menos eu tenho certeza que havia escolhido o lado certo.

Diego
Diego
14 anos atrás

Pra mim não há problema algum essas corridas. Tem que correr onde tem mais dinheiro mesmo, F1 é movida a que? Filantropia é coisa de ONG. O mais importante é manter certas cláusulas pétreas, que seriam: Spa, Monza, Interlagos, Silverstone, Monaco e Suzuka. O resto pode haver um revezamento. A pista de Portimão parece ser bem interessante, podiam mudar a região da corrida da península Ibérica alí e deixar Barcelona pra entrada de Portugal. Outra que deveria sair – mesmo – é Hungaroring que é uma das mais chatas disparadas. de resto não vejo problema algum.

Raul Santana Neto
Raul Santana Neto
14 anos atrás

Como disse nosso colega Assis logo em cima, puts que baita circuito aquele de “portimão”(é assim?). O circuito muito legal com declives e acliver bem legais, sem contar com o traçado que tem de tudo.
Acho que seria uma boa opção.

Por outro lado também interessante o raciocíneo do nosso amigo aí em cima Alexandre Armani, F1 é uma categoria mundial, não exclusivamente europeia.
O Problema inteiro que vejo é o critério de escolha, que como já disse o FG escolhem por quem paga mais, que nós sabemos que geralmente são aqueles países Lavanderias ou daquelas propriedades privadas do petróleo.

A F1 deveria ir aonde atraísse maior público!

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
14 anos atrás

Entra ano, sai ano e esta porcaria de Hungaroring continua no calendário. Nunca vi também nenhuma corrida que prestasse em Barcelona. Outra coisa, respondendo a um comentário um pouco acima: As eleições 2010 serão realizadas em 3 e 31 de outubro.

Carlos B
Carlos B
14 anos atrás

E aqui mais um. Veja com especial atenção a última curva e o hairpin no final da recta para possibilitar ultrapassagens: http://www.youtube.com/watch?v=VoVhabdWKhs&feature=player_embedded#t=85

Carlos B
Carlos B
14 anos atrás

Flávio, como português, se ainda não teve a oportunidade de ver a pista do Algarve (mais concretamente em Portimão), deixo aqui o link de uma volta onbord no carro do Hulkenberg, na GP2: http://www.youtube.com/watch?v=xxCwFZUbIwo&feature=player_embedded

Grande abraço

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Ah, e o maior absurdo do mundo automobilistico de todos os tempos é a França não ter uma corrida!

Felipe Trench
Felipe Trench
14 anos atrás

tinha que voltar a ter corrida no Silverstone antigo, no Brands Hatch antigo, Zeltweg antigo, Oscar Galvez, Montreal, Indianapolis, Kyalami, Adelaide e até aqueles circuitos ridículos de rua eram legais (Dallas, Detroit, Las Vegas…)

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

É um absurdo, Algarve é uma pista fantástica, recebe GP2, FIA GT e LMS e não tem F1! Tilke só acertou mesmo em Istambul, Sepang é apenas interessante, apenas. Já Valencia, Cingapura, Xangai, Sakihr e, provavelmente, Dubai são tiros no pé, pistas sem graça, publico apatico, não acrescenta nada pra categoria, nada. Não seria mais barato e util usar essa grana toda para reformar uma daquelas pistas lendarias da Inglaterra, Oulton Park, por exemplo. E ainda temos Uncle Bernie tendo idéias geniais como revezar Spa com Hockenheim (que por sinal ficou um lixo)! Pelo menos a Toyota desistiu da mutilada Mont Fuji e abriu caminho para Suzuka reinar.

Nelson
Nelson
14 anos atrás

Acho totalmente indiferente o lugar.Que diferença faz se é em Paris ou no Tadjiquistão?!?!?! A grande maioria assite em casa mesmo. O que importa é se o autódromo é legal, e aí sim acho q podemos criticar, porque pistas como a de Valência e Cingapura são péssimas e nos proporcionam corridas entediantes!!! Só não são mais chatas que a da Hungria, que realmente é insuperável, a prova mais chata do ano.
E pelo que li a da Coreia vai ser nesta linha, mais um circuito de rua intragável!

Ricardo Oliveira
Ricardo Oliveira
14 anos atrás

O campeonato “mundial” só esquece da Africa (aliás o continente eternamento esquecido, até no blog) – KYALAMI nunca mais ?
Parece que tio Bernie não liga pra pobre mesmo !
Alguém aí falou da Antartida, se tiver petroleo lá, tio Bernie põe na lista em 2011.

Gustavo
Gustavo
14 anos atrás

Acho que o GPBrasil vai acontecer no dia do segundo das eleições em 2010…

Celio Ferreira
Celio Ferreira
14 anos atrás

O problema da Asia é o horário que nós assistimos,
sempre de madrugada, China, Malasia, Coréia ,Australia
( Deveria ser igual Cingapura a Noite.)

Paulo Franco
14 anos atrás

Mas uma o Tilke acertou!
A pista de Istambul com aquela curva 8 é fantástica!
De moto ou de carro.
Paulo

Assis
Assis
14 anos atrás

Pow, Portugal está com um pistão hein ? viram na gp2 ?

Alexandre Armani
Alexandre Armani
14 anos atrás

Por outro lado, desde criança, achava que um campeonato mundial deveria correr no mundo todo, não só na Europa, hoje corre em 4 continentes, só falta a Antartida. Assim como o futebol, o crescimento para a Asia deve trazer bons frutos para o futuro, como boas pistas, novas equipes e novos pilotos (quem sabe bons também).

General Degòle
General Degòle
14 anos atrás

Digo,

Seria legal um eventual GP de Cabul. As burqas das gatas locais possuem grande espaço para a publicidade.

Dú
14 anos atrás

Antes era fugir da proibição do tabaqueiros. Hj. fogem do fisco.
Qual a diferença destas montadoras e a estoque aqui?
Mataram os garageiros e nós tontos assistimos por osmose.

General Degòle
General Degòle
14 anos atrás

Seria um eventual GP de Cabul. As burqas das gatas locais possuem grande espaço para a publicidade.

Wladimir
Wladimir
14 anos atrás

A F-1 sempre foi negócio, o que bancava a categoria na Europa eram os fabricantes de cigarros e de bebidas porque alí estavam seus mercados.

Depois que cigarro e bebidas passaram a ser politicamente incorretos vieram os bancos e petrodólares.

Penso que como numa democracia os apreciadores do esporte também tem direito a ver as corridas ao vivo, nós brasileiros esperamos algum tempo até conquistarmos um GP, os argentinos perderam o deles por não terem mais pilotos na categoria, coisa que também aconteceu com o México e Portugal.

Das pistas européias, eu tiraria do calendário sem pena; Valencia, Barcelona, Hungaroring e o novo Nurburgring. Traria de volta Ímola, Jerez de la Frontera, a antiga pista da Austria e Holanda, além de insefir a nova pista portuguesa.

Sobre as américas, não vejo graça no GP dos EUA em Indianápolis, minha sugestão é criar o GP das Américas, ficaria lindo no autódromo do Rio (reformado é claro).

Fernando Passos
14 anos atrás

Concordo que sejam um pé-no-saco estas corridas… sem falar que nos fazem madrugar!

Se bem que, se não me engano, foi difícil vender todos os ingressos para Barcelona e Valência… e são na Europa…

Na boa, Formula 1 tem que ter: Monza, Spa, Mônaco, Ímola, Silverstone, Nürburgring, Hockenheim, Paul Ricard, Barcelona, Interlagos, Suzuka e Montreal… pelo menos estes circuitos tem que estar!

Poderiam, também, incluir umas pistas bacanas como Watkins Glen, Sonoma, Donington Park, Argentina (circuito novo de Potrero de los Funes), México e Le Mans (sonho impossível).

Depois destes autódromos garantidos, poderiam sim incluir outras pistas pra cumprir tabela…

Abraços

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Desses circuitos novos o unico que se destaca é do Algarve. Chega a ser curioso como os dirigentes atuais da FIA, e suas preocupaçoes com segurança atuais “permitiram” que um circuito daqueles fosse construído nos dias de hoje. Me lembrou Brans Hatch com suas curvas em descida e subida, com um toque de Laguna seca. Uma brisa de ar fresco na falta de personalidade e desafio dos circutos atuais. Não existem iniciativas de se levar a F1 para lá?

Galega
Galega
14 anos atrás

Não seria um pouco de egoísmo e preconceito nosso também, essa história de países-sem-tradição-em-coisa-e-tal?

Não pretendo de forma alguma fazer as vezes de advogado-do-diabo Ecclestone, mas, para usar um exemplo simples: até uns 15 anos atrás não existia futebol no Japão e veja hoje. Não são referência no esporte, claro, mas há um campeonato organizado e a seleção nipônica, não faz mais tão feio em Copas, além de frequentá-la regularmente.

Bahrein e Abu Dhabi não, são indefensáveis, é um disparate! Mas Turquia, China e até a Malásia são casos para se dar tempo ao tempo.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

É isso aí. O negócio do Bernie é esse. Dinheiro, e nada mais. Aliás, lavanderia de dinheiro não falta nesse mundo

Luciano Coninck
Luciano Coninck
14 anos atrás

saudades de Estoril, tesão de pista, aquela curva no final da reta e aquela subida com curva são o máximo!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

É mais um tiro no pé da F1! O tio Bernie ta cada vez mais Alzh… credo!

Fábio Mendes Santos
Fábio Mendes Santos
14 anos atrás

Essas provas asiáticas são um saco pra assistir tb, com excessão do Japão! Pelo jeito é esperar seu Bernie se aposentar ( se é que isso vai acontecer um dia) para voltar GPs mais tradicionais como EUA, França e até mesmo Áustria, Argentina, Portugal e África do sul.

Ricardo
Ricardo
14 anos atrás

Fora as ameaças de tirar Silverstone, além das perdas de Donington, Imola, Magny-Cours e o troca-troca do GP da Alemanha. Só falta tirarem Spa… aí vou ter que torcer na classic cup mesmo! Em tempo, odeio Hungaroring, Mônaco e as pistas do Tilke. Carrossel puro!

Fernando Carmona
Fernando Carmona
14 anos atrás

O mundo em todos os sentidos esta dando um tiro nos próprios pés!
Tudo esta voltado para quem pode pagar apenas e não para quem gosta do assunto.
Cada vez mais ando preferindo uma vida simples longe de tudo isso!

Marcelo Migliorini
Marcelo Migliorini
14 anos atrás

comentario referente ao parenteses
tecnicamente ainda nao é primavera, somente a partir das 18:20
mas ta valendo…

agora referente a postagem, sinceramente nao sei ate quando vao conseguir manter o gp brasil, se seguir este ritmo de paises cheios de petrodolares

Seven
Seven
Reply to  Marcelo Migliorini
14 anos atrás

O Brasil agora é do time do pre-sal-tro-dólares!

Todt
Todt
14 anos atrás

Se eu for eleito, suspendo o Alonso!!!
Este fucking spanish é um malinha sem alça.

Blackbird
Blackbird
14 anos atrás

O autódromo do Algarve (Portugal) é espetacular!!! É uma vergonha não estar no calendário.

Acho que Tio Bernie tem medo de pistas técnicas, só gosta de corrida travadinha improvisada em circuito de rua.

Max Mosley
Max Mosley
14 anos atrás

Minha preferência é por pistas que promovam grandes corridas e infelizmente as pistas “estéreis” do Tilke são o contraponto disso. Além de não oferecer muitos pontos de ultrapassagem, contam com áreas de escape que permitem a qualquer barbeiro completar uma corrida mesmo errando várias vezes. A pista do Bahrain é o melhor (ou seria pior) exemplo disso.

Mas também tem uma coisa, as pistas na Europa também estão de doer. Os GP’s de Budapeste, Valencia e na amputada Hockenhein também são tristes.

Vaaalney
14 anos atrás

Não vejo nenhum problema em alguns circuitos na Ásia, alguns autódromos são até muito legais. E quanto a tradição, quem não garante que com essa crescente onda de corridas na Ásia, não comece a aparecer alguns bons talentdo por lá, tudo influenciado por essa nova F1.

Vocês são velhos chatos que têm medo de mudanças, pronto eu disse! =P