O GRANDE BRASILEIRO
SÃO PAULO (adoráveis barcas) – Para quem não viu ontem, segue o link da matéria para o “Limite”, da ESPN Brasil, sobre o Galaxie. No sábado, foi lançado o livro “Galaxie, o grande brasileiro”, da editora Alaúde, autoria de Dino Dragone e Paul Gregson. Livraço. Para marcar o lançamento, um bando de galoxeiros se reuniu na Frei Caneca, concessionária Ford no Morumbi.
Um mais lindo que o outro.
É UM CARRO REALMENTE INESQUECÍVEL , EXELENTE , TENHO CINCO DELES EM CASA !!!!!!!!!!
don gomes, quem mora no exterior como eu nao consegue assistir esses videos. nao roda aqui nao sei por que.
teria como vc ou alguém postar o video no vocêtudo tb?!
obrigado e te mando as contas hoje
Parabéns amigo pelas matérias, vi essa e outras, inclusive a do Maverick. Enfim, como pedir não ofende…queria sugerir uma matéria com o Opala 72/74 Gran-Luxo com Ar condicionado, direção hid e câmbio aut. Ou seja: Uma mosca branca, se puder avise-nos. Um abraço.
AAAAAhhhh… Então, o Landau tem teto de vinil e visibilidade traseira menor e o LTD não, agora entendi…
Mas… Que eu me lembre, sempre vi Landau com os 4 faróis dianteiros horizontais e grade vertical
OO ||||||||||| OO, procede? O LTD teria versões mais antigas cuja frente é igual à do Galaxie? (faróis dianteiros na vertical e grade horizontal) :::=======:::
Flavio, suas apresentações de raridades no LIMITE são fantásticas. Pra quem gosta de carro é um enorme prazer.
Muito legal. Você é muito bom em tudo que faz . Parabéns.
(obs: Tudo que faz como jornalista, porque na pista…)
Minha opinião:
Apenas por questões mercadológicas existem os 3 carros.
Sem levar essas questões em consideração, é um carro com 4 níveis de acabamento – se bem que não na mesma época: o chamado “Pé de Camelo”, o 500, o LTD e o Landau. Mas são todos Galaxie.
O livro, eu comprei em pré lançamento, e já li todo.
Interessante para quem gosta de carros, imprescindìvel para quem gosta de Galaxie.
Chega a ser ligeiramente chato (desculpem-me os autores e os apaixonados pela marca) para quem não é Galaxeiro, pois descreve ano a ano, detalhe por detalhe, parafuso por parafuso, cada mínima alteração ocorrida no automóvel. Mas não chateia não, a gente simplesmente pula o parágrafo. Gostaria que o livro do DKW fosse detalhado assim!
A grande diferença é que a Ford ainda existe, e teve os elementos para fornecer aos autores.
Já a Volkswagen não guardou os elementos dos DKW…
Pé de Camelo ou Pé de Boi… rs
Carro sem ar ou direção, mas é um 500, a versão mais bela que já fizeram deste belo carro.
Não comprei o livro. Farei isso em breve…
Por outro lado adquiri um Galaxie 500 ano 70 recentemente. Azul escuro com interior creme. Paixão de criança!!! Quem anda num desses nunca se arrepende… Alguns colegas perguntaram se eu estava com dinheiro sobrando. Escutaram um sonoro: “Sonho não tem preço!!!”.
Forte abraço.
por falar em trilha sonora, das duas vinhetas do programa , prefiro a quem bateria nervosa do que a das guitarras distorcidas (foi a triljha de encerramento do programa de 08/09 )
Flávio, (ou amigos blogueiros que estejam dispostos a responder)
Assisti a matéria, mas até agora não sanei uma dúvida que tenho desde sempre: afinal, qual é o LTD? Acho que nunca vi um!
Quais são os detalhes que diferenciam o LTD em relação ao Landau?
Watson, boa pergunta. Vamos tentar esclarecer:
O LTD surgiu em 1968 como versão mais bem equipada do Galaxie, inclusive com motor mais forte e opção de transmissão automática.
Em 1971, o LTD ganhou a versão Landau, com melhor acabamento, novas calotas e estofamento, além da vigia traseira menor, para conferir mais privacidade aos ocupantes do banco traseiro.
Já em 1976, com as alterações na carroceria e introdução do motor 302, o mesmo utilizado no Maverick GT, a linha passou a três três versões: Galaxie, LTD e o Landau, versão específica, mais luxuosa.
A identificação é fácil: o galaxie tem grade dianteria inteiriça, com frisos horizontais; o LTD te o Landau têm grade vertical, não alcançando os faróis, enquanto que somente o Landau possui a vigia traseira menor, sempre com teto de vinil.
Há outras diferenciações, como as calotas, que no Landau são de aço escovado e as cores – o Landau sempre teve cores exclusivas, como o prata continental, em 76 e 77, cinza executivo em 79 e o azul clássico, a partir de 1980.
Espero ter ajudado.
+ uma vez, clap clap clap, e só pra constar, não parece, eles TEM sim alma ! :)
ao Juca: o Mavera que você se refere é um Grabber norte-americano, do Paul Gregson, um dos autores do livro (e autor do livro do Maverick).
Otima materia! Pena que foi meio curta, né? O Canalha tem força na ESPN, credo!
Fala Flávio
Eu sou o cara que te cumprimentou lá no bar no último Sábado à noite…
Assisti e gostei do programa na Terça.
Só uma pergunta: não poderiam voltar a por a trilha sonora no programa? O rock que ficava tocando ao fundo era bem legal, principalmente quando era hard rock…
Abraços.
TInha um Maverick no Fundo, um branco, ou foi impressão minha? Nunca vi daquela pintura, sabe alguma cosia daquele carro hein FG?
Era um Grabber, maverick americano .
Grande festa, até o meu apareceu (quase nada, apontado como exemplo de Landau de vigia traseira estreita).
E o homem apareceu lá de Wartburg!
Abraços.
Flavio. Muito bom assistir a essa reportagem.
Minha família foi proprietaria de uma revenda Ford durante 56 anos, assim sendo, meu avô era um fã do Galaxie, inclusive, enquanto era fabricado teve vários. Se não me engano foram 5. Na família foram 7. Ele e o Sr Arno, da Novocar, eram amigos. Sempre se encontravam nas reuniões da marca. Ainda tenho alguns chaveiros da Novocar em casa.
Até o cheiro do estofamento do Galaxie me voltou à cabeça, foi ótimo rever os grandes carros. Considerei uma homenagem indireta, já que nessa semana se completa um ano de saudades do meu avô, o Sr Edyr.
Abraço
excelente matéria.
parabéns.
Ah ia esquecendo!! Sugestão pra um indiana gomes é a Kombi Diesel!! Que por sinal tenho uma!!
Parabéns pelas matérias, do Indiana Gomes, que por sinal é vc e pelo respeito ao horário do programa, que pelo menos é fixo na grade da emissora, diferente de outros que tu nunca sabe que horas começa, pena que é só um por semana mas já vale!!
vou comprar o livro. A reportagem foi muito boa, embora a diferença entre Galaxie 500 (base) , LTD ( intermediário) e Landau (topo) não tenho ficado muito clara, mas não por culpa sua, FG. O LTD 69 cinza granito é um dos meus feitiches. Agora, a menina do Rio (uiii, foi sem querer) ficou devendo conteúdo, porque dizer que carro europeu é pequeno e americano é grande, foi um primor ! Tenho dois desejos : O SM grafite e o Lincoln Continetal MArk II . E o Joca foi até simpático, embora esteja na hora de aposentar aquela camisa roxinha ” Fred Mercury” .
Eu compraria um Galaxie preto, restaurado, parecendo zero.
Se tivesse grana, claro. Inclusive para mantê-lo.
Uma pergunta. Assistindo ao Limite ontem vi uma reportagem sobre os 90 anos da Citroen e a mesma foi apresentada por uma certa Carla Gomes. O sobrenome é mera coincidência?
Aproveitando, faltou mostrar/mencionar o DS que apareceu muito rapidamente de relance. Este sim, um dos marcos da indústria automobilística.
Gomes não é um sobrenome tão raro. Não somos parentes. A Carla está na ESPN há mais tempo do que eu.