MENU

sexta-feira, 16 de outubro de 2009 - 16:41F-1

1 CHOPPS, 12 PASTEL

SÃO PAULO (faltam dois dias) – Bueno, ficaram todos os pilotos no mesmo segundo no treino livre que acabou agora há pouco aqui em Interlagos. De Alonso, o mais rápido, a Fisichella, o mais lerdo, 0s961. Oh. Não se assustem. Como disse em post abaixo, a pista é muito curta. Os tempos de volta de Interlagos são os menores da temporada. O traçado só não é menor que o de Mônaco, e por isso é natural que no cronômetro as diferenças sejam minúsculas.

Para que ninguém se impressione demais, é só fazer uma conta simples. Se a pista fosse 25% maior, algo como 5.385 m, uma extensão mais próxima de outros circuitos do calendário, esse 0s961 do Fisichella lanterninha viraria 1s201, aplicados os mesmos 25%.

Mas houve um certo equilíbrio, sim, especialmente nas primeiras sete posições, de Alonso a Vettel: 0s297. Escolhi sete primeiros porque nesse grupo estão os três que lutam pelo título. Deles, Barrichello foi o melhor, em terceiro. Button ficou em quinto. A surpresa foi Buemi, da Toro Rosso, em segundo.

Tião suíço ficou em primeiro quase o treino todo, até Alonso bater seu tempo no final. Ambos deram a impressão de terem conseguido suas voltas com os carros bem leves. Na Brawn, foi claro o obejtivo de trabalhar para a corrida. Rubens ficou nas últimas posições durante muito tempo, andando com o carro pesado, até tirar gasolina e cravar um tempo aceitável.

A pilotaiada andou bastante. Alguersuari, por exemplo, completou 78 voltas. A corrida terá 71. Button, com 74, e Vettel, com 72, pouco se lixando para o motor muito rodado, foram os outros que mais treinaram durante o dia. Para Barrichello, foram 70 voltas.

Fez frio, mas não choveu de verdade em Interlagos. Só um pouquinho no treino da manhã. A ameaça de água pairou sobre o autódromo o dia todo, com nuvens negras no entorno. Mas água, mesmo, necas de pitibiribas. Dizem que o tempo pode melhorar amanhã. Com asfalto frio, como hoje, as coisas não são muito boas para a Brawn. Dizem também que pode chover. Aí, pior ainda.

É bem difícil fazer alguma aposta para a classificação de amanhã. Eu ainda iria de Red Bull. O próprio tempo de Buemi, que anda com um carro clonado, feito pelo mesmo Adrian Newey, indica que os rubro-taurinos podem se dar bem aqui. Mas é meio chute, ainda.

O dia acabou sendo de Massa, que passeou à vontade pelo paddock, encontrou Alonso, deu coletiva e disse, em tradução livre deste que vos bloga, que é um saco estar num autódromo e não poder correr. É mesmo. Daqui a pouco eu volto.

32 comentários

  1. cesapar é impar disse:

    Gostei da técnica de pintura usada pela Mac Laren. Fica a sugestão; Prepare a pista tal qual o video, mas use as cores do arco-iris, usando o 69, Acho que o resultado vai ficar muito bom para o seu caso. Pra isso, a velocidade do “russinho” deve bastar.

  2. Heitor Rodrigues disse:

    FG,

    Salvo engano, a não utilização integral do anel de Nurburg foi por conta das dificuldades técnicas das transmissões das TVs acompanharem os carros por todo o circuito. Ainda não existiam muitos recursos de transmissão hoje disponíveis, embora o negócio das transmissões já pesassem nas decisões de Bernie Eclestonne. Nasceu aí a solução de pistas mais curtas. As pistas como Nurburgring, Ostereichring, Clemont Ferrand e muitas outras não foram destruídas porque na verdade, são estradas usadas o ano inteiro.

    Agora, o que fizeram com Interlagos foi uma sacanagem. O autódromo é quase como um anfiteatro natural. De qualquer lugar de onde se assistisse as corridas no circuito antigo, dava para ver a pista quase inteira. Fizeram a merda que está lá e tiraram a graça do circuito. Até ser destruído, o circuito de Interlagos era reverenciado pelos pilotos como hoje reverenciam Spa. Pelo desafio técnico e pelo prazer da pilotagem. A curva Um – que Ronnie Peterson foi a primeiro a fazer de quinta e pé em baixo. A Ferradurinha, de raio tão curto quanto as curvas de Mônaco. As três retas – dos Boxes, o Retão e a Oposta…

    E mostrar os 8 kilometros e tal não seria tão mais difícil do que mostrar o kartódromo onde a F1 corre hoje. Tremenda cagada. Coisa de colonizados.

  3. Claudio Cursini disse:

    Um Grande Premio meio sem graça – mas não por falta de palhaços – tomara que o Timão dê sorte pro Rubinho e ele consiga definir amanhã mesmo. E se tudo der certo, que o Button pife antes do término. Boa sorte Rubinho!!!

  4. VITOR HUGO disse:

    ‘A excessão de uma boa performance de Rubinho Barrica,quanta diferença deste grande premio para o do ano passado, apesar do escandalo de espionagem Ferrari Mac laren! Oxalá ano que vem não tenhamos este marasmo e as maracutais que presenciamos atualmente!

  5. don ... o diego de la vega disse:

    Sr. Flavio

    O senna e o maluf assassinaram o autódromo de interlagos em prol da “F1″ moderna. ficou parecendo uma pista de autorama… sem graça
    Bons tempos da curva da ferradura, subida do lago, sol e sargento. Era uma pista que diferenciava os homens das crianças.
    Hoje só vemos crianças … haja fralda…

    abraco
    don

  6. 1 chopp e 12 pastéis OS CARROS DA F1 PODEM AJUDAR A REDUZIR O AQUECIMENTO GLOBAL, INJETANDO AGUA OXIGENADA NO ESCAPE, PRÓXIMO DA VÁLVULA DE EXAUSTÃO E REDUZIR A ZERO A POLUIÇÃO , OS FÃS VÃO SEGUIR O EXEMPLO E SALVAR O PLANETA DOS 1 BILHÃO DE MOTORES OTTO QUEIMANDO 500 BILHÕES DE LITROS DE GASOLINA POR DIA, A AGUA VAI REDUZIR EM 80% O CALOR DOS GASES NO EFEITO ESTUFA, SIGAM O EXEMPLO DA DKW66, COLABOREM…OS VENDAVAIS ,
    TORNADOS CICLONES GRANIZOS ETC
    ESTÃOAI……….WWW.BAIRROVILAOLIMPIA.COM.BR/VELADEIGNICAO A DKV CONTA COM VOCE…………GRAF

    • Flavio Gomes disse:

      Alguém pode chamar o hospício?

    • petrafan disse:

      FG, tenho até hoje um exemplar da “Quatro Rodas”(aspeada segundo o MRBFG&GP, 2a. edição) que fala sobre uma técnica que teria sido utilizada nos motores Ferrari em 1982. segundo o artigo da QR, água era injetada nos cilindros, e, devido à altíssima temperatura no interior dos mesmos, explodia junto com o combustível, ajudando a resfriar a mistura e a aumentar um pouco a potência.

      porém….

      no caso aqui aí de cima, eu chamo o hospício!

  7. Roberto disse:

    GP de interlagos é uma m…, verdadeiro sofrimento, tenho muita vontade de ir, só não tenho coragem, acho que um dia, se sobrar um cinco paus, vou direto para o padock de helicóptero, fora isso nem pensar…

  8. Roberto disse:

    GP de interlagos é uma merda, verdadeiro sofrimento, tenho muita vontade de ir, só não tenho coragem, acho que um dia, se sobrar um cinco paus, vou direto para o padock de helicóptero, fora isso nem pensar…

  9. JORGE SAMPAIO disse:

    Só espero o seguinte: BARRICA NELES!!!

  10. Pitibiriba disse:

    Se eu estivesse ai em sampa serveria um destes tais PASTEL estragado para o Button ai certamente ele não participaria da corrida e consequentimente o nosso PASTEL VERDADEIRO, aliás o Ruuuuuuuuuuuuubinnnnnnnnnho veceria a corrida mantendo acesa a chama do mais improvável dos títulos.

  11. Julio Cesar disse:

    Em resposta ao blogueiro Vander eu pergunto: o que não é caro em Interlagos? No meu primeiro (e único até agora) GP Brasil “in loco”, em 2006, lembro que passei o dia inteiro deliciando 3 pacotes de salgadinhos (que levei numa mochila), mais um copo de refri na batela de R$4,00, após 1 hora de fila no lendário setor A.

    Mesmo assim, garanto: vale a pena qualquer sacrifício para o GP Brasil. Como diria um certo jogador de futebol em famosa entrevista: “…vale quase tudo, só não vale dar o c….”

  12. Paulo Zschaber disse:

    Se chever o tanto que está chovendo aqui em BH, a corrida vai ser boa pro Emerson Fitipaldi. Vcs se lembram?
    Bom, deixa eu arrumar as malas. Vamos ver essa do chopps e pastel!

  13. Flavio Almeida disse:

    Po…a maioria da midia já esta dando como dificilmente o Barrica consiga chegar na frente do Button com uma diferença razoavel para levar a disputa para a ultima prova…O cara tá na maior animação com essa corrida como acho que nunca teve…tudo bem que o pessoal tem de ser imparcial mas até o R.leme ta dando uma esfriada na sopa do Barrica…que coisa chata!!! Quanto aos tempos de hoje nada surpreendente apenas o Toro vermelho que esta andando mais que o normal…o pessoal da Brawn andando pra corrida de domingo e nos momentos finais coloca pouca gasolina pra não virar notiicia no padok…
    Amanha sem previsões, espero que o Barrica consiga seu objetivo que é ganhar no Brasil, o titulo acho que não esta importando tanto, acho que ele sabe que precisa de sorte e resultado do Button pra ajudar…

    FG, já que vc esta por ai de castigo…sem poder correr neste final de semana…faz uma entrevista com os pilotos menos paparicados….como o Japa Loiro, o Alemão tampinha…e o Francezinho cabeludo…

    Valeu

  14. Wiseguy disse:

    Esse tal de Interlagos, de hoje, é uma merda de autodromo!
    Que pena que destrçaram jacarépagua….e cadê o circuito antigo (que era muito melhor)? Mas um tal de Senna foi “mexer” no traçado e fez essa merda que usam hoje em dia…Horrivel!

    • Mulder disse:

      O mesmo aconteceu com o circuidro de Nurburgring na Alemanha, o anterior tinha mais de 2o km lembra!! e pelo que sei foram os chefoes da F1 que solicitaram a redução do traçado, se liga meu

    • petrafan disse:

      não sou da turma que acha que Senna fez merda no traçado de interlagos.
      por outro lado, estou na turma dos que acham que o traçado antigo deveria ter permanecido.
      porém…
      Nurburgring não tem comparação com Interlagos… justamente porque o traçado antigo continua lá, intocado. ou seja, não aconteceu o mesmo com o “circuidro” de Nurburgring.

  15. Marcos Joy disse:

    Cadê o Hamilton e a mclaren, todos apostavam na equipe prateada devido ao kers e aquela historia de altitude, mais até agora luisinho e sua turma não deram as caras em SP, bom para o Tião Vettel e a RED BULL o Tião Buemi fez sua graça mais deve andar no meio dogrid para tras

  16. LBM disse:

    Caro,e aquela idéia da extensão usando as curvas 3 e 4 antigas?

  17. Claudio Ceregatti disse:

    Sem tempo, vou repetir em todos os posts:
    Belíssima cobertura!
    Leve, divertida, descolada, gostosa. Tudo que interessa e nada do que toda a mídia repete como papagaio.
    Como já disse, esse ambiente do circo do anão te faz um bem danado.
    É aquela história de que visita come melhor do que o dono. Uma vez por ano te dá um upgrade, sem dúvida. Melhora o que é por definiçao excelente.
    Pequenas cronicas, pérolas preciosas para quem de fato ama tudo isso aí que cheira a borracha, gasolina e faz barulho.
    Parabéns, FG. Ótimo da primeira à última palavra. Esses dias voce está mesmo com a macaca, baixou o santinho do Boto do Reno.
    Abraços (pouco) invejosos.

  18. Alexandre Armani disse:

    Ficou muito bom este termo “rubro-taurinos”.

  19. Cristiano disse:

    Desculpe, ps, fora claro o treino classificatório

  20. Cristiano disse:

    Fiquei curioso. em média quantas voltas dá um piloto na sexta e sábado de GP ?

  21. Claudinne disse:

    Drepre por não estar em Interlagos esse ano. O barulho dos carros e atmosfera de corrida são indescritíveis.
    ótima cobertura (como sempre) Flávio.
    Abraços.

  22. Blackbird disse:

    E aquele papo de estender o traçado de Interlagos, usando trechos do antigo, e tal e tal ???

    Nenhuma novidade? O Comendador pode dar uma atualização?

    Tomara que vire!

  23. petrafan disse:

    nunca vi uma pitibiriba.

  24. vander disse:

    tá caro o pastel aí em interlagos hein! Numa padaria perto de casa dá pra tomar uma coca de garrafa mais um cachorro quente por R$2,50

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>