1 CHOPPS, 12 PASTEL

SÃO PAULO (faltam dois dias) – Bueno, ficaram todos os pilotos no mesmo segundo no treino livre que acabou agora há pouco aqui em Interlagos. De Alonso, o mais rápido, a Fisichella, o mais lerdo, 0s961. Oh. Não se assustem. Como disse em post abaixo, a pista é muito curta. Os tempos de volta de Interlagos são os menores da temporada. O traçado só não é menor que o de Mônaco, e por isso é natural que no cronômetro as diferenças sejam minúsculas.

Para que ninguém se impressione demais, é só fazer uma conta simples. Se a pista fosse 25% maior, algo como 5.385 m, uma extensão mais próxima de outros circuitos do calendário, esse 0s961 do Fisichella lanterninha viraria 1s201, aplicados os mesmos 25%.

Mas houve um certo equilíbrio, sim, especialmente nas primeiras sete posições, de Alonso a Vettel: 0s297. Escolhi sete primeiros porque nesse grupo estão os três que lutam pelo título. Deles, Barrichello foi o melhor, em terceiro. Button ficou em quinto. A surpresa foi Buemi, da Toro Rosso, em segundo.

Tião suíço ficou em primeiro quase o treino todo, até Alonso bater seu tempo no final. Ambos deram a impressão de terem conseguido suas voltas com os carros bem leves. Na Brawn, foi claro o obejtivo de trabalhar para a corrida. Rubens ficou nas últimas posições durante muito tempo, andando com o carro pesado, até tirar gasolina e cravar um tempo aceitável.

A pilotaiada andou bastante. Alguersuari, por exemplo, completou 78 voltas. A corrida terá 71. Button, com 74, e Vettel, com 72, pouco se lixando para o motor muito rodado, foram os outros que mais treinaram durante o dia. Para Barrichello, foram 70 voltas.

Fez frio, mas não choveu de verdade em Interlagos. Só um pouquinho no treino da manhã. A ameaça de água pairou sobre o autódromo o dia todo, com nuvens negras no entorno. Mas água, mesmo, necas de pitibiribas. Dizem que o tempo pode melhorar amanhã. Com asfalto frio, como hoje, as coisas não são muito boas para a Brawn. Dizem também que pode chover. Aí, pior ainda.

É bem difícil fazer alguma aposta para a classificação de amanhã. Eu ainda iria de Red Bull. O próprio tempo de Buemi, que anda com um carro clonado, feito pelo mesmo Adrian Newey, indica que os rubro-taurinos podem se dar bem aqui. Mas é meio chute, ainda.

O dia acabou sendo de Massa, que passeou à vontade pelo paddock, encontrou Alonso, deu coletiva e disse, em tradução livre deste que vos bloga, que é um saco estar num autódromo e não poder correr. É mesmo. Daqui a pouco eu volto.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
cesapar é  impar
cesapar é impar
14 anos atrás

Gostei da técnica de pintura usada pela Mac Laren. Fica a sugestão; Prepare a pista tal qual o video, mas use as cores do arco-iris, usando o 69, Acho que o resultado vai ficar muito bom para o seu caso. Pra isso, a velocidade do “russinho” deve bastar.

Heitor Rodrigues
Heitor Rodrigues
14 anos atrás

FG,

Salvo engano, a não utilização integral do anel de Nurburg foi por conta das dificuldades técnicas das transmissões das TVs acompanharem os carros por todo o circuito. Ainda não existiam muitos recursos de transmissão hoje disponíveis, embora o negócio das transmissões já pesassem nas decisões de Bernie Eclestonne. Nasceu aí a solução de pistas mais curtas. As pistas como Nurburgring, Ostereichring, Clemont Ferrand e muitas outras não foram destruídas porque na verdade, são estradas usadas o ano inteiro.

Agora, o que fizeram com Interlagos foi uma sacanagem. O autódromo é quase como um anfiteatro natural. De qualquer lugar de onde se assistisse as corridas no circuito antigo, dava para ver a pista quase inteira. Fizeram a merda que está lá e tiraram a graça do circuito. Até ser destruído, o circuito de Interlagos era reverenciado pelos pilotos como hoje reverenciam Spa. Pelo desafio técnico e pelo prazer da pilotagem. A curva Um – que Ronnie Peterson foi a primeiro a fazer de quinta e pé em baixo. A Ferradurinha, de raio tão curto quanto as curvas de Mônaco. As três retas – dos Boxes, o Retão e a Oposta…

E mostrar os 8 kilometros e tal não seria tão mais difícil do que mostrar o kartódromo onde a F1 corre hoje. Tremenda cagada. Coisa de colonizados.

Claudio Cursini
Claudio Cursini
14 anos atrás

Um Grande Premio meio sem graça – mas não por falta de palhaços – tomara que o Timão dê sorte pro Rubinho e ele consiga definir amanhã mesmo. E se tudo der certo, que o Button pife antes do término. Boa sorte Rubinho!!!

VITOR HUGO
VITOR HUGO
14 anos atrás

‘A excessão de uma boa performance de Rubinho Barrica,quanta diferença deste grande premio para o do ano passado, apesar do escandalo de espionagem Ferrari Mac laren! Oxalá ano que vem não tenhamos este marasmo e as maracutais que presenciamos atualmente!

don ... o diego de la vega
don ... o diego de la vega
14 anos atrás

Sr. Flavio

O senna e o maluf assassinaram o autódromo de interlagos em prol da “F1” moderna. ficou parecendo uma pista de autorama… sem graça
Bons tempos da curva da ferradura, subida do lago, sol e sargento. Era uma pista que diferenciava os homens das crianças.
Hoje só vemos crianças … haja fralda…

abraco
don

petrafan
petrafan
Reply to  don ... o diego de la vega
14 anos atrás

a prefeita não era a tia Erunda?

Flavio Almeida
Flavio Almeida
Reply to  don ... o diego de la vega
14 anos atrás

apoiado, mas acho que o prefeito era outro…ou outra…hahaha. Mas não conheço ninguem que tenha andado no antigo traçado que prefira esse…

joao artur graf
14 anos atrás

1 chopp e 12 pastéis OS CARROS DA F1 PODEM AJUDAR A REDUZIR O AQUECIMENTO GLOBAL, INJETANDO AGUA OXIGENADA NO ESCAPE, PRÓXIMO DA VÁLVULA DE EXAUSTÃO E REDUZIR A ZERO A POLUIÇÃO , OS FÃS VÃO SEGUIR O EXEMPLO E SALVAR O PLANETA DOS 1 BILHÃO DE MOTORES OTTO QUEIMANDO 500 BILHÕES DE LITROS DE GASOLINA POR DIA, A AGUA VAI REDUZIR EM 80% O CALOR DOS GASES NO EFEITO ESTUFA, SIGAM O EXEMPLO DA DKW66, COLABOREM…OS VENDAVAIS ,
TORNADOS CICLONES GRANIZOS ETC
ESTÃOAI……….WWW.BAIRROVILAOLIMPIA.COM.BR/VELADEIGNICAO A DKV CONTA COM VOCE…………GRAF

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  joao artur graf
14 anos atrás

Alguém pode chamar o hospício?

petrafan
petrafan
Reply to  joao artur graf
14 anos atrás

FG, tenho até hoje um exemplar da “Quatro Rodas”(aspeada segundo o MRBFG&GP, 2a. edição) que fala sobre uma técnica que teria sido utilizada nos motores Ferrari em 1982. segundo o artigo da QR, água era injetada nos cilindros, e, devido à altíssima temperatura no interior dos mesmos, explodia junto com o combustível, ajudando a resfriar a mistura e a aumentar um pouco a potência.

porém….

no caso aqui aí de cima, eu chamo o hospício!

Roberto
Roberto
14 anos atrás

GP de interlagos é uma m…, verdadeiro sofrimento, tenho muita vontade de ir, só não tenho coragem, acho que um dia, se sobrar um cinco paus, vou direto para o padock de helicóptero, fora isso nem pensar…

petrafan
petrafan
Reply to  Roberto
14 anos atrás

bicho, em 2007 ganhei os ingressos da empresa. fui no sábado e domingo no setor A.
na boa… acho que nunca mais volto. pelo menos não no mesmo esquema.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

GP de interlagos é uma merda, verdadeiro sofrimento, tenho muita vontade de ir, só não tenho coragem, acho que um dia, se sobrar um cinco paus, vou direto para o padock de helicóptero, fora isso nem pensar…

JORGE SAMPAIO
JORGE SAMPAIO
14 anos atrás

Só espero o seguinte: BARRICA NELES!!!

Pitibiriba
Pitibiriba
14 anos atrás

Se eu estivesse ai em sampa serveria um destes tais PASTEL estragado para o Button ai certamente ele não participaria da corrida e consequentimente o nosso PASTEL VERDADEIRO, aliás o Ruuuuuuuuuuuuubinnnnnnnnnho veceria a corrida mantendo acesa a chama do mais improvável dos títulos.

Julio Cesar
Julio Cesar
14 anos atrás

Em resposta ao blogueiro Vander eu pergunto: o que não é caro em Interlagos? No meu primeiro (e único até agora) GP Brasil “in loco”, em 2006, lembro que passei o dia inteiro deliciando 3 pacotes de salgadinhos (que levei numa mochila), mais um copo de refri na batela de R$4,00, após 1 hora de fila no lendário setor A.

Mesmo assim, garanto: vale a pena qualquer sacrifício para o GP Brasil. Como diria um certo jogador de futebol em famosa entrevista: “…vale quase tudo, só não vale dar o c….”

Paulo Zschaber
Paulo Zschaber
14 anos atrás

Se chever o tanto que está chovendo aqui em BH, a corrida vai ser boa pro Emerson Fitipaldi. Vcs se lembram?
Bom, deixa eu arrumar as malas. Vamos ver essa do chopps e pastel!

Flavio Almeida
Flavio Almeida
14 anos atrás

Po…a maioria da midia já esta dando como dificilmente o Barrica consiga chegar na frente do Button com uma diferença razoavel para levar a disputa para a ultima prova…O cara tá na maior animação com essa corrida como acho que nunca teve…tudo bem que o pessoal tem de ser imparcial mas até o R.leme ta dando uma esfriada na sopa do Barrica…que coisa chata!!! Quanto aos tempos de hoje nada surpreendente apenas o Toro vermelho que esta andando mais que o normal…o pessoal da Brawn andando pra corrida de domingo e nos momentos finais coloca pouca gasolina pra não virar notiicia no padok…
Amanha sem previsões, espero que o Barrica consiga seu objetivo que é ganhar no Brasil, o titulo acho que não esta importando tanto, acho que ele sabe que precisa de sorte e resultado do Button pra ajudar…

FG, já que vc esta por ai de castigo…sem poder correr neste final de semana…faz uma entrevista com os pilotos menos paparicados….como o Japa Loiro, o Alemão tampinha…e o Francezinho cabeludo…

Valeu

Wiseguy
Wiseguy
14 anos atrás

Esse tal de Interlagos, de hoje, é uma merda de autodromo!
Que pena que destrçaram jacarépagua….e cadê o circuito antigo (que era muito melhor)? Mas um tal de Senna foi “mexer” no traçado e fez essa merda que usam hoje em dia…Horrivel!

Mulder
Mulder
Reply to  Wiseguy
14 anos atrás

O mesmo aconteceu com o circuidro de Nurburgring na Alemanha, o anterior tinha mais de 2o km lembra!! e pelo que sei foram os chefoes da F1 que solicitaram a redução do traçado, se liga meu

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Mulder
14 anos atrás

“Circuidro”? Ai.

petrafan
petrafan
Reply to  Wiseguy
14 anos atrás

não sou da turma que acha que Senna fez merda no traçado de interlagos.
por outro lado, estou na turma dos que acham que o traçado antigo deveria ter permanecido.
porém…
Nurburgring não tem comparação com Interlagos… justamente porque o traçado antigo continua lá, intocado. ou seja, não aconteceu o mesmo com o “circuidro” de Nurburgring.

Marcos Joy
Marcos Joy
14 anos atrás

Cadê o Hamilton e a mclaren, todos apostavam na equipe prateada devido ao kers e aquela historia de altitude, mais até agora luisinho e sua turma não deram as caras em SP, bom para o Tião Vettel e a RED BULL o Tião Buemi fez sua graça mais deve andar no meio dogrid para tras

LBM
LBM
14 anos atrás

Caro,e aquela idéia da extensão usando as curvas 3 e 4 antigas?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Sem tempo, vou repetir em todos os posts:
Belíssima cobertura!
Leve, divertida, descolada, gostosa. Tudo que interessa e nada do que toda a mídia repete como papagaio.
Como já disse, esse ambiente do circo do anão te faz um bem danado.
É aquela história de que visita come melhor do que o dono. Uma vez por ano te dá um upgrade, sem dúvida. Melhora o que é por definiçao excelente.
Pequenas cronicas, pérolas preciosas para quem de fato ama tudo isso aí que cheira a borracha, gasolina e faz barulho.
Parabéns, FG. Ótimo da primeira à última palavra. Esses dias voce está mesmo com a macaca, baixou o santinho do Boto do Reno.
Abraços (pouco) invejosos.

Alexandre Armani
Alexandre Armani
14 anos atrás

Ficou muito bom este termo “rubro-taurinos”.

Cristiano
Cristiano
14 anos atrás

Desculpe, ps, fora claro o treino classificatório

Cristiano
Cristiano
14 anos atrás

Fiquei curioso. em média quantas voltas dá um piloto na sexta e sábado de GP ?

Claudinne
Claudinne
14 anos atrás

Drepre por não estar em Interlagos esse ano. O barulho dos carros e atmosfera de corrida são indescritíveis.
ótima cobertura (como sempre) Flávio.
Abraços.

Blackbird
Blackbird
14 anos atrás

E aquele papo de estender o traçado de Interlagos, usando trechos do antigo, e tal e tal ???

Nenhuma novidade? O Comendador pode dar uma atualização?

Tomara que vire!

petrafan
petrafan
14 anos atrás

nunca vi uma pitibiriba.

vander
vander
14 anos atrás

tá caro o pastel aí em interlagos hein! Numa padaria perto de casa dá pra tomar uma coca de garrafa mais um cachorro quente por R$2,50