1 CHOPPS, 20 PASTEL | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 17 de outubro de 2009 - 17:19F-1

1 CHOPPS, 20 PASTEL

91968996

SÃO PAULO (enfim, acabou) – Rubens Barrichello conseguiu talvez a mais bonita das 14 poles de sua carreira, cinco anos depois da última, pela Ferrari, aqui mesmo em Interlagos em 2004. Foi parecida com algumas outras. De cabeça, lembro daquela de Spa pela Jordan em 1994, a primeira de todas. Foi buscar, em condições complicadas, difíceis para todos, mas… no quintal de casa. Rubens, apesar de um retrospecto ruim em Interlagos, anda bem nesta pista. E a coisa da “energia da torcida”, para ele, parece funcionar.

E a pole veio num treino longo, muito longo. Que começou na hora marcada, mas depois da primeira rodada, de Fisichella, com 4min de sessão, foi suspenso por causa da chuva. Primeiro, só oito minutos de interrupção. Um baita aguaceiro, e solta todo mundo na pista para degolar Vettel, Kovalainen, Hamilton, Heidfeld e o trágico Físico.

Aí começou o longa-metragem de Interlagos. A chuva não parava, a pista estava perigosa, e só depois de 24 minutos começou o Q2. Que foi logo interrompido porque Liuzzi se estampou no S do Senna. Eram 14h59. Depois de vários adiamentos por medo d’água, só às 16h10 as atividades foram retomadas, quando um solzinho tímido começou a aparecer pelos lados da represa de Guarapiranga. Já dava para andar.

O Q2 foi fatal para Button, que guiou mal e ficou em 14º. Barrichello passou na conta do chá, em décimo. “Eu precisava passar, porque sabia que com a pista secando meu carro seria muito competitivo”, falou agora há pouco.

Ficaram fora Kobayashi, Alguersuari, Grosjean, “Jênssãn” e Liuzzi, claro, com o carro batido.

Nas duas sessões, o carro que melhor se adaptou ao piso molhado de Interlagos foi o da Williams. Nico Rosberg liderou as duas primeiras partes do treino, com Nakajima sempre por perto. Virou o favorito à pole.

Mas Barrichello se superou no Q3, e a Williams amarelou. Com pneus intermediários, foram todos para o tudo ou nada e Rubens abriu o treino com o melhor tempo, 1min21s167, marca superada imediatamente por Kubica, Webber, Raikkonen, Trulli e Rosberg. Aí, o brasileiro voltou à ponta com 1min20s210. E a pista melhorando. Webber virou seu adversário direto. A briga seria entre os dois, e Barrichello fez 1min19s576. O australiano da Red Bull tentou dar o troco, mas virou 1min19s668. A torcida vibrou.

Sutil, com a Force India, cravou um excelente terceiro tempo, e os dez primeiros se completaram com Trulli, Raikkonen, Buemi (outra surpresa), Rosberguinho, Kubica, Nakajima e Alonso.

Button, num mau-humor compreensível, disse assim que saiu do carro que se Barichello fizesse a pole, a decisão poderia ir mesmo para Abu Dhabi. Em condições normais, é o que deve acontecer, mesmo. A distância entre os dois é grande e o inglês vai ter dificuldades até para pontuar. Rubens tem uma ótima chance de vencer pela primeira vez em casa, talvez a maior de todas, o que seria muito bonito para sua carreira. Adversário de verdade, por perto no grid, ele só tem Webber. O resto ficou para trás. Não saíram os pesos ainda, ele deve estar mais leve, mas não sei se muita coisa, não.

Só que o resultado dessa corrida é totalmente imprevisível, como o clima paulistano e, especialmente, o de Interlagos. O domingo pode ser como hoje, com idas e vindas dos cumulus nimbus pelos céus entre as represas, ou pode nascer ensolarado, ou apenas frio. Pode nevar e aparecer um furacão, também.

O que dá para antecipar, apenas, é que vai ser um corridão. Interlagos é bom para corridões.

Mais tarde eu volto.

150 comentários

  1. Fabiano Lacerda disse:

    Rubinho não ganhou nada ainda e os puxa-saco já estão estufando o peito?

    Não tenho pena do Barrica não. Tenho pena de um Alessio da vida. Que pobre coitado.

  2. zaragosa mensonza disse:

    ESSE RUBINHO!
    ANDA CALANDO A BOCA DE QUEM TANTO TEM FALADO MAL DELE
    HE HE HE HE
    ESTOU INDO PARA INTERLAGOS AGORA
    - TOMARA QUE O DIA FIQUE ASSIM COM SOL
    - ONTEM FOI FRIO E CHUVA- DEPOIS COLOCO AS FOTOS TAO PEDIDAS NO MEU BLOG
    E DALHE RUBINHO!!!

  3. PAULO CAMPELO disse:

    UMA COISA É TORCER OUTRA É DISTORCER.
    INFELIZMENTE PRA NÓS TORCEDORES DE BRASILEIROS NÃO PODEMOS CONTAR COM BARRICHELLO POIS, ELE NÃO TEM A COMPETENCIA SUFICIENTE PARA SER CAMPEÃO A MENOS QUE O ACASO O AJUDE.

  4. Gerd disse:

    Fico feliz pelo Rubinho, pois sempre acreditei na sua competência, é um dos pilotos que menos erra, mas infelismente a sorte nem sempre é sua aliada. Torço muito para que o Galvão não seja o agourento do dia.

  5. Cristiano Lima disse:

    O campeonato tá quse ganho pelo Buton, no entanto, esse final de temporada para o rapaz não está bem nem um pouco, enfim, depois das últimas corridas quando o Rubens subiu de produção atribuído a mudança da sua marca de freios imagino agora, se Buton levar 2009 será por boa parte de sorte. Torço pelo Rubens (Sou brasileiro) e não gostaria de vê-lo na Willians com motor Cosworth, na verdade, nem gostaria de vê-lo na Willians, acho que uma vaga na Renault ou McLaren lhe caberia bem (viajei nessa), mas se é para ir para Grove que esse receba ano que vem o motos Renault. Ano que vem todos começam do ZERO e sairá na frente aquele que melhor souber acertar seu motor então o Brasileiro será fundamental. Força Rubens.

  6. Alexandre disse:

    Rubens “AQUAMAN” Barrichello!!! O resto é tudo “Cascão” da turma da Mônica (tem medo de água).
    Da-lhe Barrica…

  7. Eudemar disse:

    SALVE, FLAVIO GOMES E GALERA!
    ETA, POVINHO FALSO, ELOGIANDO ELE QDO ESTA NA BOA! QUERO VER SE ELE NÃO VENCER, SE NÃO VÃO MASSACRAR ELE NOVAMENTE!
    SEMPRE FUI RUBINHO, E SEREI RUBINHO MESMO QUE ELE NÃO VENÇA A CORRIDA OU O CAMPEONATO!
    VAMOS PRA WILLIAMS, QUE JÁ ESTOU DE SACO CHEIO DESSE ROSS! QUERO MAIS QUE ELE SE F…, SE O RUBENS NÃO GANHAR A CORRIDA E O TITULO! BUTTON PIOR CAMPEÃO, CORRENDO ATRAS DO RUBENS, SE ESCONDENDO, COM MEDO DE ARRISCAR!
    PREFIRO UM QUE ARRISQUE PARA GANHAR DO QUE UM CAMPEÃO BUNDÃO!
    SE SEGURA BUTTON, QUE ATRAS VEM VETTEL, HAMILTON E OS DOIS, NÃO GOSTARAM DE FICAR LA NO FUNDÃO!
    VÃO PRÁ CIMA DO BUTTON, E ELES NADA TEM A PERDER, ESPERO QUE DETONEM O BUTTON!
    AINDA ACHO QUE O ROOOSS VAI APRONTAR CONTRA ELE NA CORRIDA!
    Adversário de verdade, por perto no grid, ele só tem Webber. ACRESCENTA AI O ROSS E A EQUIPE, DELE!

  8. FALVIO BOM DIA GOSTARIA QUE VOCE O ALGUM ITERNAUTA ME DESSE A INFORMAÇAO QUANDO SERA O DOMINGO AERO, QUE ACONTECE TODOS OS ANOS NO CAMPO DE MARTE OBRIGADO

  9. claudionor ferreira disse:

    Agora Barrichelo virou cult?

  10. Alessio disse:

    Queimou a língua né Flávio? Lembro muito bem vc deboxando do Rubens quando ele falou que se dessem a ele um carro competitivo ele seria Campeão. Esse fato ocorreu no programa Limite da ESPN Brasil. Engole as palavras e seja humilde p reconhecer, ou você acha que os fãs da FÓRMULA 1 não percebem o seu despeito. Adoraria que fosse o piloto da modinha o Felipe Massa não é? Ah, o recado serve p todos aqueles aventureiros no mundo da F1 q acham q entendem alguma coisa. VALEU BARRICHELLO, VC JÁ É UM CAMPEÃO!!! E calem a boca vcs todos.

  11. Fabiano Lacerda disse:

    Parabéns Rubens… Para mim e para muitos você não precisa provar nada… você é o meu exemplo a 17 anos… você é o meu Campeão!!!”

    Noffa…

  12. Alexandre disse:

    Rubinho prova que é um grande piloto. Aos críticos o título para silenciar de vez esta parcela burra de brasileiros que não enxergam Rubinho. Parabéns Rubinho, vc merece este titulo

  13. Rami Artin disse:

    É isso ai meus amigos, nunca esqueçamos que o Rubinho é brasileiríssimo e como tal não desiste nunca, ele é o maior exemplo na atualidade de que jamais podemos desistir de algo que alvejamos muito , e todos que o criticaram o tempo todo ainda terão que engolí-lo todinho………abraços ,boa sorte a Rubens Barrichello.

  14. Rogerio disse:

    Flavinho, eu não sei mais o que pensar do nosso velho Rubens, porque:

    1º – Já tem cara de louco;
    2º – É Corinthiano…….rss é brincadeira essa daqui;
    3º – É o “Tiozão” dos pilotos;
    4º – É motivo de chacotas entre as emissoras de TV e sempre comparado a uma tartaruga………rsss
    5º – Quando você quer torcer pra ele sempre acontece algo, ou ele larga mal, ou faz barbeiragem, enfim nada dá certo.
    6º – Quando você já largou mão e pensa que já era, o cara faz uma “puta” classificação (com o perdão da palavra) e ressurge do nada.

    Sinceramente, amanhã não sei se torço pra ele ir bem ou não, já que o Rubinho é um cara “do contra”, e vocÊ Flavinho acha que ele vence a corrida??

    OBS: Mande os parabéns à todos da ESPN, sou seu fã e de todos vocês, “canalha”, PVC, Paulo’sss, enfim vocês são nota 10! Um grande abraço……

    • Mark-RJ disse:

      Ô Rogério, vc esqueceu a única classificação que o Rubinho merece e conquistou, é brasileiro e mesmo com todo brasileiro torcendo contra, todo jornalista que nasceu ontem achando que entende de esportes, seja ele qual for, o Rubinho é simplesmente o MELHOR piloto em atividade na F1, o problema é que ele pegou um Shumacher na vida e louco ele seria se deixasse de ganhar os milhões que ganhou para brigar para ser um primeiro piloto. Sabe todos esses que o acusam de tartaruga, lerdo e outras coisas, o que são na vida? Pobres amigo! E o Rubinho? Milionário! Portanto, burro é que ele não é mesmo! Torço por ele! Abraços.

  15. Marcos disse:

    Lembro que me emocionei com os títulos de Piquet e Senna. Com uma vitória isolada em uma corrida, creio que não. Mas jamais poderia imaginar que iria me emocionar tanto com o resultado de um treino, como aconteceu comigo hoje. Dá-lhe Rubinho !!!! Boa sorte amanhã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>