LONG NECK | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 7 de outubro de 2009 - 18:37Automobilismo brasileiro

LONG NECK

SALZBURG (sei, sei) – Hoje o pessoal que organiza a quase morta GT3, patrocinada pela cervejaria Itaipava, anunciou a “criação” de uma nova categoria, a GT BR4. Pelo que li no press-release, a apresentação deve ter sido um show de eufemismos. Uso as aspas em “criação” porque ninguém criou nada de novo. Na prática, o que será feito é juntar as Maseratis meio caídas do tal Trofeo Maserati, que existe e é igualmente patrocinado pela Itaipava, com os carros que sobraram da GT3 — o último grid teve oito. Trofeo Maserati + GT3 = GT BR4/GT BR3. Essa é a equação.

É um jeito de fazer os carrões continuarem correndo, em resumo, com mais gente no mesmo grid.

Tomara que dê certo, mas que ninguém se iluda. Vão só enfiar todos os carros no mesmo saco.

Os organizadores prometem, também, uma categoria de superbikes, com motos de 1.000 cc, para correr no mesmo evento dos carros. E as Mil Mlhas no fim do ano. Tudo com patrocínio da Itaipava.

A Itaipava gosta de corrida.

31 comentários

  1. MSM disse:

    La´na Europa existe a GT4, mas ela corre em separado da GT3. Deve ser legal também, mas aqui, inventaram essa de correr tudo junto. O grid da Gt3 caiu demais este ano, e pelo jeito não vai aumentar no ano que vem, por isso, essa idéia de misturar as duas categorias, que na verdade essa GT4 Brasil, por enquanto, vai usar os Maseratis junto com os Porsches 996 que corriam na Cup Brasil.
    Lá na Europa usam vários modelos e não usam o Maserati, essa é boa.
    De qualquer forma, é o que se apresenta no momento e apesar da falta de divulgação e da redução do grid da GT3, aqui no Rio, teve um bom público no autódromo de Jacarépaguá.
    Pelo que escutei, os Dodges Viper voltarão nas duas últimas corridas.
    Além da Superbike (efeito Massa com a Fiat, já que haverá no ano que vem uma corrida de fórmula, uma de turismo e uma de motos no mesmo evento) haverá outra categoria suporte, mas ainda não foi divulgado qual.
    Ontem, foi divulgado no Jornal O Globo que na próxima semana haverá uma reunião entre o Secretário Municipal de Esportes, o Governo Federal e a CBA, para transferir o autódromo para uma área próximo ao Campo dos Afonsos (base da Aeronáutica) que fica em Deodoro. Vamos ver se vai sair esse novo autódromo mesmo.
    A piada da semana, foi o ex-prefeito e ex-picareta, Cesar Maia dizer que deveria ser prioridade a construção do novo autódromo. Fiquei na dúvida, se ria ou chorava.

  2. pauloaidar disse:

    O resumo de apresentação da categoria deveria ter mudado o se nome de realese para “risível”…tamanho amadorismo, e ainda tem gente que entra aqui para enaltecer os organizadores.

    Big joke.

    Dizer que a GTBR4 XYZ ao quadrado juntará as Maseratis sobreviventes com mais de 5 anos de corridas a 14 Porsches GT3 996 demonstra ser acima de tudo uma tremenda desinformação e incompetencia simplesmente porque os tais 14 Porsches hoje integram a categoria Porsche GT3 Cup Challenge Light !!!!

    Acordem.

    Deveriam assumir que a “nova” categoria GTBR4YXZ ao quadrado da hipotenusa, nada mais é do que um rescaldo da Maserati Trofeo aliada a uma inexistente e impossível utilização dos 996 GT3 que participaram de 3 temporadas seguidas da Cup Challenge e foram substituidos pela geração 997 que aliás será tb substituída em pouco tempo.

    Ou seja, uma categoria composta do resto de uma e a vã e imaginosa tentativa e demosntração de ignorancia de utilização de outra, muito mais organizada e eficiente.

    Esse pessoal deveria aproveitar e ver se aprendem alguma coisa a respeito, porque podem ser otimos para ganhar dinheiro, mas não entendem absolutamente nada de automobilismo.

    Mas os “parabéns” aos organizadores devem ser mantidos sim…pela capacidade de protagonizar releases risíveis.

  3. iverson disse:

    A Itaipava pode gostar de corrida, mas tinha de gostar mais da nossa Festa Alema de Juiz de Fora, pois tinha máquina de chopp quebrada na festa inteira, e o camarada do marketing só queria saber de colar banner…

  4. Breno Peixoto disse:

    Já ouvi falar que a Itaipava é produzida pelos antigos fabricantes da Bohemia (marca que hoje pertence à Ambev).

    Há 20 anos, me lembro que todo mundo pagava bem mais caro para tomar a legítima Bohemia da região de Petrópolis…

  5. Turco disse:

    Tomarei Itaipava hoje vendo meu verdão jogar!

  6. A tal Cervejaria Petrópolis podia, então, dar uma “repaginada” (odeio “repaginada”, é muito gay), na identidade visual dela. Embora de conceito tradicional, não combina muito com automobilismo. Exceção ao Martini, que tinha um visual clássico e aquelas listas maravilhosas, ficava lindo atravessando o carro. Mas esse da Itaipava é muito “careta”.

  7. Gabriel Borges disse:

    Já é o segunto anúncio de uma categoria de automobilismo correndo junto com uma categoria de motovelocidade na mesma etapa. Racing Festival com a 600 Super Sport e agora a GT BR4/GT BR3 com a SuperBike. Curioso fenômeno.

  8. Vaaalney disse:

    Pelo menos eles estão se esforçando para dar um jeito no quase morto automobilismo nacional!

  9. Galega disse:

    Tá, mas se não houvesse a Itaipava, que tem mais viés filantrópico do que de parceiro do automobilismo, o que seria do automobilismo? Não existiria nada!

    Tem que ser mesmo muito louco para patrocinar essa baderna.

  10. Felipe Nolasco disse:

    Podiam juntar a Porsche Cup também!! rsrs

  11. Roberto Martinez disse:

    Mesmo sendo categorias para divertimento de endinheirados e não pilotos profissionais, que continuem assim ! Melhor isso do que nada.
    Mas se pensarem no futuro do “nosso” automobilismo, seria interessante algo com o Kart e a novó campeonato da Fiat/Massa , com a marca TNT, já que cerveja com garotos não daria certo.

  12. Rocky disse:

    Desce uma Itaipava ai garçom.

    =D

  13. Carlos disse:

    Parabéns aos autores da iniciativa, quem sabe não dá pra juntar também a Classic Cup, rs rs

  14. Japoneis disse:

    Na revista VIP desse mes tem um anuncio da Itaipava dizendo que eles estão patrocinando a Brawn na F1!!

  15. Camila disse:

    Parabens a inciativa dos organizadores em reunirem todos os carros mais as super motos em um mega evento no mesmo final de semana! Quem quiser ver CARRO DE VERDADE e MOTOS de verdade chegando no limite de potencia nas pistas, acompanhem o GT Brasil e Super Bike em 2010!

  16. disse:

    FG, o que não entendi, é que o energético da Itaipava, TNT (é o nome..) vai estampar nos carros da Brawn.
    E o Futuro campeão tem a marca Monster no capacete.
    Agora que captei que vão misturar as categorias, pensava ser a GT 4 Européia….anta eu.
    Falar em moto, me contaram que a sede da Federação Paulista de Motociclismo está para alugar………

  17. Gustavo disse:

    Itaipava é a Red Bull tupiniquim.

  18. Zezão disse:

    Bem, se a Itaipava gosta de corridas, eu só vou beber Itaipava pra ela continuar gastando lá…e pau neles!

  19. claudioaun disse:

    FLAVIO, ESTES PILOTOS QUE ANDAM DE PORCHE, MASERATI ,FERRARI,GT NÃO SEI O QUE,DEVERIAM TODOS MIGRAR AS SAPATILHAS PARA OUTRAS CATEGORIAS NACIONAIS.
    NOSSO AUTOMOBILISMO ANDA DE MAL A PIOR ,SE TIVESSEMOS UMA CATEGORIA COM CONFRONTO DIRETO ENTRE MARCAS NACIONAIS ,TODOS SAIRIAM GANHANDO.
    UMA CATEGORIA DE CARROS IMPORTADOS ONDE MEIA DUZIA DE MOCINHOS MEDIANOS METIDOS A PILOTOS, NÃO CONTRIBUEM COM NADA AO AUTOMOBILISMO NACIONAL.
    PRECISAMOS DE CATEGORIAS FORTES COM COMPARTICIPAÇÃO DE FABRICAS E CUSTO COMPATIVEL A REALIDADE NACIONAL.
    O KART ,GRANDE REVELADOR DE TALENTOS JA ESTA MORIBUNDO,EM POUCOS MESES NÃO TEREMOS REPRESENTANTE DO BRASIL NA CATEGORIA MAXIMA MUNDIAL, O QUE NOS ESPERA?
    ESTÁ NA HORA DOS DIRIGENTES SAIREM DAS SUAS SALAS POR O PÉ NA PISTA E FAZER ACONTECER.

    PS.: DAQUI UM TEMPO TODOS ESTES GAROTOS VÃO QUERER ACELERAR DE LADA,,,,VÃO A PQP.

  20. J.N.Dias disse:

    A Itaipava é a Martini Brasileira!
    Bola dentro da empresa!
    Mas seria legal uma GT4 legítima mesmo, colocando inclusive os Lobini. Porra, meu, temos um carro esportivo feito no Brasil e não o colocamos pra correr?

  21. Wilson disse:

    Vamos tomar uma Itaipava pra comemorar !!!!!!

  22. petrafan disse:

    FG, eu fico sem saber se gosto ou se não gosto.
    é legal ver a Itaipava injetando essa grana em corridas (em 2007 estava patrocinando o GP Brasil que eu vi).
    por outro lado, são categorias/corridas meio sem relevância, não entusiasmam.
    e a grana pode secar de uma hora para outra.

  23. Edison Guerra disse:

    Sei,sei.Mais uma tentativa desesperada de se fazer algo,pois nosso automobilismo parece estar subindo no telhado.

  24. vitão disse:

    eu sou itaipava desde pequinino, pena que a Brahma, com tradição de automobilsimo fique de fora, parece que é birra da agência de publicidade,

  25. vitão disse:

    sou itaipava desde pequinino, pena que a Brahma , com tradição no automobilismo, fique de fora, mas parece que o problema é birra da agÊncia de publicidade.

  26. Jonny'O disse:

    Acho que pode dar certo , essa mudança abre a possibilidade de outras marcas entrarem no campeonato , na europa a GT4 tem muitas variedades ,Mustangue ,Nissan ,Corvette ,Porsche ,Aston Martin ,BMW ,aquele KTM medonho que não lembro o nome e outros .

    Se cada importador colocar pelo menos um time no campeonato já aquece a brincadeira , quem sabe .

    E não vamos esquecer que a GT4 é mais barata ,isso pode fazer uma grande diferença , mas o que preocupa é manter os GT3 , serão minoria ,vão dominar as corridas , e isso pode dar um aspecto negativo para as provas , meia duzia de carros somem na frente e dá aquela cara de corrida sem disputa ,pelo menos pela TV.

  27. Pedro Fetter disse:

    “… e se a Itaipava gosta de corrida, eu gosto de Itaipava.”

    [2]

  28. Alfredo Gehre disse:

    …e se a Itaipava gosta de corrida , devia lançar uma “Light” e patrocinar também a “Copa Clássicos de Competição” !

  29. Filipe disse:

    … e se a Itaipava gosta de corrida, eu gosto de Itaipava.

    • Concordo contigo, Filipe!

      No meio de um monte de cervejas similares, pro churrasquinho do fim-de-semana, que apoiemos quem ajuda o automobilismo.

      Tá, não é uma cerveja de ponta… quando quiser algo melhor, apenas para saborear, vou atrás das cervejas importadas…

      Parece papo de bêbado, mas quem toma cerveja me entendeu…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>