NEW DOLLAR

SÃO PAULO (relevem) – Correndo o risco de pagar o maior mico da história deste blog, recebi um e-mail de dileto colega dizendo que, em primeira mão, estava me mandando os modelos das novas notas de dólar. Nenhuma informação adicional. Consultei minha consultoria de economia, que consultou outros consultores, e ninguém de nada sabia.

Escolhi a de US$ 100, frente e verso, para ilustrar esta nota fadada à chacota universal. Se alguém souber de alguma coisa, que conte aqui. De qualquer forma, são bonitas. Diferentes, ao menos. Trazem trechos da Constituição Americana, que para os especialistas é uma das mais perfeitas, sensacionais, maravilhosas e simples do mundo.

100b 

100a

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriano Santi
Adriano Santi
14 anos atrás

Essas cédulas foram criadas por um amigo meu, Michael Tyznik, para uma competição de design, mas nada ligado ao governo ou ao banco central dos EUA.

Fernando Stropa Ferreira
Fernando Stropa Ferreira
14 anos atrás

Na Boa cadê o ” acreditamos em DEUS” ou DEUS é a verdade” sei lá acho que tinha uma parada desse tipo, bom , ta fora de moda virou até colantinho né, ou mudou pra para “yes we can” quando se tem um presidente nobel da paz, vai saber…]

ricardo74mg
ricardo74mg
14 anos atrás

O detalhe é que a Constituição norte-americana vai com hífen mesmo) tem uma tonelada de emendas e ninguém se lembra disso! Tá toda remendada! Bando de mal informados, só sabem meter o pau na nossa constituição, que, ao contrário da norte-americana, é uma das melhores do mundo!
E o que me dizem os “especialistas” acerca da Inglaterra, que sequer constituição tem?

antonio
antonio
14 anos atrás

Flavio,

no site do Tesouro Americano, tem este link aqui, a respeito de novas cédulas de dolar, mas, a de US$100, não tá lá.

http://www.moneyfactory.gov/newmoney/

Walter Stervid
Walter Stervid
14 anos atrás

Esta nota foi criada pelo designer Michael Tyznik para um concurso no “Dollar ReDe$ign Project” , neste blog: http://richardsmith.posterous.com/dollar-redeign-michael-tyznik

Lionel
14 anos atrás

Flavio Vc não comete mico NUNCA ….
o que Vc chama de possivel mico se transforma numa exelente matéria …parabéns ao exelente nível de todos blogueiros que deram suas opiniões nesta matéria aprendi muita coisa …Eu ja dei idéia para o Flavio de pelo menos 1 vez por mês por uma matéria assim de polita comparando o Brasil com outros paises ..sem dùvida com sua enorme audiencia com certeza contribui para forçar os governantes à corrigir e melhorar nosso País

Samuel Santiago
Samuel Santiago
14 anos atrás

ta escrito em braile… se fizerem isso no brasil eh bem capaz dos malandros furarem a nota para os cegos serem enganados pegando nota de 1 achando que eh de 50

Varlei
Varlei
14 anos atrás

Sei la, estou achando meio estranho, rs, e como fica as pessoas no mundo inteiro que tem dolares debaixo do colchão vão trocar aonde e como,rs, quanto as leis, a constituição dos EUA e bem curtinha e os estados tem suas leis, devia ser assim aqui no Brasil tambem, pois aqui e tudo confuso e dificil de resolver na justiça, tem estados nos EUA que se voce comete uma infração de transito em meia hora voce já esta na frente do juiz , quantos as leis trabalhistas , de que adianta tantas leis trabalhistas se a maior parte do povo hoje em dia ganha salario minimo de fome, eu preferia não ter estas leis e ter um salario que fizesse jus ao trabalho, só por curiosidade na cidade de Nova York tem 22 milhoes de pessoas e 3000 ambulancias de socorro, enquanto que em São Paulo 20 milhoes de pessoas não deve chegar a nem 50 ambulancias, quando as torres cairam morreram muitos bombeiros e muitos equipamentos foram soterrados, mesmo assim tinham mais bombeiros e mais equipamentos para dar suporte a tragedia, já aqui tudo é dificuldade, serviços publicos não funcionam, estamos na verdadeira estoria do bode, tão colocando bode e tirando bode, o caos interessa a muita gente, nem bo as delegacias fazem mais, daqui a pouco voce mesmo vai a delegacia e vão te dar uma arma e uma viatura para voce mesmo ir atras do ladrão (tipo faça voce mesmo), e com osd beneficios eleitoeiros que estão por ai, bolsa familia,bolsa estudante,bolsa desempregado, bolsa cachaça,bolsa droga,ESTAMOS TODOS É FU………………….digo ferrados, rs

Max
Max
14 anos atrás

http://www.examiner.com/examiner/x-8310-Trendy-Living-Examiner~y2009m7d20-New-dollar-designs-revealed-Gallery

Esta nota é uma das finalistas de um pequeno concurso entre os leitores do blog sobre Design do NYT, escrito por Allison Arieff.

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
14 anos atrás

Essa notícia circulou há uns dias atrás, quando vc tava no Leste Europeu ou perto da tua chegada, preparando coisas pro GP Brasil. Na verdade, existem alguns estudos e esse, que você mostrou, trata-se da proposta do Richard Smith, um designer que está à frente de um dos grupos que propõe a criação das novas cédulas. Para ver um pouco mais do que o cara faz, aqui vai o blog dele: http://thinkcreateblog.wordpress.com/2009/05/11/dollar-design-project/

Elton
Elton
14 anos atrás

Detalhe: cédula com caracteres em BRAILE!

É outro mundo mesmo, respeito e consideração é tudo na vida.

ricardo74mg
ricardo74mg
Reply to  Elton
14 anos atrás

A nossa cédula também tem detalhes que permitem a sua identificação por cegos. Tá desatento, hein?

David J
David J
14 anos atrás

Mais bonita que a antiga, mas isso aí é só pra oficializar a Reserva Federal (que é uma empresa privada) como o novo governo.

O trecho da constituição é só pra continuar enganando os patrióticos cegos que não perceberam que a constituição deles já foi totalmente violada.

Groselha
Groselha
14 anos atrás

Galvão não disse nada a respeito, portanto não é nada oficial, não insistam!

F1 Outsider
F1 Outsider
14 anos atrás

O governo americano não faria uma mudança tão radical assim nas cédulas. Por que? Simples! As cédulas Americanas são as mais reconhecidas e respeitadas no mundo. Mudar drásticamente o visual seria muito confuso pro mundo e abriria mais espaço pro Euro.

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
14 anos atrás

UÉ!!! NÃO CORTARAM OS ZEROS? NUM CERTO PAÍS DA AMÉRICA DO SUL, JÁ CORTARAM, SE NÃO ME ENGANO, 12 ZEROS.
ESTE PAÍS PODERIA ENSINAR AOS USA COMO SE FAZ..

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Ainda deve vir mais por aí, daqui a alguns anos eles vão importar do Brasil aqueles carimbos redondos de cruzeiros novos, adaptados para dólares novos, ou ainda ir acrescendo zeros às notas conforme a desvalorização for aumentando, testarão tambem o Plano Cruzado deles ririri.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Tá. Mas a Constituição Brasileira éa mais completa do mundo em assegurar direitos trabalhistas. Para horror dos empresários, of course.

Luizguima
Luizguima
Reply to  Edilson Vieira
14 anos atrás

Horror, não. Oportunidade para exercitarem a criatividade: contratações como PJ, cooperativas, sócios (!?), pagar por fora, contratar sem registro etc. Melhor seria reduzir os encargos sobre a folha, permitindo a todo mundo ficar na legalidade…

guilbr
guilbr
14 anos atrás

parece com o cascalho canadense…

Beio
Beio
14 anos atrás

Neste aspecto sou mais conservador…..prefiro que fique o modelo antigo….

Estevão
14 anos atrás

“Trazem trechos da Constituição Americana, que para os especialistas é uma das mais perfeitas, sensacionais, maravilhosas e simpes do mundo”.

O Brasil tem uma Constituição que já foi emendada 58 vezes. Tem lei prá punir crimes, prá separar pessoas, fazer contratos, urbanizar cidades, cada Estado tem sua Constituição, cada Município sua Lei Orgânica, etc. Tem lei a dar com o pé. Até Lei do Choro tem (chorinho, dia que Pixinguinha nasceu ou morreu, não lembro). E está essa merda que conhecemos. Agora tem lei que vai ser editada para regulamentar a “profissão” de flanelinha. E a nossa Constituição Cidadã é de 1988…

Os Estados Unidos da América, queiram ou não, o melhor país do mundo, tem uma Constituição que data de 1787. Não é extensa, não (É essa: http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=643&submenu=106&itemmenu=110. E só, meu filho!). Aliás, é menor que a nossa Lei de Execução Fiscal, diploma legal esse que dá as diretrizes para o Poder Público executar os maus pagadores.

O Brasil já teve oito Constituições. E uma mais “democrática” que a outra. Diria mais: uma mais libertina que a outra. O povo brasileiro pode, pode, pode… Mas e o dever, respeitar, cumprir que é bom, onde ficam???

O Brasil é um paiseco pródigo em direitos e carente de deveres. Isso tem que mudar. Uma ditadurazinha de vez em quando não faz mal a ninguém.

Abraços.

F1 Outsider
F1 Outsider
Reply to  Estevão
14 anos atrás

Engano seu! Aqui nos EUA cada estado tem sua própria constituição. E cada cidade também tem suas próprias leis.
Em várias cidades por exemplo, é proibido vender bebidas alcoólicas aos Domingos antes do meio-dia. Imagine porque… Pq Dormingo pela manhã é pra se estar na Igreja, não bebendo. Ridículo!

Pelo menos no Brasil, a lei é, em geral, uma só no país inteiro! Aqui cada estado tem suas próprias leis trabalhista. Eu que moro na Flórida, posso ser mandado embora a qualquer momento por qualquer razão, sem poder exigir remuneração por tempo servido. Saio com uma mão na frente e outra atrás!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Estevão
14 anos atrás

Caro Outsider,

Acredito que se voce estiver morando legalmente nos EUA os seus direitos estarão garantidos.

E te aviso, se voce estiver com condições legais torça para que eles te mandem embora de maneira truculenta e sem respaldo legal… dessa forma voce poderia processá-los e ganhar uma grana sem muito trabalho.

Aqui no Brasil as coisas são um pouco diferentes, basta ser um terrorista com algumas mortes no “curriculo” e com o julgado e com sentença de prisão perpetua em sua terra natal para ser apadrinhado pelo nosso “ministro da injustiça” para que voce tenha toda a paz do munso e fique no Brasil…

Segue o jogo…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Estevão
14 anos atrás

Peço desculpas… mas deu “pau/’ noi tecladoo

F1 Outsider
F1 Outsider
Reply to  Estevão
14 anos atrás

Sou cidadão Americano e nunca trabalhei ilegalmente aqui nos EUA. Conheço muito bem as leis trabalhistas daqui pois sou um trabalhador e pago meus impostos. Na empresa que trabalho já vi metade dos funcionários serem demitidos por via da crise economica… Por sorte, trabalho numa empresa responsável que não demite as pessoas sem dar um salário de algumas semanas. Mas faz isso por ser uma empresa boa, não por lei.

E conheço muito bem as leis trabalhista do Brasil, pois minha esposa passou grande parte da carreira dela no Brasil antes de vir pra cá e nós chegamos juntos a conclusão de que no Brasil é muito melhor ser empregado do que patrão. E aqui é melhor ser patrão!

Fernando
Fernando
Reply to  Estevão
14 anos atrás

Pois é, como vc mesmo disse que nos EUA é muito melhor ser patrão do que empregado, e por isso eles são o que são, a maior potência do mundo, agora aqui no Brasil qualquer funcionário incompetente pode falir uma empresa. A lei trabalhista do Brasil proteje apenas os funcionários, e cria este assistencialismo social medíocre e barato, que nos custa mlhões e nada mais é que um Bolsa Família que os empresários tem que pagar.

cleiton pessoa
cleiton pessoa
Reply to  Estevão
14 anos atrás

A questão não é ser patrao ou empregado. A questao é: O que é justo?
1) Você ganhar sem trabalhar?
2)A empresa te levar nas costas mesmo depois de te mandar embora?
3)O TRT te ferrar por conta de detalhes trabalhistas aonde o patrao sempre é ferrado
4) impostos de mais e retorno de menos.

Aqui no Brasil, o empregado ainda tem o bolsa família, escola, salario desemprego, acredito que como nos EUA, pelo que sei, tem vários auxílios para os mais necessitados.

O problema ‘serio do brasileiro é só um: Aonde quer que esteja, quer tirar vantagem em tudo. Isso fode com o sistema de qq país.

Tito Neto
Tito Neto
14 anos atrás

Acho melhor esperarmos o Galvão anunciar… “Agora é oficial. O Dollar…”

vitão
vitão
14 anos atrás

faltam os símbolos massônicos. Se adotarem, agora é que aquela encrenca degringola de vez.

André Costa
14 anos atrás

Vi isso em algum outro site, nada mais é do que um grupo de designers de lá que propuseram a mudança.

Nada oficial.

OBS: Mas ficaram lindas as notas.

Att.

André Costa

Carlo Germani
Carlo Germani
14 anos atrás

Caro Flavio,
O projeto satânico da Nova Ordem Mundial,em andamento,
não apenas acabará com o dólar,como já tem a nova moeda: AMERO.

A mídia em geral,conivente e subserviente do governo oculto mundial,nada relata desse projeto.

Os EUA em questão de meses, com o fim do dólar (maior calote monetário-financeiro da história),será palco de falências generalizadas,desemprego em massa,caos social,decretação da lei marcial,fim das liberdades individuais,instalação de governo ditatorial e fascista.
Obama,o fantoche do governo oculto mundial,levará os EUA
a segunda guerra civil.

PS: A nova moeda Amero (união norte americana-EUA,Canadá e México),valerá 10 centavos de dólar. Ou seja:
um calote de 90%.

Wiliamson
Wiliamson
Reply to  Carlo Germani
14 anos atrás

ÓTIMO! A partir de hoje vou passar a operar vendido na bolsa.

Luiz com z
Luiz com z
Reply to  Carlo Germani
14 anos atrás

Interessante vc citar isso, Carlo Germani.

Há pouco tempo atrás, mais precisamente em 11 de setembro, tive acesso a um link de filme, q é duca.

E o planejamento é esse mesmo, só q não concordo com apenas guerra civil.

Vai envolver diversos outros países otários e alinhados, q tomarão partido não se sabe bem do q. Infelizmente.

A quem tiver paciência (o filme tem + ou – 2 h) eu recomendo.

Faz pensar e refletir o q é o mundo em q vivemos.

Conscientização é o primeiro passo.

http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024#

Jordan
Jordan
14 anos atrás

Vai pagar um Mico-Leão ….
http://www.moneyfactory.gov/
“,,, The New $100 Bill
The $100 bill is the next denomination slated for a new design, after the $5 bill. An official introduction date has not been set….”

Bugre
Bugre
14 anos atrás

Interessante ter o valor em Braile para cegos.

André
André
Reply to  Bugre
14 anos atrás

As notas de Real tb tem,caso vc não saiba…

Seven
Seven
14 anos atrás

É um de vários estudos. E provavelmente não vai ganhar, é radical demais. Veja no google: new dollar bills studies

JFF
JFF
14 anos atrás
Crisostomo
Crisostomo
14 anos atrás

Bem, o que se diz é que a nota seria BEM diferente das tradicionais. E que teria um sistema de segurança incrivel, com microlentes grudadas no papel que criariam movimentos na figura ao se movimentar a nota – http://www.crane.se/site.aspx?id=572. Agora se a nota for essa mesmo o FBI vai te “ligar”, como disse o colega do BC, pois nao há release do modelo da nota de 100.

Carlos Caramujo
Carlos Caramujo
14 anos atrás

Muito Sem sal. Parece que alguem fez no word

Renato Ide
Renato Ide
14 anos atrás

Flavio,

Pelo que entendi essa nota faz parte de um estudo apenas.

No entanto, de fato algumas mudanças estão à caminho:
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2007/09/20/eua_apresentam_a_nova_nota_de_cinco_dolares_1014025.html

abraços a todos

Bruno Henrique
14 anos atrás

Deve ser mentira…..Não saiu nada no site da Globo.com.

Antes que me bata, brincadeira….hehe

Na verdade, apenas uma ironia já que ontem você falou que o brasileiro só se informa pela Globo.

Marcelo D
Marcelo D
Reply to  Bruno Henrique
14 anos atrás

Eu só acredito se sair no Jornal Nacional… hehehe

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Se vcs olharem com atenção, verão um Trabant quebrado na rua do capitolio, o mecânico que o esta consertando tem uma tatuagem da Maçonaria no braço esquerdo! É uma mensagem sobre a onda comunista da america.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Achei bem legal.

Podem reclamar a vontade… o EUA éum belissimo pais em todos os sentidos.

Abraços

Imperador

Pedro Fetter
14 anos atrás

No real tem “Deus seja louvado”, não só nos EUA que são fanáticos…

EWERTON
14 anos atrás

Frávio, Esse seu gosto por carros antigos parece ser contagioso. Depois de passar a ler seu blog se 1 anos para cá passei a gostar também. Ainda bem, com esta doença economizo uns trocados na troca de carro a cada 3 anos. Tenho uma Fielder 2006. Ótimo carro.

João Kohl
João Kohl
Reply to  EWERTON
14 anos atrás

Corolla… éca…

Preck
Preck
14 anos atrás

O dolar vai acabar..

Tigrão
Tigrão
14 anos atrás

Vou colecionar destas também !

Tigrão
Tigrão
14 anos atrás

Oba ! Vou colecionar destas também !

Oldair
Oldair
14 anos atrás

pesquisando encontrei isso fg espero ter ajudado,Abraco.

Pedro Fetter
14 anos atrás

Interessante que não tem o “IN GOD WE TRUST”.

João Kohl
João Kohl
Reply to  Pedro Fetter
14 anos atrás

Esta escrito na testa do Benjamim Franklin.

Oldair
Oldair
14 anos atrás

SÃO PAULO – A nova nota americana de cinco dólares, divulgada nesta quinta-feira pela internet, inclui pela primeira vez um grande número cinco de cor roxa sobre um fundo roxo claro, amarelo e vermelho, dando continuidade assim à modernização dos dólares iniciada há três anos.

A nova nota será colocada em circulação no início de 2008 e, logo depois, será lançada a nova nota de 100 dólares, destacou em um comunicado o Federal Reserve (BC dos EUA).

A nota completará a série de 10, 20 e 50 dólares lançada a partir de 2004 e também com fundo colorido, laranja para a de a de 10 dólares, verde para a de 20 e vermelho para a de 50.

Assim como as demais notas, a de cinco dólares é mais difícil de falsificar e mais fácil de distinguir para os usuários, mas nem o tamanho nem o desenho foram modificados. A nota traz estampado o retrato de Abraham Lincoln

rosa
rosa
14 anos atrás

eu acho q a mensagem está na nota debaixo,se vc observar acima das letras, vai ver q parecem duas mulheres indo ao encontro uma da outra

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
14 anos atrás

Mas tem um lada estacionado lá pertinho do capitólio, e em se tratando do USA deve ter alguma mensagem subliminar na nota, algo do tipo venha conhecer a américa!

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Gosto mais das atuais. Estas me lembram enormemente aqueles pseudo-modernosos Cruzeiros Novos que lançaram no início da década de 70, subsituindo nossas lindas notas de Cruzeiros, que coincidentemente (ou não) tinham o desenho similar ao dólar atual.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Tomara que não seja fato.
O que farei com as malas cheias de dolares de origem duvidosa que tenho em casa?
Uma fogueira ou uso pra forrar onde a cadela faz xixi?

João Kohl
João Kohl
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Manda para mim, lhe pagarei 2 por 1, assim tu não fica no prejuízo. Tô bonzim hoje.

valmir chicarolli
valmir chicarolli
14 anos atrás

Faltam mensagens subliminares e apologias a maçonaria e ao ocultimsmo.

Do resto, tá ok.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

Legal ter escrito em Braile! Mas estranho não ter nenhum carimbo escrito “cópia”, “modelo” ou algo que o valha, já que é proibido copiar dinheiro.

FRITZ JORDAN
FRITZ JORDAN
14 anos atrás

Busca-se eliminar a expressao “in God we trust” da cedula, visto que sao grandes as criticas que os EUA sofrem por falar em “fanatismo religioso” mundo afora, quando sao os unicos que fazem mencao a Deus ate no dinheiro.
Mas acho que ainda e so um estudo.

Blackbird
Blackbird
Reply to  FRITZ JORDAN
14 anos atrás

Tem uma música do Creed que diz:

“Only in America we stamp our God
In God We Trust”