PANCA DE RESPEITO

SÃO PAULO (chove de novo, saco) – Não conhecia essa Fórmula Sul à qual fui apresentado pelo vídeo acima, dica do twitteiro Luciano Monteiro, até rimou. Parece que a turma anda correndo com antigos F-Truck lá embaixo, na fronteira com o Uruguai. E batendo com gosto… Quem souber mais que conte.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Virgílio Paixão Jr
Virgílio Paixão Jr
14 anos atrás

Graças a uma corrida de F-Sul, que é uma categoria clandestina, sem apoio e sem supervisão da CBA, realizada no autódromo de Goiânia, a cidade não receberá mais a F-Truck. Como uma forma de retaliação a organização anunciou que não correrá em Goiânia no ano que vem. Ficamos sem a última grande categoria que corria na cidade. Pelo jeito o autódromo vai servir apenas para campeonatos regionais e para a FIAT testar seus carros … pra quem já teve até etapa da MotoGP no fim da década de 80, todas as grandes provas, até campeão de StockCar é um triste fim.

Italo
Italo
14 anos atrás

Se esse caminhão tivesse embicado dessa maneira na direção da arquibancada da reta ou no tala, as funerárias da região teriam faturado bastante no domingo dessa corrida.

Na chegada do tala, o que “seguraria” esse impacto prevenindo esse monstrengo de atingir o público é um barranquinho e uma tela de arame caindo aos pedaços.

J. N. Dias
14 anos atrás

Cheguei na tua frente desta vez, colega Flávio.
Meu post sobre a Fórmula Sul no meu blog:
http://blogpossante.blogspot.com/2009/09/regionais-formula-sul-caminhoes.html

E um comentário meio bestinha, mas valendo:
Esses caminhões fumacentos eram EXATAMENTE os mesmos caminhões que empolgavam na Fórmula Truck. Vocês criticam só porque é uma categoria regional?
Se fosse eu, faria mais, eu juntava as velhas pick-ups de corrida (Ranger, S10, Dakota e Marruá) e lançava uma Pick-up Racing regional.
Esporte a motor é pra ser estimulado. Quer criticar, que sejam críticas construtivas. Agora, se for só pra meter o malho sem sugerir algo melhor, é preferível que calem a boca.

MSM
MSM
14 anos atrás

Não há de se negar que o automobilismo no Rio Grande do Sul é o mais atuante no Brasil, a começar por vários autódomos que possuem. Não gosto de corrida de caminhão (já começa errado em chamar F-Truck) mas pelo menos movimenta o nosso automobilismo, desde que feito com profissionalismo e competência. Se essa categoria corre a margem do regulamento e da Federação, deveria ser proibida.
A quem se interessar, o Speed transmite o MArcas e Pilotos gaúcho.
Mencionaram aí em cima o acidente absurdo na Pick-up Racing em Curitiba, foi lamentável. O Riberi não admitiu a ultrapassagem e antes de entrar na reta já havia tocado 2 vezes no Isenhard, conseguiu entrar lado a lado na reta e simplesmente foi fechando o Isenhard para fora da pista até sair na grama e perder o controle e bater na outra pick-up que estava parada. Foi de um mau caráter essa atitude, que merecia ter sido excluído da prova, pois ele sabia muito bem o que estava fazendo. Ainda bem que não houve problema mais sério, pois o risco e a batida foram feios. Os fiscais erraram também, ao deixar a pick-up parada ali no meio da reta.

Gabriel
Gabriel
14 anos atrás

Essa F-Sul não é daqui não, é d’um povo de fora (se não engano MG que tem vínculo com uma igreja, por aí; tipo LBV); mas que só acharam pistas livres aqui.

Até já ouvi falar, começou o ano passado ou esse ano e tiveram aqui em Tarumã correndo com o Marcas e a Copa Fusca; são uma meia dúzia (literalmente) de “doidos” que andam com caminhões antigos da Truck “modificados” (entendam como quiserem).

Se entrarem um filão tipo “light” ou “modified” da Truck, podem ir longe; claro, se profissionalizarem ou não morrerem asfixiados antes. Poderia vir a ser uma alterntiva à própria F-Truck.

P.S.: A F-Truck que também começou por um “doido” que “matou” um na primeira corrida; e graças a ele temos (agora somos nós que temos… Brasil-sil-sil!!!) um dos maiores e melhores campeonatos de corridas do mundo.

claudio bassi
claudio bassi
14 anos atrás

Eu com a minha XL-250 83 não consigo passar na inspeção veicular por causa do excesso de CO e estou com o licenciamento preso e essas “tranqueiras” soltando esses tufos de fumaça sem nenhum contrôle.

Dado Miler
Dado Miler
14 anos atrás

FG, foi uma palhaçada essa corrida…Estava lá no dia, pois iria particpar de uma equipe do Marcas e Pilotos…O dono de uma transportadora, cheio de grana de SC esta por tras desse “negocio”, pois corrida de caminhão não pode ser…Eles divulgam a Truck Europeia, pois acho que não receberam apoio da F-Truck Brasil…Os caras fizeram um monte de cagadas durante o evento…O chefão tomou até uns tapas…Eram poucos caminhões e pelo que pude ver todos uns “mão de pau”…Qto ao piloto da porrada? O cara saiu quase ileso, só uns aranhõezinhos e parece ue quebrou o braço…Acho que em Tarumã eles não vem mais…Abs

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

Fernando, fui mecânico na Ftruck por 3 anos. Desde que o saudoso Aurélio criou estacategoria no Brasil, seu sonho era correr em Interlagos, pista do seu estado (ele era de Santos), e não podia por politicagem. Até qu um vereador comprou a briga e lá foram eles saber os reias motivos da proibição. O que chegou até nós mecânicos, era que o pessoal que organizava a F -1, não queria os caminhões de 4 toneladas fazendo o que você descreve, eso e ondulações na pista. Foi então solicitado uma avaliação do que realmente ocorreria se houvesse tal prova e os danos ue aconteceriam a pista. Veio o p essoal do Inmetro e alguns outros orgãos e fizeram teste de 24 hs com um caminhão rodando direto na pista e durante este periodo ficaram colhendo medidas. O caminhão passava sempre no mesmo ponto. Parece que o Aurélio (presidente da Ftruck- já falecido) pagou R$ 27 mil por este laudo. A conclusão foi a seguinte: Os caminhões devido a seu peso de 4.480 kg, tem sua aerodinamica voltada a serem levantados do chão. Em velocidade média de corrida, seu peso na pista ficaria em torno de 3 a 3,5 ton. Os carros de F-1, com seus pesos de +/- 650 kg, em velocidade média de corrida, fazem uma pressão de mais de 7 toneladas na pista, para não sairem voando. Praticamente o dobro. O laudo deu passe livre a Ftruck e assim foi liberado o evento em SP. Houve o famoso bafáfá, mas deu no que deu.

acacio neves
acacio neves
14 anos atrás

isto parece brincadeira, esta corrida e surreal. isto nao existe.

Luca Bastos
Luca Bastos
14 anos atrás

Meio tardio mas só para registrar.

Muito legal, emoção, adrenalina, tudo que quero ver no circo do automobilismo DESDE que com lealdade (eita coisinha difícil de medir)

Fumaça? Gaucho que faz fumaça que me mete medo é o que está na Amazonia abrindo clareira para criar gado ou plantar soja.

Desta meia dúzia que corre tenho mesmo é admiração.

E estes caminhõeszinhos são muito mais legais do que aqueles trambolhos da fórmula truck.

Pronto, se tiver alguém aí acordado pode jogar pedras

Milton
Milton
14 anos atrás

Bom…

1º: sou A FAVOR da “catiguria “que o finado Aurélio Félix fez. Não acho que seja o fim do mundo, e além disso, hoje é a UNICA categoria esportiva motorizada nacional em 4 rodas que desenvolve, testa, e tem fabricantes apoiando. Além disso: tem a famosa”briga de marcas” que tanto sentimos saudades dos tempos dourados da Copa Shell e Brasileiro de marcas e pilotos.

2º:Braço duro tem em qualquer categoria…Já não passou um monte pela F1, que nem saber olhar direito para os lados, de dentro do cockpit, sabia? Então…
Em qualquer categoria, existe a “seleção natural” meus caros… e é assim mesmo.

3º: Por pior que seja, ao menos estão fazendo isso sem a p… a CBA azedando… porque, todos sabem, que a CBA, quando da pitaco, aiaiai… E dessa forma, os loucos do sul acabam se divertindo mais que o resto do país… quem vai argumentar contra isso?

Flávio Silva
Flávio Silva
14 anos atrás

Isso não é fumaça de particulado,os caminhões estão espelindo “barras de metal pesado” no ar.

Érico
Érico
14 anos atrás

Eu detesto corrida de caminhão. Veículos de corrida devem ser leves, eficientes e absolutamente voltados para o desempenho; o que definitivamente não se aplica a esses elefantes fumacentos conduzidos por barbeiros.

Acizans
Acizans
14 anos atrás

Que Pena que os bacanas aí do sudeste só sabem criticar. Por isso que times tão caindo, não há incentivo a nenhum esporte, só se ve automobilismo com poucas pessoas nas arquibancadas, e ainda tem coragem de criticar nós aqui do sul. Parabéns. Falência merecida a de vocês. E que o Chapéu caia na cabeça de quem merece.

JP
JP
14 anos atrás

*corrigindo: Nascar mexicana

JP
JP
14 anos atrás

Quando um Carlos Pardo morre na Nascar mexiaca, todo mundo desce a lenha na categoria, na pista, no país de 3º mundo…

Iso pra mim é racha disfarçado de corrida legalizada.

Luiz Eduard
Luiz Eduard
14 anos atrás

Acho que criticar não é a solução. Se tem gente disposta a correr disputar algo, tem que ter apoio de alguem. Por isso nada vai pra frente no BRasil: falta de apoio. Que as federações inspecionem e acompanhem para que o povo não se mate!

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

A ultima batida foi de proposito, só pode ser. O cara literalmente mirou!

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

Sem futuro. Daqui a pouco inventam corrida de avião. Francamente.

Maicon
Maicon
14 anos atrás

Como sempre o velho preconceito com corridas de caminhão, porque será isso, não seria o pessoal que não admite que uma corrida de caminhões chame mais público do que as corridas de carros como a Stock? Além da Truck ser mais limpo em se falar de regras e não ter piloto queridinho e é por isso que muitos pilotos olham com muita vontade de correr na truck umas vezes…

Luis Fernando
Luis Fernando
Reply to  Maicon
14 anos atrás

Desculpe corrigi-lo Maicon, mas infelizmente tem piloto queridinho na Ftruck. Não preciso citar o nome, mas perceba no site deles ou em todo o material promocional e propagandas, que você somente verá um piloto. E caso você não saiba, os pilotos da ABF sports, são todos do evento. Hoje tem 3 mercedes, 2 Ivecos, 3 volvos e 3 ou 4 fords que são da Ftruck, os demais são particulares. Então em um evento que reune em 22 para largarem pelo menos 50% são da casa, os outros é que se matem. Eu já presenciei cada coisa por lá…

roger V.
roger V.
14 anos atrás

Não acho graça nos caminhões…e concordo que a Marcas de lá é o bixo.
Alguém falou em se tocar na reta (ruindade na tocada do pessoal do sul)…bobagem…ou o cara nunca andou ou assitiu provas de Stock (que se tem um ou dois gauchos correndo…) ou outras categorias…
Infelizmente virou uma tonica….se encostar e ‘pontinhade parachoque)

Mario Estivalet
Mario Estivalet
14 anos atrás

Acho que no Rio Grande tem autodromo demais, então o pessoal corre com qualquer coisa. Tarumã, Santa Cruz, Guaporé, ano que vem a pista do Velopark e talvez mais um autodromo no planalto. Pista de terra em Taquara, e uns 10 kartodromos. Museus de carros antigos em São Francisco de Paula (Tato), Passo Fundo (Trevisan) e Canela (Hollywood) (Ulbra não conta mais. Prova de subida de montanha em Osorio e Canela. Rallye. Encontros de carros antigos pelo menos um todo fim de semana……. É o paraíso………

Earth Dreams
Earth Dreams
14 anos atrás

Que horror, uma verdadeira usina nuclear de poluição e despercício de recursos não sustentáveis.

Cid Mesquita
Cid Mesquita
14 anos atrás

Eu acredito que são os amadores com “sangue nos olhos” que não deixam o automobilismo morrer em muitas regiões.
Com o tempo vão se lapidando bons pilotos.
Não sou Gaucho mas tenho inveja no bom sentido pois estudei em São Leopoldo e vi como é ativo o automobilismo, sem discriminação não importando se tem o patrocínio do borracheiro da esquina ou de uma grande rede de loja de pneus.
Parabéns a voces.

adam9000
adam9000
14 anos atrás

Achar isso “interessante”? Nem fazendo muita força imaginando que destas chaminés ambulantes sai vapor d’água…

Robson
Robson
14 anos atrás

Acho q essas corridas de caminhão um tanto ridículas… não tem nada de esportivo em colocar um brutamontes poluidor desses pra correr…..

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Formula Truck só serve pra acabar com os autodromos. Não é possível que deixem um troço de 5 toneladas, que vem a mais de 150 por hora, frear com tudo pra entrar numa curva, por isso que esses asfaltos de autodromo brasileiro são todos ondulados.

J. N. Dias
Reply to  Fernando
14 anos atrás

Fernando, há categorias de Truck que correm nos autódromos mais famosos da Europa, como Hockenheim e Silverstone. E tais autódromos não são destruídos pelos “brutos”. Essa história de “Fórmula Truck só serve para acabar com os autódromos” é lenda.

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Como os caras conseguem se tocar assim em plena reta?
Vai ser ruim assim lá no Sul!

luiz antonio tavares
luiz antonio tavares
14 anos atrás

Bacana, a truck e suas imitações… mas sinceramente prefiro corridas de carro… falta nessa #$%¨& uma prova de marcas e pilotos de verdade… sem essa fumaceira dos infernos que é a truck… Uma prova hoje como carrinhos como uno, celta, corsa, gol, voyage, sandero, palio, fiesta.. picapinhas.. que voltasse a acirrar disputas e formar legiões como tinhamos antigamente….

johedy kuczkowski
johedy kuczkowski
14 anos atrás

muito bonito……mas muito pitocada

AS
AS
14 anos atrás

As pessoas devem sair com os olhos vermelhos… de tanta fumaça.

Juliano
Juliano
14 anos atrás

Aqui um videozinho sobre a indigitada categoria

http://www.youtube.com/watch?v=FecSn6ITaXM

Essa de ganhar Biblía é novidade pra mim… imagine se o Tio Bernie faz o mesmo na F1 kkkkkkk

Juliano
Juliano
14 anos atrás

Pelo que fiquei sabendo é uma categoria pirata, sem qualquer tipo de aval da CBA ou de quem quer que seja… mas afinal de contas, pra que serve a CBA mesmo???

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

Às vezes me parece que esses veículos não foram feitos pra correr… :) Mas que esses caminhões bicudos são bem mais bonitos que os caras-chatas, isso são.

leonardo
leonardo
14 anos atrás

Sou a favor de ter outras categorias de caminhoes, como esta que surgiu, pois a F-Truck ficou muito “profissional” e politica (vagas), ficando inviavel manter equipes sem apoio das fabricas. Agora o que aparece é que a irresponsabilidade de alguns pilotos tambem foi herdada junto com os caminhoes. Nos 2 acidentes fica evidente que mais do que imprudencia o problema é muita potencia, pra pouca experiencia.

@etomedi
14 anos atrás

estava no autódromo, o piloto não se machucou nem um pouco, mas nasceu denovo, pq a “gabina” ficou completamente destruída!!! tivemos outra, mas não foi tão feia quanto essa.! como o Potter falou ai, tem que mostrar é o marcas que lota o autódromo e o grid!!!

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Eu estava lá e não aconteceu nada com o piloto, saiu sem nenhum arranhão.
É uma F-truck de pé no chão, sem glamour e mais ligada ao automobilismo de base.

@ndrebz
@ndrebz
14 anos atrás

Os “caras bons de grana compraram os antigos FTruck”, mas esqueceram que além do barulho e da fumaça, tem que ter BRAÇO, .

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Belissima porrada! Agora, deve ser legal apertar um bicho desses…

JFN
JFN
14 anos atrás

Flavio, vc poderia aproveitar o ensejo e falar sobre o acidente na Pick-up racing tb. A maneira como o Thiago Riberi colocou um companheiro de profissão pra fora da pista, pra mim, foi inadmissível. Os 20 segundos de puniçao que ele tomou foram ridículos perto da manobra irresponsável e antidesportiva que ele protagonizou. Graças a Deus, nao ocorreu nada mais sério.

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
Reply to  JFN
14 anos atrás

Não consegui achar o vídeo!

Mario Kondo
Mario Kondo
Reply to  JFN
14 anos atrás

Faço minhas as suas palavras. Enviei um e-mail praticamente nestes mesmos termos para a CBA. Mas tudo continua como dantes: ao solicitar a transmissão da mensagem no site da CBA vem a mensagem: “falha na transmissão”…

Luis Fernando - Fã do Gerd º###º
Luis Fernando - Fã do Gerd º###º
14 anos atrás

O que eu fiquei sabendo, é que alguns caras bons de grana, compraram os caminhões antigos de Ftruck. Até reconheci alguns no vídeo, a maioria é da minha época. Como são todos de injeção mecânica (bomba injetora), emitem muita fumaça e a Ftruck original, se modernizando, utiliza desde 2008 somente caminhões de injeção eletrônica, menos poluidores. E quem tinha esses caminhões, o que fez? Vendeu. Antigos pilotos que eram do pelotão intermediário e/ou fundão, foram aos poucos substituidos “voluntariamente” pelos mais competitivos e que traziam patrocinadores e acabaram vendendo ou alugando suas vagas “espontaneamente” e acabaram criando essa fórmula, para que os novos pilotos pudessem colocar seus bólidos na pista. Começaram com provas de arrancada na areia e aí partiram para essa categoria. Fui até convidado a voltar, mas minha época já passou. Hoje meu mundo de corrida, resume-se a ver o Estrelinha (como minha filhinha chama o Meianov), nas manhãs de sábado. Mas que dá saudade, ah isso dá…

petrafan
petrafan
14 anos atrás

o barulho das máquinas é bem legal.
mas as batidas, achei um tanto inconseqüentes.

vinicius
vinicius
14 anos atrás

ta vivo o cara q bateu na reta?

Pedro Fetter
14 anos atrás

Gomes, tu tem que mostrar pra esse país o que é o Marcas e Pilotos Gaúcho, com mais carro no grid que qualquer outra categoria daqui e mais gente assistindo que na GT3…

Marcelo Wotroba
Marcelo Wotroba
14 anos atrás

Não sabia dessa Fórmula Sul, mas pesquisando do “gugol”, achei o site da categoria. http://www.formulasul.com.br/

Sérgio Villarim
Sérgio Villarim
14 anos atrás

Gostei!!!!