RUBENS E A WILLIAMS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

domingo, 11 de outubro de 2009 - 11:32F-1

RUBENS E A WILLIAMS

rbwilSÃO PAULO (glorious sunny day) – Está no Grande Prêmio desde cedo. Barrichello assinou com a Williams em Monza, e defenderá o time de Grove no ano que vem. É a sexta equipe de sua carreira. Estreou na Jordan, passou pela Stewart, Ferrari, Honda e Brawn para finalmente chegar a um time que sempre teve estreita relação com o Brasil. Foi num carro alugado por Frank Williams, salvo engano, que Pace estreou. Depois, Piquet, Senna e Pizzonia, além da turma dos testes agendados pela Petrobras, como Bruno Junqueira, Max Wilson, Sperafico (qual deles?), João Paulo de Oliveira.

Rubens, como escrevi outro dia, é a grande história do ano na pista, pela forma como renasceu. Estava desempregado em janeiro. Menos de um ano depois, tem emprego garantido para mais uma ou duas temporadas.

Só que, claro, não vai ser campeão. A decisão de sair obviamente foi tomada em consequência de decisão previamente assumida pela Brawn de não ficar com ele em 2010. Assim, achar que o time marca-texto vai abrir mão do número 1 no ano que vem é ingenuidade. Button, se não teve até agora, terá prioridade nas duas últimas corridas da temporada.

219 comentários

  1. rodrigo disse:

    olha assisti os 8 ultimos anos da corrida de barrichello torcendo para ele mas, não sei não….ele se sujeita muito a qualquer coisa apenas para continuar correndo…mas no titulo acho que ele não tem como competir em nenhuma equipe, pois acho que ele não tem espirito de campeao mas é um bom preparador de carro.

  2. Renato disse:

    Muito se fala do barrichelo na Willians para o ano que vê, mas equecem de que a Mclaren tem mostrado uma evolução no final da temporada e de que a ferrari esse ano foi um desastre, pois não puderam contar com o Massa. No entanto, o carro um pouco antes do Massa sair estava demonstrando uma evolução.

    Creio que ano que vem as potências Ferrari e Mclaren voltarão a mostrar presença em muitos podios já a Brawn não terá como contar com seu difulsor… Pois as equipes já conseguiram uma evolução equiparada… Button demonstra-rá ser um bom piloto se conseguir correr bem ano que vêm… Mas a muito tempo, vem demonstrando que já não corre como no começo do ano, e sem barrichelo para ajuste do carro ele tá é mais prejudicado ainda.

  3. Wilson disse:

    Faltam só 2 pontos para o Vettel alcançar o Segundinho Barrilento !!!!!!

  4. Rogério Gonçalves disse:

    Quem será essa fo-fo-fonte li-li-ligada à Willliams que que co-con-firmou esssssa no-tí-tí-cia????

  5. Aledi disse:

    Não sei, a willians a anos não tem um bom desempenho, sempre mediano, Rubens não é salvador da pátria ele faz a parte dele, mais sem um bom time não adianta nada.

  6. MAURO disse:

    Muito se tem escrito que Barrichello será o 2º piloto, que ele sempre é pior que o companheiro de equipe, etc. Pesquisei a carreira do Barrichello, e descobri que nas suas 7 primeiras temporadas na F1, ele foi melhor que o companheiro de equipe. Vejamos: 1993/Jordan: Barrichello 2 ptos; Irvine 1 pto; Capelli-Boutsen-Apicella-Naspetti 0 pto; 1994/Jordan: Barrichello 19 ptos; Irvine 6 ptos; 1995/Jordan: Barrichello 11 ptos; Irvine 10 ptos; 1997/Stewart: Barrichello 6 ptos; Magnussen 0 ptos; 1998/Stewart: Barrichello 4 ptos; Wrstappen 0 ptos; 1999/Stewart: Barrichello 21 ptos; Herbert 15 ptos.
    De 2000 a 2005, pela Ferrari, Barrichello correu ao lado do maior piloto de todos os tempos (em termos de resultados), sendo natural que nessas seis temporadas fosse batido pelo companheiro de equipe.
    A partir de 2006 passou a correr pela Honda, ao lado de Jenson Button. Nas duas primeiras temporadas (2006 e 2007) Button foi melhor, fazendo 56 e 6 pontos, contra 30 e 0 de Barrichello, respectivamente.
    No entanto, em 2008 Barrichello superou Button, fazendo 11 pontos contra apenas 3 do companheiro.
    Dos dados acima, posso concluir que Barrichello não é um piloto ruim (nas primeiras sete temporadas superou todos os companheiros de equipe). Não é também um gênio que possa se comparar a Schumacher. Não é também um piloto excelente, pois, em quatro anos correndo ao lado de Button (contando este ano de 2009), foi pior que o companheiro em três temporadas. Todavia, ano passado Barrichello foi bem melhor que Button (campeão deste ano), o que reafirma que ainda não pode ser considerado um mau piloto.
    Resumindo, Barrichello não é um gênio, não é um piloto excelente, mas também não é um piloto ruim. Ou seja, é um bom piloto e continua em forma.
    Se ele é bom e continua em forma, não há razão para aposentar-se. Fico feliz que ele tenha garantido mais uma temporada na F1.

    • Garrincha disse:

      Boa análise, Mauro. Porém, o que percebe-se também é que, quando tem um carro vencedor, Rubens parece que treme um pouco. Tanto que não venceu nenhuma corrida antes da Ferrari, e mesmo assim ele demorou pra vencer uma na equipe italiana. Pode ver que, na Stewart, até o Herbert venceu corrida, apesar de ter feito menos pontos que o Barrichello.
      Rubinho é mais piloto do que foram Magnussen, Capelli, Boutsen, até Irvine quem sabe. Mas provou que não chega no Button.
      Coloco ele na história no nível de um Alesi, Berger, Coulthard, ou até um Patrese, que correram em equipes de ponta mas não foram capazes de conquistar o título.

  7. MArcelo disse:

    Engraçado… quando saiu a notícia do Frank falando do nada que daria “cartão vermelho” para Barrichello, realmente pareceu que foi uma bronca em alguém que já cogitava ter como subordinado, do tipo “não vem com essa aqui não!”.

    Ano que vem com a volta da disputa da pole todos com carros leves, acredito que isso vai favorecer pilotos como Rubens e Webber, que são melhores em voltas rápidas do que em ritmo de corrida. E, na F1 sem ultrapassagens de hoje, largar na frente é fundamental.

  8. John Player disse:

    Pela experiência que tem, acho que Rubens não assinou com a Williams só pra garantir um lugarzinho em 2010. Com as mudanças de regulamento ele certamente deve ter visto, repito, baseado em sua larga experiência na categoria amplas possibilidades no carro do ano que vem. Além disso, poderá dar boas dicas sobre o que funciona bem neste carro da Brawn que a Williams poderá aproveitar muito bem. Pessoalmente creio que as cartas vão se embaralhar em 2010 e, quem sabe, a Williams dá o salto que vem ensaiando nos dois últimos anos.

  9. Diogo Maia disse:

    Melhor um contrato na mão do que vários voando. Rubens fez a escolha certa de assegurar seu lugar na F1 de 2010 que mais vai paracer com a f1 de 1993, seu ano de estréia.
    Pena que a willians não é a mesma daquela época, pois se fosse já poderiamos iniciar o ano que vem cantando o tema da vitória e o título de 2010. Saudades de um tempo onde quem mandava eramos nós.

  10. Rogerio Goncalves disse:

    O Sperafico que andou de Williams foi o Ricardo. Mas também teve o Jayme mello Jr que andou fazendo uns testes além do próprio Luciano Burti que dirigiu a Williams em um “Speed Challenge” em Interlagos.
    No simulador da Williams também andaram o Alberto Valério, O Rafael Mattos e outros….

  11. Carlos Adriano disse:

    Flávio, com as muitas mudanças de regulamento ano a ano, Frank foi muito bem. Trouxe um piloto rápido, sempre motivado, com experiência, que dirá a ele o que a Brawm tem de bom neste ano, aliado com possivelmente um piloto jovem e rápido. Lembre-se que não irá ter reabastecimento em 2010 e, portanto, as equipes terão que ter carros acertados com muito e pouco peso. Partindo do zero, muitas equipes podem surpreender novamente e porque não a Willians ? Rubens certamente não é o Pelé, mas também não é o Obina. Abraços.

  12. wtf disse:

    carro do button pode quebrar, ou se envolver em acidente. Se isso acontecer vão mandar o barrichello bater também ?

    deixar o título pro vettel? Sei não heim, permanece aberto, aguardemos.

  13. Pedro Jungbluth disse:

    Ah é, esse ano mesmo o F Willians disse que se o Barrichello fosse piloto dele, teria sido demitido, lembram?

  14. Pedro Jungbluth disse:

    Não acho que a Brawn precise favorecer ninguém. Estando com grande vcantagem, o único foco do time é ter um carro estável, que não quebre, fácil de fazer alguns pontos, mas impossível de ganhar. Exatamente o oposto do que Rubens precisa, pois agora ele tem que arriscar.

  15. Ron disse:

    É sério esta estória? Outros sites dizem que não tem nada certo.
    Se for, será que foi uma boa escolha? Tem esta estória da Williams tentado barrar a outra equipe nova pelo patrocínio da Petronas, o que parece indicar, financeiramente falando, uma “corda no pescoço” da equipe do Frank. Alguns dos sites que confirmam a estória afirmam que o motor será Cosworth (para baratear os custos?).
    Será que esse carro vai prestar?

  16. Wilson disse:

    O Segundinho precisa se esforçar pra não perder a segunda colocação para o Vettel.

  17. Vivinho disse:

    A Globo confirmou. Agora acredito. É oficial.

  18. Silvio disse:

    Não sei pra que dar essa notícia sem fonte e confirmação por parte de ninguém.
    Tinha que ser o Gomes mesmo…………………..
    O cara odeia o barrica e faz de tudo para desistabilizar o Grande premio Brasil.

  19. Fabio Gullo disse:

    Se Barrichello e Willians não discutirem sobre dinheiro ( o que azeda qualquer relação com Frank), eles poderão formar uma equipe tão apaixonada por F1 que até pode até dar certo.

  20. Luiz Gonzaga disse:

    O pessoal fala do tempo que o Rubinho está na F1, como se fosse grande coisa… Vocês lembram do Jacques Lafitte? Andrea De Cesares? Correram muitos anos na F1 também…
    O Rubinho é grande segundo piloto. Se contenta com o segundo lugar, segundo posto, ao contrário dos grandes campeões como Senna, Piquet, Prost, o Alonso, o Alemão…
    Me recuso a torcer para um piloto assim. Assinar como segundo piloto representando o Brasil, para mim é falta de respeito!!!! Falta de patriotismo!!!!
    E ainda acho que quando desconfiam da equipe, em favor dum Button, por exemplo, é por que falta mesmo alguma coisa pro cara… Se fosse bom, ele teria tudo…. Como sempre tiveram o Alemão, o Senna e hoje o Alonso…
    Continuo apostando no vice do Vettel…

  21. Bruno Ribeiro disse:

    O título deste ano foi perdido nas primeiras corridas do ano, quando o câmbio deu problema. Claro que houveram os problemas nas corridas do meio pro fim do campeonato, mas as corridas do início foram cruciais para a grande vantagem do Button, sem contar a falta das calotas traseiras que os freios do carro do Rubens não permitiam a utilização. Enfim, a escolha de ir para a Williams a essa altura é inteligente, já que a Honda/Brawn não tinha o menor respeito pelo Rubens, quando o colocou na geladeira ano passado. O título sair das mãos do Button é apenas o imponderável, logo, sendo assim, estaria foras das mãos da Brawn tb.

  22. Hurricane81 disse:

    Estranho nunca imaginei em ver o Rubinho correndo na equipe do tio Frank. Por dois motivos, Rubinho sempre Falow de mais e o Frank sempre foi contra isso. E fora que pela relaçao que Rubinho tinha com o “Chefe”.

  23. Luciano disse:

    Só falta vcs falarem que foi o Burrinho quem acertou os carros da Brawn. acertador de carros !!! acerta para os outros ganharem ?

  24. Luciano disse:

    O Dimas !
    Nem vc acredita no título. Vc deve ser torcedor do IBIS. ACERTADOR DE CARRO? não acerta nem quantas vezes tem de botar gasolina!!! hehe. Não regula o carro nem na largada. demorou 6 corridas para acertar o freio.
    Vcs devem ter sido torcedores do Raul Boesel que nunca ganhou uma corrida na Indy, mas ganhou muito dinheiro.
    Contra fatos não há argumentos, o cara é bichado. desde aquela corrida da morte do Senna ele passou a vender pipoca

  25. Vivinho disse:

    Tudo invenção. Só acredito quando a Globo confirmar. Até lá é tudo especulação.

  26. DG disse:

    Nossa, fiquei tão impressionado com o “comentário inteligentissimo” do LUCIANO, acho que nunca vi um “expert” desse em F1 na minha vida, o cara é um gênio, entende de F1 pra car……….., hehehehehe. Como é que pode uma pessoa que deve assistir F1 (de vez-em-qdo) provavelmente, não ter aprendido nada c/ o esporte? Opiniões divergem é claro, mas falar tanta BURRICE assim, eu não tinha visto ainda. Vá ver futebol, que vce ganha mais, sua antaaaaa !!!

  27. Rafael MR disse:

    Rubens vai pra equipe do cara que falou esse ano que ele deveira ser expulso da Brawn por ter falado mal da equipe!
    Talvez por isso o contrato dele seja de um ano renovaveis por mais um.
    Deve ter uma clausula la que diz: “Se voce conseguir manter a boca fechada e nao falar mal da equipe não chorar e não resmungar, nós renovaremos seu contrato, caso contrario pode ir pra casa”.
    Não vai ser fácil pro Rubens cumprir esse acordo!

  28. Orlando disse:

    Flávio, foi o Ricardo Sperafico quem foi test driver da willians, um ano depois de ser companheiro de equipe do Pizzonia na petrobrás júnior da extinta F-3000 internacional. Como o Pizzonia assinou com a Jaguar, sobrou uma vaga pro Ricardo Sperafico, mas o estranho foi que ele nunca testou o carro depois de assinar com a equipe.

  29. Orlando disse:

    Foi o Ricardo Sperafico quem foi test driver da willians, um ano depois de ser companheiro de equipe do Pizzonia na petrobrás júnior da extinta F-3000 internacional. Como o Pizzonia assinou com a Jaguar, sobrou uma vaga pro Ricardo Sperafico, mas o estranho foi que ele nunca testou o carro depois de assinar com a equipe.

  30. José Carlos Araujo disse:

    F1 é título….

    Rubinho só tem título de perdedor…. Será sempre lembrado por ser um escudeiro e segundão e o mais vergonhoso: PERDEU UM TITULO PARA O INCOPETENTE DO BUTTON, que é um merda de piloto, ruim demais….. A era dos campões acabou no Brasil há muito tempo. Falta bago para essas mocinhas de hoje….. Ainda resta esperança para o Massa! O resto….. esquece!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  31. MTCOM disse:

    O Rubinho é um excelente piloto e ainda tem muita vontade e garra de correr . Vejam, possue mais de uma equipe interessada em contratá-lo. É um acertador de carros como o Nelsao e isso faz uma diferença muito grande . Desde que o Massa se acidentou, ninguem mais conseguiu andar naquele carro. Somos Brasileiros e temos que dar valor ao que é nosso. Na F1 tem muitos pilotos que ainda náo mostraram para que vieram.

    Grande abraço a todos.

  32. Gustavo Pinheiro disse:

    Agora ele vai desenvolver o carro pro Hulkenberg pilotar, sempre será assim.

  33. Clenio A. Vilela disse:

    O Barrica sabe o que faz. Quanto ao campeonato… dá não!
    Mas, êle tem que vencer o GP Brasil!!!

  34. RIGFIL disse:

    o ruinzinho vai ser segundo do nico ou do nakagima ?
    Se fosse bom a Brawn não dispensaria ele, ou não se acertou nos $$$.
    O rubinho e´um daqueles cult’s de terror . Sexta-feira 13 I, II, III , IV………….parece que não termina nunca e no final ele nunca eh campeão.

  35. Eidimar disse:

    Parabéns Rubens,que Deus possa continuar te abençoando e te fazer muito feliz na nova equipe.Um grande abraço.

  36. rog disse:

    Na formula 1 não tem bobo não.Quem não tem competencia não se estabelece.Numa altura dessa o Rubens ainda acertar por dois anos numa equipe como uma gigante que é a Willians…me desculpe aos criticos do Barrica ,mas isso serve como um cala boca da rapaziada.

  37. Dimas disse:

    Esse luciano não entende de f1. o button ganhou 6 gp porque tinha um carro c/ alguns cv a mais, um carro melhor mas desse jeito ele seria campeão na metade do campeonato. Dai deram um carro igual ao rubinho e ele tem chegado na frente do button e f1 é + a maquina que o piloto. lembre-se button, a braw e o patrocinador são ingleses logo button sera campeão!

  38. ADELINO MATEUS disse:

    Aqui aparece muita gente falando besteira, e fracos de espirito, pois, acham que tudo na vida é só ganhar, mas, tem que ver que, muitas e muitas vezes um segundo ou terceiro lugar, seja em que esporte for, se torna mais valioso do que um primeiro lugar. Querem um exemplo. OS TITULOS DO Michael Schumachers todos foram uma vergonha, pois, sempre foi ajudado pela equipe de maneira duvidosa, bem como, pelo segundo piloto esse preso a um contrato mal elaborado. Querem outro exemplo. OS VICES CAMPEONATOS e outras colocações do grande AYRTON SENNA DA SILVA, pois, sempre teve gosto de primeiro lugar, então pense duas vezes quando quizerem falar do RUBINHO, pois, naquele homem sempre existiu a serenidade, o respeito ao próximo e principalmente a vontade de vencer e elevar o nosso país ao lugar mais alto do pódio. Valorizem mais os seus compatriotas. VALEU RUBINHO E NESTE DOMINGO VIRE A MESA E VAMOS PARA A VITÓRIA. um grande abraço, ADELINO MATEUS, NATAL/RN

  39. luis roberto genaro disse:

    todos falam mal do rubinho, mas esquecem qu sé o shumacher foi campeão foi graças ao rubinho, porque só brasileiro sabé preparar carroai e facil o primeiro pega o carro outro, e o massa so esta na ferrari, porque o galvão ganha para falar o nome dele se liga gavião

  40. manuell avelino disse:

    Acorda pessoal que acompanha formula um!!!!

    Tudo ta dominado…….quem torce e assiste esse esporte, entre aspas, esta fazendo papel de bobo e faz tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>