E A CULPA É DA F-1…

SÃO PAULO (sei) – A Toyota vai fazer o maior recall da história nos EUA: 3,8 milhões de carros serão chamados para trocar o pedal do acelerador por culpa do… tapete! Diz que o tapete enrosca no pedal. E os mui preparados motoristas americanos podem estatelar-se em postes e processar a montadora, a Sony, o imperador Hiroito e o National Kid. Lucas Israel foi quem mandou a nota, via Twitter.

Mais: 110 mil picapes serão retiradas de circulação porque o sal corroi o chassi onde fica o estepe, e o estepe pode se soltar numa highway, e assustar o gordão do carro de trás, que pode morrer do coração e aí a família processa a montadora, a Ajinomoto, o Kobayashi e Buda.

Mais: vão instalar um chip qualquer que corta o motor quando os mui preparados motoristas americanos pisarem no freio e no acelerador ao mesmo tempo, porque isso pode ser demais para os mui desenvolvidos cérebros americanos, a quem a expressão “punta-tacco” não deve dizer muito, talvez alguma especiaria mexicana.

E é a equipe de F-1 que paga o pato.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ale
Ale
14 anos atrás

Concordo que os gringos nao sao os melhores motoristas do planeta… mas pelo menos, as estradas sao como tapetes, viajo com a minha familia em seguranca, a grana dos pedagios acredito que e realmente utilizada para manter as estradas… e o recall nao faz mal a ninguem, apenas garante que o consumidor tenha exatamente o que pagou…. um carro em perfeita condicao.

ORLANDO CARLOS SALOMONE
ORLANDO CARLOS SALOMONE
14 anos atrás

O piloto do carro # 1 é o Emerson, já o do carro da frente usa um capacete que me lembra aquele com o nome do patrocinador “Gledson”.

Fernando Luis Sanches
Fernando Luis Sanches
Reply to  ORLANDO CARLOS SALOMONE
14 anos atrás

Legal comentário , preciso contato com Orlando Carlos vc é o irmão do Fernando luis e filho do seu Orlando padrinho Londrina-pr

fabiano
fabiano
14 anos atrás

sou Brasileiro e moro nos Eua, e ninguem aqui me trarta como baratinha, apesar muitos americanos principalmente aqui na Florida dirigem muito mau mesmo, mais ainda me sinto muito mais seguro que ai no Brasil, quando vou visitar minha familia sinto uma revolta muito grande do jeito que muitos brasileiros dirigem, principalmentes motoristas de onibus, porque o que eles fazem na rua, aqui seria tentativa de homicidio e o motorista iria pra cadeia com certeza….

guilherme
guilherme
14 anos atrás

Agora vamos fazer chacota dos americanos por eles fazerem com que as empresas se preocupem com eles?
Bom seria o brasil que fazem o que querem e ninguém fala nada?

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Money, money , money, money….

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Gênero , número e grau, é pouco pra exprimir a precisão da análise dos caipiras do norte.Que mundinho besta.Essa noção de mundo perfeito deles vai leva-los pro buraco mesmo.

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
14 anos atrás

Segundo a matéria abaixo, o custo deste recall “tosco” será de US$ 5 BI.

http://carros.uol.com.br/ultnot/afp/2009/11/25/ult2833u148.jhtm

Andre Decourt
Andre Decourt
14 anos atrás

Uma das piores coisas são esses brasileiros auto-exilados no Tio San, eles se acham superiores. Deve ser complexo, pois para os ameicanos eles são meras baratinhas…

Italo
Italo
14 anos atrás

Nos automáticos não tem um interruptor no assoalho pra acionar o kick-down ? Talvez o tapete estivesse ativando esse interruptor fora de hora.

José Floriano
José Floriano
14 anos atrás

”e aí a família processa a montadora, a Ajinomoto, o Kobayashi e Buda.”kkkkkkkkkkkkk!!!!!!! Excelente Flávio!!!

Andre Decourt
Andre Decourt
14 anos atrás

Isso que dá vender carros em Springfield ….

Tiago
Tiago
14 anos atrás

Opa e pra quem quiser entrar na comunidade do orkut sobre essa “especiaria mexicana”, aí vai o link http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=4013590

Marinho
Marinho
14 anos atrás

E os americanos querem ir para marte se não consenguem nem dirigir corollas

maicon libardoni
maicon libardoni
Reply to  Marinho
14 anos atrás

ahahahahaahahahaah
rachei de rir e o pior que é verdade heheheheheh

Érico
Érico
14 anos atrás

Se os americanos estranhariam punta-taco, outras tantas bestas por aí devem achar que heel-and-toe é o nome dum personagem de quadrinhos ou caixa de sucrilhos.

DEX
DEX
14 anos atrás

é verdade… motorista estadunidense é bração, mas respeita faixa de travessia de pedestres, não faz conversões abestalhadas, se for apanhado fazendo medra no trânsito paga multas pesadas e perde o direito a conduzir o veículo. Motoristas mui bem preparados como os nossos choferes de ônibus, ou os caminhoneiros que fazem estradas de MG/BA/CE, tão bem preparados como os motoristas dos tanques de guerra/carros de transporte de valores que em Sampa jogam o carro pra cima e vc que desvie e dê passagem. Tão bem preparados como os inumeros motoristas que compram suas CNH’s em despachantes inescrupulosos espalhados de norte a sul da terra-brasilis. O mundo é assim lá eles tem cerebros mui desenvolvidos!!! e aqui o que temos. noss trânsito será que repercute educação e seriedade demais?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Estamos a anos luz do respeito (e isso temos que engolir mesmo) que os caras tem uns com os outros nos EUA… mas isso não o autoriza a rotular o nosso pais como “Brasilzinho de merda”… e como voce esta ai nos EUA… poderá perceber que os americanos – por mais bobagens que façam na economia ou em qualquer outra area – não rotulam o pais como “EUAzinho de merda”… já que voce aprendeu um monte de coisas com eles… aprenda a respeitar o seu Pais. O respeito começa quando voce dá respeito as coisas.

Obs.: Deixo claro que o meu nacionalismo não tem nada a ver com os politicos que estão hoje em Brasilia.

Abraços

Imperador.

Daniel Nishikawa
Daniel Nishikawa
14 anos atrás

Dentro dessa lógica, a Sony, o Hiroito, o National Kid, a Ajinomoto, o Kobayashi e o Buda são responsáveis pela decisão de uma certa equipe de Fórmula 1 de tirar o time de campo e reduzir o plantel do brinquedo de jornalista esportivo.

Acho que você perdeu a chance de ficar em silêncio ao invés de tecer comentários que flertam com o racismo.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Consumidor respeitado:
Acho que a quantidade de gordura que você consumiu nos dois anos de EUA lhe afetaram.
Esse seu “grande” exemplo acontece todos os dias por aqui. Fique por aí mesmo, com seu “sonhado” Hammer ou Cherokee.
Americano, no geral, é meio tonto mesmo. Imitação de americano então…

Don
Don
14 anos atrás

O excesso de banha consumida no junk food está se alojando no célebro deles. pode explicar tudo isso.

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
14 anos atrás

uhm…mas isso acontece no Brasil tb… e duvido q nos eua não descontem do funcionário a diferença…

Renan Brait
Renan Brait
14 anos atrás

Cara o pessoal ai respeita mais mesmo(quando eu fui pro eua… o unico lugar que eu vi um orelhão quebrado foi do lado de um restaurante brasileiro)
mais esse fato que você resaltou é lei no brasil… e vai por mim… acontece todos os dias em qq supermercado brasileiro!
o cliente sempre paga o menor preço… ou o do caixa ou o da peça.. mais é sempre o menor!

Jordan
Jordan
14 anos atrás

…Pra quem quiser se ilustrar um pouco tem um TRATADO SOBRE PUNTA-TACO na Wikipedia….. http://pt.wikipedia.org/wiki/Punta-taco ……

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
14 anos atrás

Acho que o assunto é sério e talvez você tenha sido um pouco infeliz em seu comentário, FG. Mas uma coisa foi ótima e estou rindo até agora… ” punta-tacco deve ser especiaria mexicana”.. hahaha, impagável. Um abraço.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
14 anos atrás

Eu devia apagar seu comentário. Mas é didático, pelo final. Fique aí. O Brasilzinho de merda prefere que merdinhas como você fiquem longe.

Diogo Araújo
Diogo Araújo
14 anos atrás

Flávio, vc é um exímio utilizador de esterótipos hehehehe

Silvio Roesler
Silvio Roesler
14 anos atrás

O problema eh muito grave. Mais de dez pessoas morreram porque os Toyotas simplesmente acelereram por conta propria! A Toyota no comeco quiz por a cupla nos barbeiros motoristas americanos e nos tapetes… mas eh muito mais provavel que seja um malfuncionamento no sistema de aceleracao do carro (controlado parcialmente por computador).

Vale lembrar que 95 em cada 100 carros americamos tem cambio automatico (punta taco nao funciona).

Este mecanismo de cortar a aceleracao quando se pisa no freio jah eh padrao nos carros alemaes vendidos nos USA.

No entanto muitos especialistas estao dizendo que a solucao da Toyota eh too little too late, ou seja, um remendo pela metade.

Bianchini
Bianchini
14 anos atrás

Essa do chip foi forte… que povinho burro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rodrigo Romão
14 anos atrás

Mas a história do recall da Tacoma cheira muito mal… Picapes fabricadas em 2004 apresentavam chassis basicamente podres. Pelo menos a Toyota pagou o valor d emercado em excelente estado delas, independente do estado em que se encontravam.

André S.
André S.
14 anos atrás

Se fosse no Brasil iriam falar que é falta de atenção e que está tudo no manual!

Marcio Henrique
Marcio Henrique
14 anos atrás

Teve uma tragédia na California por conta disso, reportagem no USA Today. O “condutor” travou o pedal no tapete e bateu a 120 milhas por hora, matando inclusive um guarda.

Eu tive um problema parecido com o meu Celta, mas por conta do tapete vagabundo, que às vezes escorregava e prendia o acelerador quando ele chegava no curso máximo.

Mas aí era só pisar na embreagem ou puxar o tapete no mesmo instante. Eu só não entendi porque que o gringo não tentou puxar o tapete, ou então desligar o motor e pisar no freio ou acionar o freio de mão…

Só que a história não acabou! Esse “ás do volante” ainda teve a proeza de ligar para o 911 falando que o pedal travou, gritando por ajuda. E o “garoto prodígio” da polícia também nem pensou em falar essas coisas para o motorista, que bateu a quase 200 por hora…

Só para terminar, aquele velho ditado cruel de que a “burrice mata” realmente acaba, infelizmente, fazendo sentido nesse caso.

fjh
fjh
14 anos atrás

http://www3.signonsandiego.com/stories/2009/sep/09/bn09chp-crash-probe/
me desculpe nao consegui colocar o link da reportagem, mais ai esta

fjh
fjh
14 anos atrás

antes de criticar qual povo que dirige bem ou mau, ou quem e esperto ou burro leiam essa materia que me parece onde tudo comecou, acompanhei algumas materias a respeito e a toyota proprietaria da Lexus providenciou esse recall mais do que depressa para que nao aconteca mais e tambem foi a publico para explicar o que fazer em caso seu acelerador ficar preso,,,,

Marcelo Paiva
Marcelo Paiva
14 anos atrás

Não é mais fácil trocar o bendito do tapete?

Léo Engelmann
Léo Engelmann
Reply to  Marcelo Paiva
14 anos atrás

Não é mais fácil trocar o bendito do tapete?(2)

SSPOK
SSPOK
14 anos atrás

Flávio,
Você não entendeu!
Agora os japas não fazem mais haraquiri com a espada curta “Wakizashi”, mas sim com produtos “Toyota”!!!
Sayonara!!

Wolf
Wolf
14 anos atrás

Só pode ser o carpete. E não o tapete de borracha….

Lucas Carioli
14 anos atrás

Para os americanos, “punta-tacco” deve ser algo parecido com Natchos, hehe.

Luiz Corá
Luiz Corá
14 anos atrás

Incrível! Tô rindo até agora! Punta-taco pra americano é o comer taco no espeto! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

emenelsen marucci
emenelsen marucci
14 anos atrás

…..tudo isso deve ser bom prá Barrichello!!!!

Celso Silva
Celso Silva
14 anos atrás

Os Toyotas que irão passar pelo recall são os do modelo Jarno Trulli, valeu!

Ze Ruela
Ze Ruela
14 anos atrás

Bunitoes,
Um ponto importante eh lembrar que a industria automobilistica americana esta um bagaco e a toyota eh a maior responsavel por isso (depois logicamente da admistracao das empresas). Agora com muito dinheiro do governo no jogo e muitos impostos sendo ‘desviados’ pra salvar a vaca do brejo, a toyota precisa ser ferida no que tem de melhor, que eh a confiabilidade. Americano eh gordo, mau motorista, imperialista e tudo mais. Porem eh impressionante sua leadade mercadologica em algumas linhas de produto. As montadoras americanas precisam dessa lealdade de volta e o caminho mais curto eh ferir os concorrentes no que estes tem de melhor.
A Gm ja tem o line up de veiculos mais economicos do pais (apesar dos gringos contuniarem comprando Pick ups V8)

Newton
Newton
14 anos atrás

E se o cara fazendo uma ultrapassagem rápida, por barbeiragem (comum por lá), pisar no freio e acelerador? O motor corta? Tá na roça…

petrafan
petrafan
14 anos atrás

no dia em que tivermos os índices de acidentes de trânsito iguais aos dos americanos, e no dia em que pudermos dirigir nossos carros sem tomarmos fechadas gratuitas, sem andarmos com o motorista de trás grudado em nossos parachoques (tem hífen?), sem que o belezão de carro importado venha a 180 por hora dando farol alto em quem está à frente, enfim, sem passar por essa série de dissabores que afligem quem tenta dirigir dentro das regras, talvez nesse dia possamos falar alguma coisa dos despreparados motoristas americanos.

Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

A maioria dos carros japoneses modernos já conta com o sistema que corta o motor quando pisa no freio.

Os automáticos da Honda são assim.

Nos mecânicos, nunca reparei.

Willian
Willian
14 anos atrás

Pô Flavio, se os americanos processarem da Toyota até o National Kid e o Jaspion, o Japão entra em concordata.

Sensacional esse texto!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Mas vem cá, não é melhor indicar que RETIREM a porcaria do tapete do que perder tempo trocando pedal do acelerador? Afinal de contas, tapete em carro tem uma graaaaaaande utilidade mesmo, né? E não é o tapete que tá causando? Mas como é japonês, essa coisa passa, imagina se isso acontece com uma hipotética montadora portuguesa, o que não ia rolar de piadinha…

Agora, além de tudo, os fabricadores de Corolla fazem pickup lesma? Sim, porque era lesma que a gente jogava sal para matar dissolvida… agora usam a “tecnologia” para que chassi dissolva com sal… que coisa…

Vai saber se a Toyota F1 não tava testando essas coisas… ah, vai ver o Kobayashi aproveitou e deixou o tapete enroscar no pedal do acelerador e ajudar ainda mais a ele sentar a bota na pista, hehehehehe…

Willian
Willian
Reply to  Rogério Magalhães
14 anos atrás

Ou foi o Glock que deixou o tapete enroscar no acelerador dele e meteu o carro no muro lá em Suzuka.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Tosco… e depois fazem piadas com os portugueses… LOL!!!

Como aquela do limpador de parabrisa. Dizem que foram os “Tugas” que os inventaram… e que os Alemães os colocaram para o lado de fora do vidro…”

Abraços

Imperador.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Essa notícia já tinha circulado há mais de 1 anos. Alguns tontos americanos tiveram problemas e bateram seus carros por causa do tapete. Nada de novo. O que isso tem a ver com o fim da equipe de F 1???? Saíram da categoria porque foram incompetentes. Gastaram os tubos e não ganharam nada.
Nos EUA, se vc cuspir no chão e alguém pisar e escorregar, te processa e vc pode parar na cadeia.

Márcio Soares
Márcio Soares
14 anos atrás

Parabéns…..Mais uma bela crônica sua.

Caue
Caue
14 anos atrás

Pode parecer incrível… mas as fábricas cometem erros bizarros com muita frequencia.
Flavio… no último domingo aconteceu o Encontro do Clube do Opala de Jundiaí que reuniu cerca de 400 carros. Ate onde eu sei eh o maior encontro de Opala no Brasil. Queria te mandar uma foto pra vc colocar aqui no teu blog… se vc quiser claro.
abraco

Wendel
Wendel
14 anos atrás

Flavio,

Já ouvi reclamações que alguns carros nacionais automáticos da GM desligam o motor caso se pressione o pedal do freio e do acelerador ao mesmo tempo. Acredito ter lido a respeito disso numa reportagem da revista oficina mecânica, cujo tema era justamente os ‘auxílios’ tecnológicos que mais atrapalham do que ajudam.

Abraços,
Wendel