LEGIÃO URBANA

SÃO PAULO (tudo tem jeito) – Ele está meio baleadinho, mas é “fazível”, como se diz. Precisa gastar uma boa grana, sair praticamente do zero. Mas é um legítimo Passat Dacon. Merece um dono. O cara está vendendo por 4,5 mil mangos. Para quem é de fora de SP, a Dacon era uma revenda VW que modificava alguns carros de maneira soberba. Nos anos 60, de lá saíram os Karmann-Ghia Porsche que fizeram muito sucesso nas pistas.

acidente 015

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pimenta PRESIDENTE do CLUBE Nick Pag Dacon do Brasil . & . MINI DACON 828
Pimenta PRESIDENTE do CLUBE Nick Pag Dacon do Brasil . & . MINI DACON 828
12 anos atrás

Ola Pessoal : …
Estou a Vontade Para RESPONDER QUALQUER Pergunta Sobre os Carros da Dacon e PEÇAS e So Entrar no E-Mail do CLUBE Ok = = [email protected] ==
Tenho ( 04 Quatro ) NICK PAG DACON dos ( 06 SEIS ) Modelos Fabricados de 1984 e de 1987 ATE 1990
TENHO Alguns NICK PAG a VENDA Tambem Ok.
Eu * PIMENTA * Estou Em Sao Paulo Capital Zona Sul Alto do Ipiranga Ok e Nestes E-Mail Tambem …. [email protected] … ou … [email protected] … Tenho TODAS as PEÇAS do Seu MP Lafer Originais e NOVAS Ok
Estou COMPRANDO Tambem : PASSAT DACON, & MINI DACON 828 Original Pagamento a VISTA Entre Outros Carros de Fibra Ok
Si For Possivel Me Envie Foto dos Carros Ok.

ABRAÇOS * PIMENTA *

Russel
13 anos atrás

dá uma sacada no carro do Renato, em 1984! http://www.youtube.com/watch?v=gKQNE5M5LHw&feature=autofb

tell
tell
14 anos atrás

boa noite!!onde esta o carro??tenho um mais não esta legal,se puder me manda onde ele esta,ok!!
[email protected]
abraços…

Paulo Camargo
Paulo Camargo
14 anos atrás

Eu tenho um Dacos 828 ano 1984 amarelo esta em Balneario Camboriu Sc,..e legal,..e vou vender esta comigo a mais de 10 anos,..interessado ligue 41-84014634 abraços Paulo

Darcy Becker
Darcy Becker
14 anos atrás

Lamento informar-lhe mas ñ é Dacon e sim Sulam, abxs.

Felipe Olivani
Felipe Olivani
Reply to  Darcy Becker
14 anos atrás

Dacon, Sulam fazia do Passat o “Audi Quattro”

Rafael bruno
Rafael bruno
14 anos atrás

flavio, onde está esse carro??

ricardo lima
ricardo lima
14 anos atrás

é interessante saber que a dacon se baseou no audi 80 que deu origem ao nosso passat,.

Endrigo
Endrigo
14 anos atrás

FG, a Dacon não fazia uns carrinhos pequenos, de 2 lugares, uma espécie de versão do passado dos Smart?
Um vizinho meu de praia, em Balneário Camboriú, tem um, e eu posso jurar que está escrito “Dacon” no símbolo do capô.

Paulo Camargo
Paulo Camargo
Reply to  Endrigo
14 anos atrás

Eu tenho um Dacon e esta em Balneario Camboriu,…e amarelo e tem teto solar,…o Numero dele e 14,…Um abaço Paulo

tell
tell
Reply to  Paulo Camargo
11 anos atrás

boa tarde ,qual o modelo do seu dacon?

Leonardo Lellis
Leonardo Lellis
14 anos atrás

Vi um desse em Londrina, branco, zerado. Lindo.

Renato Soares
Renato Soares
14 anos atrás

Certa vez, a muitos anos atrás, uns 30 talvez, vi um carro estranho nas ruas aqui da minha cidade, perguntei a meu irmão mais velho e ele disse-me ser um DACON, era diferente de tudo, tinha um vidro traseiro inteiriço, laminado, como os de hj em dia, os caras estavam a frente de seu tempo mesmo.

pablorocha
pablorocha
14 anos atrás

Se morasse em SP comprava fácil, a Dacon é a própria história do automóvel no País…

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
14 anos atrás

Lembrando também que a Sulan fez a transformação dos Passat´s e Voyages na época.No caso do Passat éra feito o porta malas como o da Dacon porém com uma capota apenas para o ocupante do banco traseiro.O Voyage por já ter o porta malas recebia a capota no estilo da instalada no Passat.

No caso do Passat a idéia éra lembrar a Mercedinha e no caso do Voyage a referência éra o BMW.

Japoneis
Japoneis
14 anos atrás
Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Na época, que tinha um carro desse tava bem de vida… Eu gostava do modelo, era bem elegante.

Valente
Valente
14 anos atrás

Alguém aqui sabe de algum com o vidrão bolha? Um amigo meu do forum do Passat achou um na Ilha do Governador, mas depois o carro sumiu…
Queria achar um para restaurar, mas para achar só algum esquecido em alguma garagem.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Valente
14 anos atrás

Olá, acho que esse da Ilha era um Mon Julie, que é parecido e/ou confundido com o Dacon. Era verde e estava perto da entrada daquele condominio da Aeronáutica. Estava com um papel de “vendo” no vidro… O Dacon é mais bonito.

Valente
Valente
Reply to  Valente
14 anos atrás

Meus amigos tiraram fotos e do que eu vi parecia um Dacon sim – aquele vidrão era inconfundível.
Nunca ouvi falar desse Mon Julie – tinha o mesmo conceito do vidrão?
Aquele vidro era feito pela Blindex por encomenda exclusiva da Dacon, e eles não tem mais a forma…

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
14 anos atrás

O pessoal mais jovem nem imagina o que éra a Dacon.

Nunca poderão imaginar o que éra dar uma volta no show room da Dacon,andar entre os Porsches e os Passat´s Dacon.

Eu estou entre aqueles que tiveram este privilégio.

Valente
Valente
Reply to  JOSÉ CARLOS
14 anos atrás

Dois!

Roberto Carvalho
14 anos atrás

Caro Flávio, procurando dados sobre o sequestro do Aibus da Cruzeiro, fui parar no seu Blog. Muito bacana, parabéns pelo seu trabalho!! Sou piloto, e tive o prazer de voar os A-300 da Varig/Cruzeiro em 1988. Em breve vou postar no meu blog, relatos sobre aquele período. Como vc gosta de aviação, não deixe de visitar meu Blog: http://www.betocarva.blogspot.com Um abraço, Roberto.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Esse Passat Dacon é do período da proibição das importações dos automóveis . Se por um lado havia a babaquice da proibição , do outro tinha o estímulo da criatividade de estilo e alteração estruturais de carros nacionais para se tornarem diferentes , que no caso da Dacon eram feitos com extremo capricho .Havia também as que transformavam pick-ups , exemplo : Sulam e SR , que se em matéria de estilo , a maioria não me agradassem , eram muito bem feitas e fizeram sucesso por bastante tempo !!!

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
14 anos atrás

FG,
este aí estaria bom para ser o sucessor do 69 quando decidir aposentá-lo.
Este carro deve ser 79 ou 80 e nele o motor AP não seria adaptação…

Dú
14 anos atrás

Ano passado tinha um vermelho reformando na av. Sumaré numa oficininha de esquina.

MSM
MSM
14 anos atrás

NA boa, preferia o PAssat.

ricardo74mg
ricardo74mg
14 anos atrás

Faz o anúncio para o cara, quem sabe a gente compra e acerta até uma comissão?rrss R$ 4.500,00, pelo carro e pela história do modelo e da Dacon, acho até razoável! Abraços

Marcelo Dias
Marcelo Dias
14 anos atrás

Realmente, dá pra levantar o bichão ainda… A primeira coisa a fazer é trocar essas rodonas feias pra cacete!

(Uma vez vi um desses servindo pra carregar caixotes para um feirante, que dó…)

Edu H@rmel
14 anos atrás

Não se preocupe em colocar o fazível entre aspas, pois o vocábulo é adjetivo elencado no dicionário Aurélio…. Apesar de preferir o Passat em seu design original, quem cresceu vendo as modificações da DACON sabe o quanto este carro era objeto de desejo.. [ ]

Tohmé
14 anos atrás

Esse é o 180D.

Flávio, cadê a notícia do Eric Granado, campeão da copa Bancaja de motovelocidade??????

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Sorry, prefiro o Passat mesmo!

Lionel
Reply to  ALEX B.
14 anos atrás

Precisa entender um pouco de História, no Brasil entrava carros importados otimos e baratos Mustangs,Mercedes,Bmw e os carros aqui tinham o mesmo imposto dos importados forçandos as montadoras à fazer carros bons e baratos ai em 1976 ( a Fiat foi a unica que bateu o pé e sempre foi contra fechar as importações ) o governo militar fechou importação e as Fabricas aqui só vendiam porcarias e caras.super caras .e a Dacon inovava com modelos como este e o pessoal pagava caro mesmo por que não tinham como comprar nenhum carro importado só nacionais, isso foi até 1990 ai o Color abriu as IMPORTAÇÕES ia IGUALAR os Impostos DOS IMPORTADOS COM OS NACIONAIS E IA DEIXAR ENTAR IMPORTADOS USADOS IGUAL ANTES DE 1976 mas ficou 2 anos tiram Ele e os governos que continuaram deixam entrar zero mais os impostos são muito altos um Fox aqui pelado 1.0 custa $30 mil e na Argentina,Chile,Mexico o Fox 1.4 completo custa $15.mil, cada povo tem o governo que merece..né….ninguém reclama …abraços Lionel

R/T
R/T
14 anos atrás

FG, aquele kit que tornava o Passat tipo o Audi S1 era feito pela Dacon tambem ?

grato

Valente
Valente
Reply to  R/T
14 anos atrás

Se você está se referindo ao Audi Quattro, esse era o Passat Sulam.

Andre Decourt
Reply to  R/T
14 anos atrás

Era feito pela Sulan

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
14 anos atrás

É aquele que fica perto da Bom Pastor, na região próxima do IV Comar e Av. Dom Pedro I? Se sim, faz um bom tempo que ele esta aí…

É uma pena, nunca vi um restaurado ou bem cuidado….

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Um carro que marcou época, mas ainda prefiro a Brasilia Dacon .

Venax
Venax
14 anos atrás

Quem projetou estas lanternas traseiras provavelmente nunca imaginou o sucesso que fariam. Há um monte de carros que a usam.

Valente
Valente
Reply to  Venax
14 anos atrás

Essa idéia veio das Mercedes que a partir de 73 ou 74 passaram a usar lanternas “caneladas”…

Japoneis
Japoneis
14 anos atrás

Engraçado que tempos atrás, nem colecionador queira um carro desse, hoje é bem o contrario…
Tinha um outro modelo da Dacon que tinha um vidro enorme atrás, curvo, qual era esse modelo???

Marcelo Dias
Marcelo Dias
Reply to  Japoneis
14 anos atrás

O nome do outro modelo era o Targa!!

Valente
Valente
Reply to  Japoneis
14 anos atrás

Dacon 180S – foi a primeira modificação da Dacon em cim de um Passat.

Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
14 anos atrás

Carro lindo !!
Esse vidro traseiro era o máximo !!
Pena que o tempo passa e que as coisas envelheçam…

Henry
Henry
14 anos atrás

Seria legal prepará-lo para correr na D2 da Classic Cup

LFernando
LFernando
14 anos atrás

Flávio, onde está o Reginaldo que não escreve mais?

abraços

Luiz Fernando

Jorge Rabello
Jorge Rabello
14 anos atrás

Tive um desses na década de 90. Já estava com a lataria um pouco desgastada, tanto que tive de reformá-lo, mas a mecânica e a estabilidade eram insuperáveis. O carburador de corpo duplo permitia jornadas memoráveis. A única ausência era um câmbio de 5 marchas. O painel especial com conta-giros e vacuômetro permitiam alternar a direção esportiva com a econômica perfeitamente. Carrão.

PEDRO DO OPALA E DO KADETT
PEDRO DO OPALA E DO KADETT
14 anos atrás

É raro, é exclusivo…mas é feio de doer!!
Ainda mais feito sobre um dos mais belos e do melhor VW nacional de todos!

Fernando C
Fernando C
14 anos atrás

Esse passat ficoi feinho!!
Mas o que vale é história do carro, o que ele representou na época. Década de 80 é ótima para a criatividade…..queria ter sido adolescente nessa época!

Valente
Valente
Reply to  Fernando C
14 anos atrás

Com as importações fechadas, o negócio era ser diferente de algum jeito…
Hoje em dia tudo perdeu a graça…

Junior
Junior
14 anos atrás

Lá pelo ano de 2000, ou próximo, disso a Panambra, uma autorizada VW aqui de Porto Alegre, tambem arriscava umas modificaçãoes. Teve um Gol Cross (antes dessa onda de carros com cara de off road) que tinha suspenção muito alta, quebra mato dianteiro e trazeiro, estribos, faroletes, etc. Teve tambem uma Saveiro alongada com 6 rodas, sendo 4 na traseira. Tiveram tambem outros carros, mas que não me lembro. Não devo ter visto todos, até porque eles faziam somente 1 de cada. Fico imaginando por onde andam estes carros hoje.

claudio aun
claudio aun
14 anos atrás

Tive um PASSAT DACON 77 , rodas de liga leve , marrom metalico, teto solar inglês, volante e farois do Passat TS .
Um primor da customização da epoca.
Existia uma versão superior ( Targa ( sem muita certeza) que o vidro trazeiro era muito maior que o original.
Vale pela curiosidade ,este da foto pela idade e pela reforma que sofreu na epoca esta bem inteiro

Valente
Valente
Reply to  claudio aun
14 anos atrás

Esses Passat Dacon foram inspirados nos Porsche. Os 180S com o vidrão bolha atrás, e o 180T com a traseira a partir da coluna B podia ser aberta pois tinha uma capota de lona.
Logo depois veio o 180D, esse sedan da foto.

Decio
Decio
Reply to  claudio aun
14 anos atrás

o vidros trazeiro é (vigia) é o parabrisa.
na versão targa ele é colocado com bastante inclinãção, quanto ao da foto 180 é colocado mais em pé.

Felipassat
Felipassat
14 anos atrás

Eu sou mais os carros “hatchs”(é assim?). Os carros três volumes eu não gosto muito não. Estou reformando um village 86. O Passat me marcou muito, adoro estes carros. Já tive alguns e espero ter mais deles sem precisar vendê-los. Flavio você podia mostrar os seus?

Nerd de Carro
14 anos atrás

Ford Mustang Shelby vs VAZ 2107 – http://www.youtube.com/watch?v=dG-uois7cRg

FIAT Group
FIAT Group
14 anos atrás

Posso?..a Tal Dacon já fechou ?? Ainda bem..que coisa horrível.

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
14 anos atrás

Era bem feinho esse carro, cá entre nós….

Mário Buzian
14 anos atrás

Tinha um amigo da escola cujo pai teve três Passat Dacon, o primeiro era um com a famosa “bolha” no vidro traseiro na cor vermelha perolizada (pintura da Ducril, cara pra dedéu), depois um modelo igual ao da foto na cor prata, e por último um modelo de quatro portas, bege perolizado…
Só dava ele na saída da aula, rsrsrs !!!

Phillipe
Phillipe
14 anos atrás

Belo carro mesmo. Tinha um desses bege aqui na minha cidade. Infelizmente, perdi de vista esse carro já há algum tempo.

Paulo Suzuki
Paulo Suzuki
14 anos atrás

Desculpe-me Flavio, mas esta me parecendo mais um Voyage
Abracos.

Varlei
Varlei
14 anos atrás

Parece piada mas não é, aqui na vila tinha um cara que catava papelão com um nick da dacon, estava surrado, mas dava para restaurar, e era daqueles primeiros que era feito em cima de uma saveiro, falei varias vezes para vende-lo a mim, e ele recusava, acabou trocando por um passat velho, pois cabe mais papelão,rs, e eu fiquei sem o nick, tem outro dacon aqui na vila todo judiado o cara e serralheiro e leva tudo quanto e tipo de tranqueira nele, da dó ver estes carros acabando assim.

Ranaudo
Ranaudo
14 anos atrás

Sem contar os Nick, pequenos esportivos com motor 2.0 de Santana, um torpedo para a época

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

O vidro traseiro parece ser o mesmo do para-brisas dianteiro…
Falar que ficou mais bonito que o Passat original eu não concordo…Gosto é gosto e nã se discute.
Eu diria que ficou diferente. Um tres volumes…?

Alfredo

Valente
Valente
Reply to  Alfredo Gehre
14 anos atrás

O vidro traseiro é um para brisa dianteiro sim. Pod parecer estranho, mas na época ter um carro desse era símbolo de status, pois com as importações fechadas qualquer carro diferente se destacava.
O jeitinho brasileiro sempre presente, em todas as épocas.

Joel Gayeski
Joel Gayeski
14 anos atrás

Isso aí parece um Ford Granada Mk II