MONUMENTOS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 18 de novembro de 2009 - 17:20Arquitetura & urbanismo

MONUMENTOS

estauta2estautaSÃO PAULO (incríveis) – Tio Italo é o blogueiro soviético que mandou estes links do ótimo English-Russia sobre grandes monumentos que ainda podem ser vistos na extinta URSS. Neste aqui, a história da estátua apresentada em Paris em 1937 (à esquerda) que foi danificada na viagem de volta. Hoje, está sendo restaurada. Representa um operário e uma camponesa.

No outro, a enorme estátua da Pátria Mãe (direita), considerada uma das sete maravilhas do país. Por fim, outra Pátria Mãe que se encontra em Kiev, na Ucrânia. Todas impressionantes e bem mais bonitas que a cafonérrima Estátua da Liberdade.

39 comentários

  1. Paulo Roberto disse:

    Flávio, seguindo o mesmo link English-Russia, tem os de carros abandonados.

    Segue o link: http://englishrussia.com/?p=5209

  2. Anarquista disse:

    Difícil imaginar como é que se representava tanta altivez do povo comunista quando, na prática, ele perdia tanto tempo nas filas, por exemplo, do papel higiênico.
    Uma piada que corria entre estudantes em Praga era a seguinte: quando algum pai rico percebia tendências esquerdistas em seus filhos, eles os mandavam fazer um curso qualquer num país comunista. No caso, em Praga mesmo. Era batata: os sonhos se desfaziam como pó.
    Havia estudantes que conseguiam contrabandear caixas de laranja: cada laranja sempre rendia uma noitada com uma loirinha bem ajeitada. E garanto que isso não é piada.

  3. henrique valverde disse:

    Flávio, embora a Ucrânia tenha uma estátua de mesmo nome, essa aí está em Volvogrado na Rússia, cidade que já se chamou Stalingrado. A estátua é uma homenagem a batalha que ocorreu alí na Segunda Guerra Mundial. Motherland Calls é como chamam a estátua na língua anglo-saxônica.

  4. Bento disse:

    Estátua da Liberdade?? Estátuas Soviéticas??? Cristo Redentor????

    Que nada pessoal,

    Estátua linda mesmo é a do Borba Gato, lá em Santo Amaro (SP)…

  5. Antonio Valdoski disse:

    Depois de ver essas, começo a achar o Borba Gato uma obra-prima.
    No site, gostei do lago Baikal e catedral de São Basílio, por coincidência, nenhum dos dois feito pelos comunas.

  6. Luizguima disse:

    Todas perdem para o “bonecão” Borba Gato! rsrsrsrsrsrs

  7. ricardo74mg disse:

    Parabéns ao povo russo, aos que inventaram, construíram a preservam tais monumentos, cuja beleza trasncende a orientação política, qualquer que seja.
    Quanto ao camarada Gomes, petista de fachada, cometeu um erro crasso, ao se esquecer que a Estátua da Liberdade foi um presente da França pós-Louis XIV para as libertadas 13 colônias.

    Embora eu tenha considerável aversão ao “american way of life”, não posso deixar de marcar que o tiro não foi bem no alvo, já que a “cafonérrima” sequer se trata de criação original da maior economia capitalista do mundo (maior, longe de ser a melhor, claro), mas sim do país que estabeleceu os pilares da sociedade justa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

  8. Otis LA disse:

    Achei linda a da Pátria-Mãe! Principalmente pelos peitinhos de farol aceso…

  9. marcos garcia disse:

    a estatua da liberdade é da Renault

  10. Antonio Manhães disse:

    Impressionante o tamanho das estautas. Cafona por cafona, a do Redentor é super. A URSS sabia mexer com os olhinhos do povo. Impressionante, nunca vi estauta tão grande, e linda , a da Mãe Pátria

  11. marcio disse:

    “Cafonérrima estátua da liberdade”. Que coisa mais quenga, Flávio !! Eu , hein …

    Daqui a pouco você vai dizer que o touro de wall street é demodê e ficaria melhor com babados e lantejoulas. Ahhh … pára, vai !!!

    De qualquer forma seus posts são de fato interessantes … trabants ( xiii … esqueci a grafia ) , estátuas comunistas, estocadas em símbolos capitalistas …

    Sao divertidos seus posts !!

  12. Gustavo Oliveira disse:

    Nossa, as estatuas da patria mãe são de perder o folego! Como será que construiram?

  13. Flavio Bragatto disse:

    Curioso é como alguém consegue fazer um corpo feminino de pedra (Ucrania) tão perfeito a mais de 30m de altura.

  14. Jr. disse:

    Este blog eu acesso todos os dias, adoro o Flávio Gomes, mas este acerta mais quando fala de motores do que quando fala de política e economia. Mas tudo bem.

    Lindas fotos por sinal.

  15. fran disse:

    Creio que os camaradas fizeram muitas atrocidades para serem admirados, você não acha, Camarada Jivago?

    • Ricardo Bigliazzi disse:

      Fizeram mesmo… e uma obra dessa não espelha a adminiração de seu povo pelos seus governantes.

      As estatuas são na verdade parte de um complexo de construções em homenagem aos soldados soviéticos mortos na II Guerra Mundial.

      Voce não encontra estatuas desse porte em memória aos milhões de russos degredados que morreram nas planicies siberianas.

      Abraço

      Imperador

  16. Marcelo disse:

    Que sacanagem os caras das operadoras de celular fazem com esses monumentos, podem notar eles sempre aproveitam para colocar la suas antenas, e suas radiacoes, e pior de tudo fazem a gente ir la e fazer a manutencao delas naquela altura toda, que sacanagem. mas mesmo assim vale a pena, pois nao e sempre que vc tem acesso a este tipo de monumento e em ponto onde os mortais nao tem acesso, ohhhhhhhh profissao boa essa minha.

  17. joanin disse:

    Rapaz, como tem cego nessa terra, as estátuas estavam escondidas por um simples detalhe: trancaram a porta do freezer depois da revolução, ninguém podia entrar, sair então, nem pensar. Que maravilha ! Quando viram que a geladeira estava muito velha e não tinha nem mais borracha de porta pra substituir, chutaram o balde, ou melhor, descongelaram o freezer. Vai levar anos até que se descubram as coisas bonitas da Russia; mas se até a turma que vivia dentro freeezer, quando viram a porta aberta a primeira coisa que fizeram foi dar um pé nos Ladas é lógico, depois se encheram de comida, se entupiram de celular e quetais. Porque será ?

  18. Alfredo Aguiar - Orlando, FL USA disse:

    Pois é Flavio, mas o nome já diz tudo, DA LIBERDADE, e as estatuas “camponesas” comunistas? Teriam elas algemas ou correntes? E os teus Trabants? Eram escolha de seus usuários ou imposições de seus “fabricantes”? Ainda bem que esse mundo prevertido capitalista te dá o direito de escolher entre Fords e Trabants entre GMs e Ladas, entre ficar aí ou ir visitar a pátria dos Trabants. Por certo e você mais que ninguém sabe disso, os antigos donos de seu carrinho não puderam conhecer o teu mundo como você pode conhecer o deles.
    E viva a Estátua da Liberdade, pode ser “cafonérrima”, mas nunca será demodê!!! Thanks God!!!

  19. Phil disse:

    Quem deu pé na bunda foram os filhos e apadrinhados da pátria mãe, cambada de mau agradecido que se não fosse a URSS não restaria nem uma migalha nas mãos dos nazistas na segunda guerra. Se bem que tem vários que amam os nazistas, fascistas e os maiores terroristas do séc. XXI: a OTAN, como os estonianos, letões, lituanos, romenos, albaneses, kosovares, croatas, ucranianos e geórgios. Claro, não são todas as pessoas desses povos que amam esses tiranos, mas que os poderosos são representantes destas ideologias de extrema direita racistas, ah são sim. Hoje apenas armênios, moldavos, bielo-russos, sérvios e quirguízios que realmente gostam da Rússia.
    Quanto as estatuas, sem dúvidas são belíssimas, elas estão escondidadas do mundo pois o mundo é controlado pelos ocidentais, então estátuas da “liberdade”, torres eifels, big bengs e afins sempre são bem vistos, iluminados, brilhantes, enquanto as estatuas soviéticas são deixadas de lado pelo mundo e principalmente pelos políticos russos.
    Viva a pátria mãe, os povos eslavos e os Laikas.

    • Antonio Valdoski disse:

      Estonianos, letões, lituanos, romenos, albaneses, kosovares, croatas, ucranianos e geórgios. Procure conversar com alguns deles, os que viveram lá durante o domínio dos “democratas” soviéticos. Depois, tire suas conclusões.

    • fran disse:

      “Viva a pátria mãe, os povos eslavos e os Laikas”? Como defender ideais de igualdade e fraternidade pregando nacionalismo barato que nada mais é que a semente de toda a xenofobia e intolerância?

    • Phil disse:

      Haha, esses povos aí sequer existiriam hoje caso não perdessem a liberdade neo liberal como perderam. Hoje tais países nem estariam no mapa, muito bem se libertaram, mas eles têm voz no mundo ? Não ! São apenas bajuladores da OTAN e da ONU, alguns até assassinos de última categoria como os geórgios que tentaram exterminar os ossétios e posteriormente os abkhazios com ajuda da Romênia, Ucrânia e OTAN. Não preciso conversar com nenhum tiranozinho neo nazista pra tirar minhas conclusões, não leio Veja, Globo nem outros meios de comunicação deste país, minha opinião é formada em fundamentos históricos e verdadeiros e não esse blablabla todo de que comunista come criancinha.

      E o meu nacionalismo não é barato, é gratuito, não pago nada para propagandear o que eu gosto, tem gente que ama Disney, Nova Iorque, o nacionalismo norte-americano quando eles cantam o hino deles em jogos de beisebol ou hóquei, eu gosto dos soviéticos do jeito que eles eram ainda quando existia a vanguarda. Não concordo com tudo, mas não duvido que viver na URSS fosse bem melhor do que viver no BR agora na qual eu sequer posso sair de casa em segurança, na qual o homem é reduzido a um trabalhador (ou não) com salário baixo e sem garantias, na qual as pessoas em geral são reduzidas a meros reprodutores de espécie, sem dignidade nenhuma e onde sequer posso ter uma opinião política diferente da que está escrita na Veja se não me veem com pedras normais e de cocaína.
      Xenofobia é coisa de croata ustashento e europeu neo nazista. Eu não sou xenofobo, amo o mundo como um todo, só não gosto de diversas políticas impostas por aí e que alguns povos são sim culpados por tais políticas.
      Passem bem.

  20. Celso Silva disse:

    Porra, essa segunda estatua da direita é f%$dida cara, olha o lugar e os detalhes disso. Sensacional. Depois eu me pergunto, os caras hoje não conseguem fazer um rodoanel em 2009, como esse malucos faziam essas proezas sem 1/3 da tecnologia e recursos? Fala ai Serra!

  21. Inacio disse:

    Sou mais a estatua do Padim Cicero de Juazeiro…..kkkkkkkk

    http://mbcs.files.wordpress.com/2007/07/windowslivewritercrato-1442fp-cicero1.jpg

    Poderiam trocar e por no alto do Corcovado….kkkkkk

  22. Ricardo Bigliazzi disse:

    Sou mais o nosso Cristo… as estatuas Russas são ilustres desconhecidas na face da Terra… nenhuma delas irá aparecer em qualquer filme catastrofe que se possa criar… rs rs rs!!!

    Segue o jogo… a Patria Mãe russa já deu um pé na bunda de seus filhos e dos apadrinhados e lá como cá é cada um por si e que vença o melhor!!

    Abraços

    Imperador… com saudades de meu Império Romano… já dominamos o Mundo um dia… porque não poderiamos faze-lo de novo… rs rs rs!!!

    Obs.: Flavio… tirania por tirania… sou mais o Império Romano… esses caras foram fantasticos… e deixaram um legado para o Mundo muito maior do que qualquer governo capitalista ou comunista de agora.

    Abraços

    Imperador

  23. ALEX B. disse:

    Dear Tovarch, I’m in tears! Very, very touchy in did!

  24. Valmir Passos disse:

    Cafonérrima estátua da liberdade? Mesmo achando os EUA ridículo, discordo. O monumento em questão é maravilhoso. Se a estátua da liberdade fosse obra de algum país comunista, vc não acharia isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>