O ACERVO DA VW
SÃO PAULO (que mostrem) – Fiquei muito feliz de saber que a Volkswagen, bem ou mal, tem lá seu acervinho com carros históricos feitos no Brasil. Quem mandou as imagens, todas elas de autoria de Marcus Lauria, do Car Point News, foi o Mário Buzian, o homem da Turiscar (a maior fabricante de trailers do Brasil). O Lauria fez parte de um grupo de jornalistas convidados à fábrica para testar o novo CrossFox. A estrela da coleção é o único carro que eu já tinha visto ao vivo, em Brasília, na exposição Carro do Brasil de 2001: um raríssimo SP1. Fuscas, Kombis, Brasília, Variant e Pointer estão entre os clicados. Lindos. A VW deveria expor esses carros, abrir a coleção ao público, sei lá.
Hoffentlich macht ihr weiter so, es sind professionelle Menschen unter euch!
Peraí! Parem as maquinas! cade o vw1600? um carro da VW genuinamente nacional e o primeiro 4 portas de serie em todo o mundo!
Sensacional né? Vale lembrar q a VW possui vários outros carros em seu acervo q poderiam ser expostos, mas por algum motivo, não há interesse nisso e eles alegam não ter verba pra montar um museu Fixo aberto à visitação (até parece…) Os VW’s d 96 pra baixo são minha paixão, cada década tem suas jóias e marcos da indústria nacional…Outros carros e marcas existiam e eram bons também, mas só os VW’s eram DESEJADOS, provocavam reações q só apaixonados por carro com tesão em dirigir sabem o q é!
Arthur expressou o que cada dono de vw sente.
em casa temos fusca, variant II e polo sedan.
só alegria.
Coisas mais linda o SP1.
Ei VW, acorde!!!! Faça um museu na fábrica da Anchieta para visitação ao público.
A histroria da nossa indústria deve ser preservada. Eu curto muito e São Paulo merece um museu. Flávio vc é muito competente no que faz , porque enão encampa esta idéia ?.
eu adoro o fusca tenho ano 65 que esta comigo a 28 anos e nao me desfaço dele de jeito nenhun
Fui dono de um SP2 . Cara que saudade! E o meu tinha Pirellis P7 Corsa (da Stock), dupla 40, acho que vou começar a chorar…..
Máquinas sensacionais para o período. Valeram muito.
Flávio,
Trabalho na VW e uma certa vez eles resolveram expor estes mesmos carros para os colaboradores… Não querendo ser chato, mas os carros são bonitos só de longe… não tem nenhum zero Km, a maioria mal restaurado… Não gostei não…
Este fusca conversível não é original é dos adaptados por essas terras,o SP 1 com vários defeitos de acabamento, frisos descolando, forração interna caindo…
Tinha um Gol BX que foi batido de frente e muito mal feito o reparo…
O carro mais bonito era essa Variant II, este sim da gosto de ver…
Pode ser que tenham melhorado para este evento das fotos, mas quando vi a exposição na fábrica estavam caidinhos…
Abraços
Flávio;
Parabéns por publicar as fotos destas relíquias. A volkswagem do Brasil, é um patrimonio nosso, mesmo sendo uma multinacional. Alguém disse que faltou o Carman-Guia, é verdade. Um dos esportivos + bonito da época.
Sugestão: vê se consegue com seus amigos, outras fotos de + V.W. Um abraço
E o que o Porsche Panamera é parecido com o SP2? Faz um SP2 quatro portas e fica igual!!!
Pena que os VW brasileiros de hoje tenham “perdido a mão”…
E pior, algums brasileiros com VW perderam os dedos no Fox.
na regulagem do assento né?
verdade.
A VW deveria lançar um novo carro esportivo com nome de SP3
O colega Vipalde num se lembra de ter que andar com uma agulhinha pra desentupir a gasolina do 147, do golpe que foi o tempra e somente como fã do marea que consome minha grana toda não discordo plenamente de vc
Temos no museu o TL, TC, zé do Caixão, entre outros ? Pelas fotos falta muito para ser um museu completo.
Um acervo pequeno para uma empresa de tamanho porte
Sem contar que faltam os que marcaram epoca: VW 4 portas ( zé do caixão ) Karman Guia, as primeiras Variant
Mas valeu para relembrar
Bom ver que a Volks ainda tenta de alguma forma preservar um pouco da sua história, enquanto a GMB vende seu acervo. Lembro-me do clássico passat GTS pointer, acabamento de primeira, um conforto digno mesmo dos bancos recaro e além de tudo era um canhão pra andar, e olha que de carro rápido eu entendo…Enfim, alguém tinha que manter a memória de alguma coisa! Abraços…
p.s. Alguns campeões de conforto,maciez e luxo do Brasil naquela época. Ford Landau e Galaxy, Alfa-Romeu 2300ti, Opala Diplomata SE, Santana Executivo entre outros…agora “dor nas costas” foi brabo!
o passat pointer era uma maquina quente tive um adorava
marcaram geração , muitolindos
A VOLKSWAGEM DEVERIA PROPAGAR ESSE ACERVO COM MAIS DETALHES , FOTOS INTERIOR , MOTOR , ETC.. , E NÃO ESCONDE-LO DO PUBLICO , IDIOTICE!!!!!
Sensacional, são realmente umas relíquias, acho que a V W deveria divulgar mais e expor essas maravilhas, assim com a GM faz. Parabens!
Valeu pelo post, essas fotos são raridades mesmo. Ver os carros ao vivo não tem preço.
Acho que faltou o karmann ghia nessa fotos. Foi um carro marcante em sua epoca. Também não esqueço do karmann ghia TC, que apesar do motor deitado(mais dia menos dia vazava óleo do carter) era uma carro gostoso de andar por aí.
VW SINONIMO DE TURABILIDADE E CONFIANÇA!SÓ TROCO MEU SANTANA POR UM JETTA!!!!!!!OU PASSAT
A VW DO BRASIL DEVERIA ABRIR VISITAÇÃO PUBLICA PARA ESTE ACERVO!!!!!!SOU APAIXONADO POR CARROS E ADORARIA CONHECER Ñ SÓ SEU ACERVO COMO SUA MARAVILHOSA FABRICA(DE SONHOS)
Muito legal esse acervo da VW. Deveriam expor esses carros, concordo.
Variant II… saudades. Meu pai teve duas, uma bege e uma branca. Pena que ele não cuidou muito bem delas.
Mas eram bem legais. Cheguei a dirigir a branca… Bons tempos.
O acervo é sensacional, disso creio que ninguém discorde.
Mas é uma pena que a VW não dê muita bola para a sua história e menos ainda para quem quer manter seus modelos antigos em bom estado. E pelo menos o Passat teve que ser comprado de um colecionador, já que a fábrica nunca se importou com o seu passado.
Anos atrás vi uma reportagem sobre a montagem de um museu da VW, que seria pra mostrar exatamente estes carros das fotos (e outros). Pena que não saiu do papel.
Muita história para contar, mas eles se limitam a separar alguns poucos exemplares e contar um resuminho.
Certeza que esquecem da DKW e até da Dodge, compradas apenas para aproveitar estrutura e material industrial.
Pensamento bem diverso da VW alemã, ainda bem!
belo acervo.
Flávio, te acho meio polêmico e metido, mas….têm horas que vc acerta, essa foi uma, pena que a mostra seja tão pequena, temos que resgatar os veradeiros carros, os antigos, os verdadeiros, aqueles que tinham cheiro de gasolina, aqueles que faziam de nós uns apaixonados.
Vê mais matérias como essas.
By
Muito bonito o acervo, queria poder visita-lo um dia. Deve ter muito mais carros interessantes escondidos lá.
Esses dias ainda vi uma Kombi prata, a ultima com motor boxer. Se não me engano essa foi uma série especial e me deu um dó da Kombi porque o cara tava usando ela no dia a dia, ja tava meio baleadinha até.
A FIAT mudou isso???…KKKKKKKKKKKKK
147, panorama… realmente mudou!!..kkkkkkkkkkk
O que mudou, da maneira certa ou errada, não é isto que estou julgando, foi o Collor qdo abriu as portas para outras empresas.
Mas falar que foi a FIAT que mudou isso… foi a piada do mês!!!….KKKKKKKKK
Sr. Flávio Gomes,
Acho de uma extrema infelicidade o senhor usar o
termo ” acervinho ” para com este grande e importante
patrimônio que a volkswagen preservar até hoje.
Acha mesmo?
Maravilha esse acervo! Olha esse Passat GTS que coisa linda, putz… Eu ainda sou tarado num carro desses, hahahha
Copiarei com os devidos créditos e postarei no meu blog em breve. Ótimo!
Olá….. Cade a foto do fusca, final dos anos 60??? Aquele com farol bolha ou tremendão….. Esses são meus preferidos e a qualquer momento terei um na minha garagem para exposição. Um abraço
Em 1987 meu pai ia comprar um Monza 86 e eu o convenci, no alto de meus 10 anos, a comprar um GTS Pointer 1984 verde metálico. Com ele, não tinha pra ninguém na estrada. Por dentro, o melhor da época: Bancos Recaro que te abraçavam, com apoio de braço e de cabeça no banco traseiro, um dos painéis mais legais que vi até hoje, com aqueles vários mostradores redondos com detalhes vermelhos no console, teto solar, aquele volante da VW com as buzinas nos raios e uma iluminação de painél que foi o primeiro carro que eu vi a te tirar da era das trevas. Este Pointer da foto é o modelo seguinte, que era mais avançado mecanicamente, mais bonito por fora e tinha um leque de cores mais bonitas, mas o 1984 por dentro era inigualável. Foi o carro que mais deixou saudades na familia.
Realmente Vipaldi, esses FIAT feitos aqui no Brasil são um primor de tecnologia, acabamento e segurança…
Os carros estão bem bonitinhos (todo carro 0KM é bonitinho) e as pinturas metalicas ajudam muito…
Agora, o Collor tinha razão, produziamos algumas carroças a menos de duas décadas.
Segue o jogo
Imperador
Que saudades do meu Pointer. Era um foguete.
Podem me chamar de bobo e retrógrado, mas eu gosto muito dos carros feitos pela VWB até os anos 90…Podiam ser barulhentos, gastões, ou o raio que os parta, mas eram aquilo que se fazia bem ( e vendia horrores também) quando a gente ou estava para tirar carteira de motorista, ou já tinha o documentos dentro das carteiras de neoprene…
Eu sou do tempo em que acreditava piamente que carros como a Brasília nunca iriam deixar de existir, pelo tantão delas que a gente via rodando por aí…Aqui no Sul vira e mexe eu ainda vejo alguma rodando, mas por pura insistência de apaixonados como nós.
parabéns a VWB por ter mantido alguns carros em seu acervo, a sugestão que fica agora é a de se fazer um museu aberto ao público, e com a adição de mais carros, certamente existem vários clubes e colecionadores que poderiam ceder suas raridades para essa empreitada…
Em breve eu também estarei a bordo de um clássico VW dos anos 80, aguardem !!!
Eu me lembro de ver na tabela de preços dos VW que ficava no showroom da Dacon, os preços de SP-1 e SP-2.
Porem, nunca ví um SP-1 na rua ou na concessionária Dacon. SP-2 eu ví muitos. O SP-2 tem um “que” de Porsche 928 , principalmente na parte traseira, só que foi feito muito antes do 928….
Não Yamamura…A FIAT sempre trouxe inovação para o mercado predreiramente* nacional. FIAT 147 carro compacto e economico foi o 1° a Alcool no Brasil. FIAT Uno Arrembentou com seus concorrewntes na época do lançamento.Uno Mille o primeiro 1000 cc nacional.Uno Turbo, o primeiro turbo de fabrica nacional e verdadeiramante esportivo.FIAT Tempra 16v o primeiro mult-valvulas do mercado. ALFA ROMEO 2300 TI 4 aí já é covardia….quer mais ou tá bom ??
*mercado para predreiros: que acham que carro é colocar gasolina e andar. metiam o pau no cambio do 147 mas nunca se dispuseram a aprender a usalo.
Anos 70….. hehehe anos 90 não vale!
Não seria o DKW o primeiro 1000?
Realmente não se discute as inovações desses modelos da Fiat, porém os carros citados merecem esses títulos e só!
O Uno tinha projeto esmagador em 1994, mas que demorou para ganhar espaço. Basta ver que não foi o mais vendido na época de lançamento.
Pena que os demais carros citados não são mais encontrados nas ruas, ícones do passado (puxa, adorava vê-los desfilando), objetos de desejo (versões esportivas que quando novos eram temidos nas ruas) abandonados por motivos mecânicos.
Muito legal , mas só de pensar que só tinhamos estas opções de automóvel ,não me dá saudade alguma das dores nas costas , barulho para todo lado, gastavam que era uma beleza !. Fiat , obrigado por “aterrissar” no Brasil , voces mudaram tudo isso…
Como vc fala besteira, esses carros dão muita saudades, eram carros de verdade, faziam de nós um pouco mais comprometidos e interativos c/eles, amavamos esses carros porque eles dependiam muito de nós, era maravilhoso comprar equipamentos como rodas, escapamentos, volantes, bancos reclinavies, toca fitas, radios c/ FM, contagiros, reloginhos dos mais variáveis, alavancas de cambio, rebaixar, enfim….isso era viver os carros.
Hj, nada a vêr, são carros que ninguém mais olha, voce compra um modelo e um ano depois já era, não temos mais prazer, é simplesmente um carro,
Há que saudades das minhas costas doendo!!!!!!!
Vc me parece meio bobinho……
VC E UM IDIOTA
Você nunca dirigiu um Fiat 147 1978?
Com sua “suavidade” e seu câmbio de encaixe “macios”?
Aquilo sim era tranqueira.
Fiat, obrigado por aterrisar no Brasil? Vai dizer que um “Fui Inganado Agora é Tarde”, 147 é melhor que um Fusqueta?
Fiat obrigado por aterrisar no brasil?ta ai alguem q nao entende nada de carro mesmo… nesta epoca os carros bebiam muito mesmo, mas a gasolina era barata, e nem todos era assim… alias, nesta epoca vc trocaria um fusca ou brasilia por um 147 ou um oggi ou spazio??? se vc nao sabe estes eram os concorrentes da fiat na epoca…
Acrescentando ao 147…
Fiat Panorama com seu “lindo” degrau no teto,
Fiat Oggi, o carro mais feio já fabricado no Brasil ( inclusive a versão CSS que só não tinha aerofólio nos espelhos),
Fiat Tipo e Brava , bons de ter ruins de vender (eu tive um desses micos).
Ou seja a Fiat também deu muita mancada, não merece seu elogio.
FIAT = Foda-se, Isso Agora é Teu…
Eu tive um Tipo e gostei. Hoje tenho um Tempra 16V, sempre tive vontade de ter. O problema é herdar as mazelas dos outros. Vendo assim, sou mais a Chevrolet…
A liberação dos importados não conta?
A chegada do Corsa em 1994 para sacudir os populares não conta?
Fiquei curioso para saber os fatos que tornaram a Fiat a grande revolucionária no mercado. Seria o Mille 1991 e seus itens de série?
Concordo com você Vipaldi , tanto que hoje a FIAT é a maior montadora no brasil , 6 anos consecutivos e sempre está na frente dos outros… ela fez com que as outras montadoras se mexerem um pouco , mas só um pouco.. pois continua lider . O QUEIROGA que era “esperto” , comprava um VW e tinha que “sair” comprando quase tudo no carro para ter um pouco de conforto , e você é o bobinho..
Beleza de ver… Outro dia vi um SP2 na baixada fluminense, parecia em fase reforma. Caía bem lá em casa…
Através de familiares que trabalham na VW eu já tinha conhecimento desse acervo. Inclusive soube que recentemente eles finalizaram a restauração de um caminhão VW chassi número 2, onde participaram até funcionarias aposentados da fábrica. Tem umas histórias muito bonitas desse tipo lá dentro. Pena que são para poucos verem.
Fiquei com inveja demais, principalmente do Passat Pointer. Isso que é clássico!
Babei…
Antigamente era comum ver SP2, mas já faz um bom tempo que não vejo nenhum.
Gostei mesmo foi da Kombi “flecha de prata”.
Só faltou nela o logo da rede plim-plim. :)
Bobeira da VW não ter organizado seu museu brasileiro aberto ao público. Só não entendo o porquê da Kombi 50 anos estar lá. Tascaram uma pintura vermelha e umas lanternas transparentes e acham que recriaram um clássico? A última com motor boxer sim, merece o lugar.
A Kombi prata é boxer.
É a ultima série.
Pelo link a seguir vemos que além dos modelos mostrados aqui, ainda há um Gol GTi 1994 preto e um Gol CL desta mesma época vinho.
http://www.reginaldodecampinas.com.br/gallery2/main.php?g2_itemId=58991