O BOM ALEMÃO
SÃO PAULO (pequena maravilha) – Mas que Mercedes, que nada! Alemão bom é esse aí embaixo. O Ricardo Forghieri mandou a foto para lembrar que há 50 anos o gaúcho Karl Iwers inscreveu seu DKW “risadinha” nas Mil Milhas e chegou em quarto lugar. Correu em dupla com o filho Henrique. Meio século, já. Linda, a pintura, com a grade vermelha e o patrocínio da Varig. Carrinho valente é esse.
As dekas faziam sucesso nos rachas e venciam os Karman guias (com motor 1200) com facilidade. O cara comprava um carro esporte e depois perdia para um DKW no racha. Era inacreditável, depois a VW aumentou a potência para os motores 1500. Bons tempos ! ! !
Linda foto e maravilhoso carrinho.
Esse DeKaWezinho, já havia participado das II Mil Milhas em 1957, correndo no meio das carreteras.
Em 1959 (na foto) fez um excelente 4º lugar na geral.
A Familia Iwers era dona de concessionária Vemag em Porto Alegre.
Posteriormente um moleque tambem DeKaWezeiro 5 estrelas, entrou para a familia tornando-se genro do Karl Iwers. O nome dele: Jan Balder.
Cadê o para-lama traseiro do coitado??
Isso é uma prova contundente que os russos estão na batalha há muito tempo e que os Gomes são uns privilegiados mesmo….
Parece um FUSCA. :-)
Gómes, Meu chapa!
Fequentei Interlagos desde 1960 e daí vem minhas primeiras lembranças. Digo isso porque era extremamente excitante quando se chegava mais cedo e podíamos ver de mais perto, os caras mexendo nos carros que já estavam sendo alinhados para a largada. Muitos deles alí quietinhos, em silêncio, só esperando a hora da batalha. Essa foto me emociona. Caras lembranças.
MIL MILHAS com Gasolina!!!!! Bons tempos… A partir de 2010 com a Stock a álcool vai voltar aquele cheiro de caipirinha no ar… Só espero que essa moda não ataque também as outras competições… Coitado do ar atmosférico e nosso organismo. O cheiro da combustão do álcool é insuportável… A emissão de acetaldeído e formaldeído é monstruosa e é extremamente cancerígeno. Basta ver o relatório da qualidade do ar emitido pela Cetesb que veremos a quantidade de ozônio no ar de S.Paulo, Rio, Salvador e surpreendentemente a região de Ribeirão Preto. Por que será, hein???????
Estão nos matando e colocando a culpa no diesel utilizado pelos ônibus…. Esse é o Brasil…
Sr. Flávio, porque V.Sa. não participa com sua Deka na CCC ???
Legal o patrocínio da pioneira na porta.
Pego-me a imaginar como deve ter sido o processo: Alguém chegou , e pensou: Bora pegar um patrocínio da Varig? Aí , foram lá no sul, falaram com alguém, pegaram uma grana, voltaram pra SP, chamaram um pintor, o cara mandou brasa no pincel, e pronto! taí.
Hoje em dia tem de fazer projetinho, apresentação em powerpoint, entregar pro gerente de marketing, aí fazem um brainstorm de imbecis até decidirem com um eufêmico NÃO.
Bons tempos da pioneira, da Trans Brasil……
algum dos amigos ai se lembra de um piloto dos anos 60 e 70 q é de bh chamado Flavio Eduardo q no final dos anos 60 inicio dos 70 foi correr em sp.
correu nas equipes willys, dacon , jolly , hollywood e se tem mais alguma não me lembre mais as principas foram essas. Quando ele foi pra SP correu correu na mesma equipe q o Emerson Fittipaldi se não me engano foi na willys.
Parece q um de seus apelidos era capacete por causa de seu cabelo q parecia um capacete alemão.rsrsrs….
se alguem sobrer algo e puder postar ou me enviar por email ficarei muito grato.
[email protected]
Este blog só é legal quando posta foto de DKW !!!
Saudade do #96 !!!!
Nunca apareceu fotos da galera na lanchonete Totem!
” A Qualidade Justifica a Fama “
Gostei muito de ver esta foto do 76:
Em pé, junto à porta, está meu tio-avô e padrinho Samuel Witzke, formado na Auto Union e meu tutor em mecanica DKW. A Oficina Frederico, de meu avô, apoiava os Iwers quando eles corriam em São Paulo.
O pessoal do eixo rio-sp só lembra da equipe oficial dkw e esquece que os Iwers tinham muito mais tradição e conhecimento. A equipe oficial DKW participou nessa prova? Se sim, chegou em qual posição?
Flávio me responda uma dúvida: O chassi desse, e a carroceria, carro foi encurtado?
Nada a ver, a não ser o DKW, estava assistindo ontem o filme, ” O que é isso companheiro”, e na cena que o embaixador é libertado no Maracanã ele pega um taxi e esse taxi era um DKW, não sei se é fiel à história ou se era o que a produção tinha disponível, mas tava inteirinho.
Flavio:
Há poucos dias, dissestes que o Trabi era o único carro com sorriso; pois acho que os primeiros Dekas tinham o sorriso tipo Mona Lisa, mais suave e discreto…
A vigia traseira envolvente é de um charme inacreditável..
Estava indo a uma fazenda a 120km daqui de Goiania pra buscar mais um Opala pra casacom mais dois amigos e um primo de 10 anos qe adora carro e ja conhece bastante pois eu ensino muita coisa a ele. No meio da estrada passamos por um bando de galinhas d’angola, conhecidas em algumas regiões como “cocá”. Meu primo mandou um comentário que até agora eu tô dando risada: “PArede um decavê!!”
Hahahah!! A cad dia que passa a vontade de ter um fumacento aumenta! O nome dele vai ser Cocá, certeza!
poutz, eu to reaprendendo a digitar, permitam me corrigir alguns erros: não é “parede um decavê”, é “parece”
E desculpem mais uma vez o tumulto. Abraços.
Hoje, o Henrique continua fazendo “arte”, inclusive embasbacando o pessoal aqui do Laboratório de Motores da UFRGS, desenvolvendo seus projetos de tecnologia avançada de um modo simples. Quem se criou mexendo em DKW só pode ser assim: Simples e avançado.
Esses boxes no templo logo após o café são charmosos no ultimo….
Nunca deveriam ter saido de lá,mesmo que ficassem como ruinas de um tempo que não volta mais.
“risadinha” é o nome que recebem os que têm aquela grade mais antiga?
A Castrol tava gastando uma grana…