O IMPORTADO NACIONAL

ti4SÃO PAULO (um luxo) – Está no ar na página do “Limite” a matéria que fiz na semana passada sobre o Alfa Romeo 2300 ti4. Esse carro do vídeo pertence ao brother Marcelo Giordano, alfista de quatro costados. É 1985, totalmente original, pouco rodado, uma graça de automóvel. Como quase sempre, não fotografei, e uso outra imagem apenas para ilustrar. Aliás, na busca por imagens encontrei este ótimo blog sobre FNM, Alfa e afins.

Na matéria, não sabia se chamava de “a” Alfa ou “o” Alfa. E conclui que certos carros são bissexuais. Alfa, por ser italiano, é uma “macchina”. Mas tem Romeo no nome, aí sei lá. Frangota.

Os meus carros são bem resolvidos em sua sexualidade. Tem “os” e “as”. E não aguento quando alguém fala “a Fuca”, “uma Porsche”, essas coisas meio suburbanas. Quando for falar o nome de um carro, pense bem no gênero. Tirando as/os Alfas, todos os demais são bem definidos.

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Earth Dreams
14 anos atrás

A pouco ainda tinha uma Pálio Weekend. Seria “uma”, como dizia eu, ou “um”?

Paulo Proença
Paulo Proença
14 anos atrás

Eu tenho dois deles, um 1975 e um 1985 e são carros fantásticos ainda hoje, com equipamentos como o freio a disco nas 4 rodas, que poucos carros tem hoje em dia e ele já tinha em 1974.
Como curiosidade, hoje conhecemos o 2300 1974 mais antigo, que está aqui em Brasilia, no Museu do Nasser, chassis 0015 e motor 001 e o último fabricado, surpreendentemente, em 1987. O Renato Cunha, presidente do AlfaRomeoBR, o fotografou no Rio Grande do Sul. É preto e está estampado na plaqueta de identificação o ano de fabricação 1987. Foi o último e o único produzido em 1987.

Abraços

Paulo Proença

Marcos Vaiksnoras
Marcos Vaiksnoras
14 anos atrás

Na condição de possuidor de uma Alfa 2300 TI4, gostaria de acrescentar ao leque de características que diferenciam esse carro o fato do estepe vir montado numa roda idêntica às rodas normais do carro e não nessas coisas horríveis usadas hoje (rodas de aço pretas).

Já troquei pneu furado e saí rodando como se nada acontecera.

Sandro Alves
Sandro Alves
14 anos atrás

O correto é “O” Alfa Romeo, embora na Itália seja La Alfa (porque é La Macchina).

O ALFA dos Alfa Romeo é uma sigla (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili), então é “O”.

E independente de ser “A” ou “O” Alfa, é uam máquina especial. Pena a Fiat interromper a sua importação ao Brasil.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Sandro Alves
14 anos atrás

Uai, se é “Fabbrica”, é “a”, mesmo. Qual a lógica do seu “o” para a sigla?

Leonardo Mansur
Leonardo Mansur
14 anos atrás

Meu pai teve um exatamente igual ao da matéria, preto ano 1985. O carro era da diretoria do SESC de Vitória/ES, novíssimo. Era uma verdadeira “macchina”, super confortável e andava demais. Lembro de uma vez que meu pai levou o carro na mecânica pra revisar a carburação do carro, e os mecânicos se assustaram com o tamanho deles! eram 2 Solex 40, se não me angano… Esse carro deixou saudade aqui em casa.
Um abraço, FG!

Leonardo Mansur
Leonardo Mansur
Reply to  Leonardo Mansur
14 anos atrás

Relacionei a matéria com a foto do blog! O carro era igual ao da foto, e não prata, como na matéria.

Luiz Paulo DF
Luiz Paulo DF
14 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkk
tenho um primo que so fala A santana kkkkkk e nem e quantun e o sedan mesmo

Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Quando eu era criança morava em cidade pequena, e na cidade só havia dois Alfa 2300, ambos de um médico amigo do meu pai, um cinza e um verde, e depois o cinza começou a dar problema, ele não conseguia peças e acabou encostado para virar doador de peças para o outro. Depois mudei de cidade e o um vizinho, avô de um amigo meu, tinha um prata, mas esse era biodegradável…
Hoje tem alguns bons aqui em Londrina, que tem um Clube Alfa Romeo, mas ainda a maioria que vejo está em mau estado de conservação.

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
14 anos atrás

A perua DKW ou o DKW Vemaguet? E aí. Está bem definido?
Hummmm!! sei não.

André Grigorevski
14 anos atrás

Bela Alfa!

Aliás, noto que não só a Ferrari e Alfa, mas outros carros italianos são chamados de “A”. Só dói os ouvidos ouvir “aquela Uno”.

Pior ainda? “A minha passatera”. PQP…

Beto
Beto
14 anos atrás

FG, Parabéns mais uma vez pela matéria, gosto muito de ver essas matérias de carros clássicos. Se possível, gostaria de pedir apenas para melhorarem um pouco o som, ele é muito baixo…

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
14 anos atrás

Sem dúvida nenhuma, essa matéria foi o “plus” do programa, se é que você me entende…
hahahaha

Hernani TI4
Hernani TI4
14 anos atrás

Eu sou suspeito para comentar sobre essas maravilhas…rs…vide minha assinatura…

Luis H
Luis H
14 anos atrás

Flavio

No Blog do Fenemê que vc pos no link, o autor se refere ao ruido “O seu ronco grave, sincopado, era inconfundível e inigualável, e quem teve o prazer de ouvi-lo, não esqueçerá jamais. ”

Fiquei pensando nos sons inesquecíveis que a gente escuta quando criança e leva pra toda vida… Isso dá reportagem, hein!

Eu me lembro que tinha um vizinho que era sitiante e tinha uma caminhonete C-10 ( +/- 1974) que do escapamento saía quase um assobio… encontrei uma na rua outro dia e fiquei andando do lado só pra escutar esse barulhinho – (o cara não entendeu nada….)

abraços

Russel V. Moraes
14 anos atrás
Eric
Eric
14 anos atrás

Nosso grande Rodrigao possui uma prata lindissima,com direito a placa 2300.

Levi Davet
Levi Davet
14 anos atrás

Esse é um carro foda. Sabia que existia, mas não sabia que era tão bom quanto foi mostrado na matéria!

Christian S
14 anos atrás

Tive 4 destes um 75, um 76, um 78 e um 80. Tive também outras maquinhinhas dodge charger, opala 6cc, maverick v8 e outros menos musculosos e sem sobra de duvidas o Alfa era o mais rápido. Não tinha a melhor final, nem a melhor aceleração, mas o conjunto era tão superior que o tornava muito mais rápido. Os freios…. eram incriveis, além da rotação mais alta. Este negócio de apodrecer parou em 79 quando a FIAT assumiu a produção. Nunca davam pau, eram eternos. Só saber manter. Hoje só ando de moto nem tenho carro mais desde 95 e vou falar uma coisa só se for um Alfa, um Maserati ou uma Ferrari para me fazer ter carro de novo.

Marcelo ChiVas
Marcelo ChiVas
14 anos atrás

Nossa… Que vontade.. Acabei de comprar uma 77… Dourada, lindona…. Nesse feriado vou colocar o pé na estrada com ela pela primeira vez…. A Matéria só me deixou com mais vontade….

Quem for fã, e gostar de trocar experiências sobre o modelo, podem me mandar e-mail ([email protected]).

Abs!

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Olá Joao Jungmann,

Não sou dono da verdade, tampouco algum master da lingua portuguesa… mas acho que seria isso mesmo, “um Brasilia” (apesar de soar bem estranho!!!)

Luis Fernando
Luis Fernando
14 anos atrás

Eu ia adiconar, mas os companheiros, Dú e Renato já o fizeram. Faltou falar que foi o primeiro a utilizar freio a disco nas quatro rodas. Tínhamos um verde 1978, só que era o 2300 B. Excelente carro. De 74 à 76, eles tinham a pedaleira igual a do fusca, no assoalho, isso era muito ruim. Depois que a pedaleira foi mudada para cima, o carro melhorou em muito sua dirigibilidade. Andava pacas, usávamos apenas a 1ª, 3ª e 5ª e era sem forças nada. O nosso tinha até TV, saia com as meninas e levava para ver novela na praça do pôr do Sol, tempos bons…

petrafan
petrafan
14 anos atrás

é a Ferrari. por definição.
a Belina, a Brasilia, a Kombi. por serem peruas.
e o Alfa, o Porsche Cayenne, e o para todos os demais carros.

Pedro dos Opalas e do Kadett
Pedro dos Opalas e do Kadett
14 anos atrás

Pior é que direto falam: “nossa que bonita sua Opala”.. Eu finjo que nem vi.

Joel Gayeski
Joel Gayeski
14 anos atrás

Bela matéria. Opala who?

Sobre gênero, quando se fala em carro é O, é só pegar o dicionário.
A não ser que se esteja se referindo A perua por exemplo.

Daniel Bronzatti
Daniel Bronzatti
14 anos atrás

Mais uma bela reportagem, como é bom ver os carros que fizeram parte da minha infancia/adolescencia… só estraga o asfalto né FG…rs

Valente
Valente
14 anos atrás

Definição dos gêneros… boa!!!

Rodrigo Romão
14 anos atrás

hahaha, apareceu uma foto minha na matéria. Aquela Alfa azul, que serviu de plano de fundo, fui eu quem fiz..

Renato Campestrini
Renato Campestrini
14 anos atrás

E essa macchina ainda vinha com disco de freio nas quatro rodas!!!

RC*

Joao Jungmann
Joao Jungmann
14 anos atrás

Muito bem, FG. Mas lembremos que no caso do Porsche existe uma exceção: a (Porsche) Cayenne. Certo?

Eduardo
14 anos atrás

O pior é aguentar as pessoas que colocam o A antes do Maverick. “Que bonita A sua Maverick!”

Rodrigo Lombardi Cruz
Reply to  Eduardo
14 anos atrás

Pior é quando chamam de opala.
Bem pior…

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Boa matéria, belo carro. Só faltou falar com que, além do preço muito elevado, o carro tinha vários problemas mecânicos. Tivemos na família, e era uma dor de cabeça incrível, o que acabou queimando a marca. Outra coisa, enferrujavam muito, muito fácil.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Indy Gomov cada vez melhor! Spasivo, danke, kamerade!

Marcelo dos Santos
14 anos atrás

Bem, que eu saiba, o gênero deve concordar com o substantivo comum, mesmo que subentendido, que define ao que se refere o substantivo próprio. Ou seja, O (automóvel) Alfa, ou A (macchina) Alfa.

Então eu trataria um 2300 ti4 como masculino e um(a) Spider no feminino.

Lucas Carioli
14 anos atrás

Sempre existe essa discordância quando falam de Mercedes e Ferrari.

Para mim, os Mercedes são carros claramente “machos”. Quanto à Ferrari… bem, fica mais bonito de chamar “a Ferrari” do que “O Ferrari”. Mas a sensualidade das linhas, não deixa dúvidas quanto ao gênero do carro…

Dú
14 anos atrás

Se o Alfa está todo maquiado e perfumado para a produção, o carcamano dono DA Fiat 147 que corre NA Classic Cup deveria assumir uma posição. É um carro transformista para os padrões da época, e o FG nem comentou que ele foi o, ou a 1ª a assumir os 4 discos.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Muita boa a matéria, como sempre. Meu primeiro carro foi um Alfa B 78 (pra mim é masculino, todos), tive um TI 80. Carros muito bons. Achar um bom hoje não tá fácil, adoravam apodrecer…

Edu H@rmel
14 anos atrás

Bela matéria e belíssimo carro… O Giordano deve estar orgulhoso da reportagem.. parabéns aos três (FG, Giordano e o carro é claro… )

David FNMfan
David FNMfan
14 anos atrás

Esse já é pós-FNM, quando a marca não foi mais usada. Tinha um cara aqui na cidade (Uberaba) que teve vários desse, além de Maveric´s e outros carros. Ele andava no carro até ele parar, quando paravam, ele os encostava num ferro-velho que parecia um cemitério. Além de carros, tinham vários caminhões,caminhonetes etc lá, lembro de ver FNM’s Mercedinhos cara-chata, dodjão, infelizmente o “cemitério” não existe mais…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Dúvida:
A Puma?
Uma Puma?
O Puma?

Puma não é bicho?
Se é bicho não tem dois sexos (um de cada vez, ou talvez não)?

Então pergunto:
Como sexuar uma obra de arte?

Fernando C
Fernando C
14 anos atrás

Meu pai teve um desse, Cinza Argentio!
lembro pouco, mas o carro era bonito!

Marcelo David Macedo
Marcelo David Macedo
14 anos atrás

Uma dúvida me persegue há anos.

Como se diz: a Uno ou o Uno?

Bento
Bento
14 anos atrás

Pior que utilizar o gênero feminino em carros “masculinos” é chamar o coitado com nome de mulher…

Opala “Diana”, Plymouth “Chrystine”, Fusca “Zefinha” e outras barbaridades que nem me lembro mais.

Impresso no certificado de propriedade já tem o nome do automóvel. O nome que a fábrica escolheu já está bom demais

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Muito legal a materia sobre o Alfa Romeo!

Sobre a confusão dos generos, acho que todo carro é masculino… Pois todos, DKWs, Alfas, Fuscas são antes de tudo, automóveis, carros. Logo, é “o automovel”, “o carro” (e não “a automovel”, “a carro”)…

Joao Jungmann
Joao Jungmann
Reply to  Daniel
14 anos atrás

Daniel, e as Brasílias e Belinas, como ficam? Viram “um” Brasília? “Meu Belina”?

Bruno Braz
14 anos atrás

Discordo…