PANCADA NOS COREANOS

hyundai-logoSÃO PAULO (essa doeu) – Como vocês sabem, não cubro indústria automobilística. Adoro dar palpites sobre carros e falo pelos cotovelos, sim. Mas não estou nem perto da turma especializada, que tem como figura de proa (adoro “figura de proa”) Jorge Meditsch, com passagens pelas principais revistas e jornais brasileiros e, hoje, à frente do site “AutoEstrada”. Assim, quando leio um texto de alguém como o Jorge com críticas tão severas a uma montadora, paro para pensar. Foi o caso depois de ler esta coluna aqui, sobre a Hyundai.

A marca coreana é representada no Brasil pela CAOA, que também já esteve ligada à Renault e outras marcas. A Subaru, por exemplo, é uma das que me lembro. E, nos últimos meses, o tom da publicidade que a CAOA usa para promover os Hyundai tem parecido, mesmo, meio exagerado. Tudo é melhor do mundo. A fábrica, que não existe, aparece em tudo que é anúncio. E olha que os caras gastam…

Meditsch desmente todas as afirmações das propagandas da Hyundai com dados concretos. Numa semana em que esculhambei aqui com as SUVs, entre elas as fabricadas pelos coreanos, achei que seria pertinente recomendar a leitura…

Subscribe
Notify of
guest

128 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergio
sergio
12 anos atrás

fiz test drive do kia certato (acho muito bonito) esses dias e confesso que fiquei totalmente decepcionado!
bonito por dentro e por fora, mas acabamento meia boca, câmbio automático fica pertido muitas vezes, e parece que o motor funciona dentro da cabine! barulheira infernal!
não dá pra concorrer com civic, corolla e afins… mesmo! por isso tem que ser barato, pq a qualidade é inferior!! e a durabilidade, esperem mais 2, 3 anos para vermos…^
isso não é melhor custo benefício! é preço inferior em produto visivelmente inferior, mas com estética atual.
aliás, não trocaria meu astra 2011 num certado manual sob hipótese alguma!
gosto de conforto, não de aparências.
como não rasgo dinheiro como muitos, só troco de carro a cada 4 ou 5 anos mesmo…

antonio
antonio
14 anos atrás

Tava respeitando a opinião do cara ( respeitar não significa concordar) até ele sem mais nem menos começar a falar do alcool brasileiro, do petróleo etc. Muita bobagem . Todos os etanóis ( êta nóis ! ) são subsidiados e o nosso é o de menor custo. Quanto a petróleo quase ninguém produz todos os tipos que consome. Auto suficiencia pra que ? Foi buscar o tema lá nos anos 80… Hoje o negocio é ter parceiros confiáveis. Vende gasoina e importa petroleo leve, numa conta de mais ou menos zero a zero. Qual o problema?
Aí , depois destes comentários bobos e deslocados do contexto passei a não gostar do cara. Já andei de Tucson e é uma delícia de carro ( embora fosse zerinha, e zero é zero…). Toda comparação é meio boba.

Paolo Guerra
Paolo Guerra
14 anos atrás

Puxa Flavio, seu amigo é tucano…

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Paolo Guerra
14 anos atrás

Botou o dedo na ferida caro Paolo, o cara é a cara do PIG, rançoso, vingativo, omite dados e fatos a seu bel prazer, em suma é daqueles que podemos classificar como “figura de proa”, mas da imprensa marrom…. só o fechamento da matéria dá para avaliar bem o seu caráter e o seu grau de honestidade. É a tentativa nem sempre bem sucedida dos tucanos e demos que soltam veneno por todos os poros e escrevem meias verdades até em rolo de papel higiênico.
Admiro bastante o trabalho e a postura do FG, senão jamais frequentaria este espaço, mas esse Jorge não sei das quantas é dose pra elefante…. verdadeira mala rançosa cheia de mágoa, deve ser a mala de viagem do baitola do Caetano Veloso, a versão coluna do meio da Regina Duarte, aquela que tinha medo….

petrafan
petrafan
Reply to  Paolo Guerra
14 anos atrás

honestidade é reconhecer os fatos, acima de partidarismos tolos, ranço ideológico e eventuais comprometimentos pessoais. o encerramento da matéria foi perfeito.

Rogerio
Rogerio
14 anos atrás

Olá Flavio, não estou vivendo no Brasil e deconheço as propagandas. O que sei é que alguns carros da Hyundai que conheço são muito bons e bem completos, exceção feita ao Tucson que me parece uma porcaria. Apenas pra comentar um dos frases do texto de que o i30 só vende em mercados emergentes. Vivo na Espanha, que não é bem um mercado emergente, e aqui vendem toda a gama “i”, são carros bacanas, completos, bem feitos e simpáticos, e vendem bem, a peruinha do i30 é bem charmosa.

Roberto Cruz
Roberto Cruz
14 anos atrás

Havia tambem aquela propaganda da Tucson com um idiota , com cara de executivo idiota, falando da sensação de IMPONÊNCIA de quem tinha um Tucson. Acho que no caso daquele idiota era para corrigir a sensação de IMPOTÊNCIA dele

Nilton Lopes
Nilton Lopes
14 anos atrás

Nada a ver com carros, Petrobras, álcool e tal, sim sobre propaganda. Se o que a Caoa faz é propaganda enganosa, simples, basta denunciar ao Procon e ao Conar (Conselho Auto Regulamentador das agências e anúnciantes). Se ninguem reclamou e principalmente nenhuma marca citada em anúncios da Hyunday ou agência de marcas concorentes também… assine a sua alternativa.
a – Anúncio da CAOA confere
b – Tá lotado de Tucson e Azzera, mas seus donos sofrem com um carro de merda que vende a beça e não reclamam (Procom funciona, mas tem que ir até o fim)
c – Concorrentes que dão mole e deixam a Hyunday mentir e citar seus nomes em comparação
d – O sr. Jorge Meditsch pode ter se equivocado, acontece.

Marcos
Marcos
14 anos atrás

Que cobrem um IPVA exorbitante sobre essas suv’s. Quer atrapalhar o trânsito, os estacionamentos, e queimar gasolina a “la vontê”, que paguem. Espero que esses lixos encalhem como as Cherokees, que hoje, diferente de 10 anos atrás, são “moscas brancas” nas ruas, graças a deus.

Andre Decourt
Andre Decourt
14 anos atrás

É inegável que os carros coreanos melhoraram MUITO nos últimos 10 anos, acho que já são em termos de qualidade de manufatura melhor que os GMB pós penúria. Logicamenteo Tucson é um carro ultrapassado, mas sua tecnologia também acompanha outras bagaças mais caras que os PP ( pau pequeno) usam para tentar se sentir superiores.

Acho que um I-30 tem tudo para encher menos o saco que um 307 ou C4, sempre gostei de peugeot, mas a nossa 206 SW toda cheia de frescurinhas parece que vai dar um pau eletrônico a cada virada de dígitos no velocímetro, do 404 ela só tem o leãozinho.

Na realidade gosto mesmo é de Suzuki, não é super equipado, não é o grito da moda, não tem um interior aeronáutico, mas dura uns 15 anos com a pintura brilhando e sem dar problemas.

Samuca- Puma GTI
Samuca- Puma GTI
14 anos atrás

Tirando a propaganda, que foi infelizmente o meio encontrado para entrar com tudo no mercado brasileiro, indiscutivelmente os carros coreanos têm a melhor relação custo / benefício, comparados aos carros feitos aqui pelas montadoras multinacionais – estes sim, em sua maioria, muitos anos defasados. Lembram-se dos carros japoneses ? Os coreanos investiram em tecnologia, e principalmente em educação. Carro coreano – você ainda vai ter um !

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Sei lá se os carros prestam ou não… mas que as propagandas são um pé no saco, ah são….

pedro do opala e do kadett
pedro do opala e do kadett
14 anos atrás

Vi duas Tucson batidas recentemente que me fizeram acreditar SIM que os nacionais sao melhores. Numa dleas, uma batidinha besta encavalou as portas esquerdas, entortando todo o monobloco, fazendo todo mundo entrar pela direita, e em outra, um “suv”, que deveria suportar carregar cebola e fazer trilha, numa batidinha mais besta ainda no paralama quebrou a barra de direção!! Inadmissivel!
Escrevi isso num forum que participo e um moderador esquentadinho me chamou de baderneiro e me deu suspensao de uma semana!! hahaha!! Realmente a Hyundai engana bem mesmo. 99% dos coreanos nao passa de marketing.

Ainnem Agon
Ainnem Agon
14 anos atrás

O quê acontece é que, deixando de lado a propaganda de “mál gosto”, a Hyundai utiliza-se de um modelo de negócios que está causando uma ruptura na indústria automobilística nacional. Eles entregam mais por menos em relação aos produtos de mesma categoria, que é o comparativo a ser feito.

Meu próximo carro será um Kia Cerato, que completo sai por 53 mil. Sedã médio melhor que Cerato só mesmo o Focus, porém custando 15 mil a mais a fim de entregar o mesmo pacote interno (sem levar em consideração a mecânica superior).

Fica óbvio demais que os coreanos tem o melhor custo-benefício do Brasil, mas não necessariamente o melhor produto.

Virgo
Virgo
14 anos atrás

Gostei da observação a respeito da frase de Goebbels! Os asiáticos aplicando no mercado o esquema de trabalho dos nazistas.
Engraçado na coluna dele, chefia, sem entrar no mérito, é que me ocorreu um a dúvida, para a qual não tenho uma idéia firmada: Os comunistas são reconhecidamente grandes mentirosos! Foram os comunistas que aprenderam a mentir com os nazistas, ou foi o contrário? Se foram os nazistas os professores dos comunistas, então é altamente irônico. Se foi o contrário, então é mais irônico ainda…
Abraço.

Kaka
Kaka
14 anos atrás

Que caca a mensagem do Caca !!!! Ele deve ser funcionário, fornecedor ou prestador de serviços da Hyundai. Ou tem um carro da marca e está satisfeito, claro ! Que zique azira…

Edney
Edney
14 anos atrás

CAOA – Carlos Alberto Oliveira Andrade. Quem tiver curiosidade, pesquise a biografia desse empresário….

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

Ontem, na BR-116, aqui em Fortaleza/CE, vi uma LADA (vermelho). O seu dono parecia feliz. A minha mãe tava de olho num Tucson. Desistiu quando soube que um aguardava há três meses uma peça. Carro bom, na minha opinião, é o que vc troca um parafuso quando dá defeito, e não um sensor eletrônico……Ah! coincidentemente na mesma BR-116, logo depois, passou um i30. Não sei se o dono será feliz por muito tempo.

Borges Borsatto
Borges Borsatto
14 anos atrás

Finalmente alguém teve coragem de dizer a verdade!

Não fazia ideia que a propaganda da Hyundai era feita por seu importador. Muito se explica, pois um fabricante não seria tão apelativo, ao vender seus produtos.

Aliás, propaganda de péssimo gosto e falta de caráter, pois precisa falar de outras marcas para dizer que seu produto é pretensamente o melhor.

Perfil da maioria que anda nessas porcarias: financiam o tal ‘carrão’ de 80 mil reais, mas moram de aluguel e vivem devendo no cartão de crédito, pagam colégio particular não pelo nível de educação, mas para os filhos não se misturarem com a bandidagem da escola pública.

Ou seja, é a total necessidade de aparentar estar bem, de aparentar status e nível social, viver numa bolha, fingindo estar tudo lindo e maravilhoso. Essa gente gosta de pagar pedágio, de pagar plano de saúde e ficar no trânsito, ouvindo programa de piadinha às 6 da tarde no rádio.

Max
Max
14 anos atrás

Não é essa Caoa, que há algum tempo, estava com aquela conversa de trazer o Niva de volta?

Lembrei disso porque gosto do Niva e a notícia me alegrou bastante.

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2008/07/11/bom-demais-para-ser-verdade/

Tom
Tom
14 anos atrás

Prezados ,dessa CAOA eu posso falar com um pouco de conhecimento de causa ,o dinheiro de tal investimento em publicidade veio de um aporte de mais de 90milhoes da Companhia energetica de Goiás(CELG) ,leia-se Governo de Goiás na época comandada pela figura do Sr,Marconi Perilo;O mesmo Marconi Perilo é um dos principais socios da CAOA ,inclusive tendo a empresa participado em doaçoes de campanha do PSDB no estado,o MP mesmo sofrendo pressão local por parte da imprensa que é sustentada por esse politico,tem agido no caso ,um grupo de montadoras sediadas no país também entrou na jogada, o processo contra o Sr.Marconi Perilo ,esta sendo realizado em segredo de justiça,pois o mesmo hoje é senador e possui foro privilegiado.

Tony Gonçalves
Tony Gonçalves
14 anos atrás

A galera aqui do bloggomes é f…
Carro brasileiro = lixo
Carro coreano = lixo com trambiques e marketing enganador
Carro americano = lixo grande, gigante , poluidor,e blá,blá,blá…
BMW, Audi, Mercedes, Porsche, Ferrari = carro de novo rico porco capitalista que só quer status e blá, blá blá…
Carro Japonês = maquina sem graça, sem sal, sem açucar, sem carisma e blá, blá, blá…
AFINAL DE CONTAS TEM ALGUM CARRO BOM NO MUNDO SENHORES ESPECIALISTAS??????????????

JackSpeed
JackSpeed
14 anos atrás

quant bobagem!!quem somos nos para falar mal dos carros coreanos??esse pais investe muito na educaçao e a alguns anos atras quem imaginaria comprar produtos deles sejam eletronicos ou carros?os produtos sao bons e isso é um fato,ja os carros nacionais continuam sendo uma piada com algumas excessoes,se SUV sao uma praga carros 1000 nas estradas e rodovias tambem o sao com suas temerosas ultrapassagens.antes d efalar nao custa experimentar,o I30 é um bom carro,compara ele com um polo para ver.pior do que SUV´s sao essas picapes enormes carregando vento na caçamba,quem esta atras delas nada enxerga,um saco.

bullitt kowalski
bullitt kowalski
14 anos atrás

Os Carros da Hyundai não são ruins.
O que é ruim é essas propagandas idiotas que a Caoa faz do Tucson e i30.

O Focus, o C3 e o Impreza são tão bons ou até melhores que o i30.

Douglas Borges Oliveira
Douglas Borges Oliveira
14 anos atrás

Flávio, baste ler os comentários que da pra ver que você foi novamente infeliz. O seu amigo Jorge, assim como você, gosta é de “do contra”. Falar que o Brasil não é autosuficiente em petróleo? Flávio, tem uma charlatão no Brasil que vive de dar “opiniões”. Atende pelo nome de Bruno Mainardi (acho que é assim). Nao cai nesta. Ser “do contra” é fácil. Dificil é fazer. Não tenho Hundai, não que vou ter. O grupo Caoa, ao que lembro foi aquele descredenciado da BMW nos anos 90 por ter sido envolvido em um escândalo de manutenção duvidosa de veículos da mesma marca. Esteve sumido. No fundo tudo meio duvidoso. Só tome cuidado com opiniões muito fortes que no fim são igual contar mentira.

Lionel
Reply to  Douglas Borges Oliveira
14 anos atrás

Eu queria sim uma Tucson, ou a Vera Cruz ,
CONSUMIDOR não é trouxa se esta vendendo é por que os carros são bons e bem mais baratos que o similar digamos da GM,
A Cacoa é do genio Carlos Alberto, ( amigo meu ..) que IMPLANTOU A RENAULT no Brasil ( Twingo lembra…) construiu umas 30 autorizadas ai a Renalult deu um boné nele e tirou a representação ELE ESTA PROCESSANDO A RENAULT em alguns bilhoes
A CAOA NUNCA ESTEVE ENVOLVIDA COM BMW …quem tomou o chapéu da BMW foi os IRMÃOS REGINO que detinham a licença de revenda dos BMWs no Brasil desde o tempo do meu pai á séculos…ai também deram chapeu e os Regino montaram Autorisadas GM …
Agora voltando a Hynday …são coreanos…Coréria do Sul…lembra….País destruido outro dia …Eu tinha 18 anos 1972…País que vai ter Formula 1 …Páis que fabrica LG…País que esta tendo o MAIOR DESENVOLVIMENTO do mundo por que o Governo aplicou em massa na educação de base…Eu acho que Nós brasileiros não temos nenhum cassife para debater com a Coreia do Sul …Vcs lembram da reportagem que a Globo mostrou do rio despoluido lá comparando com o Tietê, piada né os politicos daqui seriam considerados CRIMINOSOS lá …Realmente a Coreia do Sul é um Pais SÉRIO e seus carros também e já estão muito à frente do Brasil.em riquesas e tecnologia..o que precisamos é cobrar mais seriedade dos governantes do nosso País..URGENTE .antes de criticar os outros…
abraços Lionel

Tom
Tom
Reply to  Douglas Borges Oliveira
14 anos atrás

O Brasil não é autosuficiente em petroleo,a maior parte do Diesel consumido é importado ,por isso a Petrobrás não pode cumprir a resolução do Conama,as duas refinarias que estão sendo construídas será para reverter isso .

petrafan
petrafan
Reply to  Douglas Borges Oliveira
14 anos atrás

o Brasil importa hoje a mesma quantidade de petroleo que importava no ano 2000.
e importa ainda derivados.
e a conta só não é maior porque a Petrobras comprou algumas refinarias nos EUA para refinar o óleo que as refinarias nacionais não possuem tecnologia para refinar.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Douglas Borges Oliveira
14 anos atrás

Sr Petrafan, pare de manipular dados, se sua opinião fosse isenta estaria colocada assim: Brasil importa a mesma quantidade de petróleo do ano 2000, COM A DIFERENÇA QUE HOJE EXPORTA UMA QUANTIDADE IMENSA DE ÓLEO CATEGORIA MARLIN, NÃO VOU DIZER A QUANTIDADE CERTA PORQUE NÃO ESTOU COM SACO DE IR NA PETRONET CAÇAR ESSE DADO, MAS A ULTIMA VEZ QUE VI PASSAVA DOS 300.000 BBL, PORTANTO A CONTA PETRÓLEO HOJE FECHA SIM, VENDE-SE O ÓLEO DE API BAIXO E SE IMPORTA OLEO BRENT PELOS MOTIVOS QUE JÁ ESCREVI ACIMA. O QUE FALTA NO BRASIL É UMA POLITICA CONCRETA DE REFINO PARA O NOSSO ÓLEO MAIS ABUNDANTE QUE FOI DESCOBERTO NO FINAL DA DÉCADA DE 80, INÍCIO DA DECÁDA DE 90, AÍ VEIO O FHC E SUA POLÍTICA DE DESMONTE DA MAQUINA PÚBLICA , SUCATEAMENTO DA PETROBRAS, ZERO DE INVESTIMENTO EM REFINO, COMPRA DE SUCATAS FLUTUANTES QUE ERAM TRANSFORMADAS EM PLATAFORMAS POR “MR” HERMANN E SUA MARÍTIMA…. POSSO ESCREVER UMAS MIL PÁGINAS SÓ SOBRE O QUE EU SEI E VIVENCIEI NAS P-25, P31, P33 E P-36( LEMBRAM?) ERA UM ASSALTO AOS COFRES DA EMPRESA E AO MESMO O SUCATEAMENTO DA MESMA.

SR PETRAFAN, ISSO EU NÃO OUVI FALAR OU LI NAS PAGINAS AMARELAS DE VERGONHA DAS VEJA E ÉPOCA DA VIDA; ISSO EU VIVI E VIVENCIEI, JÁ FUI AMEAÇADO DE RETALIAÇÃO PORQUE COLOQUEI EM EXIGÊNCIA UMA EMPRESA QUE PERTENCIA AO SR MARCO MACIEL, VICE PRESIDENTE DESSE PERÍODO NEFASTO DA HISTÓRIA BRASILEIRA , PORTANTO FALO COM CONHECIMENTO DE CAUSA, NÃO SOU MAIS UM PAPAGAIO QUE REPETE AS PALAVRAS ALHEIAS SEM AO MESMO SABER O SENTIDO QUE ELAS TÊM. AHHHH IA ESQUEÇENDO…. EO ETANOL AMERICANO CONTINUA MAIS BARATO QUE O BRASILEIRO?

petrafan
petrafan
Reply to  Douglas Borges Oliveira
14 anos atrás

não sei por que os gritos. não é preciso nenhum raciocínio sofiscitado ou ter passado em concurso para saber mais do que isso, e que a conta petróleo nunca fechou.
agora, se existem arranjos particulares no meio, aí eu entenderia.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Bem, não irei falar sobre o importador, falarei apenas da marca.

o carro é feito lá do outro lado do mundo, paga um frete danado até o Brasil, mais o frete interno, paga o imposto de importação mais caro que os de muitos carros que vem via Mercosul e México, vem mais equipados, modernos e seguros que os ” nacionais” e custando a mesma coisa, as vezes até menos …

Quem que é o pilantra nessa estória, os coreanos ou as outras montadoras instaladas aqui?

Já o trouxa, nem é preciso dizer …

p.s. Um Honda City fabricado no interior de Sp é vendido aqui a partir de 56 mil .. o mesmo carro na Argentina, feito na mesma fábrica, é vendido a partir de 35 mil…

O negócio é fazer que nem o FG, comprar carro velho e parar de ser explorado pelas montadoras ‘ nacionais’, pelo governo( IPI, ICMS,CONFINS,II,ISS,IPVA, Licenciamento e seguro obrigatório), pelas seguradoras, pelos bancos e financeiras.

Tomás Dreyfuss
14 anos atrás

hahahah. tenho um coreano. Atrapalho todo mundo. sou super barbeiro. Adoro ele. Mil vezes a qualquer porcaria nacional. Motor com vários cavalos, interior bem acabado, silecioso, cabe minha enorme família, meu i-pod funciona com o som. Como num tenho grana para um alemão, meu verdadeiro sonho, tenho que me satisfazer com o Coréia!!! Quanto ao atendimento na concessionária, acho ótimo, faço tudo com eles! Fiz o mesmo orçamento com uma mecânica tida como exepcional em SP deu 20% a mais!

Agora preço bom e entrega acima do restante do mercado é ruim????

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Além desta publicidade enganosa no qual deveriam ser processados, ainda cabe uma auditoria pelos órgãos do governo para ver se estão pagando todos os impostos devidos.

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
14 anos atrás

Só uma coisa: o Brasil não se tornou auto-suficiente em petróleo? E com cana de açúcar pra tudo quanto é lado, o álcool brasileiro não é mais barato que o estadunidense?

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Tudo isso me faz lembrar daquela propaganda premiada
do anúncio de um jornal com a foto daquele nazibichaquequizdarprajudeuquecobroupracomê-lo.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Os caras devem 1 billhao de dolares pro governo brasileiro, mas negam de pes juntos…

Marco
Marco
14 anos atrás

Finalmente alguém denuncia as mentiras da propaganda da Hyundai!

As propagandas do Tucson, por exemplo, nos jornais de fim de semana (aquelas de página inteira) são um acinte: os caras descrevem as caracteristicas dos modelos ´top de linha´ (sic) e dão o preço do modelo de entrada.

Picaretagem pura!

Sérgio Luiz - MT
Sérgio Luiz - MT
14 anos atrás

Flávio, com relação as propagandas falsas, enganosas ou qualquer nome que de a elas, existe um órgão federal (Cade) que deveria cuidar para que essas propagandas fossem corretas. Mas, estamos no país dos jeitinhos e $$$ por baixo do pano, enquanto isso estes empresários espertos deitam e rolam porque tem trouxa para tudo, tem gente que acredita em garantia de camelô paraguaio, como não vão acreditar que carro coreano, chinês comprado em suaves 72 parcelas não é o melhor para parar em fila dupla
em porta de colégio e falando em celular pré-pago (famoso cartão) que comprou o melhor carro. Modismos babacas de uma sociedade afundada em cartões de crédito e pilhas de carnês de bugiganças. Essas pessoas são aqueles que comem arroz com ovo em casa, mas nas rodinhas dos amigos arrotam caviar e champagne. Antes de alguém malhar meu comentário, digo, o dinheiro é de vocês e fazem o que querem dele.

MM
MM
14 anos atrás

É o preço que a Hyundai e também a Subaru pagam por não investir diretamente aqui, deixando seus produtos e suas marcas na mão de empresas que nem sempre trabalham bem…
A Caoa insite em vender o Impreza STI por R$ 90mil a mais que o WRX, enquanto a diferença não passa de US$8mil em uma concessionária nos EUA… Com a Hyundai a estória é outra, mas atribuir carcateristicas que os carros não tem pode causar problemas ainda piores a marca…

Angelo
Angelo
14 anos atrás

Manda procurar os indices internacionais de Gol, UNO, Vectra e FOX…

Ah, esqueci, essas porcarias só são fabricadas por aqui….

Japoneses neles…..
Os únicos atualizados com o resto do mundo…

Rodrigo Dutra
Rodrigo Dutra
14 anos atrás

Matéria ridícula e cheia de mentiras preconceituosas. Negócio é pagar até 30mil reais só pelo simbolo da BMW num serie 1, isso sim é bom, ou pagar 40mil num popular como o Gol que ta fundindo motor com 10mil km e a VW atribuindo isso a troca de oleo quando na verdade eles trocam muito mais que só o lubrificante do carro.

Hyundai é exagerada na propaganda? E daí? Dane-se a propaganda, se eu for na concessionária e achar aquele carro melhor que os outros eu compro e pronto, to muito acima de ficar acreditando em mentiras de montadoras, de colunistas ou das ovelhas guiadas pelo pastor alemão oriental daqui.

Gilson
Gilson
Reply to  Rodrigo Dutra
14 anos atrás

Cara arrogante. É a cara de quem compra esse Tucson
(R$ 130.000,00 num carro… tá precisando chamar a atenção hein…) Se pelo menos justificasse o valor.

Detesto essas drogas em estacionamentos apertados dos shoppings. Nunca paro do lado dessas m… Isso é carro pra ir pra roça.

Rodrigo Dutra
Rodrigo Dutra
Reply to  Rodrigo Dutra
14 anos atrás

Tucson de 130mil reais? Só se for banhada a ouro. A Tucson é vendida a exatamente metade desse preço. E sinceramente, não defendo SUVs, mas defendo carros como o Azera que se pertencesse a qualquer nacional daqui custaria 40-50mil reais a mais, ou I30 que custaria uns 10mil a mais.

Acho engraçado o pessoal falando como se carro coreano fosse carro de imagem, quando é bem o contrário, carro coreano é de custo benefício. Ou alguém aqui ainda duvida que um azera de 80mil reais seja um excelente custo benefício? A não ser que ache melhor comprar um Civic completo ao invés de pegar um V6 com 8 airbags (se não me engano)

Artur Machado Yamamura
Artur Machado Yamamura
Reply to  Rodrigo Dutra
14 anos atrás

Uma propaganda mentirosa faz um estrago enorme e seus efeitos são sentidos por muito tempo pelos consumidores. Deixa de ser uma questão entre particulares e passa a ser obrigação do Estado coibir tal atitude.

Luis Vieira
Luis Vieira
14 anos atrás

Não tenho simpatia pelos Hyundai. Também não odeio. Não me atraem, sei lá o motivo. Mas são considerados bons carros em mercados muito mais exigentes do que o nosso, independente de quem os represente no Brasil. E os coreanos ainda custam pouco e dão 5 anos de garantia: isto é uma vantagem no mundo inteiro, só por aqui acham que é um problema… Mas tem gosto pra tudo e tem espaço pra todos. Tem gente de gosta de Fiat, tem quem adore um VW, tem até quem goste dos DKW, né Flávio? Só me espanta (na verdade não me espanta faz tempo) observar que existam tantas pessoas que se mostrem tão agressivas e desrespeitosas em relação aos proprietários dos Hyundai. Na verdade parecem invejosas. Todo mundo se acha o dono da verdade e não perde a chance de ofender ao outro, de graça. Gente sem respeito!

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Luis Vieira
14 anos atrás

Luis , também vi uma ponta de inveja nos comentários postados aqui, teve até quem disse que -qualquer um metido a besta pode comprar um…. pareçe até que desembolsar 60 ou 80 mil é como comprar um cachorro quente na esquina. o que ocorre é que dá para comprar carros tecnologicamente mais avançados que os brasileiros por um preço mais em conta, essa é a verdade.
Existe arraigada na lama do brasileiro um tal de preconceito reverso ou inveja as avessas que é o cara que tem grana para comprar um carro de 300 paus e que fica revoltado quando um cara da classe média trabalhadora compra um carro assemelhado ao seu por 80 mil financiados, é sindrome de colonizado mesmo…… se o cara tem grana para comprar uma Ferrari ou um Veryon , ótimo!!!!!!! não precisa ter ódio ou ressentimento de alguém que compra a sua SUV Tucson , a pior pobreza é a da alma e do espirito.

hugo
hugo
Reply to  Luis Vieira
14 anos atrás

Rubem, não leve a mal, é só brincadeira. Mas que existe uma classe média que se acha o máximo por trer algo parecido com um super luxo existe. E esses comerciais da Hyundai apresentam muito bem esse tipo de gente. Tem um comercial que uma garota diz que “fica mais gata” porque ta num Tucson.
O pior é que esse tipo de gente tonta e deslumbrada existe mesmo.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Luis Vieira
14 anos atrás

Bem isso também não deixa de ser verdade…nesse ponto tenho que dar a mão a palmatória, mas fora isso os Hyundai são carros honestos e bem acabados e dentro da nossa realidade uma otima relação custo/benefício, eu disse na nossa realidade pois tem brasileiro que se acha europeu de sangue azul e torçe o nariz para tudo que afinal de contas tem a cara dele mesmo… têm jente que tem medo do espelho…. O sr caoa não deve ser nenhuma flor do campo, mas op campo aonde ele atua é tão mal cheiroso que nem dá para sentir de onde vem o fedor…..a amtéria dá a impressão que os concorrentes da marca coreana são honestos, probos, corretos, produzem excelente produtos e jamais seriam capazes dessas jogadas “sujas” de marqueteiros de plantão, seria muita ingenuidade se fosse apenas ingenuidade…

Andre Luis
Andre Luis
14 anos atrás

Brasileiro não entende nada de carro. Andam de gol 1.0 ou pálio 1.4 e acham o máximo. Nossos carros são carroças. Alias, nossos carros não. Porque não temos nenhuma fábrica genuinamente nacional. As GMs (grandes merdas) da vida só vendem carroças, carros velhos, fora de uso, com tecnologia arcaica, com desenho pobre e interior pior ainda. É plástico pra todo lado. Basta passar num buraco e o painel se desmonta, a suspensão arrebenta, o fundo do carro raspa e as rodas trincam.
O sul coreanos tem fábricas ao redor do mundo, investem em publicidade, a tecnologia deles é infinitamente superior a de muitos paises. E não se limita aos carros. Veja marcas como samsung, Lg que são sinonimos de refinamento tecnologico.
Nós não produzimos nada,essa é a verdade. Só apertamos parafusos.
Acordem.
Os carros coreanos podem não ser os melhores do mundo, mas estão longe de serem os piores. São infinitamente superiores aos vectras da vida.
Não batem de frente com os alemães, mas fazem um estrago nos nichos de mercado inferior.
pronto, falei.

JP
JP
Reply to  Andre Luis
14 anos atrás

Qual o problema de se andar de 1.0 ou 1.4?? Não chegam a 120 km/h também?

Artur Machado Yamamura
Artur Machado Yamamura
Reply to  Andre Luis
14 anos atrás

Fico curioso em saber os carros que as pessoas que aqui comentam tem ou já tiveram.

hugo
hugo
14 anos atrás

comentário do youtube sensacional:

fora que o Tucson é feio pra KCT… coloca a Captiva do lado…
O que é bom no Tucson é o preço… qualquer metido a besta pode comprar um e se sentir o máximo… hahahahaha

hugo
hugo
14 anos atrás

O comercial mais chato da história:

“Bom de curva, ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ, cara, é grande!

http://www.youtube.com/watch?v=41_7V8X_Y8s

Eric
Eric
14 anos atrás

Corre um boato de boca pequena que o Sr Caoa compra os carros sem garantia da Coreia,com precos mais baixos.

E os 5 anos aqui,mera formalidade,honesto como seus comerciais.

Comeca que a troca de oleo a cada 5000 km por R$ 400,00…..se furar uma troca,perde TODA a garantia do carro…..e 5 anos de que????Basta ler o manual deles com carinho….da ate do…..

Eric
Eric
14 anos atrás

Se vcs souberem da historia metade….o mestre Caoa tem a pachorra de nomear revendedores pelo Brsil e se a praca va bem ele abre a loja DELE e acaba com o negocio do seu revendedor…e compra a instalacao por preco bem baixo….em Ribeirao Preto foi assim…

E a revisao dos seus carros Hyundai,sao feitas aonde???No fundao das Ford do Sr Caoa….e pecas tem tambem???Nao,prazo de 60 dias em um farol….

Dú
14 anos atrás

Como o brasileiro se valoriza pelo carro que tem na garagem!…

JP
JP
14 anos atrás

Qual carro tem mais qualidade? Fusca ou Mercedes?
Depende
Quem define qualidade é o consumidor, de acordo com aqulo que ele espera do produto, seja ele simples ou sofisticado.
Quem compra Hyundai dever ser bem esclarecido quanto a isso e não deixa se levar por propagandas duvidosas. A marca coreana faz seus SUVs politicamente incorretos, mas também faz bons carros.

hugo
hugo
Reply to  JP
14 anos atrás

Claro que é o Fusca!

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Nossa, esta propaganda da Hyundai é mesmo irritante. Muita prepotência, ainda ficam citando os nomes das concorrentes.

Que coisa ridícula.

É carro pra mulher (falo mesmo), pra gente barbeira. Me canso de ver este trabuco atormentando o trânsito, sempre com uma dondoca a bordo.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Não conheço o sr CAOA nem tenhoi procuração nem motivação para defende-lo mas ao que pareçe seu trabalho está incomodando a “thurma” paulista do ABCD…. já soltaram seus cães amestrados e esse tal Jorge não sei das quantas é apenas mais um deles, sou tecnico mecanico com mais de 20 anos de experiência, já tive agência de automoveis e conheço um carro só pelo cheiro, não preçiso e nem nunca precisei de “izspessialistasz” atrás de escrivaninhas que não entendem chongas nenhuma de mecanica ou automoveis, e movidos por motivos escusos e obscuros, é o jabá da industria automobilistica que sempre existiu e sempre existirá por essas bandas, faz parte da filosofia de vida do povo tupiniquim.
Só para exemplificar, em matéria de propaganda TODAS as montadores mentem e subvertem a verdade a sua vontade, o pecado do Sr “CAOA” é estar incomodando prá caralho o stabilishment automobilistico nacional, os automoveis da Hyundai são via de regra bem melhores e superiores aos seus similares nacionais e por um preço mais em conta, BMW , MERCEDES e outras do segmento vivem só de fama enome, são carros normais com qualidades e defeitos , só que por um preço absurdamente caro, os ddito carros de série nacionais são carros com acabamento via de regra horroroso, tecnologicamente atrasados e com manutenção extremamente cara para veiculos produzindos as centenas de milhares.
Portanto esta na cara ainda mais pelo “encerramento” rançoso e PIGSTA da sua matéria que se trata apenas de mais um sabujo a serviço de outros… digno representante da elite paulistana que pensam que são europeus, tem nojo de brasileiros mas nunca conseguiram uma “holerite” que não fosse em reais ou cruzeiros, cospem no país em que vivem e os sustentam mas sempre estão suspirando de saudade pela “corte” que nunca conheçeram……

Em suma leitores deste humilde espaço: não deixem de comprar um carro da Hyundai apenas pelo que alguém escreveu, lembre-se : você é amador, mas quem está editando matérias sobre automoveis é profissional…….

petrafan
petrafan
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

misturou tudo. alhos com bugalhos.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Caro Petrafan, não misturei alhos com bugalhos não. esse tipo de ataque fantasiado de jornalismo ja é manjado, e é público e notório que existe uma classe de jornalistas mais afinados com a cartilha do PSDB/DEM que não perde uma oportunidade para alfinetar o Brasil e os brasileiros médios em geral, qum misturou alhos com bugalhos foi exatamente o “grande” Jorge nao sei de que ao fechar o seu comentário com sacadas que nada teriam a ver com o teor da dita matéria, a não ser é claro seu ranço e preconceito quanto a ao que emana do povo brasileiro, e continuo desafiando qualquer um – que entenda de verdade de mecanica e de automoveis , não vale papagaios e curiosos – que me prove qual é a grande deficiência dos automoveis coreanos a não ser esse lenga-lenga repetitivo e sem nenhum enbasamento de que não presta e pronto, essa fase o meu filho de dois anos já está superando.
Quanto a propaganda digo e repito: TODAS MENTEM DESCARADAMENTE, PUXAM A SARDINHA PARA O SEU LADO E ESCONDEM OS DEFEITOS E VIVEM SONEGANDO RECALLS,TENHO PROVAS DISSO SÓ NÃO VOU RELATAR NESSE ESPAÇO PORQUE FICARIA MAÇANTE DEMAIS. O GRANDE DEFEITO DA HYUNDAI / CAOA É SER UM GRUPO PARAIBA INSTALADO EM GOIÁS,SE ESTIVESSE EM SAMPA O TRATAMENTO SERIA OUTRO , NÃO TENHO DÚVIDA ALGUMA.

petrafan
petrafan
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

misturou sim alhos com bugalhos.
as falácias apontadas no final do artigo do cara são verdadeiras.
não há nenhuma elite paulistana persequindo o sr. CAOA.

vitão
vitão
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

eu, por exemplo não estou. Mas tem umas historinhas dele dentro da Ford que são bem edificantes, perfeito exemplo do ” CAOA way of doing business” …nada como ser insider, sem ser ” izpeçializtaz “

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Não sei se eses comentário vai ser publicado Sr Petrafan, se não for vai ser uma perda, pois o mesmo se presta para jogar luz sobre esse ultimo ítem. Realmente a elite paulistana não persegue o sr caoa, ela persegue a todos que não possuam olhos azuis, são os leitores dos Mainardi e Clovis Rossi e outros jornalistas(?) , colonistas e outros, pelo visto inclusive o Sr Jorge não sei das quantas, mas não é sobre isso que vou escrever, é exatamente sobre o amontoado de mentiras subilinarmente inseridas no final do texto, sou funcionário de carreira por concurso da Petrobrás há 22 anos, e posso afirmar que o Brasil é auto suficiente em petróleo sim senhor, desafio a me provarem o contrário, tanto o sr Jorge quanto o sr Petrafan. O etanol americano é infinitamente mais caro que o brasileiro, mas aí entra o pesadissimo subsídio americano, é facílimo subsidiar qualquer coisa ou manter bilionárias frotas armadas pelo mundo afora quando todos aceitam seu papel pintado como se dinheiro fosse, qualquer um sabe que o padrão ouro já foi pro saco no início da guerra fria, quebraram o comunismo não com talento e ou sabedoria, mas com o derrame mundial de trilhões de dolares, verdadeiros cheques sem fundo sem lastro algum……
Só para dar um embasamento mais tecnico ao discurso posso afirmar que realmente o parque de refino brasileiro não é totalmente adequado a processar o óleo tipo “marlin” de API muito baixo, só a refinaria Landulfo Alves e outra se não me engano Paulinia estão preparadas para processar esse óleo pesado, então importamos petroleo tipo brent -API em torno de 28 – para fazer um blended e o mesmo poder ser processado por outras refinarias. Mas como o petróleo é uma commoditie o brasil iexporta esse óleo pesado e fecha aconta petróleo perfeitamente e sem traumas. Para resolver o problema está sendo construído o complexo petroquimico em Itaboraí ( COMPERJ) o resto é calhordice e má fé dos que sonhavam que a Petrobras se tornasse Petrobrax, o fato de FHC e sua turma não ter tido o tempo de doar a empresa.

Portanto Sr Petrafan, com todo o respeito que vc merece continuo afirmando que o Sr Jorge misturou sim, alhos com bugalhos, começou desancando oa Hyundai, o Grupo Caoa e sem embasamento ou provas afirma inverdades, portanto o seu fechamento por si só descredencia a matéria.

petrafan
petrafan
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

basta consultar o site da ANP e ver os dados sobre importação de petroleo e derivados (em barris e em $).
e a conta petróleo nunca fechou.

http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/peso-diesel-deficit-conta-petroleo-16-01-09.htm

Tonhito
Tonhito
14 anos atrás

Ué, o Jornalista nem devia citar gobbels em matéria de mentira, pois aqui mesmo no brasil usam essa ”tatica”, A Globo mesmo!, Insiste Que o Flamengo é Penta Campeão brasileiro, que mentira maior do que essa?

fabio
fabio
14 anos atrás

acho que o problema não é a hyundai que é uma otima empresa e sim a caoa, lembram-se que no inicio ela era representante da renault e foi descredenciada. lembram tambem que houve uma epoca em que ele prometeram com a marca subaru que recompravam o veiculo em até dois anos na troca de um zero km da mesma marca aí quando foram trocar eles não pagaram o combinado. pois é se a hyundai for esperta ela deveria abrir o olho com seus parceiros. alguem deveria avisar a tal de jd power pela informações duvidosas. Valeu Flávio, grande assunto levantado.

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Concordo com a coluna.

Sou dono de um Hyundai (um i30), e acho que o carro tem uma excelente relação custo-benefício.

Mas não é por isso a CAOA pode sair fazendo essa propaganda exagerada e inverossímil.

E o pior é que isso é um tiro no pé. Se fossem mais comedidos, suspeito que venderiam mais.

jugger
jugger
14 anos atrás

Pau na CAOA… mas andar com que carro então? Trabi e Lada? Gol e Palio? Não temos nada muito melhor como alternativa…

Tohmé
Tohmé
14 anos atrás

Flávio, só um detalhe que ninguém sabe explicar:

Os caras não ganham o tanto que gastam de publicidade, sempre na primeira página e outras da Folha e Estadão…

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

É interessante , se lembra que , entre outros vários argumentos , pra o pessoal trocar o vinil pelo cd , era a durabilidade eterna e não havia problemas em risca-lo , pois isso não o afetaria ? Pois é , além de mentira tem até fungo atacando , fora o som que é uma droga . Sempre é bom usar o nosso bom senso e não se impressionar com o “oba-oba” que a mídia nos atira na cara ! É isso aí !!!