POR AMOR (2)

AUTO-RALLY-MONTE-CARLO-LOEBSÃO PAULO (só o pó) – Se Kimi Raikkonen fechar mesmo com a Citroën para disputar o Mundial de Rali no ano que vem, como diz o site do WRC, vai ser um movimento tão espetacular de mercado quanto foi a transferência de Mansell para a Indy em 1993. E vai ser mais uma da série “por amor”. Kimi tem lugar onde quiser na F-1. Se ligasse para a McLaren, estaria contratado. Um telefonema para a Mercedes, idem. Mas o barato dele é outro.

No Mundial de Rali, piloto não tem de atender a tantos compromissos com patrocinadores, o ambiente é outro, camarada, divertido, rural, coisa de aventureiro. Os jornalistas são menos chatos, os cenários não se repetem. Não tem frescura, em resumo. A única chatice, do ponto de vista de Kimi, será ter de correr com alguém do lado o tempo todo. Mas se arrumar um navegador “brother”, acho que vai gostar tanto que não volta.

De qualquer forma, o que se sabe por enquanto é que a Red Bull está por trás da história e quer tê-lo na sua equipe no Mundial de F-1 de 2011. Por isso, talvez o amor pelo rali não seja suficiente para impedir um retorno.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ronald lyrioi
ronald lyrioi
13 anos atrás

Caro Flávio. Fico feliz com sua avaliação do Kimi. Os interesses criados, tantas vezes sombreiam o brilho de um artista, havendo acontecido em parte, com Kimi. Sou piloto aposentado, campeão chileno de motovelocidade em 1978. Agora, aos 54, pedalo apenas. Kimi Haikonen tem a maior presença na minha tela de pilotos.

Paulo Bellini
Paulo Bellini
14 anos atrás

O que aconteceu com Kimi em relação à F! não é inédito. É comum um piloto lutar com tudo para chegar à F1. Tentar ser campeão então, nem se cogite! Depois, sai da categoria para fazer qualquer coisa que dê menos projeção (não em todos os países, claro), e fica falando do lado podre da F1, dentro do qual ele mesmo esteve incerido.
Kimi, a meu ver, nunca foi merecedor de um campeonato mundial de pilotos, assim como Demon Hill (que não saiu em nada ao pai) e alguns outros tantos. No entanto, ele, Kimi, não foi nem será o único a ver problemas na F1 depois de vencer nela e ganhar dinheiro suficiente para se dar ao luxo de fazer o que de fato goste.

JORJÃO
JORJÃO
14 anos atrás

KIMI É O JAMES HUNT DOS ANOS 90

Cranio
Cranio
14 anos atrás

Parece que esta historia do Raikkonen andar de rali na Citroen já era! Um figura de lá afirmou que se Kimi entrar na categoria vai ser na Junior, pois na principal, necas!

Maicom
Maicom
14 anos atrás

Adoro fotos como essa. O público consegue chegar tão perto assim de um Fórmula 1? e ainda mais de graça… É tudo que um fã do automobilismo quer. É tudo que um piloto quer. É como fazer um gol e sentir abraçado pelo estádio lotado. Quem já viu a paixão dos argentinos pela sua, infelizmente, extinta etapa do mundial, sabe o que eu estou falando. Não é a toa que o “Dakar” foi para lá. A torcida argentina fez por merecer.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

É isso. Quem gosta de badalação acompanha F1. Que cada vez mais vem deixando ser automobiismo pra virar uma gaiola de vaidades. Quem gosta de automobilismo acompanha (participa, se der) de rali. “o ambiente é outro, camarada, divertido, rural, coisa de aventureiro. Os jornalistas são menos chatos, os cenários não se repetem. Não tem frescura, em resumo”. Então FG, tú já sabe das coisas na teoria, quando vai vivenciar na prática ? Repito, gosta de dirigir? vai pro rali!

Renan
Renan
14 anos atrás

esse Kaj Lindström tbm deve gostar de uma birita, só assim para ser parceiro do kimi…
fico até imaginando os dois no carro combinando em qual boteco irão passar a noite…
mas é uma grande perda para a F1, apesar de ele parecer bem desmotivado ultimamente…

fabio
fabio
14 anos atrás

Gosto dele, mas também acho ele desmotivado aí ele cai na vala dos “pilotos comuns” duvido que ele seja campeão ou que lute por algo mais nobre. Acho que ele poderia fazer mais na F1 se quisesse, se quisesse…

Bianchini
Bianchini
14 anos atrás

O que tenho a dizer é o seguinte: se o Kimi for, ele vai achar tudo tão divertido que não volta para a F-1 não. Não creio que o Kimi vá querer voltar àquele mundo de torração de saco, moeção na hora e empacotamento à vácuo da F-1. Ele simplesmente vai querer ser feliz.

MSM
MSM
14 anos atrás

Vai se divertir em 2010 e voltar para a F1 em 2011 no lugar do Webber na Red Bull.
Que tenha sucesso, gosto de estilo de pilotagem dele e do tipo de pessoa que é, sem estrelismos.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Para pilotar, um rali é bem mais divertido que um circuito, mesmo. Kimi está certo, passou a vida inteira com a F1 na cabeça, estreiou com pouquíssima idade e é normal que tudo isso o tenha enchido, claro. Até me surpreende que ele vá correr a temporada inteira, tava achando que ele iria fazer só o Dakar e uma ou outra prova do WRC.
E, além de tudo, o cara é dono de equipe de F3, quer coisa mais legal?

Jayme
Jayme
14 anos atrás

Assim que pagarem o que quer e sabe que vale acelera na F1 rapidinho. Esse papo de rally é brincadeira.

Olegário
Olegário
Reply to  Jayme
14 anos atrás

Pois é… mas eu não sei se tem alguém REALMENTE querendo pagar o que ele quer (tipo, ele é bom, mas não tem vísceras de ouro pra ganhar o quanto tava querendo)

Eric
Eric
14 anos atrás

Eu poderia navegar para ele…de graca….e ainda acompanho nos botecos na boa!!!!

Seu Mário
Seu Mário
14 anos atrás

Vai tomar um pau do Loeb!!

Svizzero
Svizzero
14 anos atrás

Concordo plenamente com o Kowalski – as montadoras tem mesmo que migrar para o WRC, até porque é midia do carro que você compra; que você vê na rua.

Só quem já viu ao vivo uma etapa do WRC sabe do que estou falando.
Tive a felicidade de ir quatro anos seguidos para Córdoba, no WRC da Argentina, e a sorte de ver caras comos os saudosos Colin McRae e Richard Burns e os espetaculares Tommi Makinen; Marcus Gronholm; Carlos Sainz; Didier Auriol; Peter Solberg; Sebastien Loeb; etc.
FG me desculpe, mas pra mim WRC “engole” a F1 em todos os sentidos !!!
O Kimi vai se dar bem no WRC; aliás, como todo bom piloto finlandês (“Flying Finns”).

O Rally é um esporte a motor que têm alguma proximidade com aquele que compra um carro. Não é aquela coisa alienígina da F-1 para nós mortais.

Sonho em ver de volta a Subaru, Toyota, Mitsubushi, Audi/Seat/Skoda, Lancia/Fiat, Peugeot, Renault e até a Porsche.

Carlos
Carlos
Reply to  Svizzero
14 anos atrás

com a buraqueira que temos em nossas ruas, com certeza as provas de Rally são as que tem maior proximidade com o nosso mundo …. caccacacacaa

mas é legal ver um carro ” igual ” ao nosso ou que não seja tão impossível de ter participando de uma corrida

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
14 anos atrás

É por amor mesmo Flávio? E aquela história de que ele ganha mais parando este ano do que se correr pelo que ofereceram?

Rejeitou correr por menos na mclaren (que tem grande chance de ser um dos melhores ou o melhor carro ano que vem) para não ganhar menos.

Gabi
Gabi
Reply to  www.blog-do-tiozao.blogspot.com
14 anos atrás

Segundo a revista Veikkaaja (revista finlandesa):
-10 milhões de euros seriam provavelmente suficientes para Räikkönen ir a Mercedes também. Seria aumentar seu salário para quase 17 milhões de euros, porque, nesse caso, ele iria receber 6,7 milhões de euros como compensação da Ferrari.
-Se Räikkönen não dirigir um carro de F1 no próximo ano, a Ferrari vai o pagar 11,5 milhões de euros.
– os agentes de Kimi pediram a McLaren primeiro cerca de 25 milhões de dólares. Mais tarde esse valor teria caido para 15 milhões de dólares.
-A escolha finalmente foi por Jenson Button, especialmente porque ele foi a Working (sede da McLaren) e teve um cara a cara com a McLaren que Kimi não teve.

marcio
marcio
14 anos atrás

FG, estou nesse momento vendo o Bola da Vez da ESPN com o Massa, surgiu uma curiosidade o que significa aquela figura paraecida com um codigo de barra ao lado do simbolo da Ferrari, até onde lembro antigamente aquele espaço era ocupado pelo logo da Marlboro. Porque até hoje a Ferrari nao usa aquele espaço com outro patrocinador ?

Maicon
Maicon
Reply to  marcio
14 anos atrás

Me parece que o contrato entre Marlboro e Ferrari vai até 2011. E por isso, embora não possa aproveitar o espaço, a Marlboro também não deve permitir que o mesmo seja usado para outro patrocínio.

bullitt kowalski
bullitt kowalski
14 anos atrás

As montadoras que estão saindo da F-1 têm que ir pra WRC.

O Rally é um esporte a motor que têm alguma proximidade com aquele que compra um carro. Não é aquela coisa alienígina da F-1 para nós mortais.

Sonho em ver de volta a Subaru, Toyota, Mitsubushi, Audi/Seat/Skoda, Lancia/Fiat, Peugeot, Renault e até a Porsche.

Andre Decourt
14 anos atrás

O desafio acabou na F-1 para o Kimi, que deve estar de saco cheio da Mauriciolandia que o esporte se transformou…que seja feliz. Outros F-1 já se deram bem nessa área

Gustavo Castro
Gustavo Castro
14 anos atrás

Ele é meu ídolo, e no Rali da Finlândia, com uma carroça do Fiat Abarth estava em 5º até capotar quando estava num “overdriving”. Será uma ida vantajosa, já que o finlandês receberá os 50 milhões de dólares da Ferrari. Se ele não amasse o Rali, ficaria em casa dormindo e bebendo todas as vodkas possíveis.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
14 anos atrás

vai ser legal vê-lo do WRC (se for possível, pois difícil as TV acompanhar essa categoria).

Mas que me admira é o fato de a F1 não fazer nenhum esforço para manter o Kimi. Sei lá…

Victor
Victor
14 anos atrás

Pois é, o inglês do Massa que é bom, né?
Cada uma que eu leio por aqui.

Certamente essa transferencia seria não um tapa com luva de pelica, mas sim um verdadeiro soco com luvas de boxes a todos os otarios que pensam que a F1 é o supra-sumo do automobilismo.

Francisco Libânio
Francisco Libânio
Reply to  Victor
14 anos atrás

A F1 só é suprassumo de alguma coisa na visão mercantilista da Globo. Se a Record comprar os direitos da categoria, ela vai passar a ser a pior. E a estoque, com os Bueninhos vai ser o suprassumo. As corridas de F1 andam um saco.

Olegário
Olegário
Reply to  Victor
14 anos atrás

Qual é Vitor! até concordo com o que você disse, mas vê se da próxima vez não banca o “Mimimi, eu adoro insultar os outros só pra mostrar o quão “do contra” eu sooou”…

Ludy Coimbra
14 anos atrás

Oi Flávio! Acho que inclusive ele já encontrou. Nos quatro rallies que Kimi disputou este ano (incluindo o Rali da Finlândia), seu navegador foi Kaj Lindström, que foi navegador do tetracampeão do WRC, Tommi Mäkinen. Foi pela equipe de Mäkinen que Räikkönen disputou seus rallies neste ano.
E pelo que andei lendo, a parceria entre Kaj e Kimi deve continuar para 2010 segundo o próprio navegador deixou no ar.

bjs, Ludy

Alemão
Alemão
14 anos atrás

O Kimi vai andar bem logo de cara…vai arrancar algumas árvores…das alguns capotes, mas vai se dar bem…e acho que não volta a F1!!!

Francisco Libânio
Francisco Libânio
14 anos atrás

Tenho um amigo que diz que o Kimi é o cara mais legal da F1. Concordo. Pra um cara cruzão, bruto que nem ele, que mal fala inglês, deve ser um saco essa rotina de compromissos e esses não-me-reles da F1. O lance dele é dirigir. Só. Acho que ele seria mais feliz na WRC mesmo. Ele é bom, já ganhou um título e não precisa provar mais nada pra ninguém. Quem quiser que fique, ele não tá a fim.

Bruno Malfatti
Bruno Malfatti
Reply to  Francisco Libânio
14 anos atrás

Verdade. Ele ganhou um título. Presente do LH.

E no WRC vai continuar brincando de tentar matar navegador.

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
14 anos atrás

Um motivo a mais para acompanhar o WRC. A ESPN Internacional transmite algumas provas.

hendrix
hendrix
14 anos atrás

especulando:
Kimi Raikkonen tem uma multa de um ano de salário com a ferrari para 2010, contudo se ele arrumar outro carro na f1, isso some ou diminui, pelo visto ninguém deve querer pagar tal grana, logo vou brincar de rali com grana no bolso.
simples e sucinto ou curto e grosso.

Dú
14 anos atrás

É a cara dele. Vai até dar um pit nos botecos. Esse não volta mais.