SE FOI

60_toyota_fjcruiserSÃO PAULO (sem dizer tchau) – A Toyota já era. Os japoneses anteciparam o anúncio esperado para o fim de semana e avisaram hoje que estão deixando a F-1. Como fizeram Honda e BMW, o que dá um total de três montadoras em menos de um ano, o que dá total razão a Max Mosley e sua cruzada pró-independentes.

Os japoneses realmente se assustaram com a crise. A Subaru e a Suzuki deixaram o Mundial de Rali, Honda e Toyota se pirulitaram da F-1, assim como a Bridgestone, que só fica mais um ano, a Kawasaki abandonou a MotoGP… Uma debandada geral e inexplicável.

Sobre a Toyota, já falamos ontem. Não vai fazer muita falta, pela ausência de brilho desde o início. A marca sai sem uma vitória sequer. Falar em fracasso não seria um exagero.

Bem, agora esperemos pela próxima. Será a Renault?

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Evandro garcia
Evandro garcia
14 anos atrás

para um povo que se reergueu de uma guerra de duas bombas atômicas não se explica certas atitudes,esta debandada das empresas japonesas de todos os esportes só pode siguinificar duas coisas,ou estão perdendo a coragem,ou estão se recolhendo momentaneamente para então voltarem com força total,foi assim na segunda guerra!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

A passagem da Toyota pela F-1 valeu pelas postagens das Bandeirante (Land Cruiser) neste blog. O último carro bom da Toyota saiu de linha em 2001.

Zina
Zina
14 anos atrás

Toyota! Não brilha muito na F-1!

MSM
MSM
14 anos atrás

Estava muito estranho ,desde que mandaram os pilotos embora. Do Trulli, tudo bem, pois já está em final de carreira e não vinha fazendo nada de importante, mas do Glock, não havia entendido o motivo, pois, acho que ele fez um bom campeonato este ano, depois juntando as peças é que percebi a intenção.
Na verdade, desde que entrou na F1, a Toyota não fez nada de importante, foi a equipe que mais gastou dinheiro sem obter retorno ao nível do investimento, todo ano vinha com o papo de fazer um carro bom e depois víamos que não dava uma passo a frente. Veio a crise e aí eles caíram na realidade: muito dinheiro jogado fora a toa. Nem esperaram o fim de semana para anunciar a saída, pegaram um chorão para anunciar as mesmas coisas de sempre: foram anos bons;problemas da crise mundial; agradecimentos aos patrocinadores e integrantes da equipe e etc. Aquele papo furado que jogam para cima de nós, e ainda com direito a lágrimas de crocodilo nas frente das câmeras. NA verdade essas companhias japonesas que tanto pregam a inteligência, a metodologia centrada, a entrega dos funcionários como se fosse uma integrante da família, não passam de FROUXAS. Todas sem excessão são iguais as outras empresas de qualquer parte do planeta: só visam lucros.
De toda essa história, só não esperavam uma coisa: terem encontrado finalmente um bom piloto japonês que sabe ser agressivo sem cometer erros grossseiros.
A Toyota poderá sofrer do mesmo mal que a Honda sofreu qd anunciou a saída da categoria, deixou um carro vencedor, para outra equipe ganhar o campeonato. Não estou dizendo que o Kobayashi será campeão mundial, mas pelo que ele mostrou até agora, terá um futuro interessante na categoria, pois duvido que alguma equipe deixe de contrata-lo para o ano que vem, se conseguir um carro bom, poderá vencer corridas.

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Velho Max, tinha razao, ao querer a reducao de custos, porem tambem nao é inocente ao realizar uma selecao de equipes das mais esquisitas e mascaradas, onde até quem nem aparecia na lista foi escolhida (Manor e Lotus), em detrimento de times com reconhecida capacidade financeira e estrutural como a Pro drive e a Epilson Euskadi(?!?). Agora o mais bizarro mesmo sao as montadoras e seu corpo d diretores, que sao os responsaveis pelos gastos exorbitantes da F1, e jogam tudo pro alto no 1o problema. Pior ainda é baterem d frente com a Fia pra depois sairem correndo como a Toyota (FOTA) e a BMW com o Kers.

Levi Davet
Levi Davet
14 anos atrás

É uma pena ver os fãs dos garagistas comemorando isso… Pra cada montadora que vai embora, entra uma equipe sem dinheiro cujo destino é tomar voltas e mais voltas dos líderes e aí fica aquele sono que foi até 1995 quando só Williams e Benetton eram competitivas. E ainda assim era só a Williams pois a Benetton só ganhava por causa de Schumacher.

Não adianta pôr um monte de garagistas no grid. Os custos devem ser reduzidos. O problema é que se tiver redução demais (como Mosley queria fazer), a F1 não vai ser mais o supra-sumo da tecnologia, que sempre foi uma de suas características. Aquele 1 no nome da categoria não está lá de enfeite. Quer dizer que a Fórmula 1 tem que ser o lugar dos melhores entre os melhores. O que não vai mais acontecer com esse monte de aventureiros no grid usando motores Cosworth congelados e transmissões idênticas.

Várias equipes de categorias inferiores tentaram a sorte na F1 e se deram muito mal. A única que conseguiu algum sucesso nos anos recentes foi a Jordan. É esperar pra ver se isso vai ser bom. Conta a favor dos times novos o fato de que as coisas são mais profissionais hoje do que em 1990.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Chegar em segundo com Jarno? Baita carro! Faltou piloto esse ano.
Mó baque esse abandono. Pena

salário mínimo
salário mínimo
14 anos atrás

No meu entender, a culpa da debandada geral não é tão somente a crise econômica mundial. A venda de esportivos no mecado automobilístico japonês está sofrendo uma queda acentuada. Que sentido tem em grandes montadoras fazer a propagando dos seus produtos com esporte motor numa época em que a busca pela sustentabilidade e ser ecológicamente correto é a prioridade? O automóvel na forma atual está prestes a virar um grande vilão da sociedade e a preocupação máxima dos fabricantes é reverter esse quadro, não apostando nos esportivos, mas nos híbridos e elétricos.

Marcelo dos Santos
14 anos atrás

Pô, eu até era afins de um Bandeirantes desses em bom estado… Nem tudo é de se jogar fora!

Darlan
Darlan
14 anos atrás

Na Toyota realmente faltou piloto. O Trulli é muito ruinzinho pra conseguir algo na F1. Se tivessem conseguido um bom piloto, poderiam ter tido um destino diferente.

Já a Renault vai sair fora sim. Carlos Gosn é especialista em corte de custos, e desde que assumiu a presidência do grupo, ele quer tirar a Renault da F1. Deve ser um parto todo ano convencer ele do contrário. E agora com o escandalo, que deixar a marca queimada, creio que ele vá retirar a Renault da F1 sim.

Sobre as outras equipes, vão precisar de tempo para adaptação e muito dinheiro pra andarem na frente. A disputa por títulos vai ficar só entre as grandes.
Abs!

André Garcia
André Garcia
14 anos atrás

Só tenho uma coisa para dizer a Toyota…

Loooooserss

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

Voces acham que, Sir Frank Williams e Mr. Patrick Head, seriam malucos e nada entendem de F1, para contratar, o tão falado ruizinho pé de chinelo, para pilotar um de seus carros em 2010, ficaram gagás e estão jogando dinheiro fora, e o patrocinadores aceitariam essa doidice, se o rubens não fosse competente e realiza retorno do que é investido nele, Ross Brawn, tbem não seria burro e teimoso por manter o rubinho nesta temporada!

Fernando Passos
14 anos atrás

Vá com Deus! Nunca gostei da Toyota… acho que o Ralf ajudou à má imagem que tinha da equipe.
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O que ferra as montadoras é que, quando entram, têm um nome a zelar e, por isso torram milhões tentando vencer… e não vencem quase nunca, gerando fracassos extratosféricos!
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Por isso que eu gostava da simpática Minardi. Não tinha muito dinheiro, não ganhava nada, mas estava lá porque nasceu para aquilo, correr na F1. Se ganhasse, excelente, mas queria era estar no meio da galera, competir, vibrar com um pontinho conquistado, revelar pilotos, enfim, estava pelo esporte.
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Frank Williams, há um tempo atrás, disse que não largaria a F1 para ir com o pessoal da FOTA, porque o que ele e a equipe saberiam fazer era, “apenas”, correr na F1.
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Eu estive do lado das montadoras no caso do “teto orçamentário”, queria que elas ficassem sim, mas se for pra se acovardar na primeira crise, que se vão.
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Só espero que estas equipes novas que surgirão a partir de 2010 estejam comprometidas com corridas e não só com lavagem de dinheiro ou promoção de países faraônicos.
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É isso! Abraços!
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P.S.: Depois de queimar os CRV’s e as X5’s, queimem os RAV-4’s!

Franco
Franco
14 anos atrás

Japoneses bananas!

salário mínimo
salário mínimo
Reply to  Franco
14 anos atrás

Nós banana? Por quê? Foi a Toyota. Não o Japão. Para de ser racista.

Joaquim de Souza
Joaquim de Souza
14 anos atrás

Mais um japonês que “chora copiosamente”…

Deveriam enquadrá-los em decoro esportivo o fingimento esses orientais.

O problema deles não foi o carro, e sim a incompetência de contratar verdadeiros pilotos. Estou ouvindo isso faz tempo e de especialistas no assunto.

Não estou sendo patriota e explico o por que: Mandaram embora o Cristiano da Matta que apostava até o seu salário porque sabia que problema o carro tinha e qual era o caminho para ser vitorioso. E estava voando, mesmo assim. Mandaram embora para colocar Jarno Trulli, acho. E foi péssimo, arrumador de confusão na pista. Esse não faz falta alguma na F1 assim como não faz Ralf Shumacher.

A redenção foi dar uma chance ao promissor Kamui Kobayashi, que já colecionou fregueses como Jenson Button, este ano. Provou que não é piloto de um GP só como o Montoya. É uma jóia que se lapidada VAI, eu digo VAI, se transformar no melhor piloto japonês da história da F-1.

Com esta atitude covarde dos orientais, que para mim ficou claro que não honram compromissos quando estão na defensiva, podem dificultar ou atrapalhar a entrada de Kamui na F1.

Parabéns otários da TOYOTA. Acho que a FIA deve proibir a entrada de times orientais. Está virando a casa da mãe joana.

Soichiro Honda não só deve estar se revirando no túmulo como daqui a pouco vai ressuscitar para concertar essas cagadas dos japoneses.

salário mínimo
salário mínimo
Reply to  Joaquim de Souza
14 anos atrás

E BMW? E Renault? Não são covardes? Logo a Mercedes vai também. Seu racista.

Victor
Victor
14 anos atrás

Pronto, a ex-BMW já arrumou o lugar. F1 é como caixão de político, se um larga outro logo pega.
A Toyota já foi tarde.

Artur
Artur
14 anos atrás

Bom dia Flávio,

meu nome é Artur, sou de São Paulo capital e gostaria de falar um pouco sobre meu trabalho. Construi ao longo de 35 anos um acervo sobre a carreira dos Fittipaldi com mais de 50.000 colangens. Todo esse acervo foi feito em ordem cronológica e possui várias classificações, como: capas, manchetes, propagandas, charges, etc…
São 15 gavetas, cada uma pesando 40 kilos, mais de 5.000 folhas coladas frente e verso. No total 3.70m de comprimento, se empilhadas as gavetas podem chegar a 5,50m de altura. Somado a ele tenho mais 150 miniaturas entre plástico, metal e resina de carros em que Emerson, Wilson e Christian já andaram.
Emerson, Lian Duarte, Wilson e Gustavo Fonseca já viram esse trabalho. Se me permitir gostaria de entrar em contato para poder explicar melhor todo esse acervo.

Até mais,

Artur

(11)9688-8855
(11)3887-4803

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

Tem algum time cabaço na “lista de espera”? Espero que Kobayashi arrume um cockpit para 2010.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
14 anos atrás

Já vai tarde!
A única lembrança que a Toyota deixa é que é capaz de fazer carros de corrida tão feios quanto os seus de rua.
A F-1 esrá vivendo um momento de mudança que pode ser bom para o futuro. Vai permanecer quem gosta de corrida, quem gosta de business vai pro Mercado de Capitais.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
14 anos atrás

Não acho que a Caixa Forte do Patinhas que eles gastaram com o projeto desde 2001 seja motivo para dizer “Gastaram, mas não fizeram nada”… Pô. Eles apostaram alto pq tinham certeza que conseguiriam alguma coisa. É a mesma coisa para quem aposta dinheiro em corridas de cavalo: o apostador tem certeza que o cavalo vai fazê-lo rico… nem sempre isto dá certo. A Toyota apostou no cavalo errado, ué. Só acho que aquele Kobayashi poderia mostrar um pouco mais…………

José Baroni
José Baroni
14 anos atrás

O Corolla continua vendendo? Então, dane-se o resto.
Já vão tarde, bando de incompetentes. Só espero que as “pequenas” que estão entrando consigam, pelo menos, atrapalhar um pouco a vida das grandes. Agora, salvem o Kobayashi, o japinha tem que correr, nem que seja de carrinho de rolimã.

Felipe Marcos
Felipe Marcos
14 anos atrás

E os pneus?
Bridgestone já era, e Michelin, Pirelli e Goodyear parece que não vão entrar… qualé que vai ser?

A Continental é grande o suficiente pra isso? Tem as japonesas, Yokohama, Toyo… mas vai confiar em empresa japonesa na F1… hahaha

Conheço um borracheiro aqui perto de casa, vou ver se ele não se interessa

MAX
MAX
Reply to  Felipe Marcos
14 anos atrás

A toyo pertence a toyota e a bridgestone tem ligaçao.
Acho que yokohama advan …
quem sabe a brasileira MG?..RSRS

Felipassat
Felipassat
14 anos atrás

Renault com certeza e viva a Willians. Vou comprar no site boné e camiseta. Será que já tem do Rubinho?

Andre Decourt
Andre Decourt
14 anos atrás

A Sauber pelo visto vai conseguir voltar para F-1 com essa vaga aberta no grid…

pablo
pablo
14 anos atrás

pelo menos isso garante a Sauber no proximo mundial. agora vem a pergunta: eles correm com qual numeracao?

Marcelo Piceli
Marcelo Piceli
14 anos atrás

Bom, se a Toyota tivesse gasto uma pequena parte do orçamento com aquela peça entre o volante e o banco … teve épocas que o carro não era ruim, mas faltava piloto. Agora é tarde.

Carlão
Carlão
14 anos atrás

Realmente, não irá fazer falta…e olha que torci pelo time dar certo…
Renault a próxima ??? Acredito que sim.
Todos vão acabar saindo, menos Ferrari, MacLaren e obvio, Mister Williams….

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Flavinho, não vão fazer falta, pelo resultado geral deles, e por ter gente com interesse em entrar na categoria! Os “interésses” (by Leonel de Moura) destes pode ser discutivel mas eles estão na parada como a Sauber!
Que lindo o Ruralão de ontem no Limite! Spasivo Indy Gomov!

jackie chan
jackie chan
14 anos atrás

Não acho que o Koba consiga alguma vaga, pois sem dinheiro, nada feito. Nem na F-1, nem em outra categoria internacional. Que vá correr de Super GT, que aliás, é muito prestigiada no JP. De Nissan GTR, pra se vingar da Toyota, haha.

Felipe T Toniato
Felipe T Toniato
14 anos atrás

Gente, eu estou acompanhando a discussão e gostaria de colaborar dizendo que na verdade há uma explicação.
Aqui vai:

O que acontece com a BMW?

Acontece que, depois da crise mundial, a venda de carros Premium da BMW caiu. Ela teve um declinio de 74% nas ações. As vendas dos carros das marcas BMW, Mini e Rolls-Royce ficaram 7,2% menores. O que esta vendendo agora são os carros de pequeno porte. Entre outros fatores. Isso acarreta em perdas para a fábrica frente aos seus concorrentes, e um aperto de cinto é bem-vindo.

Analise:
A BMW entrou na F1 para promover sua marca para os tubarões do mundo que queria andar com o mesmo carro do James Bond. O mundo entrou em crise e ela entrou pelos tubos, junto com os tubarões. Agora teve de tirar o time de campo, porque realmente não vale a pena investir dinheiro na categoria para vender carrinho 1.0. E o James Bond agora anda de Aston Martin.

O que acontece com os jap’s?

A economia japonesa como um todo esta falida. O japoneses estão na lama, e não estou falando de rally!
Vou reproduzir uma parte do texto do NYT para se ter uma idéia:

“Quanta dívida um país industrializado pode carregar antes de a economia da nação e sua moeda se curvar, e em seguida, quebrar? A questão se agiganta nos Estados Unidos, com o afluente déficit orçamentário empurrando a dívida pública para quase 98% do produto interno bruto. Mas ela é ainda maior no Japão.
Aqui, anos de estímulos aos gastos em barragens e estradas caras inflaram a dívida pública bruta do país para duas vezes o tamanho de sua economia de US$ 5 trilhões – de longe a mais elevada relação de dívida/ PIB da memória recente.
Somente o pagamento de juros da dívida consumiu um quinto do orçamento do Japão em 2008, comparado com os pagamentos da dívida que compõem cerca de um décimo do orçamento dos Estados Unidos.

Como o Japão entrou em um buraco tão grande, e continua cavando, e um conto de gastos sem conseqüências…”

E assim continua. Ou seja, o governo japones esta com a corda no pescoço, e nós sabemos o que é um país em crise. Há recessão, corte de gastos e demissões. Isso explica o porquê da debandada geral japonesa das pistas.
Temendo uma piora na saúde econômica, as fábricas agora se voltam para uma recuperação de mercado, e isso não inclui a F1.

Analise:

Os japoneses sempre foram apaixonadissimos por velocidade e corridas. Isto não podemos negar.
Sempre estiveram em equipes vencedoras, e faziam carros e motos vencedores e estavam lá pelo prazer. Mas a última leva queriam, como todas as outras montadoras, elevar o padrão da clientela. Só que a economia japonesa começou a ruir no começo dos anos 90, e agora o cinto apertou mesmo! Exigindo uma retirada rápida e nada gloriosa.
A saída sera vender bilhões de Corollas e rezar para que o Jaspion, além de combater monstros, seja também um ótimo ministro de economia.

No final das contas…

É aquilo que o FG já falou sobre o que a F1 se tornou agora: uma grande Fashion Weekend. Onde modelos, relógios caros e milionários são mais importantes que sangue, suor e graxa!
As montadoras entraram na F1 para elitizar seu público. Nunca foi para benesse da categoria. Veio a crise, o cinto apertou (e apertou mesmo, essa não é mentira), e o brinquedo de luxo da F1 ficou muito caro e inviável para sustentar.
Culpa de quem deixou o circo se armar e o bolo crescer!
Agora sobram pilotos, profissionais e público carentes, chupando o dedo. E os endinheirados vão procurar outros brinquedos para destruir com seu capitalismo de merda.

Denis
Denis
14 anos atrás

Na Nascar a Toyota vai bem obrigado… venceu muitas corridas ano passado, disputou o titulo e já carimbou 10 vitórias esse ano na divisão principal, a Sprint Cup, fora as divisões inferiores (numa delas já é quase campeã). E pra quem acompanha Nascar é sabido que os custos não são poucos.
Talvez esse exemplo seja uma exceção ao quadro de debandada… ou não.

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
14 anos atrás

A Renault subiu no telhado há um bom tempo. Seu presidente (o brasileiro, naturalizado francês, Carlos Ghosn) já disse que não vê retorno/vantagem alguma em torrar $$$ com a F-1.

Juliano
Juliano
14 anos atrás

E viva os garagistas!!!

Tchau montadoras!!!!

emenelsen marucci
emenelsen marucci
14 anos atrás

É isso aí. Mosley tava coberto de razao. As montadoras não tem compromisso com o esporte, e sim com os acionistas. E quer saber, não tem enrosco não, a Cosworth está aí prá atender 10 equipes; E a RedBull mostrou que, com um cabra bom, do tipo Newey, a coisa vai. Ué, como era Clark/Chapman, Stweart/Tyrrel, Piquet/Murray? pneu? ora a Fittipaldi andou (se não que não muito) até com Avon. É claro que aí tem que arrumar piloto de F1 (não de simulador) Saudosismo sim….de repente teremos um campeonato nivelado por soluções criativas, e não pelos milhões de dólares de um Santander, Malboro, AIG,….

Rossano
Rossano
14 anos atrás

Já vai tarde.

Jeffy Paiva
Jeffy Paiva
14 anos atrás

Uma pena. Alguns me jogarão pedras e foices, mas vamos nessa. Por que uma pena? Não, não estou triste com os chefes das equipes ou os mega empresários da Toyota, que por trás daquela cena toda, estão é aliviados de acabarem com um negócio ruim ( e ruim por conta deles mesmo ). Triste por que tem muita gente, muita mesmo, que acreditou no projeto e respirava F-1, respirava Toyota e por ai vai… por essas pessoa,s que certamente não devem ter um “plano b”, estou com pena. E para aqueles que ficam felizes em ver mais uma montadora indo embora, não se alegrem tanto, de nada adianta ter 13, 14 equipes com alma, se quem “comanda” a festa e cobra por ela ( Leia-se Bernie “Cabelinhos de cuia” Eclestone ) continuiar com essa id´peia megalomaniaca de tgornar a F-1 o centro automotivo do universo. Continauremos com eventos mega caros, sem graça e que, nem de longe, lembra a história da F-1 e que por causa dessa história, se firmou como a principal categoria de carros do mundo.

Bianchini
Bianchini
14 anos atrás

Para Toyota e Renault (a próxima, com certeza), hasta la vista, babies!!!!!

Levi Davet
Levi Davet
14 anos atrás

Max Mosley certo? Ele mesmo foi quem empurrou as montadoras pra fora da F1! Congelando o desenvolvimento de motores, padronizando caixas de marcha, limitando a aerodinâmica… As montadoras não têm interesse nenhum em competir em algo que não possa ser usado como laboratório pra novas tecnologias a serem empregadas nos carros de rua. É por isso que não vão continuar nem como fornecedoras de motores. A Mercedes ficou graças à associação com a McLaren e aos contratos de motores que tem com um monte de gente, mas há boatos de que foi dura a briga entre os acionistas pra ver se continuavam ou não na Fórmula 1.

Max Mosley fez isso porque queria o poder só pra ele e seu grupo. Imagine peitar grandes corporações como BMW, Honda, Toyota, Renault… Esse cara vai acabar com a F1. Já tem um monte de aventureiros da GP2 no grid, todos com motores iguaizinhos!

Anderson
Anderson
14 anos atrás

Máximo Bueno também se foi. Mas sem aviso prévio, sem despedidas. O digno letrista teria amarelado ao Bueno senior….tsctsctsc

V. Maghetti
V. Maghetti
14 anos atrás

Em minha opinião, obviamente passível de erros, os japoneses sairam mais cedo também devido à pouca tradição do Japão em corridas. Na Europa, há uma longa história de competições automobilísticas, seja em rallies, seja em corridas de monopostos e outros. Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Suécia, entre outros, promovem competições há muito tempo, e sua população, acredito, aceita melhor o fato de, mesmo durante crises econômicas como a que ocorreu recentemente, sejam mantidas as caras equipes de competição. Mas imagino que seja difícil para as montadores de países de menor tradição em competições automobilísticas, como, no caso, o Japão, justificarem junto aos seus conterrâneos as suas grandes despesas em equipes de competição, ao mesmo tempo em que demitem funcionários de suas fábricas.
Resumindo, creio que se trata de uma questão não apenas econômica, mas também cultural.

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Kubica deve estar torando aço.

Megapower
Megapower
14 anos atrás

Por isso que os Korea e Chinas pau tão passando eles em vendas tb. Bando de japa bunda mole…

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Pô, Mosley certo?!
Junto com Bernie, ele eliminou toda a concorrencia que a F1 tinha, inflacionou demais a importância da categoria e quando percebeu onde tinha metido os pés, começou com essa estoria de martir dos velhos tempos… Pra mim, tá tudo certo mesmo.
A F1 tem uma visibilidade astronomica no mundo e é perfeitamente normal que grandas montadoras entrem nela e saiam quando acharem necessário, oras!
Max Chicotinho acha isso ruim? Interessante, pois ele assistiu de camarote várias equipes quebrarem, outras tantas seram compradas e nunca fez nada.
Se a FOM/FIA se importasse de verdade, teria feito algo antes, teria repassado lucros maiores para as garagens, teria formentado a união entre elas, eles tiveram anos e anos para fazeram alguma coisa em prol de uma F1 mais sadia, não fizeram nada.
Toyota e Honda tem toda a razão de sair da categoria mesmo, além dos gastos, a categoria era um motor de publicidade negativa para a marca.
Subaru e Suzuki iriam bancar um ano comendo poeira da Ford e da Citroen, desenvolvendo carros caríssimos sendo que o regulamento muda esse ano?
De todas essas desistencias, fico triste com a BMW, essa sim, covarde, por ser uma excelente equipe que teve apenas um ano irregular e acho uma sacanagem a Bridgestone, que com o lobby de Max/Bernie expulsou a Michelin e agora diz que não brinca mais.

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Pessoal bem vindos à nova F 1 Colors! Com a saída da Honda, apareceu a Brawn. Agora com a Toyota, que sabe apareça a Blue Angels? Será que a Campos virá de green?
A Toro Rosso ficará na espera das concorrentes, seria possível também a volta da Colors of Benetton substituindo a Renault?

Rodrigo Bezerra Meirelles
14 anos atrás

A Toyota realmente não fará falta. O problema (aliás quem foi que disse que é problema? Não tenho nada a ver com isso) é que na fila no lugar dela provavelmente entra uma equipe ex-BMW que só quer lavar dinhei, ops, figurar no grid. Nem sei como pode o Peter Sauber entrar nessa. Oremos, 2010 vai ser uma zorra. Pelo menos não vai ter mais carro bomba (para a tristeza do pessoal “terrorista-fundamentalista” do oriente médio, uma vez que os tanques dos carros não vão mais competir por espaço com o “ninguém-kers”.

Diogo
Diogo
14 anos atrás

Foi tarde, junto com Honda e BMW que, nesta passagem pela F1 não fizeram nada, apesar da grana pesada.
Não adianta ter só dinheiro, é preciso ter competência.

Luiz Seiji
Luiz Seiji
14 anos atrás

Quem pegar o espolio da Toyota,ainda vai ter a preferencia para 2010,pois a Toyota ja havia assinado o tal Pacto de Concordia,e a BMW Sauber naw havia assinado,portanto,a Peter Sauber resta esperar do mesmo jeito.

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Pessoal sejam bem vindos à nova F1 Colors! Com a saída da Honda apareceu a Brawn, com a saída da Toyota quem sabe aparecerá a Angel Blue, para desafiar a Toro Rosso.
Será que a Campos virá de green? É possível a volta da Colors of Beneton?

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

A F1 é patética. Infelizmente a FIA conseguiu acabar com todas as outras categorias grandes. Quando a F1 acabar, e não falta muito pra isso acontecer, vamos ficar sem nada.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Bom, sem odes à Sauber, já que a estrutura da Toyota está a venda e quem comprar leva inteiramente grátis a assinatura no Pacto da Concórdia, que a Sauber não tem. De repente aparece um fundo de investimentos ou algo do gênero e leva a brincadeira, ou até quem sabe alguém do ramo mesmo.
Já o Kobayashi, pra mim tem prazo de validade, meia dúzia de erros ou desempenhos ruins e acabou-se também na má fama dos pilotos orientais.