TOYOTA

toyoSÃO PAULO (pingando) – Está nos pasquins europeus de hoje. No fim de semana, a Toyota vai dizer alguma coisa sobre sua presença na F-1. Há uma expectativa latente de que faça o que já fizeram Honda e BMW: diga tchau. Existem indícios. O primeiro, avisar seus pilotos que eles não ficarão no ano que vem. O segundo, revelar alguém como Kobayashi e não confirmar imediatamente que ele corre em 2010 — só faz sentido se não houver equipe. O terceiro, o rompimento do contrato com a Williams. Hoje, montadora na F-1 tem de fazer motor para mais de um time, senão a coisa fica inviável economicamente.

As vendas mundiais da Toyota estão caindo desde o início da crise econômica em setembro do ano passado. A empresa está, como dizem os financistas, tendo de “reposicionar” a marca.

Na F-1 desde 2002 gastando os tubos, a Toyota nunca conseguiu resultados à altura de seus investimentos na categoria. Faltou ousadia, entre outras coisas para contratar pilotos. A equipe não teve nenhum de ponta nesse tempo todo, alinhando sempre uma turminha de segundo escalão. Não ficarei chocado, surpreso ou abismado se os japoneses tirarem seu time de campo. A ver.

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sylvestre
Sylvestre
14 anos atrás

E aí, pipocou mesmo pro Galvão? Publica matéria do Maximo o ano inteiro, mas basta o Reginaldo dizer que ele não gostou pra vc amarelar… mas como tem borra botas nesse mundo…

Pinheirinho - Brasília/DF.
Pinheirinho - Brasília/DF.
14 anos atrás

Japão pisa no freio. Toyota segue os passos da Honda e se retira da maior categoria do automobilismo.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. – E-mail: [email protected]

Juan
Juan
14 anos atrás

Já era. A Toyota já anunciou que está fora e a Renô vai pelo mesmo caminho.
Quem sabe, agora a Surtees, a Ensign e a March voltam.
Juan

jugger
jugger
14 anos atrás

Será que algum Corolla foi vendido por eles para algum fã da equipe de F-1? Duvido que existam fãs da equipe, duvido que alguém se empolgue com uma equipe sem resultados. Comprar Corollas é o ápice de ser ‘tiozão’…

Rodolffo GF
Rodolffo GF
14 anos atrás

JÁ FOI. E TARDE.

RodolffoGF
RodolffoGF
14 anos atrás

JÁ FOI. E TARDE

Jean
Jean
14 anos atrás

FG, já sairam.
Confirmado hoje.

Thiago
Thiago
14 anos atrás

confirmado , toyota está oficialmente picando a mula !!

ja vai tarde, que venha outra equipe mais competente.

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Jarno Trulli é segundo escalão? Ele teria condições de ser campeão se continuasse na Renault, tava dando pau no Alonso na temporada de 2004, mas o canalha Briatore resolveu demiti-lo para evitar que ele ofuscasse seu pupilo, Alonso. Trulli chegou de forma parecida com o Kobayashi, em 1997 ele com o carro da equipe Prost, carro estreante, chegou a liderar o GP da Áustria, contra a poderosa Williams de Jacques Villeneuve e a poderosa Ferrari de Michael Schumacher. O que faltou ao Trulli mesmo foi um carro de ponta, como já mencionei, quando ele teria esse carro de ponta, foi demitido.

Prof. Alexandre Santos
Prof. Alexandre Santos
14 anos atrás

Reposicionar, ainda que estranho, é o mais correto.

Flavio ALmeida
Flavio ALmeida
14 anos atrás

Bom, eu acho que eles estão arrumando as malas…e vão deixar todos na mão, inclusive o pessoal da FIA, seja lá quem comprar dessa vez , não vai comprar coisa muito boa, não…A F1 esta voltando para o que nunca deveria ter saido, pequenas grandes equipes feitas por mecanicos de garagem de corrida…vide o pessoal da Willians que não quis ser comprada por ninguem nesse tempo todo de grandes investimentos, o pessoal que se curvou ao dinheiro das montadoras esta ai amargando o regresso de cabeixa baixa, com essa será mais um…que deixa a F1 sem conseguir nada significativo, que venham as velhas equipes de corrida e não as grandes montadoras…elas que peguem carona nas equipes e não ao contrario.

2010 será o ano do resurgimento das velhas equipes e das que fazem a F1 ser o que é….

Valeu pessoal

Pena, mesmo é o Koba…eita Japa louco…hahahah queria ver ele andando em Monaco….

Lionel
14 anos atrás

O Flavio sempre atento em tudo falou direitinho dos indícios de abandono que nunca percebi…por que vou ficar triste se a Toyota sair ..só faltou um ponto POSIVO o Presidente que é o único entusiasta John ( não sei o que … único que não é Janpones…) Queria contratar KIMI a semana passada …! ! !
E chegou à por uma proposta na mesa …( inferior é lógico do que KIMI ganha hoje na Ferrari que é o maior salário da F1 US$ 45 milhões ….bem acima de Hamilton em segundo com US$18 milhões .
Pensa bem precisa ter peito até para fazer oferta de salário para o KIMI …que digamos seria uns US$ 15 milhões ! ! !..ou US$ 20 milhões ….sei lá….e quem faz este tipo de OFERTA não esta pensando em parar…pelo menos Eu espero que não ….
O que falta na Toyota é MARKETING …eles não sabem fazer …Eu já me ofereci varias vezes ..mas não escutam…paciencia…a FERRARI não ganha nada e o marketing ta lá em cima…
abraços Lionel

Abreu
Abreu
14 anos atrás

A Renault também podia tirar o time de campo,não? Já iria tarde também.

andre
andre
14 anos atrás

Flavio, o problema da Toyota é INCOMPETENCIA. como pode uma montadora tao rica ser um fracasso? segundo ponto um piloto de ponta pra desenvolver um bom carro, esses anos todos colocando pilotos fracos, ruins e sem conhecimento so deu nisso. VEjam o exemplo da Brawm? quase sem orçamento fez um carro campeao..a formula é simples..Falta de gente competente para gerenciar, montar um bom carro.

Jonny'O
Jonny'O
14 anos atrás

Acho que deveriam se retirar como equipe e fornecer motor de graça a Sauber e reservar um carro pro Kobayashi.

E nunca mais deixarem uma fabrica montar time ,tipo,se sair nunca mais!

Até parece facil.

Eduardo - Blumenau/SC
14 anos atrás

Cade a coluna do Regi??? O Gavião fez pressão pra ele vazar do GP??? Abraço

Eduardo - Blumenau/SC
14 anos atrás

Vão anunciar Kimi e Koba p/ 2010. Quem aposta comigo???

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

Não vai fazer falta nenhuma. A equipe é tão sem-graça quanto os carros que a montador fabrica.

Só fico com pena do Kobayashi, tomara que o japa consiga uma equipe para o ano que vem.

dilva
dilva
14 anos atrás

A toyota nao vai abandonar a f1 pq tem um pacto com a fia e com sertesa vao dar uma chance p o kobayashi pq ele e o cara na ultima etapa deu um x no button coisa linda d c ver

Tássilo Vinicius
Tássilo Vinicius
14 anos atrás

Vão seguir a brigdestone e a honda é tudo japones. Eles não gostão mais da formula1,mais também a chatisse que tá as corridas e também economicamente inviavel.

Renato
Renato
14 anos atrás

Nao acho que “montadoras” são necessárias para a F1.
Quanto menor a quantidade de variáveis melhor será o espetáculo. E isso também vale para os pneus multi-marcas.
Acredito que em um futuro próximo, teremos uma marca de pneu, um unico fornecedor de motor, etc.
Qto mais centralizado, maior o controle administrativo e financeiro sobre a categoria.
As grandes marcas de carro vêem como desgastante a propaganda que se faz na F1.
Quando vencem, ótimo!
Mas, e quando a conversa chega ao nível do rendimento da Honda, da atual Renault, da Toyota, da BMW inferior a Mercedes???
Será que de alguma forma essa “propaganda” seria positiva ou proveitosa?
Qualquer dia as equipes serão: Ferrari, McLaren, Willians, Sauber, Red Bull, Brawn, Force India, Campos, Manor, Marlboro, Coca-Cola, Mc Donalds, Brasil, Alemanha, Itália…
Motores, diferencial, cambio, parte elétrica, pneus.. Tudo igual!

normandia_1971
normandia_1971
14 anos atrás

vai tarde..que de vaga pra alguém que realmente goste de F1…realmente só é uma pena pelo Kobayashi

Rodrigo Bezerra Meirelles
14 anos atrás

Qualquer coisa menos um Lada hehehe

Andre Broniski
Andre Broniski
14 anos atrás

Fico com pena pelo Kobayashi. Seria disperdício um piloto como ele sem um cockpit em 2010. Alem do mais, as montadoras, de alguma forma, dão maior credibilidade, e por que não, maior competitividade à F1. Torçamos para que a Toyota não seja a segunda grande corporação a dar adeus em menos de uma semana.

Roberto Borges
Roberto Borges
Reply to  Andre Broniski
14 anos atrás

A Toyota sumir do mapa, não vai fazer muita diferença desde que deixem a Sauber entrar.
Nesse ponto, o Flávio, Mosley e cia. estão certos.
Concordo que perder o Kobayashi seria, isso sim , uma grande pena. Torçamos para que alguém fique com o japa.

Arnold
Arnold
14 anos atrás

Sabe qual o problema?
Eles não mudam a cor desse maldito carro desde que chegaram na F1…pô tem que renovar né? ! ;)

Gustavo
Gustavo
Reply to  Arnold
14 anos atrás

A cor era o mais bacana

Lionel
Reply to  Arnold
14 anos atrás

Eles não podem mudar a cor do carro ..são as cores da Bandeira do Japão …e como disse o Gustavo também acho linda…

Paulo Rogério
14 anos atrás

Seria uma pena, mas a Toyota teve tudo para ser uma equipe de ponta e não conseguiu, ao contrário da Red Bull e da Brawn GP, que em menos tempo ganharam o devido respeito. Se a questão era dinheiro, isso nunca faltou por lá, mas pode ter faltado a ousadia de colocar um piloto com o talento de um Sebastian Vettel ou um dirigente com a coragem de um Ross Brawn.
De tudo isso, só espero ver o Kobayashi alinhando no grid em Melbourne, dia 14 de março.

Eduardo-SC
Eduardo-SC
14 anos atrás

Com relação ao motor Toyota, realmente. O relato do Frank Williams em função da quebra do contrato dos motores não convenceu ninguém mesmo. E é a hora certa, pois vêm aí mais um punhado testes e investimentos para as novas regras do anos que vem.

Lamento pelo Kabayashi. Em quase 60 anos de F1, é notável o fato de um piloto japa andar tantas voltas sem fazer nenhuma besteira (nenhuma grave, pelo menos) .

Uncle Bernie
Uncle Bernie
14 anos atrás

Da Matta é segundo escalão???

Renato
Renato
Reply to  Uncle Bernie
14 anos atrás

O Da Matta era estreante…
Por melhor que fosse, nao poderia ser comparado a pilotos experientes e ja consagrados como Alonso…

Mateus Daitx
Mateus Daitx
Reply to  Uncle Bernie
14 anos atrás

Olha, pelo menos na F1, do primeiro ele nunca foi.

JONAS
JONAS
Reply to  Uncle Bernie
14 anos atrás

…e por acaso, na F1, o Da Matta foi primeiro escalão???

Pedro Giulliano
Pedro Giulliano
Reply to  Uncle Bernie
14 anos atrás

e desde quando a F1 é de primeiro escalão?

foi realmente de primeiro escalão, mas de uma decada e meia pra cá…

Sérgio Reis
Sérgio Reis
14 anos atrás

So irei achar ruim caso não seja comprada por ninguém.

Estão entrando 4 novas equipes, mas saindo duas o impacto será menor…

pensei que veria 28 carros no grid como antigamente….

Mateus Daitx
Mateus Daitx
14 anos atrás

Problema da Toyota na F1 é que a equipe tinha o perfil da montadora, como já disseram, conservadora, com carros medíocres (no sentido de na média), nem ótimos nem uma porcaria, e pilotos idem. Tivessem gastado uma grana e pego o Alonso quando ele foi para ou saiu da McLaren e tenho certeza estaríamos aqui falando de uma possível hegemonia da marca na F1. Resolveram não arriscar e deu nisso, equipe fora da categoria. Pena mesmo pro Kobayashi não ter sobrado equipe japonesa na F1, porque se ele não tiver grana nem sobrenome famoso, não arranja assento nem em equipe estreante. E talento pra pilotar um F1 ele já mostrou que tem.

TN1
TN1
14 anos atrás

Pessoal, não podemos esquecer que a Toyota assinou o pacto de concórdia e se o espólio for comprado, o comprador tem o direito a vaga, a “Sauber” ainda ficaria na espera…

BENEVAL JUNIOR
BENEVAL JUNIOR
14 anos atrás

Flavio, acho que tem gente pensando em ter agora o japa na equipe ano que vem, por que vamos falar a verdade o cara foi o melhor estreante do ano!!!

Acho que os japoneses encontraram um piloto que pode fazer graça na F1 depois de tantos Nakagimas, Takumas e etc….

Thiago Marinho
Thiago Marinho
14 anos atrás

Flávio,
O certo é “resposicionar” ou “reposicionar” ?
Abs !

Bruno
Reply to  Thiago Marinho
14 anos atrás

Caramba!!! Jura que está perdendo o tempo do Flávio Gomes com essa pergunta???

Você já viu alguma reSposição na sua vida?

glecio
glecio
14 anos atrás

A honda deve estar puta, pois se tivesse continuado mais um aninho bem provavelmente seria campeã, pois a estrutura deles q ganhou este campeonato.
E a toyota deveria participar de rally né? Lembra do bandeirante?

nilton
nilton
Reply to  glecio
14 anos atrás

Acho que o problema que eles ( japs ) tinham não era com o carro e sim com o motor, que foi só trocar por Mercedes para ganhar!

carl Wendlinger
carl Wendlinger
Reply to  glecio
14 anos atrás

Nem fudendo o problema deles sempre foi o motor!

Jorge Ferrari
Jorge Ferrari
Reply to  glecio
14 anos atrás

Meu amigo, você esqueceu o principal: o motorzão da dona Mercedes.

Glecio
Glecio
Reply to  glecio
14 anos atrás

No começo da temporada o carro fez a diferença pois o hamilton era dos ultimos nos treinos e grids.
Com certeza o carro deste ano era muito superior aos anteriores da honda.

Francis "TATU" Gutenberg
Francis "TATU" Gutenberg
14 anos atrás

Eu acho que a Taoyota vai anunciar que vai correr o ano que vem com os motores Mitsubish, pois são melhores do que os do Corrôla. Se não for isso vai dizer que irá cometer “Harakiri” e pular fora da canoa.

Nunca ví ninguém fazer coletiva par dizer que fica. Só o Don Pedro.

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Outra prova de que dinheiro não compra felicidade…

João Tepassé
João Tepassé
14 anos atrás

Sinceramente, a Toyota não vai fazer falta alguma, nunca fez nada neste tempo todo de F-1. Aliás acho que as montadoras no máximo envolvidas com fornecimento de motores as equipes e com as equipes independentes, depois que as montadoras resolverão entrar para gerenciar a brincadeira a Fórmula 1 só tem ficado cada vez mais chata.

Joel_RS
Joel_RS
14 anos atrás

Pffff, demorou pra sair. Parece que japonês não sabe manter equipe de F1.

Paulo Barros
Paulo Barros
14 anos atrás

Concordo com o Paulo Mina, prefiro a Sauber.

Se for, já vai tarde.

Espero que deixem o promissor Kobayashi em boas mãos.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
14 anos atrás

Tudo indica que a Toyota voltará a Le Mans, e mesmo assim apenas como parceira da Dome. Acho que o Kobayashi arranja algun lugar sim, das equipes novas, só a Campos tem dupla certa já.

Igor Sell
Igor Sell
14 anos atrás

Amigos, será uma vergonha para a Toyota se retirar assim da F1, uma demonstração clara de incompetência em gestão esportiva, pois além de gastar muito com o projeto, a Toyota abdicou do WRC e do Le Mans Series para entrar de cabeça no mundo da Formula 1. Começou prometendo ser campeã em poucos anos, mas caiu no descrédito. Se sair lembrará além dos casos citados pelo Flávio no post, o caso da Jaguar que se retirou no fim de 2004, uma outra vergonha para uma marca de tanta expressão como a Toyota. Porém esperemos um anuncio para falar mais.
Igor Sell,
03/11/2009;

Fernando Passos
14 anos atrás

Se o espólio da Honda virou a vitoriosa Brawn GP, pode ser que o espólio da Toyota vire um time de ponta, afinal os japas, quando sozinhos em suas equipes, não mostraram competência (a Honda só teve sucesso como fornecedora de motores… só).

Pra mim, não vai fazer falta alguma… mesmo porque aquele carro deles, além de tudo, sempre foi feio e sem graça!

Se passarem a estrutura para alguma cara que mange um pouquinho de corridas, fará um time vencedor… que passem tudo para o Richards!

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
14 anos atrás

Eu achava os F-1 da Toyota bonitos. Nada mais…

Sidinei
Sidinei
14 anos atrás

De repente, mesmo saindo da F1, a Toyota dê algum auxílio financeiro pro Kobayashi, porque, afinal de contas, o que é gastar 5 ou 6 milhões para uma promessa como ele correr, depois de ter gasto mais 500 milhões por ano pra botar um carro pra lá de ruim nas pistas!?

Turco
Turco
14 anos atrás

eh equipe mais sem graça da formula 1….

vitão
vitão
14 anos atrás

isso , voltem para a sua vidinha chata fazendo Corollas…F-1 é para quem tem gasolina nas veias e inala gases de escapamento, náo para quem tem sangue de barata e cheira perfume francês…..

petrafan
petrafan
14 anos atrás

poxa, Kobayashi em 2010 seria garantia de diversão.

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
14 anos atrás

melhor que saia e dê lugar à Sauber (seja lá com que nome for)

Paulo Mina
Paulo Mina
14 anos atrás

É bom que sobra espaço para a Sauber. Não farão falta!

André Cordeiro
André Cordeiro
14 anos atrás

O fato que mais me deixa curioso é o futuro de Kobayashi. O garoto parece ser promissor e merecia um tempo maior na F1 para se consolidar ou não virar nada, talvez. Mas alguns meios de comunicação estão dizendo que ele não tem grana pra ir pra se bancar no automobilismo, em qualquer categoria, e parece que não tem nenhuma equipe interessada nele. Assim, talvez um grande talento do automobilismo tenha que voltar a fazer sushis em um restaurante.
Será que realmente não tem ninguem interessado nesse japa que já fez, em duas corridas, mais do que uns 6 pilotos juntos fizeram o ano todo?