VOCÊ TEM SUV?
SÃO PAULO (eu não) – Tem, filhote? Santa Fé, Tucson, Prado, Sportage, essas coisas enormes, monstruosas, que os americanos adoram e agora não sabem o que fazer com elas, porque gastam muito, ocupam muito espaço e etc e tal? Pois, no fundo, você tem mesmo é uma Rural. A primeira SUV, mas na verdade só com o U de utilitário, porque esse negócio de Sport Utility não cola, ou é utilitário, ou é esportivo. Ou um, ou outro. Os dois, não dá. Ou carrega cebola, que é útil, ou faz trilha, que é esporte. Mas não conheço ninguém que carrega cebola numa Tucson, muito menos que faz trilha.
SUVs são uma invenção dos marqueteiros da indústria automobilística. É difícil definir que tipo de veículo são de verdade. Não são vans, para transporte de muita gente; não são jipes, despojados e lameiros; não são peruas na acepção da palavra. Sei lá o que é uma, ou um, SUV. Mas caíram no gosto dos brasileiros, principalmente porque com os coreanos, dá para pagar o carnê. São veículos grandes, beberrões, desajeitados, custosos para produzir, gastam muito aço e plástico, uma péssima ideia para grandes cidades, não cabem nas vagas dos prédios, mas enfim… Cada um se exibe do jeito que quiser.
A Rural, se você olhar direito, é o que hoje se chama de SUV. Podia ser usada na cidade e no campo. Mas nasceu para ser utilitário, mesmo, sem luxos, com boa capacidade de carga e de gente. É tema da materinha que fiz nesta semana para o “Limite” da ESPN Brasil, e está neste link aqui. Gravei em Guarulhos, na loja do seu Paulo, uma simpatia. A que aparece no programa é vermelha e branca como essa aí da ilustração. Mas é uma Rural da era Ford, quando a Willys já tinha sido vendida. Carro muito bacana.
Gosto de SUVs, são confortáveis, tem espaço e quando se viaja, vc não precisa ficar medindo as bagagens para ver se vai caber tudo.
Quanto aos motoristas serem bestas, metidos ou truculentos no trânsito, aí infelizmente conta a falta de educação do brasileiro, por isso, irracional é condenar uma máquina pelo mau uso do condutor…
lamento apenas a NISSAN ter retirado seus SUVs do mercado brasileiro, pois a qualidade da marca é inquestionável.
Tem gente que ainda chama estes SUV de Carros, um caixao quadrado que não descobri ainda para que serve, pois só vejo idiotas que pensam que tem dinheiro dirigindo.
OS DONOS DE SUV´s NÃO COLOCAM ELAS NA LAMA PORQUE AINDA ESTÃO PAGANDO O CARNÊ , E NÃO QUEREM PAGAR ALGUÉM PRA LAVA-LAS DEPOIS, MAS COMO É MUITO DIFÍCIL TER VÁRIOS CARROS DE ESTILOS DIFERENTES, FAZ-SE A OPÇÃO PELO HÍBRIDO SUV, QUANDO EU GANHAR NA LOTERIA, COMPRAREI IMEDIATAMENTE UMA ( VOLVO ) OUTRA COISA A TRAÇÃO 4X4 MUITAS VEZES NÃO FUNCIONA, JUSTAMENTE POR FALTA DE USO, VOU COMPRAR UM VOLVO PRA COLOCAR NA LAMA, LÁ É O AMBIENTE DE SUV, NA CIDADE PREFIRO UM SUB-COMPACTO ( FORD KA T´´A BOM ) OU MINHA MOTO MESMO.
A realidade é esta, estes trambolhos não servem para nada, a não ser ocuparem lugares nas ruas, e geralmente os donos são ignorantes ou recalcados.
abs.
Pra quem tem pirralhos e pouca grana, SUV é um carro em cheio. Melhor que perua com certeza. Mas concordo contigo, em algum tempo vai virar um trambolho mesmo.
Oi Flavio, tudo bem piloto? Estou meio no estaleiro esses dias ( cuidando de uns problemas de saude) e to tendo mais tempo na internet. O que eu acho legal, que o seu blog é democratico, vc publica todas, contra ou a favor aos seus comentarios e acho que a grande magia do mundo é que as pessoas são diferentes umas das outras, isso que é o bacana do planeta, que graça teria o mundo se todos só gostassem de SUV, só do amarelo, só de sei la o que……
Agora quanto se vc sabe guiar ou não, se vc alcança nos pedais ou não, esses caras fiquem a vontade para tirar uma carteira de piloto ( requisito minimo p/ categoria graduado B), não precisa comprar, pode até alugar um classic, se tiver cú, vai la com a gente já que é moleza, e anda junto, passa até por cima se quiser…….porque na verdade “FALAR PAPAGAIO TAMBEM FALA”……..
Outro detalhe não sou amigo pessoal do Flavio, conversamos 3 ou 4 vezes meio rapido, nos boxes só….somos apenas amigos de pista…..
Marcelo – Passat # 37
E sobre esses SUVs não andarem em trilha e nem na lama, eu comprei a animação Carros da Disney e no final do filme aparece o Jeep militar treinando os SUVs (tem até um Hummer) a andarem na lama, pois nunca tinham feito isso, e o detalhe, todos os carros com um medo danado.
Não compraria um SUV, embora não tenha nada contra a quem compre, mas o maior problema de se ter um carro desses é quem está entre o volante e o banco.
More numa cidade igual a minha,cheia de buracos e com calçamento de paralelepipedos irregugulares que voce vera que essas SUVS são uteis.
O tamanho do carro é proporcional a idiotice do seu proprietário. Se você gosta de aparecer, sugiro um belo colar de rabanetes.
Rural é tudo de bom. Gosto tanto que tenho até duas, sendo uma americana (52) e uma brasileirinha 64. Quando passeio com uma ou outra, é sempre uma curiosidade de todos. É uma delícia. Parabéns Flávio pela bela matéria.
Ah, meu Gran DKW 58 continua à sua espera.
Receba meu abraço.
Prezado Flávio, mais uma vez você acertou. Eu tenho uma F75 e não me desfaço dela por nada. Agora estou reformando minha “chaleirinha”, para deixar o meu astra na garagem.
Um fato que não li nos posts acima, ou o pessoal desconhece, é que a maioria das “madamas” e dos candidatos a empresário que andam com esses carros, não são seus donos. Como falaram, tem os que tem o carnê sem fim no armário , mas a grande maioria é da empresa aonde trabalham. Chegam na oficina para fazer a manutenção e na hora de passar os dados, os carros são da empresa. Ficam desfilando e fazendo as barbaridades acima com um carro que nem é deles. MORTE AS SUV’s.
Respeito sua opinião e gosto. Tenho uma pajero e comprei o carro porque ela me da mais segurança em um acidente.
Quem você acha que numa batida entre um LADA e uma pajero vai sair vivo? Acho voçê o melhor comentarista de automobilismo do Brasil, um cara imparcial, mas acho também que ……quer saber, não acho nada.
Um abraço.
Pajero é jipe.
eu tenho um dessas, cinza e branca, 1964… linda!
só sai da garagem qdo não está chovendo.
chega de dar duro.
a tarefa dela agora é nos fazer companhia em passeios ensolarados de fim de semana.
Ter uma SUV e andar com ela pra fazer viagens ainda vá lá. É bom ter um carro grande pra viajar nessas estradas esburacadas e perigosas. Se bem que, com a tecnologia que já temos, poderiam muito bem produzir tais carros com um motor 1.8, 2.0 ou 2.2 – 4 cil. E ainda vai ter neguinho que dirá que o “carro não anda”, que “motorzinho é coisa de dentista” e por aí afora.
Andar na cidade e alegar que é pra se ter mais segurança e conforto, não dá pra engolir. Como se a bala não pudesse perfurar o vidro ou a lataria. É o cúmulo da falta de bom senso.
Vão à igreja, rezam, pedem ao Senhor bênçãos, proteção aos pobrezinhos, etc..
Acabei de ver uma chamada do Fantástico sobre os ursos polares. Coisa horrível. E todos nós somos responsáveis.
Você esqueceu da VERANEIO………..a nossa SUV clássica
O que será que vão fazer com esse enxame de Tuc-Tucson quando deixarem de ser a glória atual da classe-média meia-boca?
Será que vão virar carro de mano vida loka como os bons e saudosos Omega nacionais? hehehe
Existe um bando de tonteiras aqui metendo o pau e se bobear tem na familia um carro assim.
Se vcs são felizes com seus carrinhos 1.0 com ar,foda-se.Depois fala que SUV atrapalha o transito……No meu prédio não tenho problema de vaga,o meu SUV é flex,polui muito menos do que muito carro por aí,afinal é 2010.
É o meu carro preferido,não.Não é.Mas uso porque trabalho com isso.
Na verdade,ninguém vê que em um ano se gasta R$ 12.000,00 em amortecedores de BMW e Mercedes enquanto no SUV se troca com 100.000 km….e é nacional….custa R$ 400,00 o par dianteiro e R$ 600,00 o traseiro…..
Ou bacana mesmo é um porra de Ferrari 430 tendo que parar em toda a esquina para não quebrar o spoiler no chão…..
Mas a Ferrari é bonita…
Caro Flavio,
CENA DIÁRIA DE UM ABSURDO
1) Local: BH/escola em que meu filho estuda
2) Cena: Mãe levando a filhinha para o maternal.
3) Veículo: Dodge RAM 2008
4) Categoria do veículo: caminhão
5) Habilitação exigida: D (motorista profissional)
6) Características do veículo:
* motor V8 5,7 litros 380 CV
* O a 100 Km/h em 6 segundos
* Torque: 55,8 Kgfm
* comprimento total: 5,78 m
* peso : 3035 Kg
* consumo: 4 Km/l
* altura aproximada do solo até o capô: 1,50 m
(fatal em caso de atropelamento)
Os dados técnicos, não deixam margem para dúvidas.
É ou não um absurdo?
Quando der na suia telha de experimentar uma destas (Rurais) na trilha, fale comigo. Grande matéria, abraços
Ainda compro uma Cherokee 5.9V8…(melhor a neta que a vovó)
Bem simpática a Rural. No outro bairro onde morava, um senhor tinha uma laranja com teto branco, muito bem conservada. No vidro de trás tinha um adesivo com a frase: “Sou vein, mas sou gostozim”. Até hoje, quando eu e minha esposa nos deparamos com uma Rural lembramos dessa frase. Há muito estou pensando em ter uma camionete como segundo veículo, pois eventualmente trabalho com obras. Pensei em vários modelos e cheguei à conclusão de que será uma F-75 (de preferência ocre – meu pais tinha uma dessa cor). Quando encontrar uma bem conservada farei o possível para comprá-la e colocar a menina pra trabalhar, não será carro de estante.
Tem gente que fica criticando os carros, sejam grandes ou pequenos e se esquece do principal, que aqui no Brasil, nossos governantes estão cagando e andando para o planejamento viário e o transporte público rápido e de qualidade.
Esse nosso transporte é de péssima qualidade e só agora antes de eleição é que falam de metrô .Existe uma carnificina diária de motociclistas e por aí vai.
E imbecis vilanizam os carros grandes, como se já não tivéssemos no passado em nossas ruas Galaxies, Dodges e toda a sorte de carros “big-size”.
Não foram os carros que cresceram demais. Foi o cérebro das pessoas e dos governantes que elas enfiam lá nos gabinetes do poder que cresceu de menos…
não sei se é o primeiro a veiculo com versatilidade do chassis, mas a RURAL WILLIS e logo em seguida o aero willis utilizava a mesma base do JEEP, tinham um apelido pejorativo de jeep de casaca
Muito boa a matéria. Adorei os closes que seu câmera deu nas SUVs passando na rua, e em seguida voltando para a Rural, ficou perfeito, combinando perfeitamente com a matéria e suas opiniões sobre as SUVs.
” A gang das Tucsons”…veículo das “donas” prendadas em cabelereiros, shopping, café das cinco nas padocas do bairro e por aí vai. Rotatória pra quê! Passam por cima. Seta pra quê! Me exerguem. Dividir as ruas com outros carros, pra quê! Eles que esperem eu passar…esses são alguns dos mandamentos da gang! #OdeioSuv…
Nossa quanta abobrinha. Preconceito, inveja, falta de respeito….afemaria.
Eu vou e volto pro trabalho de moto, porque eu gosto de moto, pq sai mais barato, é mais rapido….e etc.
Hoje tenho uma Scenic acho que os especialistas chaman de minivan….inventam nome pra tudo..
Com esposa, 3 crianças 1 ainda usando cadeirinha adaptada ao cinto de segurança….cachorro, gaiola de hamster… vou viajar acima de umas 3 horas com a galera de quê? Kombi???
Se tivesse grana pra ter uma Tucson, Sportage ia comprar sim….nao pra fugir de alagamento….huahuahuahua essa foia pior…..ou pra me sentir por “cima”…..kkkkkkk se a porra do carro é classificada como SUV, Rural, Sedã Médio….compacto…..que se foda….
Quem tem familia grande nao tem escolha….e carro grande nao é só pra quem tem o pinto pequeno…..huauhauhauhahua essa tbém é boa….mas pra quem tem a necessidade de um carro grande…e ponto. Quem tem a necessidade e tem grana compra….quem nao tem vai apertado…..como eu ia de Voyage, Chevette, Gol, Palio, Corsa….até chegar no Scenic…até agora com a molecada pré aborrecente dá pra se virar….qdo tiverem já maiores….tem que ser um carro grande….sem chance…
Daí fazer o que…..vão dizer que tenho o pau pequeno, que quero aparecer, que gosto de ver o mundo de cima….e essas baboseiras mais……
Quer saber….se desse levava todo mundo de moto kkkkkkkkkk
Abraço!
é isso ai.
Ta, mas depois que comprar sua SUV, ande pela direita com este caminhão.
Pior ainda é a sequência dessa propaganda: o cara escolhe uma SUV para se safar dos riscos de enchentes… Não seria melhor um barco? Que tipo de neura leva a pessoa a escolher seus veículos para se precaver dos alagamentos e afins?
E a propaganda então, muito tosca: ” É um caro alto, bom para viajar, se pegar um alagamento, um túnel, passa tranquilo” . Não entendi esta parte. Carro baixo não passa em túnel?Meu carro é baixo e passa em tunel normalmente. E para passar em alagamento, compraria um carro anfíbio oras.
Fuscas também passam em algamentos e são baratinhos.
espantosas coincidências…
Flavio, topa tentar mais que escrever?
Tenho um xodó pela Rural, pois aprendi a dirigir em uma Rural ’68. Com 14-15 anos, me era permitido manobrar a Rural e, quando viajávamos para algum lugar mais afastado, meu pai me deixava dirigí-la, em alguma estrada deserta. Nem preciso dizer que eu adorava a Rural…
Em tempo: a Rural da reportagem não deve ser 4×4, e sim 4×2. As 4×4 não tinham calotas, ao menos nas rodas dianteiras, pois a roda-livre não o permitia.
Antes que falem que a inveja é uma merda, aviso que só não tenho uma SUV porque não quero. Não gosto desses carros e para ser sincero, a maioria das pessoas que os dirigem perdem a noção de civilidade. São trambolhos mesmo, mas carregam essa aura de chique porque são caros.
Ando muito em estrada e é comum ver donos de SUV enfiando o carro em cima dos outros, na crença de que “com eles ninguém pode”. O que esses incautos motoristas não conseguem entender, é que esses carros são relativamente rápidos em linha reta, mas não fazem curva e, devido ao ponto de equilíbrio muito alto, não são seguros numa situção de emergência, como é um sedã.
Sei do que falo porque tenho um Audi A4 e certamente não teria escapado de certas situções se estivesse dirigindo esses monstros. Isso sem falar nas vagas de estacionamento, que viram um inferno quando eles estacionam do lado. Se alguém duvida, tente estacionar no aeroporto de Congonhas. Aquilo é o paraíso das SUVs e é um saco!
Sempre que vejo uma (bleargh!) SUV, penso comigo mesmo: – Ninguém precisa de um carro desse tamanho. Muito menos na cidade. Muito menos para andar com um ou dois passageiros só. SUV é mais um abjeto da megalomania americana. Quantos Trabant daria para fazer com um painel de uma Santa Fé?
Ando de moto em São Paulo por uma mera questão de manter a sanidade mental nesse transito dos infernos.
Os SUV’s são muito grandes, obstruem os corredores das motos. Deveriam ser obreigadosa andar na faixa da direita, junto com os caminhões.
Democracia é isso…pode escolher entre SUV’s ou sub-compactos. Diesel ou elétrico. Anda de carro ou de busão. Ou se manda da cidade e vai morar no interior…ou abomina o carro e anda a cavalo. Apenas uma questão de escolha. mas não pode-se dizer que quem compra uma SUV é um vilão dos tempos modernos.
Criticar é fácil, muito fácil. Tem gente que critica por inveja, tem gente que critica por não ter dinheiro para ter algo parecido e finalmente tem gente que critica as coisas simplesmente por não ter nada de melhor para fazer.
Na boca de quem não presta nada tem valor…
Deixam que cada um compre o que quiser. Se o cara compra um SUV é linchado, se compra um compacto é afeminado, se tem um carro com transmissão automática é aleijado, etc, etc. Tem cara que critica até a mãe por tê-lo colocado no mundo…
Na Europa nos salões de automóveis os compactos foram as estrelas. A GM esta prestes a lançar o Volt lá fora. Já aqui vão despejar o lixo(SUVs). Fazer o que? Tem quem compre estas porcarias pra ficar parado no trânsito. .
No meu prédio aqui em SP tem 4 supostos SUVs: Um Kia Sportage, Um Ecosport, Uma Tucson e uma Freelander. Porra, o Ecosport veio reclamar comigo que eu tenho que parar mais afastado da vaga pra ele manobrar, deixei um bilhetinho pra ele “Aprenda a dirigir e troque essa merda do seu Fiestão”. O Sportage e o Tucson nem comento, o carro deve ser o mesmo preço do flat, só que dá pra parcelar e eles acham que tira uma onda na rua…… O Freelander sei lá, caguei pra quem é o dono.
Queria ter um chevelho bem antigo só pra colocar do lado desses manés e eles verem que a situação deles é a mesma de quem tem um chevelho
”porque esse negócio de Sport Utility não cola, ou é utilitário, ou é esportivo. Ou um, ou outro. Os dois, não dá. Ou carrega cebola, que é útil, ou faz trilha, que é esporte. Mas não conheço ninguém que carrega cebola numa Tucson, muito menos que faz trilha.”
me racheeeeei de rir!
mostrei isso pro meu chefe (que tem uma rural azul e branca) e ele disse que te odeia pro resto da vida (grandesbosta), muito obrigado por conseguir irritar o meu chefe FG, finalmente alguem que consiga fazer isso sem ser mandado embora (mesmo que nem trabalhe aqui).
e oq vc disse é verdade, já mais verei uma Sportage vendendo tomate, milho, arroz e sonho de nata e goiaba, igual a Rural do seu Antonio aqui perto de casa!
Interessantemente foi comercializada no Japão pela Mitsubishi.
Vejam os catálogos neste link:
http://www.flatriver.net/ctlg/ctlg1.htm
Meu pai tem um Rural, exatamente de 1973 como a da matéria. Só que é verde. No momento ele tá reformando ela, tirando os podres da lataria.
Prefiro andar ao lado de um SUV do que daqueles Uninhos de frota ou carros antigos comprados a preço de banana, onde os caras nem são donos dos carros e andam em zigue zague igual a uns loucos, nao tem seguro, batem em vc, e te dão calote no conserto, pois um uninho eh baratinho de consertar…
Pior ainda é a sequência dessa propaganda: o cara escolhe uma SUV para se safar dos riscos de enchentes… Não seria melhor um barco? Que tipo de neura leva a pessoa a escolher seus veículos para se precaver dos alagamentos e afins?
Saudosismo tem limite, Flavio…
Rural é a antítese do tesão de dirigir (pensando bem, 90% dos SUVs modernos também).
Que Deus me livre de ter uma Rural na garagem.
Os SUV refletem o comportamento imbecil dos dias de hoje.
Quanto mais arrogante melhor.
A sociedade cobra dos que tem qualquer projeção uma postura superior perantes todos.
Em nossa mentalidade mediucre houve um tempo em que, o cidadão motorizado sentia-se superior ao pedestre, hoje quem tem SUV sente-se superior até aos pobres comuns motorizados
Sei lá, fico muito preocupado como o preconceito é.
Tenho uma Santa Fé, é uma suv,pelo que saiba tem o catalisador, é aprovada pela lei como tal, rodei com minhas crianças , uma de 4 anos outra de 6 anos 7.800 kms, fomos ate João Pessoa, vou ao litoral,ao sítio,ao centro da cidade, ou melhor quem à usa, é minha esposa, que não para em fila dupla,não joga o carro em cima dos outro, não participa de ong alguma mas faz muito mais do que muitos que estão criticando por ai. E se for ter que criticar o ar da cidade, temos é que criticar é em quem votamos que não dá transporte público decente, qtos carros 1000 andam por ai so com o motorista, menos turma. A opção primeira, não são os carros e sim os governates, escola, moradia,saúde,transporte público.
Gozado falar de preconceito e citar participar de ONG como exemplo de algo, pelo teu texto, contra a cidadania. Transpira preconceito este seu comentário.
A opção primeira, ou eu diria primeira opção meu caro, é governante + participação do cidadão. Um pouco de cidadania não faz mal a ninguém. A transferência do problema é que fez chegar nessa situação.
Que horror…
Rural, tô fora.
Não é slogan da WOB, mas esse aí era CARRO MESMO. Meu pai teve uma modelo luxo 1968 (tirou zero e vendeu em 2002). Era uma versão especial, da qual vi bem poucas: pintura de uma cor só ( o lindo verde petróleo, bem escuro), a grade era de filetes de alumínio com farois auxiliares, iguais do Aero), a suspensão era mais alta e com mais lâminas de mola que as normais ( os amortecedores tinham 3 olhais superiores, um na medida das outras rurais, um do mesmo diametro acima e mais um em cima deste. Na nossa ficava preso pelo do meio, pois só assim ele tinha ação, senão ficava curto) e a forração interna era de vinil bege e não daquele material inferior e preto das outras. O motor BF 161 tinha força de sobra e a reduzida é potentíssima. O câmbio na coluna de direção era acionado por cabos de aço (super suave e preciso apesar do curso quilométrico da alavanca). A simplicidade mecânica era absurda, fazia um fusca parecer complicado pra caramba. Aqueles botões de puxar eram o máximo (faróis (o alto/baixo tinha comutador no pé), limpador de parabrisa, acendedor e afogador. Detalhe: esse modelo luxo tinha capa do estepe do mesmo material e cor dos bancos, nas outras não vinha capa do estepe. Sinto saudades dela…
Pô, eu perdoaria as SUVs se o enorme sucesso delas garantisse umas 3 fabricas pelo menos no Dakar.
Além do status presumível que esses grandes veiculos podem gerar, um outro benefício seria a suposta segurança que esses automóveis podem trazer em caso de acidente em vias urbanas, ou seja, quem tá dentro não sofrerá tantos ferimentos em comparação a um veículo de menor porte…..em contrapartida, são mais visados pelos gatunos…..
Boa matéria!
Vale lembrar que também tínhamos as Bandeirantes da Toyota que são praticamente da mesma época (no exterior e aqui no Brasil), sendo q a toyota sobreviveu praticamente idêntica até meados da década de 90.
Sobre a linha da willys, realmente era a mais completa da época pois tinha esportivo (interlagos), carro de luxo (aero e itamaraty), Rural e família (faltou mencionar a cachorro louco ou F85, de uso militar) e os Jeeps (que tb tinha a versão família – os Cj6, ou bernardões de 2 ou 4 portas).
Só fiquei na dúvida na rural da matéria pois ela não parece ser 4×4. Não tenho certeza se saiu rural com câmbio na coluna e tração. Outro detalhe é que as 4×4 possuíam calotas com abertura, nas rodas da frente, para encaixe das rodas livres…coisa de mala…sei…mas não custa observar…
Quando estiverem dispostos a fazer uma matéria com um bernardão 4 portas e capota carraço…avisem…rsrsrsrs
Abs
Carlos
Eu tinha uma 68 que tinha o cambio na coluna e o 4×4 acionado numa alavanca embaixo do painel. Até 66 eram de tres marchas, daí pra frente quatro. Que eu me lembre todas as Rural e F75 tinham o cambio na coluna. Só o Jeep é que era no assoalho.
FG, admiro muito em seus textos a franquesa e sinceridade, por isso, mesmo correndo risco de ser avacalhado pela maioria dos seus leitores, e principalmente por você, me coloco diametralmente em oposição a essa sua fixação em descer o porrete nas SUV´s. São sim grandes, mas nem um pouco desajeitadas, bonitas, por assim dizer, sobretudo a Vera Cruz. Deixando de lado o apego esportivo, que sei que você tem bastante, não entendo, racionalmente, como alguém detona estes carros excelentes e enaltece aquilo que foi produzido em larga escala vindo do “leste”, os Lada, por assim dizer. Até hoje fico espantado com essas verdadeiras bombas.
Mesmo assim, continuo te admirando, e de F1, acredito que você é quem mais entende.