400 KM/H
SÃO PAULO (sem medo) – Sempre que pinga um videozinho novo (ou que eu ainda não tenha visto) de meu único ídolo, Bernd Rosemeyer, coloco aqui. O alemão morreu numa tentativa de recorde mundial de velocidade em janeiro de 1938, a mais de 400 km/h. Essas imagens mostram algumas passagens pela estrada em outra tentativa, meses antes. A velocidade é assustadora. Quem mandou, via Twitter, foi o Bruno Mantovani. Em algumas cenas é possível ver, às margens da autobahn, um enorme hangar para zepelins em construção. Tem mais neste link aqui. E um tributo ao cara aqui, no 70º aniversário de sua morte.
Este post é carinhosamente dedicado a quem não sabia que 70 anos atrás carros já chegavam a 400 km/h.
seu idolo? !!!!! e enm uma nota em seu centenario, ocorrido recentemente
Flavio, desculpe os palavrões, mais não é chegar a 400 por hora naquela época e sim ter “culhões” para fazer isso naquela época… ABS, EBD, ABC, DEF, etc? esquece, sistema de deformação programável do chassi? esquece, disco de cerâminca, só se for do prato do almoço…!
Fora o pneuzinho de bicicletas… Peitudo mesmo o cara!
Engraçado como o povo se arrepia quando se fala ou pinta algo sobre o nazismo. Os nazistas viraram a Geni da humanidade, como se outros regimes e/ou ditadores não tivessem feito coisa igual ou pior. Stalin matou e expurgou a rodo. Mao idem. Aquele maluco do Vietnam (qual o nome?) idem. O império romano tambem. As ditaduras sul americanas congregadas na operação condor idem. Gengis Khan, Alexandre, o grande, Carlos Magno, Herodes, a lista é imensa, se pegar os ultimos dez mil anos.
Legal é se referir a “eles”. “Eles” somos nós. Nós, seres humanos matamos, torturamos e violentamos em nome de religiões, de ideologias e agora, por dinheiro mesmo. Os bancos são o templo definitivo. Por fim estamos matando o planeta.
“Eles” somos nós…
É que matar judeu é considerado o maior de todos os crimes da humanidade. Não se falam que quem mais morreu na Segunda Guerra foram os soviéticos, com mais de 20 milhões de pessoas. Além disso, 6 milhões de alemães que serviam o exército também morreram e sem necessariamente serem nazistas, eram apenas militares que tem a obrigação de servir seu governo, indipendente da ideologia.
Algo interessante sobre os récordes de velocidade nos anos 20 e 30 é que o recorde da velocidade máxima atingída na terra e no mar sobrepujava aquelas conseguidas no ar!
É, eles estavam a 400 por hora em 1930, nós em 1990 ainda colocávamos motores de fusca em carroças de fibra (Gurgel)…
Touca servia mesmo é pra não assanhar o cabelo! Toda coragem onde só se arrisca a si mesmo merece ser louvada…
A Honda conseguiu os 400?
Que me desculpem as viuvas dos Silver Arrows(sim, Caraciolla, Rosemeyer, Kling, entre outros merecem respeito SIM!)…
Mas, para mim, cabra bom de verdade, dessa epoca, era um tal italianinho chamado Tazio Nuvolari… o unico que com um carro defasadissimo peitou os germânicos em Nurburgring em 35 e mandou uma banana para todos…
Achei interessante o protótipo sem aerofolios. Mas a desenvoltura do RoseMeyer com o establishment é um fato curioso e dá aos documentários grande valor Histórico. Acho que vou assistir com calma para ouvir os diálogos em alemão e tirar outras conclusões.
Quanto aos nazistas, é óbvio q eles iram fazer “propaganda” com o video. Ora, o Brasil não vive exaltando os feitos de brasileiros desconhecidos mundo à fora? oq vocês esperavam q o regime nazista fizesse? nada + normal.
Flávio, tem uma história muito boa do Rosemeyer:
Antes de falecer na autoban Frankfurt – Darmstadt ele havia dito à esposa q seu coração estava em Nurburgring, onde venceu várias corridas e era considerado o mestre da nablina. A lensa diz q, até hoje, pode-se ouvir o som do V12 do alemão quando a neblina desce na floresta de Adenau. Existe até um mapa com anotações de eventos paranormais (?!) envolvendo fastasmas em Nordscheife.
Tu deve saber tudo sobre essa história…ela daria um bom post. Ah, todos nós podemos correr em Nordscheife, são 22 euros a volta (1 por Km), e todo ano a pista mata, em média, 75 pessoas!
Abraço
Tinha que alguém falar da Suástica ninguém para pra imaginar e separar o joio do trigo. O povo alemão em 38 era 100% vilão?
Belo vídeo, uma pena não haver uma tradução. Este carro lembra o mach 5, não acham?? Como numa época de guerra (início da 2° guerra), apesar de pouca tecnologia é verdade, existiam loucos por velocidade e que velocidade. Um abraço a todos!
Impressionante chegar a mais de 400 nesta cadeira eletrica, e para que aquele capacete?, e só para não despentear mesmo, rs, a questão politica acho que fica em segundo plano, pois o que interessa e a tecnologia que foi desenvolvida, tanto é que quando acabou a segunda guerra URSS e USA dividiram os cientistas e engenheirtos alemães entre os dois, quem mandou o homem a lua foi o alemão que tinha inventado a bomba voadora.
Muito bom mesmo, ja tinha visto um documentario q falava dele!
eu tenho uma opiniao formada… se nao fosse a loucura de um cara com bigodinho suspeito, a Alemanha seria a grande potencia mundial!
mas a loucura do homem estragou tudo!
Eram os caras. Sabiam pilotar e colocar a mão na graxa. Coisa que hj…
De explorar política, aqui inauguraram Brasília tbm.
400 Km/h uma ova,
Isso é mais uma mentira de marketing do Reich.
Único ídolo?!?!?!? Depois do nosso SCHUMACHER, né?…
Procure o significado da palavra “único” no dicionário.
É que o Schumy não conta né Flávio, ele é algo à parte, o maior de todos, sem comparação, por iso, ele é até mais que um ídolo…
Concordo: Schumacher foi maior que Rosemeyer, e está acima de ser ídolo. O Flavio o respeita tanto, que nem chega a idolatrar, Schumacher é e deve ser muito acima de tudo e todos do automobilismo!
O Schumacher é o maior ídolo do FG, e sabem por quê? porque o flavio é o cara que mais entende de automoobilimso que eu conheço, e o schumacher, foi o maior nome da história do automobilismo.
Ah, isso é verdade mesmo, o FG é fanzaço do cara, basta ler as colunas dele…
E o que tem de mais ele ser fã de Schumacher? É simplismente o piloto mais fantástico da história, melhor do que esses senna, piquet, emerson, e também do que fangio e rosemeyer… que qualquer um! entendam!
Esse, era macho pacas…
A caixa de velas é um luxo!!
Pois é, se ele tivesse conseguido o seu objetivo, com certeza seria usado como propaganda nazista
Agora, o carro, é lindo.
Esses carros da Auto Uniion me impressionam. Não canso de ver os Type C/D, que lindo… Ah, caguei pros Nazis, vim pra ver os carros…
De fato. Impressiona como já naquela época os caras faziam coisas inimagináveis.
Rosemeyer, Caracciola, Nuvolari…simplesmente TITÂNS do automobilismo entre guerras.
Assistindo a vários videos desta época, salta aos olhos a superioridade da tecnologia alemâ, ao menos no setor automotivo, representada principalmente por Mercedes e Auto Union.
Um exemplar do veículo utilizado por Rosemeyer, que buscava a quebra do recorde de velocidade, encontra-se no museu da Mercedes na Alemanhã.
É fantástico. Para se ter uma idéias, presilhas de couro prendiam o capo. Coisas facinantes para quem gosta disso.
Repito, Titâns são os pilotos daquela época.
o video é bem legal, mas aquela suástica no carro me causa arrepios…
É por isso que aqueles carros eram os melhores do mundo. Havia uma nação inteira (amalgamada em torno de um homem e sua ideologia torta) por trás. Um povo que tinha gana der ser mais e melhor e tratou de agir. Se brasileiros tivessem 20% da força mental dos alemães seríamos de longe os maiores. Mas, como são as coisas por aqui não passamos de pó de esterco pros gringos.
Existe aquele video do Bugatti a 407 km/h impressiona
É a velocidade impressiona, mas havia uma caranegem especial né? E que merda hein parece filme de propaganda nazista, aliás toda industria automobilistica alemã é ligada ao nazismo, isso é uma nódoa indelével.
Amigos do GP, vamos fazer um movimento para salvar o automobilismo brasileiro, sei que não tem nada a ver com o post, porém só aqui existe espaço para esse tipo de movimento, vou montar um site com recursos próprios para esse fim, temos que ter um BR de marcas, uma categoria de formula ou mais. Poxa as montadoras ganham muito no nosso mercado, deveriam retribuir com entretenimento e desenvolvimento de novos valores(pilotos), se o GP permitir vamos todos juntos pensar em algo, e depois leva-los as montadoras. FG ajude a salvar nosso automobilismo, chega de stok”caca”r, espero uma resposta de todos para dar prosseguimento à idéia.
Eu, salvar o automobilismo?
Eu sou a favor!!! Se tivéssemos gente como havia na década de 60, poderíamos ter um automobilismo de
1º mundo. Onde até as escolas de mecânicas poderiam
contribuir para profissionalizar garotos que se perdem
nas drogas porque não têem um sonho de um futuro melhor, as escolas de pilotagem poderiam ter mais alunos
e consequentemente baixar os custos do curso ao invés de ser escolas só para filinho de papai que quer se aparecer na venus platinada.(tem piloto de stock que não sabe nem como acertar uma suspensão, dependendo só da telemetria que o paitrocínio paga). As faculdades de engenharia teriam um campo de provas onde poderiam ensinar a desenvolver tecnologias que seriam aplicadas
em novos produtos e nas competições gerando uma disputas entre elas como acontece na SAE de minibajas.
Sou sonhador? Sou, e aplico meus sonhos nas minhas aventuras de carrinho de rolimãs onde brinco nas ladeiras
a mais de 120 km/h com total segurança e adrenalina.
Vc sim FG, afinal hoje vc é o maior nome da imprensa especializada e poderia ser o canal de comunicação.
Sem um modelo de negócio que venda? Utopia…
É, 400 kh hoje é bastante, em 1938 então…..
O cara tinha de ser “meio” maluco pra fazer isso. Mas que é lindo de se ver, ah, isso é…
O carro era fantático ( e grande ). Esse carro podia competir em qual categoria/campeonato ???
Eles corriam nos campeonatos de GRAND PRIX.
Era o equivalente a F1 de hoje.
Posso estar cometendo uma grande injustiça , mas na minha opinião esses pilotos de ”charuto” são superiores
no sentido de técnica pois imaginem acelerar um veículo
que em reta são muito velozes mas praticamente sem freios,
sem suspensão e segurança nenhuma.É só assistir aos videos
do Fangio no youtube descendo a ”lenha” em Nordschleife.
Lembrem-se : 400 km/h antes da 2º guerra.
hummm…..tem nazi’s na parada…..então…fede!!!
corrijo, “ano que vem”. Coisa boa demora pra chegar.
caraca!!! 120km/h no meu corsa já assusta, imaginem numa coisa dessas com freio a tambor eu acho, mais perigoso que correr com o meianove(alias boa prova FG, o toque no besouro foi digno e legítimo, espero mais aventuras na pista semana que vem), meu pimpolho tem 1 ano e já manda uns 0,37km/h no triciclo bandeirante e é o meu maior ídolo da velocidade. Hehehehe, só pra homenagea-lô, chama-se Leonardo.
Detalhe a suástica no carro em 2:52. Na época em que o führer ainda era quem mandava naquelas bandas.
Ele se esborrachou pq tinha uma suástica no carro.
não sabia do recorde, mas também não fico surpreso que eles tenham conseguido tal feito. a tecnologia mecânica da alemanha nazista estava fazendo progressos rápidos, e o estado estava se aproveitando maravilhosamente bem disso, como mostram os soldados ajudando nas medições de tempo.
enfim, uma maravilha pela técnica desenvolvida, um cocô por ter sido usado como propaganda de escroques fascistas.
Flávio, o cara tinha que ter muito peito pra andar a 400 Km/h naquelas carroças.
Se vc me der um carro de última geração cheio de air-bags eu não faço.
Mera propaganda nazista, meu caro. O que estariam os russos fazendo nessa época?
Doido maravilhoso! Crazy ,mad, pazzo, dumkopf e etc.
Ídolo? Tudo bem que na década de 30, um cara voar baixo a 400km/h com um “capacete de seda” é de se admirar, mas ser ídolo? Tudo bem, o ídolo é seu mesmo… Valeu o vídeo…
Eu não sabia que há 70 anos existiam carros que chegavam a 400 km/h…. Obrigado pela dedicação carinhosa!
Um dos maiores genios da historia das competições.Corajoso,tecnico,arrojado enfim um NATURAL.Emocionante ver o cara com um gorrinho,oculos de soldador e gigantescos culhões guiando divinamente.
Ontem na ManagementTV ( http://www.managementv.com.br ), um canal la no final das TVs, passou uma enorme e belissima reportagem sobre a AutoUnion e falou muito sobre o Rosemeyer… toda a historia dele…. muito legal !!! O cara era fodão mesmo !!!
Abs
Marcao
Carro nazista, piloto nazista, nessa época o Kubica não teria chance, Petrov menos ainda, mas 400 Km/h não é pra qualquer um, muito legal o video, e Bernd Rosemeyer, muito prazer…., esse são os alemães mostrando superioridade em tecnologia que um dia iria mudar o mundo.
Aquele símbolo nazista no cockpit (aparece bem a 2:51) estraga bastante a festa.
Caro Flávio,
Um video fantástico !! Mas, vc. pode notar a presença do pessoal do Partidão da época…E os emblemas no carro,logo atrás da cabeça de Rosemeyer, na última parte do vídeo. Isto é,evidentemente, um filme de propaganda nazista. Nós adoramos carros,principalmente os “Estranhosauros” de 12 cilindros para cima, e agora eu pergunto: Rosemeyer era nazista ?? Pode ser que sim,pode ser que não….
Este comentário é só para ilustrar aqueles que tomam a política como bandeira e defendem seus políticos preferidos até a morte….Aqueles que defendem seus times
de futebol e chegam até a matar por êles…E por aí vai.
Que irado cara!!!
Esse post foi dedica a mim, eu nao sabia que isso era possivel a tanto tempo atrás! Haha
Massa tbm era o pensamento aerodinamico que os caras tinham tbm!
Abraçao Flavio
Hitler a bordo, rsrsrs, gostei da suástica no carrinho.
A quantidade de suásticas espalhadas também é extraordinária. Em um quadro, tem até uma suástica pintada no cockpit do Rosemeyer. Afinal, tirando o marketing, qual era o interesse do governo nisso tudo?
Propaganda ideológica.