A GRANDE RETA

marzanascomil65raulpasqualin

GUARUJÁ (em silêncio) – Enquanto meu saco de maldades está de férias (as fotos ficaram em SP), vou pingando aqui o material do Raul Pasqualin, de valor inestimável. Eu ia soltar um enigma nessa aqui, mas deixa pra lá, porque o piloto merece todas as homenagens públicas e é pai de um grande amigo meu. Na Deka, Charles Marzanasco, um dos melhores “independentes” que correram de DKW nos anos 60. A prova: Mil Milhas, 1965. Saquem o tamanho do retão. Agora imaginem como ele chegava berrando na Três.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ralf
8 anos atrás

muito bom mesmo, obrigado por compartilhar essas dicas

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
14 anos atrás

Nossa , que foto fantastica !!!!! eu acho que o Renault que esta atraz do DKW é o meu Teimoso ..No 72… eu participei dessa Mil Milhas ( 1965.. foi minha 1a Mil Milhas. ). – sera que o amigo Raul Pasqualin poderia amplia=la para saber,, qual numerio do Renault que esta atraz do DKW do amigo Charles..abs Luiz Evandro águia

mlbelem
14 anos atrás

Muito bem…radical, contundente, verdadeiro e emocionante.
Como diz a geração saúde….mandou bem tio!!!!

Carlos Ganhadeiro
Carlos Ganhadeiro
14 anos atrás

Vou pedir um pouco menos: existe a possibilidade de entrar no autódromo e dar uma volta, a pé mesmo, percorrendo o circuito antigo? Se sim, como devo fazê-lo? Já fui a Interlagos algumas vezes, mas só fiquei na arquibancada A, pra ver a F1. Nunca entrei na pista.
Obrigado.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
Reply to  Carlos Ganhadeiro
14 anos atrás

Carlos:
Fiz muito isso quando garoto, e ainda hoje isso é possível, pedindo com jeitinho e indo numa data que não haja ocupação, veja lá no site do autódromo.
Acho que num final de tarde ou de noite é mais possível ainda, mas prepare o tenis que são quase 8 Km de subidas e descidas…
Telefone da Administração: (11) 5666-8822
Pede pra falar com o Roberto Seixas, e pode usar meu Santo Nome em Vão, faço questão.
Se\falar com algum outro, o risco de uma pilha de desculpas de funcionários públicos e de nãos sem motivo é enorme.
Só pelo fato de querer andar a pé, pra mim (que não mando nada, só usufruo já te dá o direito de pedir na cara dura.
Um porta só se abre se alguem bater na porta.
Então vai lá e bate, pô!

Carlão
Carlão
14 anos atrás

PQP Gomes !!!
Que imagem MAGNIFICA !!!
Como era BELO o Templo sem as multilações e frescuras atuais…

Ceregatti, belissimo comentário.

Romeu
Romeu
14 anos atrás

Mais uma descrição emocionada/emocionante do nosso Commedatore.
Curvas um, dois, retão de 900 mts e o bacião da tres, que foram estuprados, estão aqui imortalizados por essa belissima foto.
Na parte noturna das Mil Milhas, é inesquecivel o ronco dos diversos carros descendo o retão.
Motores V8, (Ford Thunderbird, Ford 8BA, Simcas, Corvettes, Ferrari, Studebaker), motores 3 cilindros, 2 tempos (DKWs), motores de 6 cilindros, motores Alfa Romeo, Fuscas, Gordinis, Interlagos, etc.
Cada um com seu ronco caracteristico.
Que saudades.

André Buriti
André Buriti
14 anos atrás

Ceregatti, falou tudo cara!

E vamos nós vivendo dos nossos sonhos pelos nossos autódromos maltradados, mal-amados e mutilados, até mesmo os assassinados, o automobilismo de verdade nunca vai morrer.

Rui Amaral Jr
14 anos atrás

Bôa Claudio!! Aquela lista branca era a marca dos 50m antes da 3. Já dentro da curva.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

Fiz minha estréia em março de 1974 numa prova de estreantes e novatos, divisão 1 até 1600cc, num campeonato universitário, com um fusca 1500cc ano 1970.
Na corrida anterior levei minha namorada, atual esposa, para mostrar que não havia perigo algum nestas provas e fomos lá no fim do retão de onde presenciamos um jovem com um Fusca perder o contrôle na volta de apresentação. O carro subiu reto na curva, bateu no guard-rail, capotou e desceu virado para de cabeça para baixo indo de encontro novamente ao guard-rail no final da curva 3 .O jovem teve morte instantânea ! O Santo Antonio era de 3 pontos e não tinha proteção no parabrisas o que fez o piloto bater com a cabeça no guard-rail ! O arco do meio fez o carro girar sobre si mesmo caindo na posição normal…
Assistimos a corrida de lá mesmo, mas daquele jeito…
No domingo seguinte larguei na pole ( sorteio) com meu fusca 66 original mas regulado e acertado na SILPO. Atrás tinham 41 carros e foi tudo uma loucura !
Disparei até o retão quando tres carros me passaram. No final da reta tentei frear e “nada”, pois os freios eram a tambor na quatro rodas e vidrificaram logo na primeira frenagem. Estava no meio da pista…um carro que vinha pela esquerda não fez a curva e passou reto cruzando minha frente enquanto eu fazia o mergulho esquerda abaixo…outro vinha pela direita e me cortou a frente para a esquerda e quase batendo no carro que me passava pela direita. Que loucura…
Passei em quinto na primeira volta e quase sem freio, tinha que segurar o carro só no motor…
No final cheguei em sétimo, mas fiquei em quinto, pois os dois primeiros foram desclassificados por estarem com os motores fora do regulamento !
Foi uma bela estréia sem dúvidas !
Tinha várias fotos mas levei um dia para mostrar ao FG e me roubaram o carro levando tudo que eu tinha quardado de recordação. Artigos de jornais, fotos, etc…
Bons tempos…
Alfredo Gehre

Abreu
Abreu
14 anos atrás

Já disse e repito: Fizeram voltas onboard com carros de F1 de todas as pistas dos anos 70, menos… Interlagos. PQP, como gostaria de ver um Lauda, um Emerson, um Arnoux ou Depailler dando uma volta completa pelos 7Km da pista antiga…

Ney Prates
Ney Prates
14 anos atrás

Muito boa, Ceregatti, disse tudo. Só quem já andou num desses carrinhos envenenedos de outrora, Gordinis, Decas ou mesmo Fuscas 1200, pode entender o que você escreveu.

Dú
14 anos atrás

Quem disse que era descida? A lomba do escoamento p/ a reta oposta existe até hj., após ela que sim descia o retão. Ceregatti, é só nos 50 metros, mirar entre o poste que colocaram e a marca dos muros que até hj. tem a mato lá!
Cabeção!

Arquimedes Zacarias
Arquimedes Zacarias
14 anos atrás

Show de foto. Me faz lembrar da dkw – Vemaguete, do meu tio. Bons tempos!

Meu amigo Cerega, história viva, continue sempre nos emocionando. Nós, os passados dos 50, que andamos de vemaguete, gordini e muiiito fusca, vivemos as épocas aureas dos mavecos e opalões, gostamos de nos lembrar daqueles bons tempos!

Saloma
Saloma
14 anos atrás

Essa marca dos 50 na reta oposta, é bem conhecida da 1200 RACING TEAM…rs

Ary Leber
Ary Leber
14 anos atrás

Saudades do Charles, nunca perdia o bom humor, eu sempre circulava entre a oficina do Anésio Hernandez e a dele, ficavam as duas na Av. Adolfo Pinheiro, ele trabalhava com escapamentos depois virou doceria, nas corridas o carro sempre ficava pronto em cima da hora e ia andando pra Interlagos, fui pro seu box numa 1000 milhas, a largada era Le Mans e o carro dele precisava ser empurrado, e ele ria muito disso.
Ary Leber

yolanda marzanasco
yolanda marzanasco
Reply to  Ary Leber
14 anos atrás

Caro Ary,

Fico feliz em encontrar uma pessoa que se lembra do meu pai, realmente ele tinha esse senso de humor, conseguia lidar com as adversidades sem se deixar abater.

Eu também sinto muita saudade dele.

Yolanda Marzanasco

fabio poppi
14 anos atrás

Esse foi o melhor post do ano FG.
O Cerega é fogo.

regi nat rock
regi nat rock
14 anos atrás

Já disse alguém que mentiras repetidas a exaustão, tornam-se verdades definitivas.

Benditas sejam suas “mentiras” Ceregatti e sua capacidade inesgotável de conta-las.

Benditas sejam!

Só quem viu ao vivo, sabe como são “mentiras”…..

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Não aguento e volto aqui…
Voce devia ser processado, FG. Tenho que trabalhar, ganhar a vida para poder “experimentar outros asfaltos” (contigo e amigos outros, não vai prestar…), no entanto não resisto e retorno aqui para contar outras mentiras, meu esporte preferido depois de um outro que não é futebol…

Pra parar de contar inverdades, vamos olhar essa foto maravilhosa de novo:
Repararam no desnível desde lá de cima, da tomada da curva 1?
Para os que não sabem onde é: No topo da foto tem um monte de árvores. A 1/3 da largura da foto, do lado direito, tem uma bem maior do que as outras (ou duas juntas talvez, que parece uma só). Viram?
Pois ali era a tomada da curva 1, e a tal já começava em descida, verdadeira alucinação que a foto não deixa mentir… Reparem no plano inclinado com as árvores ao redor até o comecinho do retão lá em cima. Saibam que as curvas 1 e 2 são uma bela descida, mas não acaba aí, não…
O retão que coube inteirinho na foto tambem é em descida, 900 metros de adrenalina depois de um par de curvas rapidíssimas, uma em cima da outra…
Para dar de cara com a curva 3, um relevê absurdo de inclinado, que visto de frente (do angulo do piloto da foto) fazia o retão literalmente “sumir”, entrando numa curva de mais de 90 graus tambem em descida…
Coisa de louco, de cinema, verdadeira montanha russa de pé cravado e ainda contornava depois a curva 4 (demoli meu Opala lá, quase fui parar no lago) que apontava para a curva da ferradura depois de uma “reta torta”.
Todo esse trecho está lá, inteirinho para velhos sonhadores que mentem muito usufruírem em seus sonhos de senilidade precoce.
Para que voces tenham uma idéia do desnível: Até hoje, se voce (com umas 42 libras nos pneus) contornar a tangencia da primeira perna do S do Senna (exatamente o ponto mais alto que citei) em ponto morto a 60 Km/h, faz a segunda perna, contorna o que restou da curva do sol, desde o “atual retão” (apenas a antiga reta oposta), faz a primeira e segunda perna da descida do lago (que era subida braba) e vai até o ponto mais baixo de Interlagos, onde começa a subir para o laranjinha, perto do meio da retinha.
Pois chega lá a 90 Km/h, sem tocar no freio desde lá de cima. É um descidão forte, e basta experimentar andar em ponto morto para verificar o fato.
Na foto deste angulo dá pra ver bem.

Aproveitem e procurem na foto guard-rails, áreas de escape planas e alinhadas, postos de controle ou um asfalto lisinho.
Nada disso, os tempos eram outros, e morria gente pra caramba. Se alguem perdesse o carro ou quebrasse alguma peça vital que comprometesse a dirigibilidade, babau.
Basta ver que o barranco cheio de mato não perdoava erros, pensem nesses carros com quase 50 anos focinhando um “morrinho artilheiro” desses e começarão a ter mais respeito pelos pilotos de outrora.
E nem tentem alegar que “os carros de antigamente eram bem mais lentos…”
Nem tanto, pessoal, nem tanto…
As carreteras ( o terceiro carro da foto, por exemplo) eram verdadeiras cadeiras elétricas, um motorzão que cuspia potencia desproporcional a todo o resto do conjunto.
Geometria de suspensão, amortecedores reguláveis, pneus adequados, freios a tambor que acabavam em meia volta e davam fading em duas curvas, nada era minimamente adequado ao motorzão debaixo do capô.
Então quem sentava numa dessas, era antes de mais nada corajoso. E tinham bem noção do perigo, pois o que enterraram de amigos é mais do que nossa vida toda.

E o DKW e o Gordini?
Carrinhos lentos?
Sei…
Se andar de kart indoor, dependendo da reta assuta, imaginem sentar num desses, “motorzinho de dentista”, tambem sem nenhuma segurança ou conjunto…
Pois Bird Clemente chegou a empurrar carretera no retão!
E vejam os filme nessa pista mágica com os Mestres contornando as curvas todas de lado…
Drift? Coisa de japones?
O escambau! Mandavam o pé nesses “carrinhos lentos” para compensar justamente a falta de potencia que nas carreteras sobrava!
Por isso que quando vejo pilotinho cheirando a leite (desnatado, geração saúde) ter piti nos boxes porque “o carro, a pista, o cacete” não está de acordo, tenho vontade de vomitar.
Quando não raro os mesmos lavam as mãozinhas com sabonetinho hidratante, não dão a mão aos mecanicos, cercados de papaizinhos com gel no cabelo, mamãezinhas peruas e personal trainer, stylist, massagista e um monte de amiguinhos sarados e bonitinhos.
às vezes, jogam o capacete – caro e com pintura mais cara ainda – no chão.
Mas são moleques mal criados, e estão cagando para história ou para o automobilismo de fato.
É só mais uma diversão de fim de semana para quem pode e gosta de rasgar dinheiro.
Por isso adoro essas fotos em preto e branco.
Não é só mato, carro e asfalto.
É um tempo de gente, que quando se encontrava falava “bom dia”, e que quando precisava de algo dizia “por favor”.
Esse tempo passou. Mas o Templo não.
Ano que vem faz 70 anos, mesmo mutilado.
Vamos cantar os parabéns ao que restou dele, e aos heróis que nele criaram nossa indústria automobilística e aprenderam a ganhar e a perder.
Como tudo na vida.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

É ISSO AÍ !!!

vitão
vitão
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Cerega, texto impecável, história perfeita como as tomadas de curva dos mestres LPB e BC. Agora, volta pro expediente que eu quero comprar a minha Lamborghini. E um certo circuito nos aguarda em Janeiro. Num vai presta !

Francis Henrique Trennepohl
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Clap, clap, clap, clap pro “Comendador”. De arrepiar até os cabelos do ouvido!
Faltam poucos dias pra “DisneyCar”…

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Que bela ceregattiada, heim!
Quando crescer quero ser assim!

Flavio Perillo
Flavio Perillo
14 anos atrás

O cara que tirou essa foto deveria ter sido “bandeirinha”. Tá em cima do lugar do posto de sinalização da curva 3.
Eu já bandeirei nessa curva, mas não nessa época.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Flavio Perillo
14 anos atrás

Flavio você bandeirou ??? Sorte a sua , porque eu tive que varrer . rsrsrs É sério .

Joaquim
14 anos atrás

Rodrigo Ribeiro,

O piloto da foto, Charles Marzanasco, era o pai. O assessor de imprensa e jornalista é o filho, o Jr.

Abs.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
Reply to  Joaquim
14 anos atrás

Legal Joaquim, não sabia. Obrigado pelo esclarecimento!

Fabio Farias
Fabio Farias
14 anos atrás

Na foto, em terceiro atrás do Gordini, vem a carreteira do Justino de Maio.

Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
14 anos atrás

Que pena FG que vc é bração, poderia muito bem ser a foto do #96 !!!

Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
Jackie Fã #1 (O(###)O) DKW #96 !!
14 anos atrás

Até que enfim um post legal !!!!

regi nat rock
regi nat rock
14 anos atrás

Putz!
grandes lembranças ,
Ceregatti, como sempre, contando mentiras, descreve verdades definitivas.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
14 anos atrás

Assessor de imprensa de uma fabricante que o FG gosta, já jogou no São Paulo (para uma matéria) e corredor de DKW. O Charles é polivalente!

Celso
Celso
14 anos atrás

Não só era um fantástico piloto. Fanático por DKW… Construiu alguns protótipos no fundo do quintal e foi um dos primeiros independentes a usar fibra de vidro. E o melhor de tudo : era um excepcional…doceiro, coisa que provavelmente muito poucas pessoas sabiam !

Edison Guerra
Edison Guerra
14 anos atrás

Quantas saudades do retão do circuito antigo!Quando menino,nos anos 70,adorava assistir às provas trepado no muro antes da curva 3,onde dava p’ra ver a diferença na freada entre os pilotos ‘normais’ e os fora de série como Paulão e Ingo.

Cesar Costa
Cesar Costa
14 anos atrás

Sem contar que o dito cujo era em descida…

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Isso é que era reta.. Tá vendo, Tilke?

Danilo Silva
Danilo Silva
14 anos atrás

Flávio, uma seleção dessas fotos daria um belo livro, hein ? Já que você se diz “multimídia”, então publique um livro desses !

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
14 anos atrás

FG,
Sem contar que ainda era “morro abaixo” para ajudar……
E a “eficiência” dos freios a tambor… Tinha que começar a freiar na placa de 200!!!
A cada volta dava uma saudades do sofá da sala de casa!!
Que saudades….
Um bom dia a todos

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Ahhhh FG….
Essas fotos em branco e preto são um deleite, parte de um universo antigo que gostaria muito de ter sido parte… Nasci na época errada.
No outro post, pedi pra avisar o Raul Pasqualin que o amava.
Avisaram? Se não, avisem duas vezes…

Essa é baba: Retão do Autodromo de Interlagos, há 45 anos atrás. Cadê minha máquina do tempo?
Não dá pra identificar direitinho, mas reparem na faixa pintada no asfalto: Parece ser os 50 metros da aproximação da curva 3, aquele bacião maravilhoso que diferenciava os homens dos meninos.

Historinha desse exato local:
Paulo Kato, japa de (hoje) 65 anos de idade que anda de Aldee Spyder no campeonato paulista, teve uma experiencia marcante que me contou:
Mais ou menos nessa época, queria ser piloto. Moleque de tudo, foi até o Templo e (nem sei de que jeito) sentou ao lado de ninguem menos que Luiz Pereira Bueno, num Gordini.
Na primeira volta, tudo bem, e o japinha meio alucinado com o cenário, aquela sequencia maravilhosa de retas e curvas maravilhosas.
Na segunda, o Mestre já veio cravado pela curva 1 e curva 2.
Tudo bem que o carro nem andava muito, mas para a época, mais os buracos e matagal em volta, além da total inexperiencia do incauto japones ao lado…
Desceu o retão a milhão. Esse mesmo que aparece na foto, depois da das duas curvas mais rápidas do mundo na época e 900 metros de terror para os incautos… Beeemmmm comprido, mas o que passava rápido era uma doideira.
O carro chegou tão rápido na curva 3 que “a impressão não é que o carro chega na curva, e sim que a curva chega de repente no carro… A reta simplesmente sumia, numa curva em descida de mais de 90 graus à esquerda, assustador…”.
Quando LPB já estava bem pra lá do deus-me-livre, tinha uma touceira de mato mais ou menos nesse ponto.
O japa, já de olho arregalado e pensando “isso vai dar merda, e vai ser nas minhas calças” ouviu do Mestre a seguinte e cândida frase:
“- Tá vendo o mato alto á direita? Encosta a lateral nele, e quando arrastar puxa o carro pra dentro que ele contorna…”
E então fez a tal manobra.
Pois é…
O Paulo Kato nunca mais esqueceu esse “batismo de fogo”, e conta essa história até hoje, de um jeito delicioso de “quem estava lá”.
Diz que, quase se cagando nas calças, o cara lambeu o mato alto, com a mataiada bem na cara do incauto japones… Puxou o carro pra dentro, e escorregava tanto que foi a inclinação da curva 3 que manteve a trajetória, pois a velocidade era muito mais além da capacidade de aderencia do carrinho, muitíssimo além dos piores pesadelos do japa que queria ser piloto…

Esta reta da foto ainda está lá, e recapeadinha, uma beleza.
As curvas 1 e 2 tambem, lá ao fundo da foto e em descida, e a famosa curva 3 com sua inclinação absurda, que dos boxes dava para ver o teto dos carros, de tão compensada que era (ainda é, bem entendido).
Tem um maluco que (em sonhos, claro) às vezes faz esse trajeto. Antes não dava, pois o retão estava cheio de valas para as fixações das arquibancadas do setor G da F1, todo detonado e mal cuidado tambem devido aos teste do famigerado “fura-fila”, do notório ex-prefeito já falecido, que foi casado com aquela mulher braba…
Quando recapearam todo o traçado, a experiencia de compostos ideais de borracha e alinhamento ótico foram feitas todas no retão, pois esse local hoje é utilizado pela Porto Seguro para cursos de direção defensiva, tem que estar lisinho e bonitinho para os alunos ainda cheirando a leite em seus primeiros carros.
Se alguem disser que desce o retão e contorna a curva 3, não acreditem!
Tem um pessoal que mente muito, inventa histórias, vive sonhando acordado.

Mas a história do Paulo Kato, hoje honorável senhor sexagenário e que ainda acelera, proprietário da Metalurgica Kato é verdadeira: Ouvi da boca dele cada palavra.

O resto, mentira pura.

Eric
Eric
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Ceregatti mentiroso como sempre….hauahauahauahauahuaua

Nos,os amigos,estamos acostumados….

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Ceregatti,

Mentiras, verdades, sonhos e devaneios, o que é que isto importa ? Remetem a uma epoca maravilhosa, de uma pista fantastica, que criou pilotos de uma estirpe que não existe mais no Brasil. Os atuais circuitos pasteurizados só produziram, até agora, pilotos …..pasteurizados !!!!
Aquele cara mentirosos, que diz que faz a 1 e 2 dois, depois desce o retão e contorna a 3, quando passa por lá, além de ver cachorros vadios e corujas, deve cruzar com espectros de Petersons e Paces, lembrar de Emerson e Stewart, rever o Bird e e o Bino, honrar o Luizinho, e tantos outros que de pé cravado riscaram com borracha as suas lembranças e as nossas memorias no asfalto da 2, desceram voando pelo retão pra frear pra lá dos 100m, e contornar a 2 e a 4 como se tudo na pista e na vida fosse uma curva só ! Era ali e naquela hora, jogando tudo contra a banca. E era bom demais. Pra mim, infelizmente, era bom demais só de ver, porque não tive a chance de andar no traçado antigo. Mas tenho uma inveja saudavel de um certo véio mentiroso que diz que passa por lá de vez em quando. Ainda bem que depois ele conta as mentiras pra nós.

A grande verdade é que “caparam” a melhor parte de Interlagos, a que separava os homens dos meninos, a que dava saudade de casa pra quem não era do metier ! O melhor , sempre, esteve entre a entrada da 1 e a saida do Sargento, com o Sol “y compris” .
Outro dia, quando andei a pé pela saida do Sol , ali por perto do atual posto de gasolina, ainda “vi” a imagem do Moco vindo atravessado, braços cruzados no Surtees TS15 , no trecho final da curva em que o traçado fechava mais um pouco, e cara era obrigado a chamar pra dentro, saindo de lado, e ajeitando a casa pra chegar já equilibrado na freada do Sargento. Quem viu isto não precisa ver mais nada ! Deviam ter filmado e colocado em destaque no Museu do Louvre, obra prima. 2min. 37 e 9/10 de F2, em 1973 !!!!
Pra definir melhor só lendo o Nigel Roebuck descrevendo as 2 primeiras voltas do hoje velho Mario Andretti na pista., com um Passat 1.500, careta. Depois de uma primeira volta descobrindo a pista, mas já “no gás”, na segunda volta, no meio do trajeto, já saido do Pinheirinho e indo pro Bico de Pato ou era saido do Bico e indo por mergulho, sei lá !), ele falou, como se estivesse falando consigo mesmo: “Fuckind bloody damn good and beautiful circuit !!!! ”
Isso era Interlagos. Um dos 3 melhores traçados do mundo em todos os tempos !

Parabéns pelas “mentiras” Comendattore.

Antonio

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Essa explicação do Peroba pro Kato parece uma explicação dada por um certo “mentiroso contumaz” em um certo Celta sorrateiro, em uma certa carona de final de dia, de como se sai da descida do lago e se tangencia o Laranjinha, de como se ataca o Pinheirinho e até como se mergulha no S do Senna, hehehehehehe…

É, a gente aprende algumas mentirinhas, hehehehehe…

Sensacional essa história do Kato, Cerega…

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Retão maravilhoso ! Mutilaram esta pista …

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Uma das fotos mais belas daquela época. A maioria sempre mostra o miolo entre o Laranja e Bico de Pato, esta, retrata o antigo retão como nenhuma outra e ainda mostra os eucalíptos da reta dos boxes, curvas 1 e 2 , provando que o Ceréga estava certo no outro post dos 500Km: Era a curva 2 mesmo.
Seria legal ver alguma foto inédita das famosas Mil Milhas de 1966 , com Emerson e Jan Balder…

Clauke
Clauke
14 anos atrás

Correu com o Ozório Araujo e chegou em 8° (177 voltas. O vencedor, Vitório Azzalin Filho e Justino de Maio com carretera Corvette fez 201 voltas)

Dú
14 anos atrás

Show a posição do fotógrafo. As marcas de freadas no chão e a risca dos 50 metros.
Imagine as fotos dos pessoal fazendo a 3.

Helder Ramos
Helder Ramos
14 anos atrás

desculpem minha ignorancia; mais qual era a extenção desta maravilha de reta????

Eric
Eric
Reply to  Helder Ramos
14 anos atrás

900 metros.

Nilton
Nilton
14 anos atrás

Pena que isso não existe mais, nem o carro e nem o traçado.
Por falar nisso, como ficou a história de tentar refazer o traçado original, destruído por obra e graça do falecido?