CEMITÉRIOS (2)
SÃO PAULO (ói o trem) – Segunda da série tétrica enviada pelo Ricardo Divila, o cemitério de trens que se encontra num deserto boliviano, perto de Uyuni, sudoeste do país, a 3.670 metros de altitude.
Ao que parece, a região era um importante entroncamento ferroviário, mas entrou em decadência e lá ficaram velhas locomotivas a vapor e centenas de vagões do final do século 19 e começo do século 20. Hoje, torram sob o sol. É uma atração turística.
Estas fotos de “marias fumaças” sucateadas, são um retrato vivo do abandono que a velha e trambiqueira politicagem deste paiz, relegou a nossa malha ferroviaria. É muito triste !
vc poderia me dizer qual e o* rei e rainha* que estaõ enterado em ouro preto”
Muito interessante esses cemitérios. recebi um email onde existe um galpão cheio de autos praticamente abandonados mas em reltivo bom estado. Gostaria de envia-lo. Como faço?
Esquece, acabei achando:
20°28’44.98″S
66°50’2.69″O
Alguém tem a localização no google earth?
Um dos sonhos de Simon Bolívar era interligar a América Latina por trilhos.
Parece que na Bolivia, como no Brasil, não há nada “clássico” Não há “antigüidades”. O que não é “Moderno” é “coisa velha”, “lixo”, “sucata”.
Espero que lá também haja meia dúzia de pessoas que sejam a excessão que confirma a regra.
Viajei muito de trem na infância e adolescência. Acabaram com esse maravilhoso transporte para o favorecimento dos interesses petrolíferos. As viagens eram ótimas.
Se juntasse tudo de material ferroviário que foi abandonado pelos pátios do estado de São Paulo, isso aí na Bolívia não ia dar nem 10% do que largaram aqui.
BAURU ERA ENTRONCAMENTO DE 3 linhas ferroviárias….
olha, não tá tão enferrujando por causa da baixa umidade!
Praqueles lados, tem cemitério de muitas coisas. Eles vivem de mineração. Tiram tudo o que tem valor da terra, e depois se mandam, deixando pra trás o que não interessa mais. Fui praqueles lados de moto e encontrei e fotografei cidades fantasmas, inclusive com cemitérios (de gente mesmo) abandonados. Encontrei também um aeroporto fantasma, onde pude acelerar minha motoca à vontade… Pra quem tiver curiosidade, há fotos em http://www.probiom.com.br/atacama .
aqui em Bauru tem um cemiterio de trem também, infelizmente. Acho q são peças do museu ferroviario. Mas pra mim, é cemitério. O cenário não deslumbrante como esse da Bolivia, muito pelo contrario.
Como seria bom se os trens no Brasil ainda funcionassem.
Espera a Gerdau descobrir essa mina. Vai tudo derreter no forno, igual como querem (ou já estão fazendo) com os carros antigos, excelentes doadores de peças, que estão nos pátios dos Detrans …
já estive lá!!!!
tenho muitas fotos, se quiser eu passo
os trens, o deserto de sal, as lagunas o vulcão… essa parte da bolivia é show!! vale a pena
abraço
Butch Cassidy & Sandance Kid
Vi dia desses, saudoso paul.
Nossa da uma dó , poderiam estar em museus e bem cuidados e não deixados ao relento .
Gostei da série cemitérios. Fiz uma pesquisa rápida sobre cemitérios de carro e achei uma reportagem do ano passado no portal g1 que fala sobre um cemitério de carros que foi fechado depois de 75 anos. Nela há uma série de fotos bem bacanas.
Segue o link: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL875774-9658,00-FAMOSO+CEMITERIO+DE+CARROS+SERA+FECHADO.html
Parabéns pelo blog.
Abraço
Uns dos tipos de trens que sempre me fascinou são as “Maria -Fumaça” e os diesels tipo “RFFSA” , tipicos de uma época ( especialmente a “Maria-Fumaça”) onde aparentemente não se tinha tanta pressa . Felizmente existe o ferreomodelismo pra dar uma compensada !!! Quanto aos trens da Bolívia , apesar dos pesares , material de primeira é outra coisa !!!
Geraldo, na região de Bauru (e acredito que em diversas outras cidades do interior) tem um passeio de Maria-Fumaça, para os amantes da “Poderosa”. Vale a pena.
Tem passeio de Maria Fumaça entre Campinas e Jaguariúna também. Mas não tem muita paisagem pra ver. Melhor fazer Mariana – Ouro Preto.
Um bom lugar para se pegar um tétano, hehehe
Se estes vagões falassem… quanta coca já não foram transportadas aí.
Jovino