MENU

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009 - 10:02F-1

COMEÇA AOS 40

schumacher2

SÃO PAULO (e vai longe) – E acabaram-se as especulações. A Mercedes anunciou oficialmente agora há pouco a volta de Michael Schumacher às pistas. O alemão tem 40 anos. Faz 41 em janeiro. Começa uma nova vida na casa que lhe colocou na F-1 18 anos atrás, naquele já tão distante GP da Bélgica.

Na época, a vaga na Jordan custou exatos 300 mil dólares. Depois, empolgada, a Mercedes colocou seu pupilo na Benetton. Os planos eram ambiciosos. Schumacher seria o cara que levaria a estrela de três pontas à glória na categoria. Primeiro, com a Sauber. Depois, com a McLaren.

Mas nunca aconteceu, porque Schumacher alçou voo-solo, apaixonou-se pela Ferrari, ganhou seus títulos e suas corridas, e um dia resolveu parar de correr.

Mas a vontade de voltar foi maior. Acho que ficou frustrado por não conseguir substituir Massa. Preparou-se. Foi seduzido pelos planos da velha casa, que comprou a equipe campeã do mundo, dirigida por Ross Brawn, aquele que esteve ao seu lado nas sete taças.

É uma bela combinação. Um piloto como Schumacher, num time dirigido por alguém como Brawn, num carro que, até prova em contrário, é o melhor do mundo, com dinheiro de uma montadora que não vai medir esforços para se impor como a mais forte, a dominante, a hegemônica.

O Mundial de 2010 já estava legal com Alonso/Massa, Hamilton/Button, equipes novas, regulamento novo… Com um novo Schumacher, então, vai ficar melhor ainda.

O contrato é de três anos. Há um sentimento de gratidão nessa parada, claro. “A Mercedes me ajudou no início da carreira, é hora de dar algo em troca”, foi o que Schumacher disse. Ele deve ter também, no íntimo, a vontade de romper a barreira das 100 vitórias. E, quem sabe, quebrar o recorde de GPs disputados.

É, a vida começa mesmo aos 40…

228 comentários

  1. carioca disse:

    esse vigarista vai tomar um pau o ano inteiro,os carros não tem mais aparelhagem eletrônica,vai passar vergonha alemão viado…..vai tomar no cú todo mundo que puxa o saco dele.

  2. Alexandre disse:

    O Rubens se continuar apenas por mais um ano perderá seu recorde de corridas para o alemão
    O alemão poderá quebrar tb o recorde do Senna em Mônaco
    E assim ficaremos sem nada

  3. ECidade. disse:

    Vale a pena ir “devagar com a louça que o santo é de barro”. A Brawn já não era o melhor carro ao final da temporada, Jenson e Rubens que o digam. Os carros de 2010, principalmente por conta do não reabastecimento, são praticamente uma “folha em branco”. Na minha opinião pelo menos Hamilton e Alonso são pilotos melhores que o “Pernóstico Queixudo” em quaisquer circunstâncias e, dependendo da qualidade dos carros vão dar (muito) trabalho ao “PQ”. Vale lembrar que, é claro, ninguém é campeão mundial de coisa alguma uma vez, que se dirá de sete! No entanto repito minha tese de que o “PQ” é um excelente piloto mas sua numerologia é bem maior do que ele. De Rubens, Massa, Senna e Di Grassi espero que façam um trabalho honesto. Mesmo se baterem em algum muro.

    Abraços e Feliza 2010 a todos.

    ECidade
    Brasília.

  4. luiz morena disse:

    Agora vamos ver se Schumacher é realmente um gênio do esporte como diria o locutor global baba-ovo. Contra Rubinho, Raikonnen(com um carro horrível) e outros era muito fácil. Lembrem-se que bastava um piloto mais ou menos e Schummi se atrapalhava todo (perdeu para Hill, Villeneuve e Hakkinnen (esse, sim, fera). O ídolo tem pés de barro.

  5. Red Baron disse:

    Breno, nem todos os torcedores do senna são viúvas, viúvas são apenas os fanáticos que não admitem que algum outro piloto possa ser considerado melhor!!! Viúvas são essas pessoas que chamam o Michael de Dick vigarista em razão de o alemão ter tomado algumas atitudes idênticas às do Senna.
    Viúvas são essas pessoas que acham que o Michael não teve adversários, que só foi campeão com o melhor carro, esquecendo que o alemão foi um dos responsáveis por reerguer a Ferrari.
    Viúvas são as pessoas que menosprezam os atuais pilotos apenas para tentar desmerecer as consquistas do Michael.
    Viúvas são as pessoas que dizem que o Alonso ganhou o título de 2005 em cima do Michael, esquecendo que a disputa daquele ano foi entre Alonso e Kimi, pois a Ferrari além de não ter um bom carro, não tinha pneus tão bons quanto os da Mac Laren e Renault.

  6. marcão disse:

    Pra mim é só uma jogada de marketing da fia!

    Com tantos problemas enfretados nos ultimos anos a F1 já não é mais a mesma!

    A entidade máxima errou de novo, ao admitir novamente o Dic Vigarista, pois ai estará começando mais um monte de problemas novos.. Vão querer favorecer o cara logo de cara, a Mercedes vai abandonar todos os outros carros que estiverem com seu motor, se algum deles estiver fazendo frente ao Schumi no campeonato, A Ferrari já arrumou uma grande confusão comtratando o Alonso. Deu um cartão azul pro seu campeão, e vai destratar o Massa. Isso também não vai acabar bem.. A McLarem vai apoiar quem? Os dois são ingleses! E agora?

    Esse monte de equipes novas, o que vai ser delas. Serão coadjuvantes apenas?
    Qual o limite de consumo dos carros? Quantos litros de combustivel vão poder gastar por corridas? Essa nova forma de pontuar vai funcionar?
    Presidente da Fia novo! Até onde vai apitar? ou deixar de apitar!

    Vamos ver e só em março começa mesmo pra valer, até lá é só especulação!!

    Mas na minha opinião a crise da F1 está sendo é mascarada por todos esses comentários!
    Faltaram explicações dos casos anteriores.. Tais como, Como ficou o campeonato de 2008, na realidade?Quase todo mundo na Renault foi punido, menos o Alonso, ele é tão alienado que não sabia de nada? Éééé… Papai Noel mora lá na Fia!!!!O campeonato desse ano, que teve durante sua primeira metade carros fora de regulamento e a Fia passando a mão na cabeça da Braum GP só pra não ver o seu grid com menos dois carros. Os Antigos Honda!

    Afinal difusor trazeiro não é um acessório. O assoalho é a segunda parte mais importante no projeto de um monoposto, não da pra fazer gambiarra nessa parte, ou vc tem um projeto com difusor de ar trazeiro ou não tem!!! Tava na cara quem seria campeão em 2009 desde a apresentação dos carros no começo da temporada!!!

    Ai começam os problemas e eles nunca acabam, vão criando outros e outros, e nós vamos nos cansando dessa história toda de F1— Até o dia que essa Mercedes resolver sair também!!!!

    Mas deixa pra lá! De um jeito ou de outro, acabaremos vendo as corridas comentando dando opiniões e tudo mais.. Como sempre fizemos!!!

    • Boca disse:

      Comentário perfeito colega!
      É triste, mas hoje não existe um só esporte em que não haja lobby e poder financeiro.
      Corinthians campeão da Copa do Brasil, lobby para volta de Ronaldo “fenômeno”.
      Flamengo campeão brasileiro, lobby para volta de Adriano “imperador”.
      Na f1, lobby para o retorno do Schumacher. O público, os patrocinadores e as “grandes” montadoras estavam sumindo e, com certeza, a FIA viu no retorno do heptacampeão uma luz para mais alguns anos de vacas gordas para ela.
      Como eu disse, é triste. Mas como o colega disse acima, nós continuaremos a assistir , a torcer e ca omentar do mesmo jeito.

    • carioca disse:

      schumacher só ganhava títulos ou batendo em alguém ,usando artificios irregulares,ou quando tinha um carro expecional fora isso penava na mão de um monte de otários,senna bateu no prost,pq foi sacaneado um ano antes,e na pole da corrida.

  7. Mario Mesquita disse:

    Pra mim, não fede nem cheira… Não gosto do vigarista.

    A vida começa aos 40?

    Sim, começa a acabar…

  8. Mauricio disse:

    Se quando era 3 ou 4 anos mais novo e estava em plena forma o alemão comeu poeira do Alonso que andava de Renault, o que ele espera agora?

    • Marcos Araujo disse:

      O alemão não comeu poeira do Alonso. Em 2005 com a proibição da troca de pneus a Ferrari não tinha como competir com a Renault e Maclaren, pois era a unica que usava pneus Brigstone e o desgaste era muito maior do que os pneus Michelin. Em 2006 a troca de pneu voltou a ser permitida. O alemão disputou ponto a ponto com Alonso. Na penultima prova no Japão os dois estavam empatados em pontos, Schumacher liderava a prova e o motor da Ferrari estourou, com isso Alonso venceu a prova e abriu 10 pontos de vantagem chegando na ultima prova no Brasil com o título praticamente garantido.

  9. Pacheco disse:

    É o fim da carreira do Rosberg. Vai ter no seu carro somente as peças gastas que sobrarem do carro do Schumacher.

  10. Breno disse:

    Eu acho uma idiotice essa imbecilidade de chamar de viúvas os fãs do senna…
    pra mim senna foi o melhor e torci como nunca pela volta do schumi
    uma coisa nao te nada a ver com outra
    Um outro fica ai ” o schimacão voltou… ” como q querendo irritar os fãs do senna
    tipo achando que é time
    hauhaahuahuah
    tem cada peça rara
    Schumi o Maior
    Senna o Melhor
    simples assim…

  11. Alexandre Gomes disse:

    Agora a F1 vai ser boa? Porque o “rei midas” voltou?

    Agora todos os problemas estão resolvido. As pistas estarão fantásticas, a FIA deixa de se meter onde não deve, os carros estarão mais equivalentes…

    Vou fazer um comentário inteligente: Pffffffff!!

  12. Alemão disse:

    Se Mclaren , Ferrari e seus pilotos bobearem, o alemão leva seu oitavo título e ficará feio para Alonso, Massa, Hamilton e Button…ainda coloco na briga o Vettel, já que o Rosberg será sabotado pelo velho lôbo Ross, em benefício de Shumacher!Ainda aposto em Alonso tri!! O ano de 2010 será espetacular e o Shumacher andará de igual para igual desde o começo!!

  13. Ferrarista disse:

    Muito boa notícia !!!!

    Gente o que eu gosto de ver é como este piloto fez fãs no mundo inteiro. Somos um país apaixonado pelos nossos ídolos, Ayrton fez história, Piquet e Fittipaldi, monstros sagrados, mas sejamos sensatos o alemão é o cara ! Basta ver o quanto “xoxa” a F1 ficou com a sua parada. Eu gosto de ver ele andando até de kart. E diga-se de passagem deu show nos últimos anos aqui no Brasil em um bólido que mostra toda perícia de um piloto. Sem essa gente de que Shummi não teve adversários, que foi sortudo, que isso e que aquilo. Nós (muitos brasileiros) gostamos do alemão pq ele é muito bom e só! Sou ferrarista e esse ano vou ficar dividido, mas vai dar gosto saborear cada GP neste ano. Boas corridas galera !!!

  14. fernandofn disse:

    Vai ser um grande campeonato Alonso/Massa na Ferrari, Hamilton/Button na mclaren, Schumi/Rosberg na Mercedes, Vettel/Webber na RBR, sem falar do Rubinho na Williams e do Kubica na Renault. Eu aposto no Alonso pq destes foi o único que conseguiu superar o alemão antes dele se aposentar.

  15. Antonio Seabra disse:

    Mordi a lingua….jurava que era especulação.
    Esse alemão deve estar muito seguro de si e da Mercedes, pra arriscar voltar assim.

    Antonio

  16. liebfraulmilk disse:

    PQP,

    Eu tenho 42 nos e me sinto um bosta.
    O alemão tá de volta.Que bom.
    Quero ver as “brigas” com o Rubinho.
    Com carros não ” de ponta”(até agora), vai ser piloto a piloto.

    abraços.

  17. Hess disse:

    John Player vc esqueceu que o Senna “barrou” a entrada de Warwick na Lotus? Quem foi Ceccoto na equipe Toleman? Esqueceu que nos tempos de Lotus só tinha 1 piloto e esse era o Senna, o resto não existia? Esqueceu que Berger era capacho do Senna e ajudou em várias corridas em 90 e 91, quem foi Michael Andretti quando corria ao lado de Senna, alguém se lembrava dele na Mclaren? Senna e suas equipes nunca foi “santinhos” fizeram coisas erradas e foram pegos no pulo! Esqueceu que Senna jogou o carro em cima do Prost? Esqueceu(ou nem sabia) que em Mônaco 1985 ele jogou sujo? Ao fazer a pole provisória Senna colocou pneus usados e deliberadamente voltou andando devagar para atrapalhar os outros, Lauda, Mansell e Alboreto em pontos diferentes da pista ficaram injuriados e foram ao boxes da Lotus, sem poder inventar desculpas(eram 3 pilotos reclamando não tinha como negar,ele era o pole). Senna admitiu que fez de propósito e pediu desculpas..o que não foi aceita e pior nem punido foi, nessa época muitos faziam coisas absurdas e não acontecia nada! Na Austrália 1987 Senna também foi pego com carro irregular, foi desclassificado, as entradas de ar dos freios estavam fora de medida, ajudando a resfriar melhor os freios! Será que foi por isso que ele foi bem em 87, quantas vezes a equipe dele usou trambicagens? Em 94 várias equipes estavam fora do regulamento com relação a eletrônica, a consultoria da FIA que era responsável para impedir “chips turbinados” admitiu que era impossível controlar todas as equipe, tanto que depois de várias acusações de equipe para equipe nos anos seguintes liberaram muita coisa, um bom exemplo é o controle de largada e o controle de tração. Além disso depois da morte de Senna alguns questionaram os pneus do carro no acidente, a Williams tinha graves problemas de suspensão e isso resultava no desempenho dos pneus! Um engenheiro da fornecedora de pneus na época admitiu que a Williams estava fazendo de tudo para obter “vantagens” conseguindo mais jogos de pneus para teste, o que era proibido. Senna também teve seus dias de “Dick Vigarista”. Pior que a insanidade sennista é a falta de informação, não é a toa que Galvão manipula fácil essas pessoas, são verdadeiros “cabeças de bragres”…pensam que Senna era santinho da turma, quando o cara errava ainda ficavam do lado! Mas é típico de brasileiro “passar a mão” em quem faz coisas erradas, por isso que o país esta um lixo, entregue nas “mãos” da bandidagem! A arrogância sennista chega a dar nojo! Depois falam do Schumacher!

  18. Evandro mussoi disse:

    para os que chaman os torcedores do verdadeiro maior de todos os tempos (eleito pela maioria de pilotos e ex-pilotos),
    de viuvas eu pergunto:COMO DEVEMOS CHAMAR VOÇÊS TORCEDORES DO SCHUMACHER???? EU TENHO UMA SUGESTÃO MAIS SE EU DISSER,NÃO VÃO PUBLICAR!!!!
    mas para o bom entendedor meias palavras bastan!!!!

  19. Júlio Amorim disse:

    Leiam o livro do Berger…
    Lá ele conta que certa vez depois de um dia de treino ele voltava com o Schumi pra casa no mesmo carro e Schumacher lá pelas noite disse: “Sei que aqui tem um kart vamos parar e dar umas voltinhas?” Ele é tarado pelo que faz.

  20. sandro correa disse:

    Nao vejo a hora de comecar a temporada 2010…. Schumacher x Alonso e talvez Hamilton… quando schummy teve um adversario forte, nao conseguiu vencer, ou sofreu pra vencer, Perdeu para o Villeneuve (para a Willians, na vdd) em 97, perdeu para o Hakkinen em 98 ( em 99 nao vale, pois ficou fora de varias corridas devido a acidente), ja em 2000 venceu o Hakkinen, acredito que tenha sido o seu campeonato mais disputado, em 2003 venceu o Kimi, tambem com muita disputa e perdeu em 2005 e 2006 para o Alonso. Os outros titulos foram por diferenca muito grande, ou seja, ou a ferrari era imbativel, ou o piloto era muito bom ou a concorrencia esta muito abaixo.. ou tudo isso junto (kkk)…. Bem vindo schummy, e que comece a temporada de 2010….
    PS: mas pra mim, o Ayrton ainda eh o melhor…..

  21. Carlos disse:

    Lembro que um tempo atrás, o Barrichello esta indo bem na Ferrari, segundo o que eu li, não lembro onde, aquela temporada havia sido a melhor dele, acho que foi em 2003…no ano seguinte, a pessoa da Ferrari que fez o comentário, disse que nunca tinha visto alguém (Schumacher) com tamanha vontade de superar um companheiro de equipe….lembro também, de um comentário sobre o Pelé, em um jogo do Santos, contra o Corinthians, onde a torcida começou a vaiá-lo. Ele só fez um sinal com as mãos, “depois”….no segundo tempo virou o jogo….mecheram com a fera, ele já tem o aval da esposa….ele vai dar show, mesmo que não ganhe o campeonato.

  22. Luiz Eduardo disse:

    Não se pode levar a sério quem põe em duvida a qualidade da pilotagem do alemão. É ridículo tentar diminuir seus feitos, como alguns ainda insistem em fazer apontando suas falhas e deslizes. Não gostam ou não compreendem o automobilismo? Acompanhem outros esportes e parem de encher o saco.

  23. Wilkommen, Schumacher.

    Só que o buraco, em 2010, é mais embaixo: Alonso, Massa, Hamilton, Button, Webber, Vettel… vai saber o que será da nova Renault, e da Williams (lembrem-se: Cosworth bebe pouco e o Barrichello tem experiência em correr sem reabastecer).

    Ainda tem o Rosberg, que não vai querer ser sombra do compatriota.

    Enfim, essa temporada 2010 será uma das mais equilibradas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>